Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Novos Thorens

Ir para baixo 
+6
TD124
Goansipife
Mário Franco
Ghost4u
analog_sa
Milton
10 participantes
AutorMensagem
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySeg maio 13 2019, 18:42

A marca tem andado activa e acaba de lançar um novo RTR com um look muito próximo do Td125
Novos Thorens Fb_img10

Acabou igualmente de lançar o novo Td125 dd (dizem que dd é de direct drive)

Novos Thorens Fb_img12
Novos Thorens Fb_img13
Novos Thorens Fb_img14
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySeg maio 13 2019, 19:19

The photo looks like a repainted and redone 124mk2. No way is this a new turntable.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySeg maio 13 2019, 19:38

O 124 equipado com braço EMT.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySeg maio 13 2019, 22:43

O braço da terceira foto é diferente do das duas primeiras fotos.

O nosso Administrador está a investir nas fake news lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer maio 14 2019, 09:56

Ghost4u escreveu:
O 124 equipado com braço EMT.
Na verdade, embora parecido, é o novo TP124.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer maio 14 2019, 10:03

Mário Franco escreveu:
O braço da terceira foto é diferente do das duas primeiras fotos.

O nosso Administrador está a investir nas fake news lol!
Se está for uma notícia falsa foi muito bem elaborada..
Está já tudo no site oficial da thorens
https://www.thorens.com/en/thorens-news/thorens-news.html
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer maio 14 2019, 14:32

Não, não é, obviamente uma notícia falsa, até porque não me parece que o [i]site[i] lance notícias falsas e já, desde o ano passado, no mesmo evento, eles vinham anunciando novidades no âmbito de novos modelos recorrendo a "velhas tecnologias tipo", bem como a novos equipamentos.

Estes anúncios incluem também falatórios no âmbito do lançamento de uma nova reedição do TD124.

No Audio Show de Lisboa, havia "sussurros" sobre esta matéria. Não da parte do representante nacional, pois este está mais virado para o digital, hoje-em-dia, mas que se falava, falava, bem como na mudança de representante.

Enfim... poderá ser uma revitalização do apelo da marca, porquanto e neste momento, parece esquecida, mesmo tendo propostas deveras interessantes e qualidade reconhecida.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 08:27

Milton escreveu:
Ghost4u escreveu:
O 124 equipado com braço EMT.
Na verdade, embora parecido, é o novo TP124.

O "novo" braço TP124 é muito parecido com o velhote TP25 ... que jà era ele mesmo parecidissimo com o EMT929!!!

Esta mania actual de fazer velho com o velho !!!... para quando um "novo" Garrard 301 e um novo Lenco L70 ???...

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 09:52

TD124 escreveu:
Milton escreveu:
Ghost4u escreveu:
O 124 equipado com braço EMT.
Na verdade, embora parecido, é o novo TP124.

O "novo" braço TP124 é muito parecido com o velhote TP25 ... que jà era ele mesmo parecidissimo com o EMT929!!!

Esta mania actual de fazer velho com o velho !!!... para quando um "novo" Garrard 301 e um novo Lenco L70 ???...

lol!
https://twogoodears.blogspot.com/2019/05/garrard-legend-continues.html?spref=fb&fbclid=IwAR11wcXOjmok9m2mS71MHTZPcTX-KemV9WpigywyXDki_6pZ8BquVsvhPCc
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 10:55

Não quero que vos falte nada

https://www.stereophile.com/content/garrard-301-turntable

https://garrardturntables.co.uk/
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 17:11

Goansipife escreveu:
Não quero que vos falte nada ...

https://garrardturntables.co.uk/

As primeiras frases na pàgina de apresentação são as seguintes: The Garrard Model 301 Transcription Motor is recognised as supreme in its class. (O gira-discos Garrard 301 é reconhecido como o supra sumo na sua categoria)

Reconhecido por quém ?... ora que na revista HiFi News do mês de julho de 1966 o R.L. West escreveu: The TD.124 has long been recognized as the Rolls-Royce of transcription motors. It is as solidly made as our Garrard 301 and 401, but has one or two special features of merit. (O TD124 jà é reconhecido hà muito como o Rolls Royce dos gira discos. Tém uma fabricação tão robusta quanto os nossos Garrard 301 e 401, mas possui uma ou duas caracteristicas especiais dignas de menção)...

Apesar do meu nick não quero defender o TD124 perante o Garrard 301 (são quase tão velhos um que outro e dignas peças de museu!), mas jà em 1966 o Garrard 301/401 eram considerados como ultrapassados pela presse inglesa em relação ao TD124 ... ora que hoje renasce em campeão! Estranho não ???...
Novos Thorens P1080811

Quando penso que tenho uma dessas maravilhas pelo chão no quarto de amigos ... é que devo ser muito, mas muito estupido mesmo !!! Tenho um gira de referência e ném sequer o utiliso  Novos Thorens 2613325421 ...

Estamos mais longe do que do risível ... o audio a este nivel torna-se patético para mim  Evil or Very Mad

Novos Thorens 21181
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 17:19

Subscrevo totalmente. Ainda para mais pensando que o “bicho” custa £12,500.00
Novos Thorens 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyQua maio 15 2019, 18:34

Goansipife escreveu:
Subscrevo totalmente. Ainda para mais pensando que o “bicho” custa £12,500.00
Novos Thorens 809774

Ele não quer trocar de gira-discos, ele que é trocar o automóvel lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Manuel Conceição




Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/06/2019

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: A excepcionalidade do Garrard 301   Novos Thorens EmptyQui Jun 13 2019, 23:56

Eu também sou um proprietário de um Garrard 301,com um braço SME 3009 série 2 e que o mantenho em funcionamento diário. O desempenho dele é irrepreensível e espanta audiófilos que o têm ouvido.
Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySex Jun 21 2019, 16:17

Curiosamente na High-End de 2018, em que estive presente com a sempersonus, e tendo a compra dos direitos da marca Garrard sido efetuada pela SME apenas alguns dias atrás, fui surpreendido nos ultimos 15 minutos do ultimo dia da feira, pela visita ao meu stand do Sr. Ajay Shirke juntamente com alguns dos seus colaboradores.

Tendo sabido que um novo idler estava prestes a chegar ao mercado, teve em curiosidade em vê-lo mais de perto. Tivemos alguns minutos de conversa sobre a compra recente da Garrard e tambem sobre as particularidades do meu idler. Na altura disse-me que o seu objetivo era relançar a marca Garrard e revitalizá-la.

Fiquei pois um pouco decepcionado ao ver pelas recentes fotos, que o "relançado" 301 parece mais não que ser uma copia integral do original. Esperava mais...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySáb Jun 22 2019, 08:50

pjrebordao escreveu:
(...) Fiquei pois um pouco decepcionado ao ver pelas recentes fotos, que o "relançado" 301 parece mais não que ser uma copia integral do original. Esperava mais...

Penso que hà duas razões para que não tenham modificado o aparelho:

A primeira é que como diz o ditado: Não se modifica uma equipa que ganha!... e como o 301 tém ainda alguns (muitos) aficionados é sucesso garantido.

A segunda é que não me pareçe possivel de "re-inventar" o 301/401 ... ou qualquer outro idler !!!...

O resultado então sò podia ser ou uma copia mais barata, ou uma copia fiel ou então uma copia melhor fabricada ... mas sempre uma copia !!!

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySáb Jun 22 2019, 09:50

TD124 escreveu:


A segunda é que não me pareçe possivel de "re-inventar" o 301/401 ... ou qualquer outro idler !!!...


Aqui discordo e creio que as motivações serão mais prosaicas: lucro ! (que é o legitimo objectivo de qualquer empresa privada).

Com efeito, dados os enormes progressos feitos nos ultimos 50-60 anos seria relativamente "facil" melhorar o 301 sem que este perdesse qualquer das caracteristicas que o definem e sem alterar minimamente a sua aparencia.
Por ex: Controlo electronico da velocidade do motor, eixo, chumaceiras em material ceramico, etc

Modestia à parte, foi precisamente a minha motivação em arrancar com o meu projecto - Pegar nas caracteristicas que definem o som de um idler, mas aplicando as tecnologias que não existiam quando o 301, etc nasceram.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySáb Jun 22 2019, 12:47

pjrebordao escreveu:
TD124 escreveu:


A segunda é que não me pareçe possivel de "re-inventar" o 301/401 ... ou qualquer outro idler !!!...


Aqui discordo e creio que as motivações serão mais prosaicas: lucro ! (que é o legitimo objectivo de qualquer empresa privada).

Com efeito, dados os enormes progressos feitos nos ultimos 50-60 anos seria relativamente "facil" melhorar o 301 sem que este perdesse qualquer das caracteristicas que o definem e sem alterar minimamente a sua aparencia.
Por ex: Controlo electronico da velocidade do motor, eixo, chumaceiras em material ceramico, etc...

Como eu disse na minha ultima frase isso vém a copiar em melhor fabricado o 301, não a o "re-inventar"  Wink

O TD124 com a sua dupla tração e numa certa medida a Lenco com o eixo conico e a tração com mudança linear da velocidade "re-inventam" o modelo classico do idler da EMT, Garrard e etc. As alimentações reguladas externas para os idlers clàssicos existém algumas (mesmo a vàlvulas), os eixos e chumaçeiras de alta precisão e ou com materiais exoticos ou compositos também existém vàrios ... sém que isto me pareça nmho uma "re-invenção" mas mais uma amelhoração.

O Lenco do Jean Nantais é muito(issimo) superior a um Lenco de base, no entanto o gira desse rapaz não é uma re-invenção do Lenco, ném mesmo da tecnologia idler ... pois tudo é mecanicamente idêntico, mas melhor construido!...

Foi esta a ideia que eu tentei comunicar na minha primeira intervenção !

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySáb Jun 22 2019, 13:09

Acho que afinal temos uma opinião semelhante. Apenas interpretamos a palavra "reinventar" de forma diferente.

Quanto ao "novo" 301 ainda não consegui perceber se afinal melhoraram algo face ao original. O site não proporciona muita informação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer Ago 13 2019, 14:29

O meu amigo e ex-colega Chris, contou-me que esteve, recentemente, num audio show em UK e veio de lá entusiasmadissímo com o novo 301 da Garrard.

Segundo os responsáveis da SME quer o gira quer o braço da SME (um dos tais 3012, com a actual referência M2-12R) nada têm a ver com os clássicos, à excepção do design, que é em tudo, muito semelhante.

Deram a indicação de que plinto e respectivo isolamento, motor, suspensões, são concepções completamente novas. Marketing? Novos Thorens 447836

Novos Thorens Garrar10

Sempre quero ouvir / ver para querer Novos Thorens 491368
Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer Ago 13 2019, 14:47

Aproveitando este post, fiz uma rapida pesquisa por alguns sites audio, no sentido de tentar perceber até que ponto este 301 tem novidades face ao "original".

E pelo que percebi, embora não seja oficialmente confirmado, este 301 é um "original"...
Juntamente com a Garrard, a SME (ou melhor o Cadence Group), tambem comprou a Loricraft que dedicava há largos anos à restauração e manutenção de Garrards. E assim parece que este 301 que esteve em Munique é mesmo isso. Um 301 cuidadosamente construido / reconstruido a partir do stock de peças originais que a Loricraft ainda detem.

Até o plinth me parece feio e com um ar um pouco "artesanal". Existem alternativas no mercado bem mais atraentes.

Bolas... Confesso que da SME esperava mais. Mas talvez seja apenas o inicio...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer Ago 13 2019, 15:04

pjrebordao escreveu:
Aproveitando este post, fiz uma rapida pesquisa por alguns sites audio, no sentido de tentar perceber até que ponto este 301 tem novidades face ao "original".

E pelo que percebi, embora não seja oficialmente confirmado, este 301 é um "original"...
Juntamente com a Garrard, a SME (ou melhor o Cadence Group), tambem comprou a Loricraft que dedicava há largos anos à restauração e manutenção de Garrards. E assim parece que este 301 que esteve em Munique é mesmo isso. Um 301 cuidadosamente construido / reconstruido a partir do stock de peças originais que a Loricraft ainda detem.

Até o plinth me parece feio e com um ar um pouco "artesanal". Existem alternativas no mercado bem mais atraentes.

Bolas... Confesso que da SME esperava mais. Mas talvez seja apenas o inicio...

Caro pjrebordao,

Começo por discordar da "feiura" do plinto, mas claro está, gostos são gostos. Para mim é lindo e bom toque de classe British, que muito me agrada! Se todos gostássemos do amarelo, a esta hora, provavelmente, a crise revelar-se-ia muito mais na alpista do que nos combustíveis.

Portanto depreendo que a sua apreciação do plinto, seja, obviamente uma opinião de gosto pessoal que respeito absolutamente, mesmo não partilhando, mas ambas as nossas opiniões são de pouca valia para a qualidade e valor acrescentado deste novo projecto, que foi o que me motivou colocar este post e, sobre o qual,l mantenho as minhas dúvidas iniciais se é marketing, meramente, ou algo mais (?).

Não esqueço que este bicho prevê um PVP de £ 12,500.00. É muita massa. Haverá justificação para tal?

Esta sim é a minha grande dúvida! Para além de compreender a nostalgia que possa oferecer a muito Garrard lover, e a outros tantos que nunca tiveram oportunidade de possuir um orginal, na sua época, ao câmbio de hoje, representa cerca de € 13.500,00, faixa de preço onde se encontram, mesmo dentro da SME, grandes propostas difíceis de bater.

Portanto... Há justificação?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer Ago 13 2019, 16:56

Goansipife escreveu:
... Não esqueço que este bicho prevê um PVP de £ 12,500.00. É muita massa. Haverá justificação para tal?

Esta sim é a minha grande dúvida! Para além de compreender a nostalgia que possa oferecer a muito Garrard lover, e a outros tantos que nunca tiveram oportunidade de possuir um orginal, na sua época, ao câmbio de hoje, representa cerca de € 13.500,00, faixa de preço onde se encontram, mesmo dentro da SME, grandes propostas difíceis de bater.

Portanto... Há justificação?

Bom, vou dar-te trabalho com a calculadora e jà vais ver se hà justificação ou não ... pelo menos directa !!!

Aqui na França o càlculo do preço de reventa de um aparelho utilisado é o seguinte: Menos 20% no primeiro ano, -20% no segundo, -15% no terceiro e depois -10% nos anos a seguir até chegar aos 10anos ... +/- constante depois!!!

Consoante este modelo o novo Garrard 301 (novo em folha, por estrear) que custa 13500€ ... custaria 3000€ daqui a dez anos nos classificados com o braço SME e Plinto SME !!!...

Ora 3000€ é mais ou menos o preço de um Garrard 301 (antigo e que jà rodou duas voltas à terra...) com um braço SME e um "bonito" Plinto da Moldàvia ... e isto, um aparelho com mais de cinquenta anos de idade !!!...

Comparativamente e finançeiramente o preço é então perfeitamente ajustado ao valor de venda das peças antigas ... até é comparativamente bem mais barato. Jà na comparação com um produto actual a coisa complica-se pois ninguém compra um Garrard porque é um grande gira-discos actual ... mas simplesmente porque é um Garrard !!!

È um objecto de desejo como um carro Morgan ou uma cafeteira La Pavoni de alavanca ... o preço é indexado nesse desejo e não no desempenho. Como qualquer produto antigo (técnicamente ultrapassado) é claro  Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptyTer Ago 13 2019, 16:59

Boa! Novos Thorens 22692 Novos Thorens 22692

Novos Thorens 758687 Novos Thorens 758687
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySex Nov 08 2019, 16:00

Parece que a Thorens anda numa desenfreada de lançamentos retro.

Depois do TD 907 ( muitos milhares de euricos), eis que aparecem, quase de uma assentada os:

TD 148-A (1.500,00 €)

Novos Thorens Td148a10


e os TD 1601 (3.000,00 €) e TD 1600 (2.000,00 €)

Novos Thorens Td_16010

Biba o Binil!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens EmptySex Nov 08 2019, 17:18

Goansipife escreveu:
...
Novos Thorens Td_16010

Essa 1600 é uma alusão moderna ao TD150 ... gosto da piscadela de olhos !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novos Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Thorens   Novos Thorens Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novos Thorens
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novos Thorens?
» os novos normais ...
» Martin Logan, Thorens e Lehmann Audio - novos preços
» Os novos Idler
» lps novos com estatica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: