Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda na escolha do primeiro gira-discos

Ir para baixo 
+4
Ghost4u
Ruben Pinto
José Miguel
eddygrinder
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 01:18

Olá pessoal,
Estou a pensar em comprar o meu primeiro gira-discos (vá, não é bem o primeiro… ) e tentar “acasalar” da melhor forma com o que já tenho – A ideia é ir construindo aos poucos um sistema de som minimamente decente que me deixe satisfeito.
Neste momento tenho:
Sony MHC-2700 com pre-amplificador phono – comprada com o meu primeiro ordenado em 1994/5
Colunas - SS-H 2700, 70W - 6 Ohm
Colunas - Pioneer S-Z71, 100W - 8 Ohm

Um receiver mais recente Onkyo TX-SR607 sem amplificador phono, emparelhado com umas Wharfedale Diamond 9, 120W - 6 Ohm

Para já li algumas críticas sobre estes modelos:
Rega planar 1 - sem pré-amplificador
Rega Planar 2 - sem pré-amplificador e que passa um pouco do meu limite de orçamento [pelos comentários - meu favorito]
Audio Technica AT-LP5x - com pré-amplificador
Pro-Ject Debut Carbon com Ortofon 2M vermelha - sem pré-amplificador mas estoira com o meu orçamento

Não quero nada topo de gama, apenas o necessário para desfrutar de boa música e, mais tarde, sim, posso começar a pensar em algo melhor.

A ideia é tentar poupar algum dinheiro nas colunas e no amplificador e aplicar no gira-discos ou pre-amp. Sei que isto não é o ideal mas pretendo começar com calma ...
Entretanto descobri o Rega Planar Plus, com um pre-amp já incluído mas ainda não sei se valará a pena...

Tenho algumas dúvidas e por isso precisava de alguma ajuda/opiniões/conselhos...

Por exemplo, vale a pena comprar o Planar 1 Plus (mais caro) já com pre-amp/AT-LP5X ou comprar o Planar 1 sem pre-amp e ligá-lo ao Sony MHC-2700?
Ou, então, comprar o Planar 1 sem pre amp e comprar um à parte? Por exemplo, Musical Fidelity V90-LPS ou Edwards Audio Apprentice MM ou ainda o Rega Fono Mini A2D ?
O Planar 2 custa à volta de 489€ e já me iria obrigar a comprar uma prenda à "Maria" porque derrapa no orçamento...

Portanto, e a não ser que haja algum volte-face, o Rega Planar 1 e o Audio Technica AT-LP5x são os que se encaixam no orçamento e me permitem comprar o pre-amp se for preciso

Obrigado pela ajuda,
E.

PS – Na realidade tenho um gira-discos, Yamaha MC-40, a precisar de uma headshell – que não consigo encontrar à venda - correia, agulha e a "bolacha" de borracha que assenta no prato. Já pensei em comprar um que está à venda no ebay, ficava à volta de 100€ e ficar com um suplente para peças. Mas como não conheço a sonoridade do MC, tenho medo de “desperdiçar” 100 paus para nada
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 10:30

Eu não conheço os amplificadores que tem, mas permita-me as perguntas:
Considera apenas novos, ou aceita usados?
No caso de usados, pondera a troca de amplificador?

Eu apostaria nos usados, por exemplo:
https://audioteam.pt/product/gira-discos-rega-planar-2-branco/
Tente negociar...
Ou mais antigo e barato:
https://audioteam.pt/product/gira-discos-rega-p2-retoma-bom-estado/
Tente negociar...
Ou ainda mais baratinho, o Rega P1:
https://audioteam.pt/product/gira-discos-rega-rp1-grey-retoma/
Tente negociar...

Para amplificador, já que tem as Diamond (colunas), eu apostaria neste já com phono:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-mission-cyrus-ii-com-phono-stage-IDCsuNQ.html
Tente negociar...
Experimentar é obrigatório, leve as suas colunas - elas são pequenas e fáceis de transportar. Smile


Ficaria tudo mais barato do que um Rega P2 novo e mais equilibrado. Wink


No caso de não pensar no amplificador, pense no gira-discos usado, está na loja que vende os Rega.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 12:08

O José Miguel deu excelentes soluções.
O Yamaha é uma excelente peça, não sei como toca. mas que é bem bonita la isso é.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 12:29

Ruben Pinto escreveu:
O José Miguel deu excelentes soluções.
O Yamaha é uma excelente peça, não sei como toca. mas que é bem bonita la isso é.

Pois e encontrar uma headshell para o modelo? O problema é que com o tempo o alumínio da shell ficou "colado" ao braço e fiz um pouco mais de força e parti aquela porcaria. Agora não consigo encontrar onde comprar
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 12:44

A headshell não é do tipo SME?
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Yamaha-mc-40-electrophone-radio-hifi-vintage-reparations

Pela imagem que parece... se for, qualquer uma do mesmo tipo serve, perderá na imagem apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 12:55

José Miguel escreveu:
Eu não conheço os amplificadores que tem, mas permita-me as perguntas:
Considera apenas novos, ou aceita usados?
No caso de usados, pondera a troca de amplificador?

Experimentar é obrigatório, leve as suas colunas - elas são pequenas e fáceis de transportar. Smile


Ficaria tudo mais barato do que um Rega P2 novo e mais equilibrado. Wink

No caso de não pensar no amplificador, pense no gira-discos usado, está na loja que vende os Rega.

Por acaso não tinha considerado esta opção.

José, eu não tenho grandes hipóteses de dar material em troca: O receiver Onkyo com as Diamond é o meu sistema home cinema e onde tenho ligado o DVD e Leitor de CD, vendendo isto, ficava sem nada - já parecia o outro que vendia a televisão para comprar o vídeo.
A Sony antiga é uma aparelhagem antiga, onde o deck de K7s não funciona, nem o leitor de CD, serve só para estar ligado ao PC e, neste caso, uma hipótese para ligar um vinil, já que tem pre-amp

No entanto, por mais apetecível que possam ser os modelos e preços no olx, recuso-me a comprar o que quer que seja por essa plataforma. Além disso o vendedor é de Lx e eu sou do Nuorte, carago!

O problema é a confiança no estado do material, vais ser mais um site para estudar. Mas eu pergunto, de quem não conhece o audioteam - parece-me de confiança. É?
O material em segunda mão tem algum tipo de garantia? É obrigatório dar retoma?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:04

Aproveitando a sugestão de José Miguel, referente ao amplificador Cyrus II, o qual está equipado com bom andar de phono, em matéria de gira-bolachas fica melhor servido com Audio-Technica AT-LP5.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:05

Eu coloquei um amplificador de Lisboa porque pensei que seria de lá... Sendo do Norte, estamos perto. Wink


As minhas sugestões não são para troca de nada, o que tentei foi apresentar alternativas. O preço do Rega P2 novo compra um usado em loja e pode comprar um amplificador integrado com phono de qualidade.


A AudioTeam é uma boa loja, são os representantes da Rega e por isso há sempre retomas... Eles aceitam retomas, mas pode apenas comprar sem mais.

Excluir o olx complica as coisas, eu sempre usei e como só compro testando, nunca tive problemas. Pode testar e poupa muito dinheiro...
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:19

José Miguel escreveu:
Eu coloquei um amplificador de Lisboa porque pensei que seria de lá... Sendo do Norte, estamos perto. Wink


As minhas sugestões não são para troca de nada, o que tentei foi apresentar alternativas. O preço do Rega P2 novo compra um usado em loja e pode comprar um amplificador integrado com phono de qualidade.


A AudioTeam é uma boa loja, são os representantes da Rega e por isso há sempre retomas... Eles aceitam retomas, mas pode apenas comprar sem mais.

Excluir o olx complica as coisas, eu sempre usei e como só compro testando, nunca tive problemas. Pode testar e poupa muito dinheiro...

Ah... ok, eu percebi que as compras no audioteam teriam que ser feitas com recurso a retoma.

Excluo o olx porque tenho visto tanta gente a ser enganada, que qualquer tipo de pesquisa é imediatamente excluída, prefiro de longe lojas online de qualidade, mesmo que para isso tenha de pagar mais

Sendo assim, vou ver melhor
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:21

Ghost4u escreveu:
Aproveitando a sugestão de José Miguel, referente ao amplificador Cyrus II, o qual está equipado com bom andar de phono, em matéria de gira-bolachas fica melhor servido com Audio-Technica AT-LP5.

Pois, o AT é uma das fortes hipóteses, mas como disse, quem está a vender o Cyrus é de LX, sou do norte e fujo do olx. :-))

PS - Gosto da assinatura e a imagem faz-me lembrar o meu ZX Spectrum 128K +2A que está guardado na garagem
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:31

José Miguel escreveu:
A headshell não é do tipo SME?
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Yamaha-mc-40-electrophone-radio-hifi-vintage-reparations

Pela imagem que parece... se for, qualquer uma do mesmo tipo serve, perderá na imagem apenas.

Bem... não sei se é SME. Eu tentei por umas fotos mas acho que não estou autorizado... vou tentar outra vez:

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2013
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2014
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:36

José Miguel escreveu:
A headshell não é do tipo SME?
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Yamaha-mc-40-electrophone-radio-hifi-vintage-reparations

Pela imagem que parece... se for, qualquer uma do mesmo tipo serve, perderá na imagem apenas.

Parece-me que esta Shell não e tipo sme. Tem um parafuso por baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:39

As imagens colocadas levam a crer que não seja mesmo.

Esses cabos já viram melhores dias... Há sempre a possibilidade de levar isso a arranjar, pode ser uma alternativa.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:40

Ruben Pinto escreveu:
José Miguel escreveu:
A headshell não é do tipo SME?
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Yamaha-mc-40-electrophone-radio-hifi-vintage-reparations

Pela imagem que parece... se for, qualquer uma do mesmo tipo serve, perderá na imagem apenas.

Parece-me que esta Shell não e tipo sme. Tem um parafuso por baixo.

Tens dois parafusos que já tirei mas com o tempo aquela "carapaça" ficou agarrada ao braço e não sei como tirar, como é alumínio qualquer alicate que lá meta vai deixar marcas
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:44

José Miguel escreveu:
As imagens colocadas levam a crer que não seja mesmo.

Esses cabos já viram melhores dias... Há sempre a possibilidade de levar isso a arranjar, pode ser uma alternativa.

Pois, eu sei... Comprei isto numa sra que vende para nas feiras das velharias por 30 euros mais duas colunas Pioneer - até podia ter devolvido mas decidi aceitar o desafio de tentar restaurar - lixei-me! lol
Parei quando parti o radio da cabeça
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2017
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2016
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2015
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:46

Estive a limpar tudo, pó, retirar a ferrugem, trocar os parafusos e limpar os circuitos com spray próprio...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2018
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2019
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2020
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2022
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2023
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Img_2021
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 13:51

Há um senhor em Paços de Ferreira que o poderá ajudar, caso decida avançar com esse projecto.
https://m.facebook.com/R%C3%A1dios-Antigos-Carlos-M%C3%AAda-750017175024590/

Poderá sempre avançar para peças novas, se tiver orçamento para isso, ficará servido.

Ah! Se comprar gira-discos com pré de phono integrado, poderá usar o sistema de cinema e junta tudo.

Pense sempre o sistema em equilíbrio. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 14:00

José Miguel escreveu:
Há um senhor em Paços de Ferreira que o poderá ajudar, caso decida avançar com esse projecto.

Poderá sempre avançar para peças novas, se tiver orçamento para isso, ficará servido.

Ah! Se comprar gira-discos com pré de phono integrado, poderá usar o sistema de cinema e junta tudo.

Pense sempre o sistema em equilíbrio. Wink

A correia encontro no ebay, assim como a agulha, mas a headshell não encontro em lado nenhum, o resto funciona tudo.
Já estive para mandar vir um de Inglaterra, ficava-me por +/- 100€ mas lá está... não sei qual o som ou se vinha direito e isto lá tinha de sair do orçamento lol
Portanto, orçamento para já é para um gira novo (ou usado) + pre-amp (ou não) para, numa primeira fase juntar ao que tenho aqui em casa
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 14:23

Parece-me um bom caminho a seguir! Wink

Pense no seu orçamento e tente o melhor possível.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 19:32

Ainda vou estudar comprar em segunda mão.... Mas....

O que acham desta versão? Na Amazon está acima dos 600€

av-connection.com/?PNo=PJT-DEBUTCESBDC-GRE com Ortofon 2M-Red - 420€ com portes
Neste caso teria de ligar à Sony antiga porque ficava sem dinheiro para o Pre-Amp

Entre Pro-Ject Debut Carbon DC Esprit SB turntable (2M-Red cartridge) e Rega Planar 1 - ambas sem pre-amp.
Pelo preço do Rega 1 ainda ficava com uns 100 euritos para um pre-amp e aí não me importava de ver em segunda mão

O AT-LP5x já vem com o pre-amp (ainda não li sobre a qualidade) e podia ligar ao Onkyo emparelhado com as Diamond
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 19:54

Prezado eddygrinder,

Agradeço o encómio referente à assinatura. O ZX Spectrum mencionado, é a máquina com a qual escrevo estas palavras, acedendo à Internet neste ilhéu. Porém, tal só é possível, devido às fortes obras de beneficiação a que foi submetido por um expert e encartado em informática.

Dada a sua compreensiva repulsa pelo serviço online OLX, sugiro um vendedor de confiança, nosso companheiro nesta praça, denominado Fernando Mota, residente no concelho de Vila Franca de Xira. Tem um interessante amplificador integrado, com bom andar de phono - Harman/Kardon HK6550 - com o qual ficará bem servido. Sugiro que o contacte, porquanto, certamente não se importará de proceder ao despacho do aparelho para a sua residência. Eis o link do anúncio: https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-harman-kardon-hk6550-IDDldJf.html#91e5940506.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:25

Ghost4u escreveu:
Prezado eddygrinder,

Agradeço o encómio referente à assinatura. O ZX Spectrum mencionado, é a máquina com a qual escrevo estas palavras, acedendo à Internet neste ilhéu. Porém, tal só é possível, devido às fortes obras de beneficiação a que foi submetido por um expert e encartado em informática.

Dada a sua compreensiva repulsa pelo serviço online OLX, sugiro um vendedor de confiança, nosso companheiro nesta praça, denominado Fernando Mota, residente no concelho de Vila Franca de Xira. Tem um interessante amplificador integrado, com bom andar de phono - Harman/Kardon HK6550 - com o qual ficará bem servido. Sugiro que o contacte, porquanto, certamente não se importará de proceder ao despacho do aparelho para a sua residência. Eis o link do anúncio:

Com melhores cumprimentos,
What a Face

OFFTOPIC - que interessante. Que hardware levou?

ONTOPIC - Bem, pelo que li parece que começo a tender para deixar de lado o AT e ir para a solução TT + PA, portanto, ou Rega 1 novo, ou Rega 2 usado... ou ainda o Pro-Ject
'Bora lá ler sobre o HK...

[EDIT]
Fazendo fé no que o

Obrigado Ghost4u disse e partindo do princípio que vou optar por TT + PA usado, qual seria o sistema mais equilibrado em termos de qualidade sonora, se assim lhe poderemos chamar?

No audioteam só tem lá três modelos que posso escolher e um já é quase 300€:
RP 1 - 169€
RP 2 - 239€ - presumo que seja uma versão anterior ...
RP 2 - 299€

Pre-Amp tem o Rega Fono MM MK3 por 169€ mas ainda posso tentar, seguindo o conselho do Ghost4u o Harman/Kardon HK655 por 160€

O que me preocupa agora é o equilíbrio do sistema.
Ainda vou tentar ver quais as diferenças entre as duas versões do RP 2 - uma tem um botão e outra não.
Mas, quão equilibrado ficaria o sistema se juntasse o RP 1 com o HK? Ficaria muito díspar?


Última edição por eddygrinder em Qui maio 07 2020, 21:49, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:45

eddygrinder escreveu:
... O AT-LP5x já vem com o pre-amp (ainda não li sobre a qualidade) e podia ligar ao Onkyo emparelhado com as Diamond

Eu sò ouvi o LP5 inicial e não a versão amelhorada LPx mas o phono parecia-me muito bem conseguido. A revista What HiFi comparou o phono embarcado com um Phono Cyrus a 1500€ e acharam que era muito bom mas isto das revistas vale o que vale Wink

No entanto, tenho mais confiança numa revista quando acham o barato bom do que o contràrio ... e isto também vale o que vale Laughing

O melhor é ir escutar por si mesmo, sempre cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:48

eddygrinder escreveu:
... OFFTOPIC - que interessante. Que hardware levou? ...

Levou com um Raspberry Pi para dentro e um bom velho Linux ... agora até voa Laughing

Estou a brincar ... não sei nada Question

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:51

TD124 escreveu:
eddygrinder escreveu:
... OFFTOPIC - que interessante. Que hardware levou? ...

Levou com um Raspberry Pi para dentro e um bom velho Linux ... agora até voa Laughing

Estou a brincar ... não sei nada Question

cheers

Raios, já estava a esfregar as mão porque tenho aqui em casa duas versões do PI e o portátil com linux... :-))
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:52

TD124 escreveu:
eddygrinder escreveu:
... O AT-LP5x já vem com o pre-amp (ainda não li sobre a qualidade) e podia ligar ao Onkyo emparelhado com as Diamond

Eu sò ouvi o LP5 inicial e não a versão amelhorada LPx mas o phono parecia-me muito bem conseguido. A revista What HiFi comparou o phono embarcado com um Phono Cyrus a 1500€ e acharam que era muito bom mas isto das revistas vale o que vale Wink

No entanto, tenho mais confiança numa revista quando acham o barato bom do que o contràrio ... e isto também vale o que vale Laughing

O melhor é ir escutar por si mesmo, sempre cheers

O maior problema de todos é que eu não vou conseguir ouvir, só vou lá lendo e lendo... e pedindo opiniões, sugestões.... comparando...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:55

eddygrinder escreveu:
... O maior problema de todos é que eu não vou conseguir ouvir, só vou lá lendo e lendo... e pedindo opiniões, sugestões.... comparando...

Assim é complicado e arriscado bom
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 21:55

TD124 escreveu:
eddygrinder escreveu:
... O maior problema de todos é que eu não vou conseguir ouvir, só vou lá lendo e lendo... e pedindo opiniões, sugestões.... comparando...

Assim é complicado e arriscado bom

Pois, mas não tenho outra hipótese :-(
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 22:26

O Audio Technica não sei onde vende, no Porto não conheço... Creio que a Ultimate Audio representava a marca, mas já não o faz. Não sei se tem alguma coisa nas Oportunidades de segunda mão.

Os Rega podem ser escutados na VilaSound, em Vila do Conde, mas lá só novos... Neste momento não tem nenhum nas Oportunidades ou se venderá o de demonstração.

Quanto a comprar um Pré de Phono ou um Amplificador Integrado... Tudo depende de quanto gosta do seu amplificador actual.

Se ele for bom e do seu agrado, um pré ou um gira-discos com pré incluído serve bem, concentra o investimento e compra melhor.

Se o amplificador que tem não o convencer em estéreo, com o leitor de CD, a conversa poderá mudar e a troca de amplificador entrar na equação, começar com um gira-discos mais baratinho e depois evoluir.


Só você pode responder a isto. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 22:37

Deixo aqui um anúncio que descobri agora:

https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pro-ject-debut-iii-como-novo-IDFEaXr.html

Só ouvi um desses uma vez, não consigo opinar como deve ser... O valor possibilitaria a deslocação a Coimbra.

Que se opine sobre o Debut iii.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 22:47

Ai jesus que eu fujo do olx como o "diabo foge da cruz"... Só que ainda mais rápido. lol

Eu não tenho amplificador, ou melhor, tenho o receiver da onkyo que para mim serve muito bem mas... No phono.
O único pre - amp que tenho é de uma Sony com 30 anos mas o importante para mim é não acabar com um sistema desequilibrado: comprar um Pro-Ject III e depois ligá-lo a uma aparelhagem com 30 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 22:50

Calma, tudo se resolve!! Smile

Se esse receiver Onkyo o satisfaz, então aposte no Audio Technica que a malta mais experiente aconselha!

Concentra o investimento e já está! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptyQui maio 07 2020, 22:54

Não me digas que vai ser assim tão fácil?! lllooolll
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 01:19

Estimado esse yamaha é lindo, pelo que independentemente da opção que tomar essa peça será sempre para restaurar. O.K?

O Fantasma fez referência a um amplificador que é extraordinário e é das peças mais baratas que existem em audio. Barata porque se paga uma ninharia pela qualidade impar desse amplificador. Eu só não fico com ele porque cá em casa não cabe nem mais um "fusível".

Mas tem uma excelente entrada phono e consegue colocar quaisquer colunas a tocar, muito bem!

Quanto ao gira-discos o José Miguel já disse tudo, o AT é um excelente gira discos, mas claro os regas tocam sempre bem, desde que posicionados num suporte/mesa que os afaste das vibrações. Eu pessoalmente gosto de ouvir os Rega em casa dos outros, mas olhar para eles não me satisfaz, falta-lhes a patine que me entusiasma.

Depois tem no mercado de usados coisas muito boas nomeadamente alguns technics DD que são autênticos tanques de guerra e muitos, muitos outros.

Aqueles que mais me entusiasmam são os gira-discos dos anos 70 (TD 160/166) Telefunken s500/s600 (peças sensíveis mas que recomendo muito), o Lenco 75 e claro os Braun da linha ps 500 (ambos estão na minha short list lista de aquisições.

São peças que para além de tocarem muito bem, são intemporais (eu olho para os gira-discos como peças de época e não como o futuro do audio - o que não quer dizer que não goste de ouvir discos, porque gosto muito!!!).

Porque para mim é tão importante o som, como a satisfação de olhar para os aparelhos, e admirar a sonoridade de cada um deles, deslumbrar-me com a sua estética e admirar em alguns casos, o projecto de engenharia que ocultam.
Pelo que sintetizando, descubra o que verdadeiramente quer, para assim começar a trilhar o seu caminho. Porque ouvir música é importante, é importante também ouvi-la em peças de culto!

Mais uma opinião, que certamente não serve para muito, mas sempre será mais uma achega!
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 01:25

Pois eu sei que é lindo mas para o restaurar vou gastar quase tanto como para comprar este! lol
Headshell que não encontro em lado nenhum, correia, "bolacha" de borracha e a ligação dos cabos à agulha... que também se foram
Já perguntei no ebay se enviavam para portugal, um disse que não, o outro era para peças mas o que estava avariado era precisamente o braço e a headshell. A semana passada vi outro e ficaria-me por uns 100€ mandar vir...

Está a referir-se ao HK? Também me chamou muito à atenção e pelo que li é muito bom - para emparelhar com esse amplificador tem de ser o Rega 1 (ou Rega 2 usado). Ou seja, o Onkyo vai ficar única e exclusivamente para o cinema em casa

Se for o AT posso ligá-lo directo ao receiver
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 01:46

eddygrinder escreveu:

Está a referir-se ao HK? Também me chamou muito à atenção e pelo que li é muito bom - para emparelhar com esse amplificador tem de ser o Rega 1 (ou Rega 2 usado). Ou seja, o Onkyo vai ficar única e exclusivamente para o cinema em casa

Se for o AT posso ligá-lo directo ao receiver

Não sei que Receiver é, mas existem alguns com um som muito competente.

Esse HK é mesmo bom!

O Rega tem um excelente braço e é um muito justo gira-discos, pelo que poderá ser um belo inicio de sistema.

Atenção relativamente ao Rega 1 ou Rega 2, tem que ver de que ano são. Os mais recentes 1 são tão bons ou melhores que os antigos 2. Existiu uma evolução no 1 nestes últimos dois anos.

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 02:25

Independentemente do gira-bolachas a adquirir, prescindia do pré de phono Rega, apostando no Harman/Kardon do Fernando Mota, equipado com competente andar de phono. Assim, além de menos uma caixinha, também é menos um cabo para fazer a ligação ao amplificador.

Entre os gira-discos da Rega, optava pelo mais antigo Planar 2 (tem as letras em verde e custa 239 "euricos").


Última edição por Ghost4u em Sex maio 08 2020, 09:58, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 07:44

eddygrinder escreveu:
Não me digas que vai ser assim tão fácil?! lllooolll
Porquê complicar mais!?! Smile


Eu fui o primeiro a sugerir um amplificador integrado e o equilíbrio do sistema, mas pensei que seria o Sony a "mandar"... Se já tem o Onkyo e gosta mesmo dele "casado" com as colunas, só precisa juntar o gira-discos.

Tem um orçamento de xxx, pode dividir esse orçamento para comprar duas peças ou pode apostar numa só melhorzinha e guardar o troco para discos.

Como disse o Alexandre, gostar do que vai comprar e do que tem é importante, para não ficar com ideias passado uns dias. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:04

Caros Ghost, Alexandre e José ... voçês não dormem Question

scratch .............. Sleep ................ Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:06

Pelo bem comum, não!! Ajuda na escolha do primeiro gira-discos 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:13

Os fantasmas dormem Question
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:13

Alexandre Vieira escreveu:
eddygrinder escreveu:

Está a referir-se ao HK? Também me chamou muito à atenção e pelo que li é muito bom - para emparelhar com esse amplificador tem de ser o Rega 1 (ou Rega 2 usado). Ou seja, o Onkyo vai ficar única e exclusivamente para o cinema em casa

Se for o AT posso ligá-lo directo ao receiver

Não sei que Receiver é, mas existem alguns com um som muito competente.

Esse HK é mesmo bom!

O Rega tem um excelente braço e é um muito justo gira-discos, pelo que poderá ser um belo inicio de sistema.

Atenção relativamente ao Rega 1 ou Rega 2, tem que ver de que ano são. Os mais recentes 1 são tão bons ou melhores que os antigos 2. Existiu uma evolução no 1 nestes últimos dois anos.


O receiver é este: whathifi.com/au/onkyo/tx-sr607/review
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:14

José Miguel escreveu:
Pelo bem comum, não!! Ajuda na escolha do primeiro gira-discos 933723

Isso é mais que dedicação, é espirito de sacrificio affraid

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:26

No audio team tem lá duas versões do Rega 2 e uma do 1, a diferença visível é um botão (?) no canto inferior esquerdo da mesa.
Presumo que essa versão seja mais antiga, certo? No site da Rega as versões que lá estão não têm botão

audioteam.pt/retomas-demonstracao/
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:31

O botão passou para a parte de baixo...

As duas versões têm diferenças mais importantes do que a localização do botão "on". O braço e construção mudam, não sei qual deles é melhor e deixo esse debate para quem conhece ambos.


Atenção, os Rega precisam de um pré de phono externo!
É uma caixinha pequena e na AudioTeam tem usados nas Oportunidades, mas para usar o Onkyo tem que ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:37

O Rega Planar 2 (versão mais antiga com o botão on/off visível e letras em verde) está equipado com o braço RB250, o qual é superior ao braço da geração mais nova.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:38

José Miguel escreveu:

O botão passou para a parte de baixo...
As duas versões têm diferenças mais importantes do que a localização do botão "on". O braço e construção mudam, não sei qual deles é melhor e deixo esse debate para quem conhece ambos.
Pois, eu não consigo perceber qual a versão mais recente e se vale a pena. No site da Rega o botão não está em cima e não consigo encontrar as specs para o que está à venda na audio team


José Miguel escreveu:

Atenção, os Rega precisam de um pré de phono externo!
É uma caixinha pequena e na AudioTeam tem usados nas Oportunidades, mas para usar o Onkyo tem que ser.
isso eu já sei, se vier o Rega virá, talvez o HK que o Ghost referiu


Entretanto, um amigo meu disse-me que tem este leitor para venda: Technics SL-220. Acho que ainda é mais antigo que o meu Yamaha MC-40. Confio nele e disse que está em muito bom estado
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:38

Para baralhar e perguntar...

http://ultimate-audio.eu/product/griradiscos-elac-miracord/

A Ultimate, que tem loja no Porto, está com promoções nos gira-discos da Elac. O modelo mais baratinho já tem pré de phono, mas não sei o que vale em termos de qualidade.

A mesma Ultimate tem um Rega P1 plus usado:
http://ultimate-audio.eu/product/rega-planar-pl-1-plus/

Esse já tem pré de phono incluído, talvez negociando consiga descer uns euritos... E talvez o possa experimentar na loja no Porto.
Ir para o topo Ir para baixo
eddygrinder
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 07/05/2020

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:39

Ghost4u escreveu:
O Rega Planar 2 (versão mais antiga com o botão on/off visível e letras em verde) está equipado com o braço RB250, o qual é superior ao braço da geração mais nova.

então, suponho que o mesmo se passe com o RP 1, também com o botão em cima.
No site diz que o braço é o RB110, versão sem botão...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos EmptySex maio 08 2020, 10:43

O Rega P1 que está na AudioTeam terá uns quatro anos... O que está na Ultimate, sem o botão em cima, terá um ano...

Visualmente nota-se a diferença, mas mais coisas mudaram. Wink


O Technics, pelo preço certo, também pode ser uma alternativa!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda na escolha do primeiro gira-discos   Ajuda na escolha do primeiro gira-discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda na escolha do primeiro gira-discos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Escolha do primeiro gira-discos
» O guia compléto da leitura vinilo
» Primeiro gira discos
» Aquisição de giradiscos: vintage ou novo?
» O meu 1º Gira Discos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: