Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??

Ir para baixo 
+8
José Miguel
Hallscool
Mário Franco
galvaorod
TD124
fredy
mannitheear
Goansipife
12 participantes
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyDom maio 19 2019, 22:10

O graal sónico para um amante do áudio que, paralelamente, comungue das práticas audiófilas, mais ou menos acérrimas, é uma busca incessante ao longo do percurso.

Sempre que há uma novidade, principalmente na esfera do chamado High-End, inúmeros amantes desta actividade correm para ouvir, na esperança de um deleite divino da escuta perfeita.

Mesmo que as expectativas não saiam defraudadas, bem pelo contrário, muitas vezes, a opinião prevalecente é sempre de excelência, mas... a perfeição não existe!

Puro engano!  

O ser humano vive também da eterna utopia e, quando esta chega a realidade, gera-se outra.
Contudo, deslocar-me ao 147 da Avenida do Brasil, com a perspectiva de um tão anunciado momento único de superlativa magia de escuta de música registada na memória de um qualquer formato de gravação, confesso, não deixou de ser um misto de enorme expectativa, mas, simultaneamente de enorme dúvida, como sempre me apraz nestas andanças. Crédulo q.b.

Desde já um especial cumprimento a toda a equipa da Imacústica, na pessoa do Manuel Dias e ao amigo de sempre Ricardo Franassovici (Absolute Sounds), pela enorme e sem mácula logística e organização deste evento de audição especial, único e exclusivo na Europa.

Como anfitriãs, tínhamos as tão anunciadas Wilson Audio Wamm Master Chronosonic, acompanhadas das unidades complementares de graves (uma espécie de sub, sem o serem na realidade) Master Subsonic. Eram "alimentadas” pelos impressionantes e poderosíssimos monoblocos da Dan d'Agostino Relentless (1500 Watt a 8Ω, 3000 Watt a 4Ω e 6000 a 2Ω; 250 Kg de peso / cada) e ainda, pelo pré-amplificador, também da Dan d'Agostino, Momentum HD Preamplifier, bem como o DCS Vivaldi One, na fonte e a cabelagem entregue à última geração da Transparente Cable Magnum Opus Generation 5.

Ao todo, estávamos perante um conjunto com um preço simpático que passava os dois milhões de euros.

Deixo os adjectios de crítico, para aqueles que o são, ou julgam ser e que têm jeito para a escrita lírica.

Fica somente o apontamento de muitas vezes, sermos confrontados, nesta gama de excelência de reconhecido High-End, dos equipamentos nos atirarem com a realidade à cara, de uma forma crua e dura.

Desta feita nada disso se passou! Naturalidade, somente a naturalidade de transmitir música tal como ela é, ou melhor dizendo, tal como foi registada naquela memória musical de suporte, para o momento da peça que estamos a ouvir.

Para mim, ao fim destes, praticamente cinquenta anos, de andar a “brincar” com equipamentos electrónicos de áudio, foi o atingir do Graal Sónico, sem qualquer sombra de dúvida, nem escusas de perfeição atingida. Se eu quiser uma perfeição maior, terei de esperar até à geração da próxima utopia, porque esta já se tornou realidade! Mas...só para aqueles que conseguem atingir o inatingível.


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 08:42

A friend of mine was at the High End in Munich and told me that he was flashed (again) by the Wilson Audio presentation.
He said, that the presentation was the only one of the fair which he would rate at 5 points (of 5 possible) because what he heard there was no hifi system but only music!

But instead of a "big" Wilson there was playing only a Sasha DAW and different electronics (Spectral). I don't know the exact price of the system in Munich, it was perhaps about 200.000 which is still very expensive but only 1/10 of 2 millions.

I'm afraid that there are some (actually very few) hifi manufacturers who actually know (want) to achieve the holy grail, but many (most) are lost... at every price, even at much more than 200.000 or 2 million.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 09:05

Agora as imagens. Ontem o aplicativo de upload de imagens do fórum não me deixou processar

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Thumbn10

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Img_0910

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Img_0911
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 11:00

Olá

Claro que existe...
Aqui está a prova... O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  57537
O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Image
smedley
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 11:31

Goansipife escreveu:
(…) Ao todo, estávamos perante um conjunto com um preço simpático que passava os dois milhões de euros. ...

... Naturalidade, somente a naturalidade de transmitir música tal como ela é, ou melhor dizendo, tal como foi registada naquela memória musical de suporte, para o momento da peça que estamos a ouvir.

Para mim, ao fim destes, praticamente cinquenta anos, de andar a “brincar” com equipamentos electrónicos de áudio, foi o atingir do Graal Sónico, … cheers

Desde os anos noventa na minha primeira loja tinha o sentimento que o mercado do audio (ném digo HiFi) jà tinha ultrapassado um cabo intelectual, talvez deveria dizer deontologico. Na primeira década dos anos 2000 e jà instalado numa segunda loja ainda mais High-End tive a certeza que o audio jà tinha ultrapassado todos os limites que o afastam da sua primeira função … o mercado do audio tinha-se tornado indecente e estéril. Dois milhões de euros para atingir o natural !!!...

O preço actual de dois "big monitor" (as colunas professionais de referência nas paredes dos grandes estudios) com os amplificadores associados anda à volta dos 300/400 mil euros e são a referência em electroacustica professional … que é uma disciplina mais pragmatica e séria do que o audio doméstico !!!...

Fica a reflexão e o sentimento que mais o tempo avança … e mais o audio se torna louco O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  21181

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1149
Data de inscrição : 14/04/2017

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 17:36


...E eu que pensava que o Nirvana dos audiófilos fosse a Diana Krall em lingerie, agora umas colunas???
O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Diana-10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 17:40

galvaorod escreveu:

...E eu que pensava que o Nirvana dos audiófilos fosse a Diana Krall em lingerie, agora umas colunas???
O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Diana-10

Habitualmente não gosto dela … mas venho de mudar de ideia, complétamente O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  693932

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2480
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 18:02

galvaorod escreveu:

...E eu que pensava que o Nirvana dos audiófilos fosse a Diana Krall em lingerie, agora umas colunas???
O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Diana-10

Não tenho paciência para as Dianas mas talvez seja este o caminho, a Sra. tem voz, só lhe falta o resto. Possivelmente com uma passagem pelo lado negro da vida poderia ser uma grande cantora.

E em relação à lingerie é como o vinho dá voz aos vivos e vida aos mortos lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 19:03

Vocês falam da Diana Krall e eu na Lady Gaga.

Até ter visto o filme com o Bradley Cooper, não apreciava a Lady Gaga.

Agora acho que é realmente uma mulher linda e cheia de talento!

😉
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2480
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 20 2019, 19:37

Amigo Gonçalo regozijo-me com o seu prazer (isto soa mal scratch ) essas colunas devem ser monumentais, assim como o restante equipamento.

Quanto à naturalidade com que transmite a música tal como foi registada, acredito que nalguns casos seja possível, mas tenho dúvidas de que seja isso que objectivam.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 02:23

Goansipife escreveu:
Agora as imagens. Ontem o aplicativo de upload de imagens do fórum não me deixou processar

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Thumbn10

(...)

Aproveito esta imagem para agradecer a partilha, aí está uma experiência que gostaria de ter. Wink


Talvez fosse esse o sistema que me fizesse pensar em trocas. dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 10:51

José Miguel escreveu:
Goansipife escreveu:
Agora as imagens. Ontem o aplicativo de upload de imagens do fórum não me deixou processar

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Thumbn10

(...)

Aproveito esta imagem para agradecer a partilha, aí está uma experiência que gostaria de ter. Wink


Talvez fosse esse o sistema que me fizesse pensar em trocas. dvil

Chamem-me louco, mas eu não gostaria de ter esta experiência, não fosse eu gostar...

Além de não ter casa para colocar aqueles monstros na sala (que para mim, esteticamente são feios), também não tinha dinheiro para este sistema, e a partir daí fazer comparações com o que tinha em casa O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  57537

Talvez seja mais adepto de um sistema mais simplista...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 12:11

Mário Franco escreveu:
Amigo Gonçalo regozijo-me com o seu prazer (isto soa mal scratch ) essas colunas devem ser monumentais, assim como o restante equipamento.

Quanto à naturalidade com que transmite a música tal como foi registada, acredito que nalguns casos seja possível, mas tenho dúvidas de que seja isso que objectivam.

Não Amigo Mário, Naturalidade é a melhor forma que posso descrever aquilo que ouvi. E ouvi de tudo. Desde ópera a fado, passando por rock mais e menos pesado, jazz, pop, intervenção, etc.

As gravações não foram aquelas tais... muito audiófilas, mas sim o normal / comercial. Pese embora eu considere cada vez mais esta frase uma falácia, porquanto todos nós escolhemos uma boa edição [dita muitas vezes audiófila] em detrimento de uma outra menos conseguida, se nos colocarem lado a lado ambas [com a mesma interpretação].

O sentimento percebido era como estivesse numa grande praça e, de repente, aparecesse um ou mais músicos a tocarem / cantarem sem mais nem menos, assim como real e naturalmente são. Sem "prelimpimpins", que muitas vezes, mesmo nesta gama de grande luxo, percebemos.

Por outro lado, quem segue estas coisas, há muito sabia que Dave Wilson se dedicava em exclusivo a um [este] projecto, que levou anos de desenvolvimento, deixando aos seus filhos, principalmente a Daryl Wilson, a responsabilidade pelo desenvolvimento de outras referências da marca. Quis a morte, prematura, que ele não desaparecesse sem terminar o seu projecto.

Neste desenvolvimento estava exactamente a obsessão em obter um produto de Estado da Arte no sentido do "som perfeito". Enfim... é um projecto de vida.

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 462
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: O Graal Sónico existe...   O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 14:07

O meu obrigado ao Gonçalo pela descrição da sessão da Imacústica à qual infelizmente não pude assistir e a todos os que participaram no debate gerado.
Aproveito a oportunidade para relembrar aos participantes do jantar de Sexta Feira e informar os restantes ...
..."Audioanalógicos"...de que na próxima Quinta Feira ( 23/5/2019) pelas 14 horas vai estar aberto ao
 publico o Museu Faraday no Instituto Superior Técnico .
É um museu dedicado á preservação de equipamentos de todo o tipo de electrónica incluindo alguns equipamentos de audio vintage pelo que todos estão convidados a passer por lá, na certeza de que não se vão arrepender.
Então...até Quinta Feira...
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 14:47

I'm also very grateful to the friend Gonçalo for bringing up this topic, because it shows me that the audio world is widely sleeping and trapped in a misconception.

Most think, reproduced (acoustic) music IS something different to a real concert, because the experience teaches us so, and this believe is confirmed again and again by new experiences and the opinion of almost all people I know which are interested in audio.

We all here heard many audio systems at the homes of friends, in hifi shops and on audio shows. So did I, but to be honest, especially the demos in shops and fairs are seldom really convincing. My guess is, that 70% are essentially crap, 29,9 % acceptable, good or very good and only very very seldom it occured that the reproduced music sounded somewhat real or natural. I remember 4 or 5 audio presentations in my whole life which came more or less close to reality, at least with certain musical genres, smaller ensembles and audiophile recordings! And this had little to do with money, some of the most expensive systems sounded very artificial and bad. And all that crap find's a customer in the end...

But the demo Gonçalo described here seemed to be convincing with all genres and even "normal" recordings!

So, it's possible!

Most audio companies claim that their products are developed and built to sound as close to real as it gets. But I don't believe that, because the outcome ist too often not really good. If more designers and companies were so passionate about a natural and real sound reproduction as David Wilson was, the industry would be different and a convincing system could be realized for much less than 2 millions!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 15:16

mannitheear escreveu:
A friend of mine was at the High End in Munich and told me that he was flashed (again) by the Wilson Audio presentation.
He said, that the presentation was the only one of the fair which he would rate at 5 points (of 5 possible) because what he heard there was no hifi system but only music!

I would rate that room as competent at best. For some reason Wilson were not so prominent this year, largely eclipsed by Magico and YG.

To compare that modest Wilson setup to the Imacústica presentation seems very inappropriate, at least imho. I can only wonder how the Imacústica  system would have sounded with an MSB Select in place of the DCS Smile


O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Dsc_2010
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 15:53

Dear Manfred

I completely agree with you! I remain convinced that it's possible to achieve this level of sonic performance for much less money. Shasha DAW is a very good example and many others.

But I'm also convinced the Man [Dave Wilson] thought many years ago "Can I get it?" and yes, he got it!

At the same time I suppose that Wilson Audio don't have any other gear in its "portfolio" like this excentric one and never will, cause what it was told was "this is the unique pair of loudspeakers made until now".

Still, in my "miss understanding" I gather it won't be easy to sell it. Even for the millionair customers like CR7, Messi's or someone else with an huge fortune.

However, I was also hopeful of one day listening the "Holy Graal" of the sound once and I listened

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 16:08

Pmoura43 escreveu:


Chamem-me louco, mas eu não gostaria de ter esta experiência, não fosse eu gostar...

(...)

Há coisas que observamos, experimentamos, tocamos, ... e não queremos levar para casa. Mas o que eu queria mesmo era experimentar e gostar. Wink


Nunca ouvi um sistema de milhões, mas já ouvi de centenas de milhares e quando cheguei a casa não tremi perante o nosso que nem milhares custa. Smile


As experiências ajudam a crescer e aprender, o preço do sistema não foi pedido a quem participou da experiência e com certeza quem experimentou aprendeu alguma coisa.



Há muitas críticas ao preço das colunas (não só aqui), mas será que é mesmo o preço que interessa aqui (para lá de quem quer mesmo comprar)?

Quantas colunas mais baratinhas evoluem a partir destas de preços mais crescidos?

A ganhar ficarão todos, desde que não se fechem em preconceitos.


O mesmo raciocínio se pode aplicar à amplificação, fontes, cabos, preparação de sala, ...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyTer maio 21 2019, 17:53

Eu estou em crer que este preço é apenas referência, um marco ou qualquer outra coisa, mas não uma verdadeira etiqueta de preço comercial, numa qualquer rotina deste negócio.

Como José Miguel escreveu algumas vezes podemos estar a produzir projectos sem pensar somente em dinheiro e lucro. Às vezes, produzem-se equipamentos apenas para desenvolvimento, para direccionar e puxar pelas técnicas e tecnologias a capacidades extremas, aumentando cada vez mais as nossas habilidades e competências.

Deste topo até ao mundo real, podemos entender e superar muitas dificuldades e obstáculos até obter um produto muito mais acessível ao comum dos mortais.

Exemplos destes existem na indústria automóvel e noutras actividades e sectores.

Também é claro que depois há um "louco ou outro" disposto a pagar estes preços (quase) irrisórios. Mais isso já são outros 500...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 12:51

mannitheear escreveu:
(…) But the demo Gonçalo described here seemed to be convincing with all genres and even "normal" recordings! ...

Any audio system in the world at no mather the price reproduces recorded music (canned music) ... thanks to that his overall performance depends on the recording quality. If an "imaginary system" is really and completely neutral the results have to be different and in relation to the recordings quality:

Fantastic recording = Fantastic sound
Good recording = Good sound
"Normal" recording = "Normal" sound
Bad recording = Bad sound

The limit of a "perfect" system is the record technical limit, so to avoid any limitations the record quality should be also "perfect". To deny that would be a non-sense in audio world !!!...

Once this said, the system that sounds equally good with normal, bad and excellent records … isn't neutral !

PS: I'm speaking about sound and not of music, since the analysis of this matter is highly personal !!!...

Biz Man

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 13:51

TD124 escreveu:
mannitheear escreveu:
(…) But the demo Gonçalo described here seemed to be convincing with all genres and even "normal" recordings! ...

Any audio system in the world at no mather the price reproduces recorded music (canned music) ... thanks to that his overall performance depends on the recording quality. If an "imaginary system" is really and completely neutral the results have to be different and in relation to the recordings quality:

Fantastic recording = Fantastic sound
Good recording = Good sound
"Normal" recording = "Normal" sound
Bad recording = Bad sound

The limit of a "perfect" system is the record technical limit, so to avoid any limitations the record quality should be also "perfect". To deny that would be a non-sense in audio world !!!...

Once this said, the system that sounds equally good with normal, bad and excellent records … isn't neutral !

PS: I'm speaking about sound and not of music, since the analysis of this matter is highly personal !!!...

Biz Man

cheers

Hi Paulo,

there is a lot to say!

At first, the limit of most systems is way below what we find on good or very good recordings.

Then, a good system extracts more from the recording, even a bad one. Perhaps you remember my experience with the bad Waltz for Debby pressing. It made musically not much sense when I played it on my old turntable. Putting the same, bad pressing on the Anti-Lenco, the perception was much better and the music was much easier accessible!
The good pressing of Waltz for Debby sounded good with my old turntable but even better with the Anti-Lenco. And still is my system not able to separate the ambient noise on this recording so clearly from the music as your system did!

Then, what is a good recording? I listened to old music in Pat's cave and it was very very close to real! Play this on a typical not so sensible arranged high end system much more expensive that Pat's and the reality will in most cases be gone, at best it will be a projection of the event instad of the illusion of actually playing and singing musicians, in the worst the ears will bleed...

And, at last, it's great to have a system which is genre agnostic and will play baroque as well as Mahler, Son Lux or the Köln Concert! I heard once the Shahinian Diapason and it was absolutely perfect with organ music. Closing the eyes transferred me in the church right in front of the instrument and the perception of the big room around. But with opera, the illusion of real was completely gone...

Biz, Paulo!

PS: Did you receive my last mails? I'm very close to do the "next step"...

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 14:27

TD124 escreveu:
mannitheear escreveu:
(…) But the demo Gonçalo described here seemed to be convincing with all genres and even "normal" recordings! ...

Any audio system in the world at no mather the price reproduces recorded music (canned music) ... thanks to that his overall performance depends on the recording quality. If an "imaginary system" is really and completely neutral the results have to be different and in relation to the recordings quality:

Fantastic recording = Fantastic sound
Good recording = Good sound
"Normal" recording = "Normal" sound
Bad recording = Bad sound

The limit of a "perfect" system is the record technical limit, so to avoid any limitations the record quality should be also "perfect". To deny that would be a non-sense in audio world !!!...

Once this said, the system that sounds equally good with normal, bad and excellent records … isn't neutral !

PS: I'm speaking about sound and not of music, since the analysis of this matter is highly personal !!!...

Biz Man

cheers

I really do like agree with you, my friend, but I do not now.

As an huge experience you have you know much better than anybody else that:

First of all "fantastic, good, normal or bad recordings" is something only very few people could talk about, cause It is not a normal thing to watch a recording job;

Secondly, it's possible talk about editions (fantastic, good, normal and bad) and for an exbithion like that one, on the last saturday, is usual you have satisfactory stuff at minimum. On those records is quite easy for you to realize if what you are listening to tends to respect or not the focus with which the recording was made on a large scale.

So it is from this and about this I referred to naturalness and nothing more. Also in a live concert we may have a good or bad concert not for the worth of the performers but for exogenous reasons including acoustic ones. But we have got always naturally perceive of the sound that comes to us so that we can say evil.

In third place it's different to always perceive a naturally good sound of a sound that supplies us the good and the bad in a natural way and we can figured out what's going next as a further natural way to follow up the music eard

I understand Paulo,what let you be annoyed is the price and value reached, but, as I've already written, this is not important at all. What really matters is the level of performance never before achieved on equipment like this. At least for me

Don't worry, man. Be cool O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  22692

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 16:04

mannitheear escreveu:
(…) there is a lot to say!...

Then, what is a good recording? I listened to old music in Pat's cave and it was very very close to real! Play this on a typical not so sensible arranged high end system much more expensive that Pat's and the reality will in most cases be gone, ...

That's a good question and so relevant as to ask: What is a good system?

If you put those questions here at AAP or in a German forum you will receive as many reply's as members … or at least, as many reply's as the diferent innerfeelings of the members. But the analysis of something, no mather if its wine, food, art or hifi is a question of knowledge or a question of feeelings? It's a pragmatic act or a sensible one ???... again there's a lot to say !!!...

I was speaking about sound and not about music as i said later … and around a >2000000€ system, i'll speak only about sound and certainly not about music. There's some lines that i'm not ready to cross, a question of principle(s) Wink

Biz Man and i'll reply to your mail today !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 16:27

Goansipife escreveu:
I understand Paulo,what let you be annoyed is the price and value  reached, but, as I've already written, this is not important at all. What really matters is the level of performance never before achieved on equipment like this. At least for me ...

Indeed Gonçalo, for me there are limits in everything … and if they're not, i'll paint myself the red lines i do not want to cross! You're right, in 30 years of experience i've listened some systems around a million or more (Focal+YBA, Audio Note, Goldmund, Wavac+Moon Audio Speakers, Magico+Ultrasound, Kharma+Soulution …) cos in fact ... there's a lot of stuff in that price range! I've always heard them with the same feeling and idea i'm having now writing these lines. Of course everybody on team defends the products on the same basis: its an old dream we've made..., its not about price but about music..., we wanted to surpass ourselves…, the goal is not to sell them but to prove that is possible…, some think, but others (like us) made it… and other words like these tuned to give an elevated idea of the brand to the consumer. It's just business talk and you know it …

Maybe the level of performance of what you've heard are great … at this price point its the least they can do. In fact the things that i've heard on that price tag weren't horrible or bad … in some points they were even excellent, so i'm not "completely" surprised by you feelings. Nevertheless the most "Natural" systems i've heard on my life was the Westlake's, Rey Audio, Ocean Way Audio big wall monitor speakers in some great studios around the world. They're able to reproduce the music at the exact level it was recorded (0 dbu) without flaws of any kind … and they cost only 300/400 K€ mounted and tuned with their amps !!!...

Maybe it will be one of these "big monitors" my graal … but since i'm not a believer  lol!  

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 16:56

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
I understand Paulo,what let you be annoyed is the price and value  reached, but, as I've already written, this is not important at all. What really matters is the level of performance never before achieved on equipment like this. At least for me ...

Indeed Gonçalo, for me there are limits in everything … and if they're not, i'll paint myself the red lines i do not want to cross! You're right, in 30 years of experience i've listened some systems around a million or more (Focal+YBA, Audio Note, Goldmund, Wavac+Moon Audio Speakers, Magico+Ultrasound, Kharma+Soulution …) cos in fact ... there's a lot of stuff in that price range! I've always heard them with the same feeling and idea i'm having now writing these lines. Of course everybody on team defends the products on the same basis: its an old dream we've made..., its not about price but about music..., we wanted to surpass ourselves…, the goal is not to sell them but to prove that is possible…, some think, but others (like us) made it… and other words like these tuned to give an elevated idea of the brand to the consumer. It's just business talk and you know it …

Maybe the level of performance of what you've heard are great … at this price point its the least they can do. In fact the things that i've heard on that price tag weren't horrible or bad … in some points they were even excellent, so i'm not "completely" surprised by you feelings. Nevertheless the most "Natural" systems i've heard on my life was the Westlake's, Rey Audio, Ocean Way Audio big wall monitor speakers in some great studios around the world. They're able to reproduce the music at the exact level it was recorded (0 dbu) without flaws of any kind … and they cost only 300/400 K€ mounted and tuned with their amps !!!...

Maybe it will be one of these "big monitors" my graal … but since i'm not a believer  lol!  

cheers

Of course Paulo, I also trace down red lines that I'll never want cross over, seeing my socialist mindset, but let me put the things as following:

I already listened the top end of Avalon's, YG's Acoustics, Gryphon's, MAggio's, Marten's and some others before. I didn't ever feel, heard, listened what ever you'll want, a sound like that

All of these top end speakers is so priciest so some flats or some houses in Portugal's middle / high range, but I never, never did.

I insist, probably you'll never know of a WA Wamm Master Chronosonic's sale, I guess. smedley

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptyQua maio 22 2019, 17:06

Goansipife escreveu:
(…) I insist, probably you'll never know of a WA Wamm Master Chronosonic's sale, I guess.  smedley ...

Who knows … in a crazy world the craziest thing are a normal one !!! lol!

Anyway, and despite the beautiful words, they're made to be sold or to sell the small sisters ... Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1149
Data de inscrição : 14/04/2017

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySáb maio 25 2019, 12:42

https://www.publico.pt/2019/05/23/tecnologia/cronica/wamm-master-chronosonic-1873733?fbclid=IwAR1dvyWfhtavOGM2G28JE1YMoL0zo804XtJwxqsV0dCXXS3gCOFivez69WY


Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySáb maio 25 2019, 13:16

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Sans_t10

Afinal o Gonçalo enganou-se … jà hà quase 35 unidades vendidas !!!

Afinal os negocios são sempre os negocios O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  58893

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySáb maio 25 2019, 14:01

O "gral" faz parte da mitologia ou realidade?

Em que ponto a mitologia se mescla com a vida e passa a realidade?

Poderá o Homem viver sem crenças infundadas (não verificáveis)?

Elas, as crenças, têm a mesma dimensão/peso para cada Homem?


Definitivamente o Homem vive a mitologia como realidade e tem no seu quotidiano crenças infundadas como vitais. Sempre que se fala de "gral" neste fórum, lá se fala que há um preço para o obter, mas esse preço e até o tal "gral" muda de pessoa para pessoa.

Uns acreditam e seguem o "primeiro testamento" e nada há de "verdadeiro" depois das válvulas e colunas assim...

Outros acreditam que há um "segundo testamento" e por isso acreditam nos transístores...

Há ainda quem acredite que há coisas por contar e a narrativa nos levará à crença maior no digital...

Claro que ainda há quem pense que toda a religião é mito e preferem acreditar (profundamente) em outra coisa qualquer, ou em todas as coisas misturadas, ou em algo que explique tudo, ...


A componente metafísica, essa, é Impossível separar das nossas vidas e como só vivemos a nossa nunca vamos perceber inteiramente a natureza das crenças alheias.



Como Tomé, eu sou mais dado a experimentar para crer... Não me interessa o preço, até porque quem experimentou não o pagou e conseguiu construir ou desconstruir uma crença, evoluiu face às que tinha antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySáb maio 25 2019, 14:11

Lamento amigos.

Mas esta notícia, não sei de onde saiu.

Primeiro porque Peter McGrath foi claro a dizer que estas Wamm eram exemplares únicos e aquela tinha sido a única audição pública, feita neste género, em toda a Europa. Mesmo nos USA só se tinham efectuado 3 (salvo erro) audições públicas, mas todas em instalações da WA e com os mesmos exemplares. Colunas e "sub woofers".

Em segundo lugar, Peter McGrath tem expectativa de serem vendidas um máximo de 50 unidades. Expectativa que não é muito acompanhada pelo Ricardo Franassovici, pessoa que representa a marca e é importador exclusivo para a Europa, com larga experiência no comércio da gama High e Supra End. Isto foi-me dito pessoalmente por ele, mas também deixou uma nota, nesse sentido, numa entrevista ao crítico nacional JVH.



Em terceiro lugar, o preço do conjunto naquela sala, do que realmente este a trabalhar como transductor, em valores referenciais, na moeda de sua majestade, eram:

Wilson Audio Wamm Master Cronosonic = £700,000.00
Wilson Audio Master Subsonic = £590,000.00

É só fazer as contas, como dizia o outro.

Eu, ainda quero acreditar que há algum bom senso, e sou ainda mais pessimista. Sou capaz de dar de barato 10 unidades a serem realmente vendidas a ilustres anónimos, das arábias.  smedley

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySáb maio 25 2019, 14:52

Goansipife escreveu:
Lamento amigos.

Mas esta notícia, não sei de onde saiu. ...

O amigo Galvaorod pôs o link do jornal Publico mais acima … :

https://www.publico.pt/2019/05/23/tecnologia/cronica/wamm-master-chronosonic-1873733?fbclid=IwAR1dvyWfhtavOGM2G28JE1YMoL0zo804XtJwxqsV0dCXXS3gCOFivez69WY

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 27 2019, 10:21

TD124 escreveu:
mannitheear escreveu:
(…) But the demo Gonçalo described here seemed to be convincing with all genres and even "normal" recordings! ...

Any audio system in the world at no mather the price reproduces recorded music (canned music) ... thanks to that his overall performance depends on the recording quality. If an "imaginary system" is really and completely neutral the results have to be different and in relation to the recordings quality:

Fantastic recording = Fantastic sound
Good recording = Good sound
"Normal" recording = "Normal" sound
Bad recording = Bad sound

The limit of a "perfect" system is the record technical limit, so to avoid any limitations the record quality should be also "perfect". To deny that would be a non-sense in audio world !!!...

Once this said, the system that sounds equally good with normal, bad and excellent records … isn't neutral !

PS: I'm speaking about sound and not of music, since the analysis of this matter is highly personal !!!...

Biz Man

cheers

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  4019496139 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2480
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  EmptySeg maio 27 2019, 23:02

Tenho acompanhado o tópico e através dele o acontecimento.

Não tenho dúvidas relativamente à transcendência da experiência nem à honesta paixão do criador.

Quando me confronto com situações tão superlativas vejo-me obrigado a equacionar tudo o que já ouvi.

Uma retrospectiva rápida sobre essas recordações traz-me rapidamente à Terra. Com efeito já ouvi muita coisa boa mas nunca encontrei nenhuma que reunisse em si todas as qualidades das diversas coisas boas que ouvi.

Sei que nunca irei encontrar nenhum equipamento que consiga reunir todas as qualidades porque quando se tapa de um lado destapa-se do outro.

Faz-me aí um filtrozinho para o rumble. Perdem-se umas quantas harmónicas mas não faz mal porque depois equaliza-se um bocado e o som fica novamente vistoso (sarcasmo com legenda).

Em suma, parece que podemos continuar com os nossos pobres sistemas porque apesar de tudo lá terão aqui ou acolà uma ou outra pequena virtude  lol! principalmente se não fizerem muita mistela com o sinal.

Para evitar equívocos repito que deve ter sido uma experiência extraordinária e agradeço ao Gonçalo a iniciativa de ter criado o tópico  2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty
MensagemAssunto: Re: O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??    O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Graal Sónico existe!! Mas... A que preço??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Beach House "7" o desapontamento sónico.
» Filtro sub-sónico ou de rumble (em inglês)
» Som a baixo preço
» Afinal, a máquina do tempo existe mesmo
» ajuda colunas - compra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: