Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colunas de gira discos

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptySeg Jun 15 2020, 11:55

Colunas de gira discos Transf10

Olá a todos, eu recentemente adquiri este modelo (sony hmk-20), é dos anos 70.Colunas de gira discos 310490
Está em bom estado, mas tenho que substituir as colunas, parece que o som passa um pouco distorcido.
Eu sei que é difícil arranjar umas colunas iguais, consequentemente gostava de adquirir uma coluna nova.  Colunas de gira discos 438006128
Como, o modelo já tem 50 anos a entrada das colunas é diferente.Shocked
Alguém me podia dar sugestões, por favor? Surprised Razz

Obrigado pela atenção,

AC
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptySeg Jun 15 2020, 13:30

As saídas para as colunas são, como muitos outros aparelhos de entrada de gama da época, simples RCA's.
Sugiro-lhe, para simplificar a vida, estes adaptadores:
Colunas de gira discos Phpthu10
Pode adquiri-los aqui: https://www.aquario.pt/pt/product/etm-adaptador-rca-mono-rca-m-tb
Quanto às colunas, poderá, com facilidade, encontrar substitutas no OLX. Mas primeiro aconselho-o a tentar perceber se o som que diz distorcido é provocado pelas colunas ou pelo próprio aparelho em si.
Ir para o topo Ir para baixo
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptySeg Jun 15 2020, 14:59

Muito obrigado, facilitou-me imenso a vida, estava mesmo à procura desses adaptadores, obrigado! Colunas de gira discos 2900351820
Eu sou novo nisto, como é que eu percebo se o som que digo distorcido é provocado pelas colunas ou pelo próprio aparelho em si?

Obrigado,

AC
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptySeg Jun 15 2020, 16:30

Aparelhos destes com quase 50 anos podem estar quase impecáveis (novos nunca estão, mesmo que nunca usados alguns componentes electrónicos perdem eficiência) ou podem necessitar de intervenção por técnico qualificado.
Para tentar perceber se o problema que tem é originado pelas colunas ou pelo amplificador pode começar por:

Tentar descrever a distorção que ouve: ruído de fundo, som abafado, muito baixo, estalidos, etc.

Tem ruídos, ou estes aumentam de intensidade, quando roda os potenciómetros de volume, balance e os dois de tonalidade? E quando altera a posição dos vários selectores?

Se tiver discos e/ou cassetes: o som é muito diferente, melhor ou pior, se ouve rádio, disco, cassete?
(Pelo que vejo o gira-discos é "idler-drive" portanto não tem correia mas o leitor de cassetes tem e muito provavelmente precisará de ser substituída. A agulha do gira-discos também deverá necessitar de substituição - A célula é cerâmica, a agulha tem como referência "Sony NS-128P" e é fácil de arranjar).

As colunas são fáceis de abrir pela face posterior. Verifique se os altifalantes estão intactos ou estão rasgados, sobretudo no bordo flexível que une o cone à armadura.

Verifique se os cabos que ligam às colunas estão bons e bem soldados no lado do altifalante. Se tem mais ruído ao mexer nos cabos junto aos RCA's.

Verifique se o ruído é igual em ambas as colunas.

Comece por responder a estas questões. A gente que anda por aqui ajuda-o/aconselha-o mediante as respostas que der.
Ir para o topo Ir para baixo
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 10:17

Então, eu ontem estive a pôr o rádio e o som passa limpinho. Com isto eu acho que o som possa ser da agulha.
Eu já abri as duas colunas, e percebi que numa das colunas o som é mais baixo, mesmo assim vou adaptar duas que tenho em casa.
O som parece que é meio distorcido e uns estalidos no início. Será que eu podia-lhe enviar um áudio do som?
Eu não entendo muito disto como já entendeu... a agulha tem haver com o amplificador?

Obrigado pela ajuda,

AC
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 12:28

alexgcc escreveu:
Então, eu ontem estive a pôr o rádio e o som passa limpinho. Com isto eu acho que o som possa ser da agulha.
Eu já abri as duas colunas, e percebi que numa das colunas o som é mais baixo, mesmo assim vou adaptar duas que tenho em casa.
O som parece que é meio distorcido e uns estalidos no início. Será que eu podia-lhe enviar um áudio do som?
Eu não entendo muito disto como já entendeu... a agulha tem haver com o amplificador?

Obrigado pela ajuda,

AC

Faça uma última experiência:
Com o selector de fonte em phono ou tape mas sem nenhum suporte a tocar:
Inicie com o volume no mínimo e suba até ao máximo.
Ainda nestas posições, rode os botões de tonalidade e balance de um lado para o outro.
As colunas estão silenciosas? Ouve um som de fundo e este é permanente? Ou apenas quando mexe nos botões?

Ir para o topo Ir para baixo
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 16:30

O som é permanente quando faço isso, mesmo rodando o botão do tone
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 17:07

Em resumo, com o rádio tem um som limpo se bem que dá mais baixo numa coluna (o potenciometro de "balance" está a meio percurso?).
Quando seleciona o gira-discos tem ruído, e este mantém-se independentemente de alterar o volume.
- Enviei-lhe uma mensagem privada, responda-me, por favor.
Ir para o topo Ir para baixo
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 20:12

O gira discos não tem nenhum botão de balance. Só tem o de tuning, tone, volume, function e mix.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 20:20

alexgcc escreveu:
O gira discos não tem nenhum botão de balance. Só tem o de tuning, tone, volume, function e mix.

Tem razão, as fotos que vi não eram grande coisa... e não conhecia aparelhos desse género sem balance (é um potenciómetro que ajuda a nivelar o volume de som de ambas as colunas, mais para um lado, mais para o outro).
Ir para o topo Ir para baixo
alexgcc




Mensagens : 11
Data de inscrição : 21/05/2020

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyTer Jun 16 2020, 20:26

Não faz mal, mas há uma coluna que está mesmo em pior estado, já lhe enviei o aúdio.
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyQua Jun 17 2020, 16:15

agorgal escreveu:
alexgcc escreveu:
O gira discos não tem nenhum botão de balance. Só tem o de tuning, tone, volume, function e mix.

Tem razão, as fotos que vi não eram grande coisa... e não conhecia aparelhos desse género sem balance (é um potenciómetro que ajuda a nivelar o volume de som de ambas as colunas, mais para um lado, mais para o outro).

Boa tarde
Não tem balance, mas o potenciómetro do volume é duplo e controla cada um dos canais de forma independente, o que substitui o balance.

cumprimentos
Henriques
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyQua Jun 17 2020, 16:28

HFERRAO escreveu:

Boa tarde
Não tem balance, mas o potenciómetro do volume é duplo e controla cada um dos canais de forma independente, o que substitui o balance.

cumprimentos
Henriques

Eu estava a estranhar a ausência de balance mas não me passou pela cabeça essa hipótese. Obrigado "HFERRAO" pela dica.
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos EmptyQui Jul 16 2020, 10:35

HFERRAO escreveu:
agorgal escreveu:
alexgcc escreveu:
O gira discos não tem nenhum botão de balance. Só tem o de tuning, tone, volume, function e mix.

Tem razão, as fotos que vi não eram grande coisa... e não conhecia aparelhos desse género sem balance (é um potenciómetro que ajuda a nivelar o volume de som de ambas as colunas, mais para um lado, mais para o outro).

Boa tarde
Não tem balance, mas o potenciómetro do volume é duplo e controla cada um dos canais de forma independente, o que substitui o balance.

cumprimentos
Henriques

O problema pode não ser só das colunas...tem algumas colunas em casa e em bom estado que possa experimentar?

A distorção que ouve é em ambos os canais?
Só em volumes altos ou tb se ouve em volumes baixos?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Colunas de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Colunas de gira discos   Colunas de gira discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Colunas de gira discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Colunas para gira discos
» Restauro colunas/receiver/gira-discos
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» Gira discos Mag-Lev
» gira discos diy

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: