Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pro-ject P1 1st Anniversary 2011

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
José Eusébio




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/11/2019

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 07 2019, 07:24

Bom dia.

Recebi de prenda o meu primeiro Gira-Discos, um Project P1 1st Anniversary, e tenho estado a ler bastante sobre o tema, mas, hà sempre algumas partes que me escapam, e gostaria de ter a opinião de quem sabe sobre o assunto.

Para além de gostar de ouvir musica e de não passar sem ela, nunca me dediquei a ouvi-la com qualidade, nunca tive ninguém para discutir sobre o assunto e a unica aparelhagem que tive foi uma mini-aparelhagem onde so punha cassetes nos idos anos 90. N familia, nunca houve nada semelhante a tal coisa que era um amplificador ou gira-discos. Tenho mesmo muito a aprender.

Jà deu para perceber que não é um giradiscos com pré-amplificador, mas serà que tenho de comprar um ou basta-me ter o amplificador?

Gostaria de saber também que tipo de amplificador me aconselham para começar. A saber, em 2a mão é uma opção a ter em conta

Um muito obrigado,

José
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 07 2019, 09:33

Bom dia!!

O primeiro passo está dado e já tem um gira-discos, agora faltam as restantes peças para montar o sistema.

Pela sua mensagem imagino que já tenha colunas, se assim for, pense no orçamento para um amplificador.

Se quer gastar pouco, procure um amplificador integrado com "Phono", ou seja, que já tenha pré amplificação dedicada para gira-discos - experimentar é uma regra de ouro, por isso diga a zona de preferência para procurar e surgirão dicas.

Caso possa gastar mais, pode comprar um amplificador integrado sem "Phono" e comprar um Pré de Phono dedicado externo, que pode resultar em algo melhor, mas claro que mais caro.


Ah! Partilhe que colunas tem, caso alguém conheça pode recomendar alguma parceria que tenha dado bons resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
José Eusébio




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/11/2019

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 07 2019, 12:42

Olà @Jose Miguel, Desde jà um grande obrigado pela resposta.

Podes-me tratar por tu sem qualquer objecção. Sou José e pronto. O lugar onde me encontro é em Bruxelas (daì alguns acentos estarem ao contrario, para ser mais rapido), e o meu fundo de maneio é curto, pois vamos ter o 2° filho nos proximos meses que se seguem. Daí o facto de 2a mão não ser problema.
Não, ainda não tenho colunas. Eu devo parecer um autentico Alien na exposição do meu problema, mas estou mesmo com muita vontade de começar a ver uns discos rolar e, claro està, a ouvir.

Vou começar a procurar, então, um amp com pré-phono e ja venho com algumas propostas.

Muito obrigado,

José
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 07 2019, 16:39

Boa tarde!

Vamos lá continuar, agora que sei que também precisa de colunas, já fica mais evidente que tem mais passos a dar. Wink


Caso o sistema seja para um apartamento, pense num amplificador integrado com entrada de "Phono" (terá sempre essa descrição quer no próprio amplificador quer nas características que facilmente encontrará na internet.
Integrado com Phono tem algo como isto:
https://www.2ememain.be/a/tv-hi-fi-video/amplificateurs-ampli-syntoniseurs/m1474607641-yamaha-a-s300-stereo-receiver-for-amplifying-home-audio.html?c=efb2ef4dc323389c4f92ed10afa33e3a&previousPage=lr
Eu não conheço esse em particular, mas tem boas revisões.

Como disse, também pode aproveitar oportunidades de compra em separado, como este:
https://www.2ememain.be/a/tv-hi-fi-video/amplificateurs-ampli-syntoniseurs/m1477364038-ampli-audiophile-atoll-in50.html?c=efb2ef4dc323389c4f92ed10afa33e3a&previousPage=lr
mais este:
https://www.2ememain.be/a/tv-hi-fi-video/amplificateurs-ampli-syntoniseurs/m1412703079-preampli-nad.html?c=efb2ef4dc323389c4f92ed10afa33e3a&previousPage=lr
Para começar, esse Nad pode ficar baratinho.


Queria deixar exemplos de colunas, mas... vi umas Triangle:
https://www.troc.com/fr/enceintes/enceintes-colonne-triangle-antal-p11932685182


A procura a partir daqui não é grande coisa e a falta de tempo não ajuda, mas partilhe procuras suas e as opiniões irão aparecer.

Deixo essas sugestões com preços simpáticos, mas há mais e melhores... com outros preços, claro.


Ir para o topo Ir para baixo
José Eusébio




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/11/2019

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Novo caminho   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptySeg Nov 18 2019, 08:57

Olá José Miguel.

Estive out durante alguns dias, mas estive atento ao que me tinha aconselhado. Reflecti bastante e andei a pesquisar outros campos, como um que me tinha acoselhado atras. RECEIVERS.

E porque não começar com algo que me interessa ha bastante tempo, um Home Theater. estive a ver, pela internet fora e o que existe mais, principalmente na Amazo, que é onde eu compro mais, são os Onkyo. outro é este Denon AVR-X2500h. Tem phono e posso começar a construir um Home Cinema a partir de là, o que me parece mais inteligente para quem tem um orçamento limitado.

O que lhe parece?

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptySeg Nov 18 2019, 19:24

Eu não gosto de misturas...
um sistema dedicado ao audio 2.0, e pronto.
vai pesquisando aqui no forum por referências
de bons amps, vais encontrar por ex. o Pionner A400
o Nad 3020i entre outros.
decerto que vais encontrar algo no mercado de usados.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyTer Nov 19 2019, 01:02

Bom dia!

Eu não poderei ser grande ajuda com os Receivers pensados para Cinema em casa, nunca usei nenhum.

O que eu posso dizer é que a compra deve respeitar a ordem de prioridades que tem, seja ela qual for. Se quer ouvir Música nas melhores condições, um sistema dedicado é melhor, mas se tem interesse em usufruir do seu gira-discos de forma descomprometida e aproveitar a vertente de cinema (7.2, com todas as colunas possíveis espalhadas pela sala para Cinema e apenas as duas frontais para Música), então colocar tudo ligado num receiver poderá ser a solução para si.


Eu bem sei que esta resposta não ajuda muito, mas neste caso tem mesmo que pensar no que melhor servirá os seus objectivos, porque em sua casa é você que vai usar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyTer Nov 19 2019, 19:15

Se não dá muita importância ao home cinema pq não comprar apenas uma barra de som para a TV?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQua Nov 20 2019, 09:58

O Denon que aponta parece um solução de compromisso entre home cinema e música interessante.
Podemos gostar de ouvir música sem ser purista no que ao stereo diz respeito. E, por razões de espaço e/ou orçamento, optar pelos sistemas av, mais versáteis e não menos competentes.

Existem amplificadores multicanal de elevada qualidade que não ficam envergonhados em se medirem com amplificadores stereo do mesmo nível de preço. Sem citar marcas esotéricas e dispendiosas: Os amplificadores AV Pioneer da gama Elite estão à altura dos melhores amplificadores stereo da marca.

Como em tudo mais no áudio: as decisões deverão ser tomadas tendo em conta as reais necessidades/desejos de cada um sabendo-se que serão também um compromisso entre o orçamento disponível, o espaço para a instalação e, porque não dizê-lo, o gosto pessoal no que ao tipo de som e estética dos equipamentos diz respeito.

Como está na Bélgica tem acesso a bons mercados de equipamentos áudio usados (aí ao lado também a Holanda). Pondere as suas necessidades, o que deseja ou precisa de ter: outras fontes (por ex. blu-ray, cd, streaming), colunas (stereo, 3.0, 3.1, 5.0, 5.1, 7.1... de chão, estante, mini), desenhe o espaço e a colocação dos equipamentos e depois parta para a procura do que melhor se enquadra nessas suas opções. E, se possível, ouça (sobretudo o conjunto amplificador-colunas) antes de pagar. Nisto as lojas físicas são imbatíveis.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQua Nov 20 2019, 16:11

Esta resposta do Agorgal diz tudo e coloca as coisas de forma simples, completamente de acordo! Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 22692


Tente experimentar antes de comprar e compre de acordo com os seus objectivos, caso se sinta confiante espreite o mercado de segunda mão, porque está mesmo no centro da Europa e deve ter boas oportunidades. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Eusébio




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/11/2019

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQua Nov 20 2019, 20:41

Boa Noite.

Continuo a adorar estar aqui convosco. Vejo este post como um verdadeiro debate entre mim, que não (ou pelo menos, ainda) compreende nada, menos que um leigo, e vocês, mestres do som.

Infelizmente, e por isso peço desculpa, não consigo vir aqui com outra regularidade que não esta, pelo menos agora, e so posso responder devagar.

Retive todas as informações que me têm dado, nas quais saliento:

agorgal escreveu:

Podemos gostar de ouvir música sem ser purista no que ao stereo diz respeito. E, por razões de espaço e/ou orçamento, optar pelos sistemas av, mais versáteis e não menos competentes.

Como em tudo mais no áudio: as decisões deverão ser tomadas tendo em conta as reais necessidades/desejos de cada um sabendo-se que serão também um compromisso entre o orçamento disponível, o espaço para a instalação e, porque não dizê-lo, o gosto pessoal no que ao tipo de som e estética dos equipamentos diz respeito.

Como está na Bélgica tem acesso a bons mercados de equipamentos áudio usados (aí ao lado também a Holanda).


Eu sempre ouvi musica e pautei-me pela mesma pelos gostos que tenho na vida no que a tudo diz respeito, mas, infelismente, nunca me interessei por aprimorar o meu ouvido ou descobrir mais além do que o mortal comum, senão agora. é certo que nunca é tarde, mas estou a anos luz de um conhecimento dito bàsico. para verem, a seguir ainda vou entrar no campo das colunas. Jà là vamos Smile

O mercado destes paises varia bastante, é verdade, mas para terem uma noção, e como gosto muito de fotografia, as melhores coisas de fotografia que encontrei em segunda mão, eram quase ao preço do mesmo material, mas em novo. Eles são um pouco "Tio Patinhas", e por isso, secalhar, têm o que têm. Mas continua-se a encontrar muita coisa boa, mas também não deixa de ser cara. Holanda ainda vou investigar.

O que não compreendi foi a diferença entre sistemas AV e Receptor. e serà que posso ligar um amplificador a um Receiver, mais tarde, por exemplo, ou apenas estou a repetir sistemas? Eu sei que o Receiver é uma espécie de [i]all in one[i], mas até que ponto posso "completà-lo".

Quanto às colunas, quero começar com o mais bàsico, para poder começar a tirar partido do gira-discos e, a pouco e pouco, completar par o Home cinema, sabendo que ele não é a prioridade.

nbaptista escreveu:

Se não dá muita importância ao home cinema pq não comprar apenas uma barra de som para a TV?


Quanto a esta barra de som, são aquelas horizontais que normalmente estão por debaixo da tv, não?

Agradeço-vos a todos pelas opiniões e, deixem-me dizer que, são todas importantes para mim.

santa santa santa
Ir para o topo Ir para baixo
José Eusébio




Mensagens : 17
Data de inscrição : 06/11/2019

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQua Nov 20 2019, 20:45

José Miguel escreveu:
Bom dia!

Eu não poderei ser grande ajuda com os Receivers pensados para Cinema em casa, nunca usei nenhum.

O que eu posso dizer é que a compra deve respeitar a ordem de prioridades que tem, seja ela qual for. Se quer ouvir Música nas melhores condições, um sistema dedicado é melhor, mas se tem interesse em usufruir do seu gira-discos de forma descomprometida e aproveitar a vertente de cinema (7.2, com todas as colunas possíveis espalhadas pela sala para Cinema e apenas as duas frontais para Música), então colocar tudo ligado num receiver poderá ser a solução para si.


Eu bem sei que esta resposta não ajuda muito, mas neste caso tem mesmo que pensar no que melhor servirá os seus objectivos, porque em sua casa é você que vai usar. Wink


Esta resposta ajudou-me bastante pois, como respondi no post anterior, serà um pouco isto que quero fazer; não descurar o Home cinema, mas ter o espaço de relevo par o gira-discos, ou seja, começar mesmo por ele.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 21 2019, 00:24

Exato, essas barras de som são as que estão horizontais debaixo da TV.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 EmptyQui Nov 21 2019, 02:20

José Eusébio escreveu:

(...)
O que não compreendi foi a diferença entre sistemas AV e Receptor. e serà que posso ligar um amplificador a um Receiver, mais tarde, por exemplo, ou apenas estou a repetir sistemas? Eu sei que o Receiver é uma espécie de [i]all in one[i], mas até que ponto posso "completà-lo".

Quanto às colunas, quero começar com o mais bàsico, para poder começar a tirar partido do gira-discos e, a pouco e pouco, completar par o Home cinema, sabendo que ele não é a prioridade.
(...)

Bom dia!

Há sempre muitas possibilidades, mas cada uma corresponderá a um orçamento diferente para fazer face.

Vejamos um exemplo:
Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Klipsch-Home-Theater-Home-Theater-Systems

No caso da imagem imagine um Receiver como o Denon que referiu, o seu gira-discos e um dvd.

Para ouvir Música apenas usará as colunas frontais (ou seja, aquelas que estão ao lado da televisão no chão) e no limite o subwoofer.

Para ver Cinema poderá usar tudo o que mostra a imagem ou até mais, depende do que pretende montar.



Outra coisa que questiona é a diferença sobre amplificadores - um receiver é um amplificador, apenas tem mais umas funções.

Há receivers que podem servir de pré amplificador e neste caso poderia ligar um amplificador de potência dedicado para a Música - isto não garante que ganhe qualidade de reprodução, terá sempre que pensar nos equipamentos e no que eles conseguem fazer, se o receiver como pré for mauzinho, o resultado final não será bom.


Pode pensar num amplificador Stereo (como Atoll IN50 que sugeri em cima ou outro) e usar as duas colunas de som para Música e Televisão, ou seja, quando estiver a ver um filme, terá melhor som porque as colunas em princípio garantirão melhor qualidade que a televisão.
Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 TagaHarmonyPlatinum_F100v3_lifestyle_2197
(a imagem serve apenas de exemplo)


Repare que não faltarão alternativas, mas não se perca no meio delas... pense bem no que quer e defina o seu orçamento, porque as colunas poderão levar uma fatia maior do que o amplificador.

O "sistema" será tão bom quanto o seu elo mais fraco - compreendendo este princípio, procure o equilíbrio de qualidade entre as várias partes, para que no final tenha gozo a usar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty
MensagemAssunto: Re: Pro-ject P1 1st Anniversary 2011   Pro-ject P1 1st Anniversary 2011 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pro-ject P1 1st Anniversary 2011
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pro-Ject Rpm 5 com célula Ortofon Salsa + Pro-ject Speed Box
»  PRO-JECT PHONOBOX MM vs PRO-JECT PHONOBOX SE II vs VINCENT PHO-8 Phono Stage
» Novos e/ou belos GD
» Dez giras para a historia...
» 40th anniversary of punk

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: