Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).

Ir para baixo 
+7
Alexandre Vieira
Ghost4u
reirato
TD124
Goansipife
mannitheear
José Miguel
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySáb Dez 21 2019, 12:13

Bom dia!

Neste momento (com o ano de 2019 a terminar) estão a decorrer algumas conversas que me fizeram pensar novamente na abertura de um tópico dedicado a explicar o caminho ao lado do Lenco L78 que nos acompanha desde 2015 (foi precisamente o Lenco que nos fez entrar aqui...).

Devo começar por lembrar que o Lenco não foi o nosso primeiro gira-discos (antes o quinto!), nem foi escolhido por acaso ou por ser bonito, ele veio parar ao nosso lado porque pensamos nele como o parceiro ideal para evoluir ao nosso lado. Sabíamos da possibilidade de poder elevar o desempenho através de alterações, sabíamos da história em torno destas peças e de Jean Nantais, sabíamos do LencoHeaven, ... também conhecíamos bem o conto do "patinho feio".

Há muitas condicionantes na formação de um sistema, as que identifico como principais são o Conhecimento e o Orçamento. Na altura em que compramos o Lenco o nosso Conhecimento era curto, navegávamos com a costa à vista, todas as trocas que fizemos, todas as experiências - apenas experimentamos o que possuímos -, eram fruto da nossa carolice e tentativa de evoluir a forma como escutávamos Música no sossego da nossa sala. O Orçamento era mais curto que o nosso Conhecimento, as trocas além de nos possibilitarem experiências, possibilitaram sempre alguma margem de manobra para podermos dar passos em frente em termos de custo das peças. Fomos sensíveis ao Mercado, tentamos todas as vias - compra, venda, troca -, lá chegamos ao que hoje temos.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20191210
A imagem retrata as principais partes do sistema para uso do gira-discos.


O Lenco manteve-se no seu estado original até este ano (Setembro), o Mercado de Usados sofreu grandes alterações e as peças que antes custavam pouco, passaram a custar muito. Um braço Rega, como o que hoje temos, passou a custar mais sozinho do que um gira-discos completo de onde era tirado - por exemplo. Foi preciso ter paciência e resistir às muitas tentações com que nos cruzamos, não saberemos nunca se fizemos bem ou mal, mas hoje é assim que estamos.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2137
O Lenco de hoje.


O que realmente conduziu a todas as trocas e ao sistema que hoje temos? (desde 2015 que está assim, finais de 2015)

É para responder a esta pergunta que hoje escrevo, mais do que para falar de questões técnicas. Houve um momento, um tal momento, que nos fez querer mudar e também na origem desse momento esteve o Lenco. Para fazer uma revisão depois da compra, andamos à procura de quem o pudesse e soubesse fazer (nós não sabemos e por isso entramos aqui... não recebemos a dica aqui, mas não deixamos este espaço desde então Smile ), felizmente um amigo nosso (Músico amador) conhecia um senhor que o apoiava sempre que era preciso mexer nos amplificadores das guitarras e até nas guitarras, fomos lá. Levamos o Lenco e a primeira conversa foi algo curta, esclarecida, mas curta. Pedimos para fazer a revisão e deixamos a célula que viria a ser instalada (Shure M75-6), não seria preciso mais. Foi quando voltamos para levantar o Lenco que tudo mudou, a conversa alongou-se e ouvimos o sistema do senhor, feito pelas suas próprias mão, ficamos rendidos. Em casa não tínhamos aquele tipo de som, falamos sobre as nossas peças, sobre as dele, sobre os caminhos possíveis. Fomos para casa a pensar...

Aquela experiência e conversa transformou-se em Conhecimento, mas também nos deixou com um objectivo: ter em casa um som que nos fizesse sorrir e bater o pé. Voltamos à casa/oficina mais algumas vezes, inclusive com o nosso anterior amplificador e colunas, mas a coisa não se dava. O Lenco estava para ficar, aqueles dois componentes teriam que ser trocados.
Partimos à aventura e no meio desta jornada lá nos cruzamos com mais um e outro sistema, retivemos as experiências e tentamos transformar tudo em Conhecimento. Aqui as conversas seguiam a um bom ritmo e também elas nos foram dando armas para enfrentar a aventura de forma mais segura (onde anda o Ricardo!?!).

Então, o que regeu mesmo a troca?
A vontade de ter um som mais transparente e neutro, sem grandes artifícios e colorações, mas com o conforto que nos fizesse querer ouvir sempre mais um disco.

Primeiro encontramos as colunas, quando as pudemos experimentar na casa onde estavam, foram usados dois amplificadores. Com um deles (transístores) elas convenceram de imediato a Luciana e eu não resisti... as colunas estavam escolhidas. Chegamos a casa e, apesar das colunas tocarem bem, com um som vivo e dinâmico, elas já não apresentavam as características que levaram à escolha. A mesma Música parecia encoberta, havia falta de detalhe - as diferenças eram muito evidentes. Lá partimos para a segunda troca, era preciso um amplificador capaz de trazer de volta aquele sentimento...
A procura começou e num anúncio sem grandes palavras e com fotografias sem qualidade, algo despertou a minha curiosidade. Era um amplificador que não aparecia em lado nenhum, foi precisa muita dedicação para encontrar informações sobre ele, até o contacto com o seu criador. As palavras são um dos nossos pontos fracos e depois de algumas trocadas lá fomos ver o amplificador. Assim que chegamos vimos uma peça que nos agradou aos olhos, parecia nova, e tivemos a possibilidade de testar em casa. Haviam outras peças de encher o olho naquela casa, mas nós fomos lá pelo McLaren A150 e ele ficou connosco.

O amplificador ligado às colunas voltou a entregar-nos o som que um dia ouvimos, era vivo e com boa transparência, a troca de amplificador descobriu a Música, ou ajudou-nos a descobri-la.

Ainda há um pré de phono... o nosso amplificador tem um que é interessante, mas uma experiência voltou a mostrar-nos que poderíamos ficar melhor servidos. Uma vez mais o regresso à casa/oficina mostrou-nos um caminho muito interessante e que nos poderia ter levado às válvulas, mas ainda não era o tempo delas... ainda que a peça que nos convenceu seja da autoria de um dos construtores Portugueses de amplificadores com válvulas.
Este pré deu-nos uma melhor noção de escala, profundidade e rapidez. O som estava de tal forma mais vivo que era um gosto imenso redescobrir os álbuns.



O processo de mudança do Lenco prende-se com tudo o que aqui já disse, foi a busca por um tipo de som que esteve no início, meio e fim deste processo. a alteração do braço foi um passo enorme e vale a pena - quem estiver com dúvidas, tente experimentar e siga com o projecto. A troca de célula foi um bom complemento e hoje estamos satisfeitos.


Aqui chegados, encontramos um som semelhante ao que nos fez avançar?
Não, de todo!

Quando ouvimos o sistema que nos fez avançar, ainda hoje, ficamos rendidos e com brilho nos olhos, mas aquele não é o som que procuramos. Há uma peça do sistema que nos diz muito, o amplificador, mas ele não é vendável e com as nossas colunas não é a mesma coisa (talvez tudo isto seja fruto do simbolismo...).

O nosso sistema hoje tem um equilíbrio superior entre as várias peças e está mais próximo do que queremos, não está no ponto, mas a forma como entrega a Música está mais à "nossa cara". Não é representativo do som de vanguarda, não exemplo de um som ao estilo "vintage", está voltado para o hoje com um olho posto no ontem e outro no amanhã e isso faz dele aberto - tal como nós.
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyDom Dez 22 2019, 10:50

Hi José,

thanks for sharing your beautiful story of your and Luciana's system evolution!
Now many of the Puzzle pieces you gave us yet come together and make a coherent picture!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 09:24

Olá Bom dia José Miguel

Há uma frase antiga que diz que "O caminho faz-se caminhando".

É nesse ponto que estás e esse é o ponto certo. Fico sinceramente feliz, por encontrar alguém a percorrer o caminho certo no áudio e muitas vezes aqui 'pregado' por mim, principalmente quando uso outra frase: "cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém".

Não que eu seja o dono da verdade. Longe disso! Mas é sempre bom ver que há gente racional num percurso que, muitas vezes, nos conduz a impulsos irracionais. Este é um sentimento que me ficou desde que tive do lado de quem comercializa artigos de áudio, dito de 'especialidade' e foi também muita da irracionalidade verificada nesse período que me levou a desistir da iniciativa.

Não brinco com estas coisas da Alta-fidelidade há muito tempo. Comecei quando tinha 10 anos (por uma alternativa à bicicleta que me foi prometida se fizesse a 4ª classe e o exame de admissão aos liceus com sucesso) e portanto já lá vão 50 anos (o tempo passa mais depressa do que o desejado). O Fernando Salvado, por exemplo, um jovem há mais tempo que eu, tem alguns mais anos a fazer caminho e ainda continua. Portanto, não desistas, porque a estrada é longa mas entusiasmante. Só é necessário fazê-la com ponderação e racionalidade.

Abraço e Parabéns pelos objectivos já alcançados.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 12:29

Antes de mais obrigado pela partilha, mesmo se cada caminho é sempre singular hà sempre coisas que os outros (eu) podem aprender com cada nova experiência. Mas, porque diabo ter posto este topico aqui ... seria melhor no phono ou audio geral não  Question

José Miguel escreveu:
... Quando ouvimos o sistema que nos fez avançar, ainda hoje, ficamos rendidos e com brilho nos olhos, mas aquele não é o som que procuramos. Hà uma peça do sistema que nos diz muito, o amplificador, mas ele não é vendável e com as nossas colunas não é a mesma coisa (talvez tudo isto seja fruto do simbolismo...). ...

Penso que discutindo com essa pessoa seja possivel de fazer um amplificador que vos diga tanto, ou mais, quanto esse mas mais adaptado às vossas colunas. O ideal sendo um aparelho adaptado a um grande leque de colunas, pois nunca se sabe o que vão querer ou desejar amanhã...
Não compreendi a interferência entre o simbolismo e os vossos ressentimentos, podes explicar sfv  scratch

José Miguel escreveu:
... O nosso sistema hoje tem um equilíbrio superior entre as várias peças e está mais próximo do que queremos, não está no ponto, mas a forma como entrega a Música está mais à "nossa cara". Não é representativo do som de vanguarda, não exemplo de um som ao estilo "vintage", está voltado para o hoje com um olho posto no ontem e outro no amanhã e isso faz dele aberto - tal como nós.

Em si essa frase resume um percurso "equilibrado", o que nunca foi o meu caso. A tentação do "novo" som é uma realidade e é dificil de resistir ao canto das sereias da novidade. Se não perderem esse "fio condutor" tenho a certeza que um dia terão algo que vos corresponda cmplétamente e que seja da hifi e não do audio ... serà então um sistema que me vai agradar de certeza também Wink

Durante o meu percurso no audio escutei mais bons "pequenos" sistemas do que "grandes". A razão não està ligada à qualidade intrinseca dos aparelhos, mas à qualidade das escolhas, dos compromissos do proprietario. Nunca esqueçam que a técnica é primordial para fazer um aparelho, mas não serve de nada para fazer um sistema ... a verdade não està nas medidas ném graficos mas no que um "ouvinte sensivel e inocente" ressente. Dois aparelhos magnificos e ambiciosos podem não fazer musica juntos ora que dois modestos podem decidir de multiplicar as suas qualidades e perturbar os ouvintes. Um "grande" sistema nunca engana e qualquer que seja o seu preço, agrada a todos e respeita a musica gravada ...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 16:19

mannitheear escreveu:
Hi José,

thanks for sharing your beautiful story of your and Luciana's system evolution!
Now many of the Puzzle pieces you gave us yet come together and make a coherent picture!

cheers

Dear Manfred,

We appreciate your words and attention, we still are scratching the surface, but we know that are many, many things to discover.
With patience and care, we will find the sweet spot. Wink


Goansipife escreveu:
Olá Bom dia José Miguel

Há uma frase antiga que diz que "O caminho faz-se caminhando".

É nesse ponto que estás e esse é o ponto certo. Fico sinceramente feliz, por encontrar alguém a percorrer o caminho certo no áudio e muitas vezes aqui 'pregado' por mim, principalmente quando uso outra frase: "cautelas e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém".

(...)
cheers

Caro Gonçalo,

faz tempo que digo que o Audio não é nem mais nem menos complexo e/ou complicado do que outras coisas, mas não deixa de merecer cuidado no traçar de objectivos e na escolha do caminho.

Sentimos que há um fio condutor e que ele não nos fecha, porque temos pouco de dogmáticos. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 16:23

Goansipife escreveu:
...... ...

Há uma frase antiga que diz que "O caminho faz-se caminhando"
... ... ...  

Caminante, son tus huellas el camino, y nada mas;
Caminante, no hay camino, se hace camino al andar.

Antonio Machado, Cantares, 1917

santa

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 17:06

TD124 escreveu:
Antes de mais obrigado pela partilha, mesmo se cada caminho é sempre singular hà sempre coisas que os outros (eu) podem aprender com cada nova experiência. Mas, porque diabo ter posto este topico aqui ... seria melhor no phono ou audio geral não  Question

Ai Paulo... quando comecei a escrever queria falar mais do Lenco, mas o texto saiu como se pode ler. O gira-discos está no centro da história, de facto ele une muitas das pontas. Andei a ver se havia alguma secção sobre gira-discos e a mais próxima que encontrei foi esta.  Embarassed

José Miguel escreveu:
... Quando ouvimos o sistema que nos fez avançar, ainda hoje, ficamos rendidos e com brilho nos olhos, mas aquele não é o som que procuramos. Hà uma peça do sistema que nos diz muito, o amplificador, mas ele não é vendável e com as nossas colunas não é a mesma coisa (talvez tudo isto seja fruto do simbolismo...). ...

Penso que discutindo com essa pessoa seja possivel de fazer um amplificador que vos diga tanto, ou mais, quanto esse mas mais adaptado às vossas colunas. O ideal sendo um aparelho adaptado a um grande leque de colunas, pois nunca se sabe o que vão querer ou desejar amanhã...
Não compreendi a interferência entre o simbolismo e os vossos ressentimentos, podes explicar sfv  scratch

(...)

cheers

O Paulo seleccionou uma parte do texto que acaba por ser auto-explicativa, mas eu tentarei ser mais claro.

O amplificador que está no centro do sistema que nos fez pensar e até mudar é um valvulado feito pelas mãos do senhor Carlos Meda (o contacto que partilho sempre que alguém precisa de reparações a Norte), projecto terminado com o uso de peças que estavam "amontoadas". As colunas que por lá andam partilham desta mesma essência, são os "esquissos" possíveis de apresentar e dão mote a conversas.

O Paulo em conversa connosco já tinha dito o que disse no tópico "Sistemas Longínquos" (creio), para dar início à construção de uma peça tem que falar com a pessoa. Pois bem, o senhor Carlos Meda teve sempre esse discurso connosco e essa atitude foi a pedra de toque para que saíssemos dali a pensar... não a pensar em ter "aquele" som e sistema, mas um som e sistema que fosse ao encontro do que realmente queremos. A ideia partilhada foi sempre no sentido de se pensar a construção de algo com vista a algo maior do que a própria peça, pois a peça (amplificador, por exemplo) serviria como meio para um fim (o senhor Carlos é alguém com quem se perdem horas a falar, ele vai percebendo a pessoa que tem diante de si, vai dando dicas, vai mostrando coisas... por isto é que nós lá voltamos e mais umas quantas pessoas que lá foram depois de nós voltam).

Repare que eu digo que nós acabamos longe do som do sistema que primeiro nos fez pensar (que tem um registo apaixonante, muito romântico, contudo não responde ao que queremos), mas não deixamos de perceber as suas qualidades e os seus defeitos nunca foram escondidos ou mascarados (muito se deve às colunas que vão rodando na forma de projectos e experiências, mas a opção é explicada).

O simbolismo que o amplificador carrega é complicado de traduzir aqui usei-o para explicar que há escolhas a fazer e que essas escolhas vão orientar outras... e mais outras. Claro que o senhor Carlos poderia fazer um amplificador à medida, mas neste momento não estamos certos que o caminho passe pela obra dele, ainda que ele tenha um lugar especial na nossa história.



O sistema tal como está tem equilíbrio entre as peças e permite-nos pensar que passos poderão ser dados... como o Paulo sabe da nossa formação, eu coloco assim: o nosso sistema é como um livro que estudamos, que nos permite a reflexão, que nos possibilita grandes conversas e que no final nos permitirá tentar a aplicação da teoria para fazermos algo em função do melhor dos mundos possíveis. Wink Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 22:11

Prezado José Miguel e Luciana,

Nem sempre a rapidez é boa conselheira, ainda mais quando provém do coração à cabeça, deambulando da cabeça ao coração e vice-versa. Por falta de vestígios de tal comportamento, felicito pelo percurso feito na alta-fidelidade, como forma de usufruir da audição de registos discográficos. Termino com um poema de Betariz J. A., o qual se enquadra na vossa vivência:


Primeira voz

Amar o livro pela sua capa
o mar pelo seu brilho
a gardénia pelo seu cheiro
a rosa pela sua cor
a música pelo seu som
o saber pelo prazer.
Só quando amamos o inútil
somos capazes de verdade.


Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 22:26

A única coisa que tenho para acrescentar, porque tenho para acrescentar lol!

É que não podemos acabar um projecto e pensar logo em começar outro. Os momentos de conquista e de felicidade devem ser gozados até não aguentaremos mais. Só quando já não temos essa sensação se deverá avançar para algo novo ou mesmo vintage  smedley

Muitos parabéns o vosso rapagão está lindo! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 2441895546
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Lenco e tal...   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg Dez 23 2019, 23:07

...É verdade caro amigo Gonçalo...
Ando nisto há muitos anos e cada vez gosto mais de cá andar...Não posso andar aos saltos ...vou arrastando os pés enquanto puder...
Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e...não se esqueçam de começar a preparar as "máquinas"
para estarem prontas em 29 de Fevereiro para o Vintage 2020.

FELIZ NATAL e ÓPTIMO 2020
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer Dez 24 2019, 11:48

Ghost4u escreveu:
Prezado José Miguel e Luciana,

Nem sempre a rapidez é boa conselheira, ainda mais quando provém do coração à cabeça, deambulando da cabeça ao coração e vice-versa. Por falta de vestígios de tal comportamento, felicito pelo percurso feito na alta-fidelidade, como forma de usufruir da audição de registos discográficos. Termino com um poema de Betariz J. A., o qual se enquadra na vossa vivência:
(...)

Com melhores cumprimentos,
What a Face

A frase que deixo a negrito diz muito, de facto é preciso contrariar impulsos para se chegar a bom porto. Não sei se estamos num percurso de "alta-fidelidade", mas mantemos-nos fiéis a alguns princípios orientadores.  dvil  Wink

Alexandre Vieira escreveu:
A única coisa que tenho para acrescentar, porque tenho para acrescentar lol!

É que não podemos acabar um projecto e pensar logo em começar outro. Os momentos de conquista e de felicidade devem ser gozados até não aguentaremos mais. Só quando já não temos essa sensação se deverá avançar para algo novo ou mesmo vintage  smedley

Muitos parabéns o vosso rapagão está lindo! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 2441895546

Este sistema já está connosco faz algum tempo e tem-nos permitido boas referências, assim como tem sido uma boa base de aprendizagem. Tão cedo não antevemos trocas, a transformação do Lenco (que ficou mesmo bem Smile Smile ) ainda nos vai proporcionar paz de espírito por algum tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer Dez 24 2019, 16:16

José Miguel escreveu:
Ghost4u escreveu:
Prezado José Miguel e Luciana,

Nem sempre a rapidez é boa conselheira, ainda mais quando provém do coração à cabeça, deambulando da cabeça ao coração e vice-versa. Por falta de vestígios de tal comportamento, felicito pelo percurso feito na alta-fidelidade, como forma de usufruir da audição de registos discográficos. Termino com um poema de Betariz J. A., o qual se enquadra na vossa vivência:
(...)

Com melhores cumprimentos,
What a Face

A frase que deixo a negrito diz muito, de facto é preciso contrariar impulsos para se chegar a bom porto. Não sei se estamos num percurso de "alta-fidelidade", mas mantemos-nos fiéis a alguns princípios orientadores.  dvil  Wink

Alexandre Vieira escreveu:
A única coisa que tenho para acrescentar, porque tenho para acrescentar lol!

É que não podemos acabar um projecto e pensar logo em começar outro. Os momentos de conquista e de felicidade devem ser gozados até não aguentaremos mais. Só quando já não temos essa sensação se deverá avançar para algo novo ou mesmo vintage  smedley

Muitos parabéns o vosso rapagão está lindo! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 2441895546

Este sistema já está connosco faz algum tempo e tem-nos permitido boas referências, assim como tem sido uma boa base de aprendizagem. Tão cedo não antevemos trocas, a transformação do Lenco (que ficou mesmo bem Smile Smile ) ainda nos vai proporcionar paz de espírito por algum tempo.

Será?????? Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 693932

Eu acho-vos mais sofisticados demais para manter um Lenco amputado! smedley


Mas hoje o que mais vos desejo é um Natal em paz!!!


Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692 Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692 Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692 Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Dez 25 2019, 17:24

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
... Não compreendi a interferência entre o simbolismo e os vossos ressentimentos, podes explicar sfv

... O simbolismo que o amplificador carrega é complicado de traduzir aqui usei-o para explicar que há escolhas a fazer e que essas escolhas vão orientar outras... e mais outras. Claro que o senhor Carlos poderia fazer um amplificador à medida, mas neste momento não estamos certos que o caminho passe pela obra dele, ainda que ele tenha um lugar especial na nossa história.

O sistema tal como está tem equilíbrio entre as peças e permite-nos pensar que passos poderão ser dados... como o Paulo sabe da nossa formação, eu coloco assim: o nosso sistema é como um livro que estudamos, que nos permite a reflexão, que nos possibilita grandes conversas e que no final nos permitirá tentar a aplicação da teoria para fazermos algo em função do melhor dos mundos possíveis. Wink Wink

Não tinha percebido esse simbolismo mas agora està mais claro, obrigado. Eu tinha-te escrito apòs o convivio na casa do Gonçalo algo como "tu jà percebeste tudo mas finges não saber nada" e hoje isso comprova-se, de novo. Efectivamente os amplificadores são a pedra angular de um sistema, não são ném a fonte ném as colunas apesar do que as escolas inglesas e francesas apregoam. O amplificador està no centro do sistema e tém uma tarefa austera mas primordial que é de criar uma ligação "natural" entre a fonte e as colunas, sém ruptura das identidades proprias destes elementos ... e sém adicionar a sua propria identidade! Construir um sistema à volta do amplificador permite de "abrir" os horizontes possiveis da escuta e émais garantido do que com outro elemento. A relação amplificador/colunas é a espinha dorsal de um sistema e é desta parceria que as principais qualidades e defeitos de um sistema nascem ...

Feliz Natal e beijinhos para voçês santa
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 03 2020, 12:31

As últimas conversas que por aqui têm acontecido e o tempo que tenho disponível (sem escolha, tenho-o) fizeram-me pensar em escrever mais por aqui, afinal o título refere "Lenco e tal...".

Disse na intervenção de abertura que as primeiras peças que mudamos, depois de descobrirmos o caminho que queríamos, foram as colunas e por isso hoje vou dedicar algumas palavras a elas - creio que serão desconhecidas de todos, ou quase todos...
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2213
Chameleon by Helius Designs (são do princípio da década de 90)

As colunas foram descobertas por acaso e foi a imagem delas que nos chamou a atenção - umas monitoras com um porte significativo, duas vias e de caixa selada/fechada. A simplicidade atraia-nos, começamos a pesquisar e nada... não havia dados sobre as colunas, contactamos o vendedor e ele apenas nos sabia dizer que haviam sido compradas pelo pai na Imacustica - não chegava.
Insistimos na procura e perante a falta de informação tentei contactar a fonte, o construtor - Geoffrey Owen da Helius Designs (esse mesmo, o dos braços! http://www.heliusdesigns.co.uk).

Ele prontamente nos respondeu, já não ouvia falar das colunas desde os anos 90, mas simpaticamente partilhou tudo o que tinha em memória - objectivos do projecto, passos dados, parcerias para a construção dos drivers, resultados.

A conversa foi interessante e voltamos ao contacto com o vendedor das colunas, queríamos experimentar para ver se elas seriam as tais - tínhamos escutado algumas colunas, mas ora agradavam a um ora ao outro... lá fomos.

Assim que chegamos vimos que estavam dois pares de colunas preparados (estas Helius e umas B&W CM7?, não tenho a certeza.) para audição e dois amplificadores quentinhos (um Jadis Orchuestra e um transistorado que também andava fora do radar e me escapa o nome (era bom!)), nada mau.  

Lá demos os álbuns que queríamos escutar e começamos com calma, deixamos o som fluir enquanto trocávamos algumas palavras. Passados uns quarenta minutos pedimos para colocar uma faixa em volume generoso, depois a mesma em volume muito moderado. Havia detalhe desde cedo, a baixo volume já lá estava muito e isso era importante. As colunas funcionaram melhor com transístores, mas isso não era um problema.

Chegados a casa com as colunas já se sabe o que aconteceu, saltando o já contado, passo a explicar o que elas nos dão:

Uma das partes que interessa muito às pessoas (não entendo bem a razão, mas é a mais referida) é a que trata das baixas frequências e estas colunas não se portam nada mal neste campo. Elas têm um driver de 8" (20,3 cm) com cone em papel, que consegue descer bem, segundo o fabricante até aos 40hz +-2db, que em conjunto com a caixa selada garante um baixo orgânico e rápido, vivo em toda a linha e com boa presença. Claro que isto não se consegue sem o amplificador, elas são relativamente exigentes no que toca à amplificação, mas quando bem alimentadas os drivers conseguem ter o movimento rápido o necessário para articular os sons que a fonte entrega.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2214
O driver de médio/grave produzido por uma empresa Inglesa chamada Elac segundo desenho da Helius.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2215
A caixa selada é uma parte importante do desenho das colunas, do que se queria com o projecto. As medidas são generosas: 61cm de altura x 23cm de largura x 35,7cm de profundidade.


As altas frequências estão entregues a um tweeter do tipo "soft dome" com 1". Este é um tweeter algo macio, não cansa nem se faz presente de forma estridente, mas ao mesmo tempo é capaz de participar bem no desenho do palco. Ele tem bastante trabalho, já houve um tempo em que desejei que ele fosse mais capaz, mas entretanto percebemos que a sala e posição das colunas também participam desta equação e quando elas estão num lugar adequado, o equilíbrio entre as várias faixas do espectro é para lá de agradável, é muito satisfatório.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2216
O tweeter foi construído pela mesma empresa, Elac, e desenhado pela Helius.


Para concluir, dizer que o que nos fez mudar de colunas foi o mesmo que nos fez mudar de amplificador e gira-discos, nós gostamos de escutar Música e queremos que ela se faça presente como merece. Não procuramos desempenho por desempenho, procuramos um resultado final que nos possibilite Música. Dois álbuns diferentes não parecem saídos do mesmo estúdio de gravação, das mãos do mesmo produtor, eles respiram e aparecem como foram pensados. Outra coisa, puxar por estas colunas, subir o volume, não dá a sensação de "gritos", sobe-se o volume e sente-se a pressão sonora a subir de forma equilibrada em toda a gama.

Para que esta maravilhosa forma de Arte apareça ela precisa de meios e nós procuramos esses meios da forma que nos era possível (conhecimento e orçamento). As colunas são uma parte muito importante para este resultado, pois elas estão numa das pontas da cadeia. Articuladas e equilibradas, na nossa opinião continuam a ser uma proposta válida pela capacidade que têm de permitir ao ouvinte gozo a cada disco.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 03 2020, 16:35

Sorry!?...
Não quero parecer abelhudo mas,

... ... ... uma empresa Inglesa chamada Elac segundo desenho da Helius. ... ... ...

?Não será a ELAC Electroacustic Gmbh, com sede em Kiel!?...

https://de.wikipedia.org/wiki/Elac

Se estou enganado  Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 317942

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 03 2020, 16:56

Caro Reirato, segundo o Geoffrey Owen da Helius Designs, em Inglaterra existiu uma empresa chamada Elac... Entretanto fechou.

Leia aqui uma referência a essa Elac:
https://www.falconacoustics.co.uk/falcon-archive-links-history-tips/falcon-acoustics-archive/imf-tdl-drive-unit-elac.html
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 03 2020, 19:01

Presunçoso e abelhudo!?...  

2cclzes  Estava enganado!...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 317942

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 03 2020, 19:07

reirato escreveu:
Presunçoso e abelhudo!?...  

king
Faz muito bem em parguntar, eu descobri perguntando ao criador... study

As colunas não têm a fama dos braços, um da Helius escapou-nos pouco depois de comprarmos o Lenco e as colunas...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 17:51

Seguindo a cronologia, depois das colunas entrou o amplificador, uma peça fundamental que se encontra no meio de tudo.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2148

A entrada das colunas mostrou logo a fragilidade do amplificador que estava em nossa casa (Pioneer SX 890), não era por falta de força ou presença estética, era o que ele somava à Música - muita coloração, compreendo que é do gosto de algumas pessoas, mas não era o tipo de som que procurávamos. A procura começou a ser feita com calma, nessa fase já não restavam muitas dúvidas e o que queríamos haveria de aparecer - de nossa casa saiu tudo o que não nos interessava, vendemos "segundas" peças que andavam por lá.

A oferta no mercado de novos não nos convencia ou nós não tínhamos orçamento suficiente, no mercado de usados havia muito do que ainda hoje vai aparecendo, suspeitos do costume andavam pelos classificados, mas não era o que procurávamos. Um certo dia lá vi um anúncio muito mal amanhado de um amplificador, mal se via a peça em causa (as fotografias estavam muito mal tiradas), mas estava lá a referência. Peguei no nome e modelo e comecei a procurar, procurar, procurar... pouca informação aparecia, mas finalmente deu para ver que amplificador era aquele. O seu interior parecia muito bem desenhado e montado, não demorei muito a encontrar forma de contactar o seu criador (o mesmo método usado nas colunas).
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Image47

As palavras trocadas foram honestas e esclarecedoras, o amplificador tinha características que nos poderiam servir, marcamos com o vendedor um encontro.

Assim que chegamos percebemos que o vendedor era um apaixonado, tinha peças para todos os gostos e todas muito bem estimadas. O amplificador que queríamos ver não ficou ofuscado no meio de outros, ele ao vivo revelou-se muito bonito e apelativo, o seu estado era tal que não conseguimos resistir por muito tempo. Não havia tempo para uma experiência prolongada, mas foi-nos possibilitado experimentar em casa sem compromisso de compra e foi isso mesmo que fizemos.

Chegamos a casa e ouvimos mais um pouco o que estava montado, tratamos do almoço, comemos e saímos... a Luciana foi trabalhar e eu tinha pouco tempo antes de voltar a sair para o trabalho, mas não resisti a trocar o amplificador e deixar tudo pronto para ser experimentado à noite.

Os nossos horários eram diferentes e ela chegou primeiro a casa, ligou tudo e sentou-se a ouvir um disco... no meu telefone surgiu uma mensagem: O que é isto!?! Está tão diferente...
Obviamente eu perguntei: Gostas? É o que esperavas? Está perto do que já experimentaste com essas colunas?

O resto é história... não foi preciso muito tempo para se perceber que o McLaren tinha mesmo o que queríamos:
- força para puxar as colunas, mas força elegante;
- definição e transparência, parecia que tinha sido retirado um pano da frente das colunas, os instrumentos apareciam como diferentes mesmo que estejam próximos no espectro do sinal;
- articulação: a Música estava mais viva e mudanças nas linhas apareciam com naturalidade - fossem as mudanças vertiginosas, fossem de pormenor;
- equilíbrio: todas as frequências apareciam sem sobreposição; as altas frequências afiadas, decididas e bem desenhadas; as baixas frequências com bom impacto, algo redondas, mas firmes.


Esta era nossa percepção do amplificador quer pela saída de "phono" quer de "linha", o que nos deixou a pensar que a saída de "phono" era boa e lá nos fez ficar com a sua utilização durante uns anitos.
Ir para o topo Ir para baixo
Buck Banzai
Membro AAP
Buck Banzai


Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2016
Idade : 43
Localização : Lisboa

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 19:37

Um belo exemplo de como se constrói um sistema.
Parabéns aos dois pelo caminho.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:03

José Miguel escreveu:
Seguindo a cronologia, depois das colunas entrou o amplificador, uma peça fundamental que se encontra no meio de tudo.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2148


É um belo amplificador Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692

Nunca ouvi nenhum mas já muitas coisas boas acerca dele.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:05

Buck Banzai escreveu:
Um belo exemplo de como se constrói um sistema.
Parabéns aos dois pelo caminho.


Falta um capítulo, o dedicado ao Pré de Phono, mas o caminho tem proporcionado gozo. Smile Smile

O vosso sistema também merecia uma apresentação, ele é bonito e fruto da vossa descoberta. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:07

José Miguel escreveu:
Buck Banzai escreveu:
Um belo exemplo de como se constrói um sistema.
Parabéns aos dois pelo caminho.


Falta um capítulo, o dedicado ao Pré de Phono, mas o caminho tem proporcionado gozo. Smile Smile

O vosso sistema também merecia uma apresentação, ele é bonito e fruto da vossa descoberta. Wink

São todos, por isso temos sempre que respeitar o som dos outros. Com exceção do som made in Camarate. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:10

Alexandre Vieira escreveu:


É um belo amplificador Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 22692

Nunca ouvi nenhum mas já muitas coisas boas acerca dele.

Claro que ouviu, fomos nós que dissemos. Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 933723

É um ilustre desconhecido, mas ainda não apareceu outro que nos faça querer trocar (pensando no custo/benefício). Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:12

Alexandre Vieira escreveu:


São todos, por isso temos sempre que respeitar o som dos outros. Com exceção do som made in Camarate. lol!

Que tal começar por apresentar o seu principal!?! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 936335

Ele merece, no fundo é o resultado de toda a experiência e mantém-se como referência.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:14

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


São todos, por isso temos sempre que respeitar o som dos outros. Com exceção do som made in Camarate. lol!

Que tal começar por apresentar o seu principal!?! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 936335

Ele merece, no fundo é o resultado de toda a experiência e mantém-se como referência.

Uma coisa é o sistema que oiço mais música e outra aquele que gastei mais dinheiro! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 265963

Mas já o apresentei faz uns anos, quando tiver mais disponibilidade para o efeito volto apresentá-lo. Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 58893
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:33

Prezado José Miguel e Luciana,

Ler os episódios da vossa caminhada, é uma reflexão sobre a forma de ouvirem música e um conjunto de respostas encontradas, que procuram materializar as vossas ambições com os pés bem assentes no solo do planeta Terra. O traço distintivo mais clarificado é a intransigência de não trocarem um componente do sistema por outro, só porque sim - comportamento raríssimo entre audiófilos - denotando longo processo de estudo e maturidade.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:35

Ghost4u escreveu:
Prezado José Miguel e Luciana,

Ler os episódios da vossa caminhada, é uma reflexão sobre a forma de ouvirem música e um conjunto de respostas encontradas, que procuram materializar as vossas ambições com os pés bem assentes no solo do planeta Terra. O traço distintivo mais clarificado é a intransigência de não trocarem um componente do sistema por outro, só porque sim - comportamento raríssimo entre audiófilos - denotando longo processo de estudo e maturidade.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

A mim falta-me é uma maior maturidade no cartão de crédito, se tivesse, trocava todos os dias de componentes. Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 265963

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:38

Se a problemática passa pelo Cartão de Crédito, quiçá, seja mais fácil trocar todos os dias de fusíveis. smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 20:39

Ghost4u escreveu:
Se a problemática passa pelo Cartão de Crédito, quiçá, seja mais fácil trocar todos os dias de fusíveis. smedley

Proporcionalmente são mais caros que o resto do sistema! Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 265963
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 08 2020, 21:02

Ghost4u escreveu:

(...)
O traço distintivo mais clarificado é a intransigência de não trocarem um componente do sistema por outro, só porque sim - comportamento raríssimo entre audiófilos - denotando longo processo de estudo e maturidade.

Com melhores cumprimentos,
What a Face[/justify]

Felizmente não somos os únicos, há relatos de trocas bem pensadas e ponderadas, aguardadas até à oportunidade certa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQui Jan 09 2020, 09:40

José Miguel escreveu:
Seguindo a cronologia, depois das colunas entrou o amplificador, uma peça fundamental que se encontra no meio de tudo.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2148

(...) Um certo dia lá vi um anúncio muito mal amanhado de um amplificador, mal se via a peça em causa (as fotografias estavam muito mal tiradas), mas estava lá a referência. Peguei no nome e modelo e comecei a procurar, procurar, procurar... pouca informação aparecia, mas finalmente deu para ver que amplificador era aquele. O seu interior parecia muito bem desenhado e montado, não demorei muito a encontrar forma de contactar o seu criador (o mesmo método usado nas colunas). ...

Creio me lembrar que uma das vossas primeiras trocas neste espaço era à volta de um ruido que o vosso Lenco tinha, isto apòs a compra se a memoria não me engana. Quanto mais leio esta vossa odisseia pelos meandros do audio até aos dias de hoje e mais fico admirativo, surpreso e por vezes dubitativo !...

Admirativo pois a vossa progressão é feita sistematicamente com muito pragmatismo e bom senso ... a frase que sublinho acima sendo um bom exemplo do que digo. A cada passo dado tenho a impressão que antes ele foi analisado, intelectualisado e experimentado por voçês antes da tomada de decisão. Tenho a impressão que seguem um Fio de Ariadne que vos permite de avançar sém que pelo caminho percam o (vosso) sentido. Esta atitude, de uma logica obvia, permite de construir um sistema que assenta em bons alicerces e isso é fundamental  Wink  ...

Surpreso efectivamente, pois o vosso percurso està na antípoda do que conheço. Na minha experiência a compra de um aparelho audio é na maioria dos casos um acto impulsivo, espontaneo ... e noutros casos um acto social, por vezes os dois reunidos, mas muito raramente um acto pragmàtico, calculado e executado com paciência. Se é verdade que esta atitude "descontraida" conduz regularmente a desilusões, ela permite também o prazer imediato, La Folie ... o que em dose equilibrada é saudàvel também. Não me digam que são razoàveis em permanência  dvil ...

Se a atitude durante a escolha, como jà disse, me pareçe repleta de logica, jà a descrição do material é feita com uma (boa) dose de carinho ... sinto mesmo uma forma de afecto em relação à raridade dos aparelhos, pois globalmente desconhecidos fora o Lenco. Esta atitude, perfeitamente natural pois a singularidade dos objectos acentua a nossa propria unicidade ... também pode conduzir à escolha do singular pelo singular. Isso levou-me a pensar nessa escolha que fizeram de albuns locais em vez dos do Coltrane ou Stones no estrangeiro ... e dai o meu lado dubitativo scratch . Uma vez isto escrito, venho de pensar que a razão da pocessão de um objecto não é validada por essa mesma razão, mas pela fruição que ele procura, então se o singular é paralélamente bom, tudo fica bem, està perfeito mesmo  Laughing  

Bravo e continuem essa bela partilha connosco cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQui Jan 09 2020, 11:16

TD124 escreveu:


Creio me lembrar que uma das vossas primeiras trocas neste espaço era à volta de um ruido que o vosso Lenco tinha, isto apòs a compra se a memoria não me engana. (...)

(...)
Se a atitude durante a escolha, como jà disse, me pareçe repleta de logica, jà a descrição do material é feita com uma (boa) dose de carinho ... sinto mesmo uma forma de afecto em relação à raridade dos aparelhos, pois globalmente desconhecidos fora o Lenco. (...) 
Não me digam que são razoàveis em permanência   dvil  ...


Bravo e continuem essa bela partilha connosco cheers

Caro Paulo, o que deixei na primeira frase descreve a razão da minha entrada no fórum e posterior entrada da Luciana - que gostou da interacção. Nós não somos seres de "redes sociais", sejam elas do tipo virtual ou mundano, mas aqui encontramos uma interessante e fomos ficando.  

Após a apresentação iniciei um tópico a expor um problema no Lenco, ele fazia um certo ruído ao rodar - nós trocamos um outro gira-discos pelo Lenco e não o conseguimos experimentar, mas havia confiança na pessoa em causa; como se pode ver, o Lenco parece e parecia em excelente estado, mas são muitos anos e ele precisava de ser lubrificado (e foi assim que conhecemos o senhor Carlos Meda). Wink

Porque um dia tivemos dúvidas simples e pequeninas, hoje não gosto nada de ver este espaço "vazio" de atitude para a ajuda a quem se quer iniciar ou quem entra sem conhecimentos - talvez isso mude se o orçamento for de muitos milhares de euros... bem sei que muitas vezes ajudar é cansativo, sem recompensa (porque a maioria desaparece depois da ajuda), moroso, ... mas se este espaço se quer mesmo afirmar como Importante, então está na hora de se repensar em termos de atitude (perdoe-me o desabafo, mas creio que isto deveria ser mesmo pensado por todos).



Deixo a negrito uma frase/dúvida que já não deveria aparecer...  dvil não se nota que somos pessoas altamente racionais e frias???  bom

A forma como escrevo é mesmo assim, tive alguns problemas em outros ambientes porque era esperada uma forma mais... ou muito diferente. Eu referi que a escolha dos equipamentos aconteceu tendo em conta dois eixos fundamentais: Conhecimento e Orçamento... pela forma de escrita dá para ver que a forma de agir não será grande coisa... não falamos de dinheiro, falamos dos objectos que o dinheiro conseguiu comprar, por isso fica a ideia de um imenso gosto pelos equipamentos; não falamos de todas as experiências que tivemos, mas falamos do que temos como fruto de experiências, valorizando novamente os equipamentos em causa.

Gostamos da raridade ou obscura proveniência das peças? Sim, gostamos, mas isso é secundário.

Procuramos peças pela sua raridade e obscura proveniência? Não.

Ontem escrevi num outro tópico (Guia de audio em 5 passos...) sobre o que entendia por Irreverência, uma das coisas que escrevi refere a abertura a marcas alternativas, onde muitas vezes se encontra bom e mais barato - as pessoas gostam do que as une e as grandes marcas são uma "cola" mais forte. O próprio Paulo refere a compra como um acto social, sabe bem da importância do "mostrar" que se tem algo, principalmente se esse algo tem um valor monetário que se faz presente mesmo depois de tirada a etiqueta.

O nosso sistema é fruto de um caminho onde a Razão e a Emoção andam de mãos dadas e brincam muito uma com a outra. Há momentos em que se afastam para poderem experimentar diferentes actividades no parque, mas logo sentem falta de companhia e voltam a aproximar-se, divertem-se mais com as tropelias que fazem, com as partidas que pregam uma à outra.


Ainda falta apresentar o Pré de Phono, mas desde já posso adiantar que este tópico não vai terminar com a ideia de que o sistema está fechado. O Orçamento continua curto e vai condicionar sempre as aventuras, mas não nos falta paciência e estamos confortáveis assim (como não somos coleccionadores e isso não nos interessa, para entrar algo, outra coisa sairá). O Conhecimento vai aumentando, mas estamos conscientes dos perigos que isso representa, por isso jogamos em equipa e cada alteração terá que satisfazer os dois, menos do que isso não chega. Wink


Por causa do texto de apresentação do amplificador, ontem, ao jantar, falamos do tipo de som que temos e queremos, estamos em sintonia, apesar da diferença de ritmos a tomar decisões. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQui Jan 09 2020, 16:41

José Miguel escreveu:
... Porque um dia tivemos dúvidas simples e pequeninas, hoje não gosto nada de ver este espaço "vazio" de atitude para a ajuda a quem se quer iniciar ou quem entra sem conhecimentos (...) mas se este espaço se quer mesmo afirmar como Importante, então está na hora de se repensar em termos de atitude (perdoe-me o desabafo, mas creio que isto deveria ser mesmo pensado por todos). ...

A resposta a esse desabafo foi transferida neste topico ... penso que é tempo que esta pagina exista no AAP e que cada um venha dar a sua pitada de sal ... ou de pimenta, é como queiram e sintam !...Livro de reclamações e de ideias ...

José Miguel escreveu:
... Gostamos da raridade ou obscura proveniência das peças? Sim, gostamos, mas isso é secundário.

Procuramos peças pela sua raridade e obscura proveniência? Não. ...

Esta alternância de sim e não é propicia a desfazer a minha unica duvida. No entanto e por deformação ligada a uma parte dos meus estudos ... sei que atingir o equilibrio é possivel, guardar o equilibrio jà é muito dificil! Espero que continuém nesse estado de consciência pois terei a certeza que vão chegar a bom porto ... não digo ao Porto, pois jà là estão  Laughing

José Miguel escreveu:
... uma das coisas que escrevi refere a abertura a marcas alternativas, onde muitas vezes se encontra bom e mais barato - as pessoas gostam do que as une e as grandes marcas são uma "cola" mais forte. O próprio Paulo refere a compra como um acto social, sabe bem da importância do "mostrar" que se tem algo, principalmente se esse algo tem um valor monetário que se faz presente mesmo depois de tirada a etiqueta. ...

Como em relação aos vinhos de (pequeno) produtor, existe hoje uma corrente (talvez mais uma moda ...) que convida o consumidor a duvidar das etiquetas estabelecidas e a tentar coisas desconhecidas, novas. Em si não é mau e a curiosidade saudàvel deve ser sempre um motor da evolução, do conhecimento. No entanto esta aparente abertura em direção dos pequenos productores deve ser relativisada e ponderada ... sob pena que a unica coisa interessante seja o preço, e não a qualidade. A sociedade não criou as etiquetas por acaso, e não estou a falar de comércio mas de criação, historia e espirito visionario Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQui Jan 09 2020, 18:18

Paulo, o "sim" e o "não" revelam a nossa natureza, seria mentir dizer "não" e "não". Wink contudo, espero que fique claro que não procuramos o obscuro pelo obscuro e não ficaríamos este tempo com estas peças se elas fossem meramente raras - não é por uma coisa ser rara que vale muito (dinheiro) ou é objectivamente boa (técnica).


Isto que acabo de dizer responde em parte ao que o Paulo refere sobre o vinho a título de exemplo - com o qual concordo. Quando disse que é sinal de Irreverência olhar para marcas menos conhecidas, não me referia por serem de pequena produção e exclusivas. Marcas menos famosas desvalorizam mais, desde logo porque há menos mercado/procura/interesse para/por elas.

Isto acaba por ser uma "pescadinha de rabo na boca", porque muitas vezes essas peças até eram boas e algo caras, por isso a aposta inicial nelas, mas as marcas não comunicavam (não tinham meios) e os compradores iniciais viviam a sua compra no sossego do lar.

Para nós este McLaren bate de longe o Pioneer SX-890 que tínhamos, mas veja lá a fama de um e do outro... Isso vai reflectir-se no valor de mercado.

Existirão mais exemplos assim, mas se quem procura coloca filtros por marcas... Acabará a comprar limitado pelos filtros.


Exemplos assim não faltam e para cada Marca de sucesso há mil que penam ou morrem após nascer, os factores são muitos, mas as lojas vendem quase todas o mesmo... depois salpicam o catálogo com algumas marcas menos "comerciais". No mundo ideal a Qualidade deveria ser a principal razão da etiqueta, mas nem sempre é assim.

Hoje é mais simples comunicar, mas ainda há muito caminho a fazer para derrubar preconceitos.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 10 2020, 12:13

Tudo está bem até que...

Já referi algumas vezes que os dois principais eixos que foram regendo a construção deste sistema são:
- Orçamento;
- Conhecimento.

Repito esta ideia porque disse que tínhamos percebido que o McLaren trazia dentro dele um pré de phono bom, ao escutarmos o mesmo álbum em vinil e cd percebíamos que não havia muita diferença e em alguns casos a escuta em vinil ultrapassava o cd (nem que fosse pela diferente masterização... perceber esse trabalho de masterização já nos deixava confortáveis com o resultado, era bom sinal).

Pelo caminho fomos lendo (aqui e em outros lugares) sobre a importância do pré de phono num sistema com gira-discos e a curiosidade foi crescendo. As experiências com essa peça não estavam a aparecer, mas como quem espera sempre alcança, um dia a coisa aconteceu. O sistema não era o nosso e não levamos nenhuma das nossas peças para termos referências, mas a troca de prés (foram testados três) num mesmo sistema deu para perceber como eles são importantes (cada um dos três valia mais do que o nosso sistema todo, ainda assim as diferenças eram notórias em termos de desempenho e características).

Entretanto fomos para os Açores e um ano passou, no regresso um passeio até casa do senhor Carlos Meda lá nos possibilitou a experiência esclarecedora: testamos o nosso sistema com o pré de phono do McLaren e com um pré construído por ele. Não restaram dúvidas, o pré integrado não é mau, mas um externo trazia tanta coisa nova!

Tínhamos o Conhecimento sobre a importância do Pré de Phono, tínhamos a referência de um que nos deixava satisfeitos, mas não tínhamos o Orçamento... começou a procura por alternativas.

Já expliquei algures a caminhada feita até à escolha final, pelo meio pensamos num pré muito conhecido por aqui, mas a coisa não se deu. Seguimos a procura e mais uma vez encontramos uma peça que parecia ir ao encontro do que queríamos, mas não havia informação sobre ela (nem o vendedor a tinha de forma clara e completa). Não há duas sem três e lá segui para o contacto directo com o criador do pré de phono, email enviado, a resposta não tardou: vamos conversar.

Conversamos longamente sobre o pré, sobre a história dele e sobre o que orientou a sua construção - técnicas aplicadas.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2227
Pré de Phono de Guilhermino Pereira - Prototipo único que deu origem a uma pequena série vendida na Imacustica.


A descrição do pré revela a sua origem, uma bela coincidência que espantou o próprio construtor - esta peça em particular havia sido vendida a alguém depois de grande insistência, mas estava a mudar de mãos, para as nossas mãos. Talvez este facto tivesse despertado algum interesse adicional às conversas que tivemos e à abertura demonstrada, mas a honestidade foi tal que mais uma vez nos levou a tentar...

Do lado do vendedor tínhamos alguém com o mesmo gosto por estas coisas e a abertura para a experiência foi total - só posso elogiar. Chegado a casa o pré revelou logo as suas qualidades e percebemos de imediato que tínhamos encontrado algo do nosso agrado: o som abriu em todas as direcções, as altas frequências apareciam melhor definidas e finamente desenhadas, as zonas intermédias (médias altas e baixas) tinham uma presença clara e sem esforço, no meio havia uma sensação de naturalidade, nas baixas a rapidez tornava toda essa zona do espectro dinâmica e orgânica.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2228

O lugar do pré de phono é mesmo esse que a imagem retrata, ele fica entre o gira-discos e o amplificador. O trabalho que ele faz é de grande importância, ele tem que pegar com cuidado num sinal que é pequeno e frágil, tem que o transportar por um caminho onde o deve tratar tão bem que ele crescerá e apresentar-se-à ao amplificador pronto para que este trate do resto. Às colunas chegará o fruto deste caminho e já diz o povo "colhe-se o que se semeia".


O sistema em volta do Lenco está apresentado e é este sistema que nos tem possibilitado escutar Música, nos tem possibilitado aprender sobre Música e, porque também acontece, sobre Audio. Ele é o nosso livro de estudo, não é o mais actual dos livros e também não é o mais esclarecedor, mas no fundo "as coisas são o que nelas colocamos" e a nossa mente continua aberta como no primeiro dia.

Não sabemos se este é o pré definitivo (estamos a aguardar os resultados do pré AAP e mais experiências em que este possa participar), nem se não mudaremos outras ou todas as peças, contudo sabemos que o sistema serve para nos dar Música e este não está nada mal nessa tarefa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySex Jan 10 2020, 12:54

José Miguel escreveu:
(...) sabemos que o sistema serve para nos dar Música e este não está nada mal nessa tarefa. Wink
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 874774 Ora, aí está bem plasmada a utilidade de um sistema. Para algumas individualidades, serve de alimento ao status...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer Jan 14 2020, 09:18

José Miguel escreveu:
...
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Imag2210

O lugar do pré de phono é mesmo esse que a imagem retrata, ele fica entre o gira-discos e o amplificador. O trabalho que ele faz é de grande importância, ele tem que pegar com cuidado num sinal que é pequeno e frágil, tem que o transportar por um caminho onde o deve tratar tão bem que ele crescerá e apresentar-se-à ao amplificador pronto para que este trate do resto. Às colunas chegará o fruto deste caminho e já diz o povo "colhe-se o que se semeia". ...

Nunca tinha visto o papel do "phono" ser explicado com tanto carinho ... mesmo se pelo meio esqueçeste-te de mencionar a correção RIAA que é fundamental Wink . Mas não é isso o mais importante e continuo admirativo pelo pragmatismo e paciência com o qual voçês construiram ... e vão continuar a construir esse sistema. No entanto não me pareçe que a descrição esteja acabada ... entre o gira, o phono, o amplificador e as colunas existém "peças de audio" vulgarmente chamados de cabos que para alguns influenciam consideravelmente o resultado final !...

Existém também moveis, suportes e outros acessorios que quando utilisados com "pragmatismo e paciência" podem amelhorar o desempenho do sistema. Que tal nos explicar o vosso caminho em relação a todas estas coisas ???... vejo placas de granito e marmore que não devem andar por ai como decoração, a menos que sim Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer Jan 14 2020, 17:38

TD124 escreveu:
... ... ... existém "peças de audio" vulgarmente chamados de cabos que para alguns influenciam consideravelmente o resultado final !...

Existém ... ... ...

Aí existem!...  Existem... dvil

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 82452293_2964597473661069_8920694803763560448_o.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=bffSQ_K5H20AQlGWL6EXM7rS1i9--imOH_wwVx6RCTZQp-CdQPQjev1VQ&_nc_ht=scontent.flis6-1
E... o entrançado dos ditos é da maior importância1...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer Jan 14 2020, 18:26

reirato escreveu:
TD124 escreveu:
... ... ... existém "peças de audio" vulgarmente chamados de cabos que para alguns influenciam consideravelmente o resultado final !...

Existém ... ... ...

Aí existem!...  Existem... dvil

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 82452293_2964597473661069_8920694803763560448_o.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=bffSQ_K5H20AQlGWL6EXM7rS1i9--imOH_wwVx6RCTZQp-CdQPQjev1VQ&_nc_ht=scontent.flis6-1
E... o entrançado dos ditos é da maior importância1...

king


O saudoso Juca Chaves dizia'' por causa de um bom rabo eeehhhh digo cabo...muitas vezes se perde a cabeça Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 317942
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua Jan 15 2020, 12:36

TD124 escreveu:


(...)

Existém também moveis, suportes e outros acessorios que quando utilisados com "pragmatismo e paciência" podem amelhorar o desempenho do sistema. Que tal nos explicar o vosso caminho em relação a todas estas coisas ???... vejo placas de granito e marmore que não devem andar por ai como decoração, a menos que sim Laughing  

cheers
antpaubarcar escreveu:
reirato escreveu:

(...)
E... o entrançado dos ditos é da maior importância1...

king



O saudoso Juca Chaves dizia'' por causa de um bom rabo eeehhhh digo cabo...muitas vezes se perde a cabeça Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 317942


Eu não tinha pensado falar de cabos e móveis, mas posso deixar algumas palavras.

Sobre móveis não há nada a dizer, nunca tivemos um dedicado e honestamente nem sei que efeitos esses móveis poderão ter num sistema. Percebo a necessidade de firmeza e estabilidade, de regulação para nivelar as coisas, do trabalho de minimização das vibrações, mas os que me parecem ter tecnologia suficiente para isso custam mais que o nosso sistema e por isso vamos usando o que a sala tem. Smile

As pedras foram uma dica para uso no gira-discos e para começar compramos duas... uma de mármore e outra de calcário. Experimentamos as duas separadamente e sobrepostas com isolamentos entre elas - no som não notamos "nada", mas notamos que o "disparar" do braço do Lenco se fazia notar menos nas colunas.

Bem sei que há quem perceba os efeitos da alteração da base, mas os nossos ouvidos não chegaram até aí...

Porque usamos o calcário no Lenco em vez do mármore?
Por definição (teoria, pois claro!) o calcário será melhor a eliminar vibrações e fica mais bonito. Smile

Todas as pedras (até as das colunas) têm três pés que permitem trabalhar o nível, para justificar mais qualquer coisa.



Os cabos já merecem algo mais em termos de palavras, eu reconheço o efeito dos cabos e por isso guardo algum respeito pelo tema. Mais um vez baseado na experiência que tenho/temos: os cabos alteram o som final, mas o que me interessa mesmo é como alteram, por isso a minha opinião seguiu no sentido semelhante ao que penso sobre os equipamentos, a saber, os cabos têm que produzir efeitos em todas as gamas do espectro ou não me interessam.

Quando leio sobre cabos e vejo opiniões a indicar apenas uma zona do espectro, temo que a utilização desse cabo seja meramente para equalizar o som - claro que respeito quem o queira fazer e aceito todos os gostos, isto é um defeito, mas quando aceite/afirmado para mim merece respeito e pode ajudar outros.


Quem ler todo este tópico vai reparar que cada alteração que fizemos tocou no espectro todo, logo quando trocamos de cabos sentimos isso mesmo: todo o sinal foi alterado.

Nós usávamos uns cabos que vieram com as colunas e que hoje estão em casa de um amigo, não me recordo da marca... eles foram trocado pelos Blue Series Studio Grade e notamos que as altas frequências ganharam um pouco mais de liberdade/espaço, passou a existir um pouco mais de luz; a gama média tornou-se um pouco mais arejada; as baixas frequências apareciam com um pouco mais de precisão/pormenor.

Fizemos uma experiência com dois cabos para ligar o Pré de Phono, chegaram até nós dois cabos da Sommer e o de 2,5mm foi o que ficou e mais convenceu. Ele foi o que revelou mais em toda a linha, o outro tendia para mexer apenas nas baixas frequências, dando-lhes um ligeiro aumento do corpo.



Basicamente é isto que posso fizer, a posição sobre os cabos é aberta a novas experiências e falta-nos experimentar em casa os efeitos dos cabos de corrente (no amplificador em especial), porque fora de casa já vimos que a coisa se altera. O nosso receio é que a alteração do cabo resulte num "ganho" artificial de uma das gamas do espectro ou num aparente "boost" que acaba por se revelar contraproducente.

A seu tempo algo surgirá a experiência certa. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyDom Dez 27 2020, 17:11

O sistema entrou no século XXI, no final de 2020... para não repetir, o novo elemento está apresentado aqui:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13654-topping-e30-o-dac-que-chegou-a-nossa-casa#328651

Vamos ver por quanto tempo se aguenta assim, esperamos que bastante. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptySeg maio 09 2022, 20:10

Este tópico nasceu aquando da nossa chegada a Espinho, 2019 estava quase a terminar. Hoje as coisas em teemos de sistema estão quase iguais, contudo a sala mudou... mais uma vez.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20220510

Isto ainda está uma confusão, mas já toca qualquer coisita. Não está tudo no seu lugar, o chão ainda é suporte...

O som é outro, mais uma sala, mais uma experiência do sistema - não estou certo das palavras a usar, por isso hoje fica assim e um destes dias volto para abordar melhor os desafios desta "sala" que se abre por trás das colunas e cria um grande espaço (curiosamente as baixas frequências estão quase bem, algo soltas, mas bem presentes).


Quem quiser pode falar de áudio aqui, não haverá guerras. Smile

TD124, tomaz, mannitheear, ricardo.canelas e ruife gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer maio 10 2022, 09:56

José Miguel escreveu:
(...) contudo a sala mudou... mais uma vez.
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20220510

O som é outro, mais uma sala, mais uma experiência do sistema (...)

Quem quiser pode falar de áudio aqui, não haverá guerras. Smile

Parabens pela sala... pareçe ser algo entre uma mezzanine e um sotão, a parte aberta por tràs é um inconveniente que por vezes se transforma em avantagem, sò tu poderàs verificar com o uso. Espero que o chão seja bem rigido e feito com uma laje de betão armado senão para as colunas e as electronicas pousadas no chão vai ser um ninho de problemas...

PS: Essa sala lembrou-me a sala de um cliente... quando fores mais crescido poderàs ter um sistema assim mas a coleção de vinis vai ser mais complicado Laughing
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Thumbn14

mannitheear gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer maio 10 2022, 19:49

O Paulo não se poupou na memória - que bela sala essa que está por aí. Wink

A nossa, um pequeno mezzanine, é mais simples, modesta mesmo. Acabamos por colocar lá o sistema, inicialmente não tínhamos isso em mente, mas o espaço fica catita. Como disse ontem, estava com receio que as baixas frequências desaparecessem, as colunas são de caixa selada, mas o espaço para trás é aberto até ao nível do chão (rés-do-chão). Não se passou o pior, eu sinto algum arrastamento, mas a casa ainda está a ser preenchida e isso vai alterar as coisas no final.

Para já não nos podemos queixar muito, tem sido divertido fazer rodar (mesmo em ficheiro) alguns discos, podemos abusar um pouco mais no volume e isso por si só já é uma forma de descobrir uma outra face dos álbuns mais conhecidos. A imagem fica centrada e o "ar" em volta de cada elemento torna-se presente... por falar em ar:

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20220511

Vamos beber um copito enquanto se ouve algo ao fundo... além dos passaritos. Sobre a sala e sistema darei mais notícias, as coisas não são para ficar no chão, o amplificador e gira-discos deverão passar para a lateral direita da imagem, ou seja, para a lateral do sofá. Os cabos de coluna passarão a ter mais uns metros, seguirão por baixo da carpete... é esse o plano, para já. Wink

mannitheear gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyTer maio 10 2022, 22:20

José Miguel escreveu:
Este tópico nasceu aquando da nossa chegada a Espinho, 2019 estava quase a terminar. Hoje as coisas em teemos de sistema estão quase iguais, contudo a sala mudou... mais uma vez.

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20220510

Quem quiser pode falar de áudio aqui, não haverá guerras. Smile

Muito simpático esse espaço, talvez complicado de afinar mas isso não tira nada à simpatia.
E espero bem que sim, que seja um espaço de paz. Sobretudo de paz musical!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua maio 11 2022, 08:45

José Miguel escreveu:
... Para já não nos podemos queixar muito, tem sido divertido fazer rodar (mesmo em ficheiro) alguns discos, podemos abusar um pouco mais no volume e isso por si só já é uma forma de descobrir uma outra face dos álbuns mais conhecidos. A imagem fica centrada e o "ar" em volta de cada elemento torna-se presente... por falar em ar:

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). 20220511...

Vejo que não foi sò a sala que mudou! Aparentemente estão numa vivenda e com um jardim... jà podem ouvir mais alto e mesmo adoptar um serra da estrela Laughing

Vejo também que (enfim) se convertiram ao branco e que degustam um encruzado... muito bem, não importa quando mas é importante que as coisas aconteçam Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua maio 11 2022, 17:04

agorgal escreveu:


Muito simpático esse espaço, talvez complicado de afinar mas isso não tira nada à simpatia.
E espero bem que sim, que seja um espaço de paz. Sobretudo de paz musical!

Agradeço/agradecemos as palavras! Wink

O desafio de "afinar" o som será algo que nos ocupará mais algum tempo, mudanças e trabalho não permitem a dedicação que gostaríamos de ter. O encher da casa (no corredor que fica para baixo do mezzanine terá estantes com livros em toda a sua extensão) creio que vai ajudar.

Caso tenha ideias ou queira passear até Ovar, a nossa nova morada, sabe que será muito bem-vindo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQua maio 11 2022, 17:10

TD124 escreveu:


Vejo que não foi sò a sala que mudou! Aparentemente estão numa vivenda e com um jardim... jà podem ouvir mais alto e mesmo adoptar um serra da estrela Laughing

Vejo também que (enfim) se convertiram ao branco e que degustam um encruzado... muito bem, não importa quando mas é importante que as coisas aconteçam Wink

Os animais de estimação são para pessoas muito organizadas e responsáveis, logo não são para nós... (já vivemos com uma Cocker, neste momento não dá). Smile

A nossa pequenina casinha tem um jardim e pátio, estar ao ar livre com sol convida a beber um branco - depois de uns meses penosos, um copito sabe mesmo bem!

O Paulo já sabe, se passar por estes lados nas suas férias, apite. Ovar fica a caminho do Porto, vindo do seu local de férias mais habitual. Wink
Não conte com um som ao nível do que tem por aí, mas juntaremos uns trocos para continuar o caminho - como bem disse, pode demorar, mas se acontecer estará tudo bem. Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). EmptyQui maio 12 2022, 09:19

José Miguel escreveu:
... Os animais de estimação são para pessoas muito organizadas e responsáveis, logo não são para nós... (já vivemos com uma Cocker, neste momento não dá). Smile

A nossa pequenina casinha tem um jardim e pátio, estar ao ar livre com sol convida a beber um branco - depois de uns meses penosos, um copito sabe mesmo bem!

O Paulo já sabe, se passar por estes lados nas suas férias, apite. Ovar fica a caminho do Porto, vindo do seu local de férias mais habitual. Wink ... 

È por isso que nòs sò temos gatas... ao menos são independentes e fora lhes dar os croquetes o resto elas dão conta sozinhas e de vez em quando là apanham um passarinho ou um lagarto para a sobremesa Razz

Também eu neste momento aprecio, mais do que é habito, um copito pois a quantidade de trabalho tém-me afastado da vida social habitual e mesmo de alguns prazeres solitarios como ouvir musica ou relaxar com um branco na mão!... Mad

Este ano as férias vão ser improvisadas e vai ser uma semanita para aqui e outra por acolà pois tenho vàrias coisas no fogão e não posso me afastar, estou a acabar o Dac arno e tenho o fono por detràs o que me dà a impressão de estar a industrialisar a minha produção intelectual... Rolling Eyes

Mas, a distância entre Montpellier e o Porto é a mesma nos dois sentidos. Se tiverem voçês vontade de visitar um lugar entre montanha, leziria, floresta, praia e vida cultural intensa jà sabem que téem um quarto para voçês. Aqui ainda não perdemos o sentido do acolho e entre nòs e os amigos haverà muito para ver, beber, comer, ouvir e descobrir... pode ser uma destinação de férias empolgante e mesmo inesquecivel, pensem nisso Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty
MensagemAssunto: Re: Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).   Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019). Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lenco e tal - a caminhada até aos dias de hoje (final de 2019).
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Días sin IVA
» Ora bons dias!
» Bons dias
» Aproveitar os dias
» Há dias de sorte...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: