Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards

Ir para baixo 
+4
Goansipife
reirato
Ghost4u
ReadySetSlow
8 participantes
AutorMensagem
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptyQua Abr 17 2019, 12:54

Caros todos,

Ontem fiz uma descoberta que vale mesmo a pena partilhar.
Tenho por costume desde à 2 anos, procurar musica nova através do Spotify (que tem um excelente protocolo de sugestão de musica), e quando me agrada um álbum procuro-o então em FLAC, que depois arquivo no PC até comprar o album.
Na verdade os álbuns ficam ali a marinar uns meses até estar certo que quero comprar o disco ou CD, e pelo meio faço várias audições dos ficheiros num formato conveniente, o FLAC, que não faz qualquer compressão do som mas apenas dos silêncios.

É certo que esses albuns digitais são descodificados pelo chip de som do meu portátil de 300€ e transformados em som nuns fones de 60€.
Claro que não há milagres e nota-se a qualidade baixa apesar dos ficheiros Lossless.

A descoberta que me refiro foi um artigo da Cambridge Audio, de 2011, que explica como ouvir correctamente musica a partir do PC.
Nesse artigo faz-se menção a usar um media player indiferenciado, mas que permita instalar um plugin de saida como o WASAPI ou o ASIO (ainda melhor).
A razão de se usar um destes plugins e não o standard do Windows (o tal Direct Sound) prende-se a que este último usa vários filtros, compressão, etc, de forma a gerir os vários sons em simultâneo que correm no ambiente de trabalho (internet explorer, musica, vídeos, e por aí fora). Com toda essa transformação há uma redução muito grande na qualidade de som.

Então, e seguindo o procedimento do artigo, instala-se o ASIO ou WASAPI no media player que usamos como plugin de saída e instala-se também o driver adequado no Windows para fazer a transcrição do sinal na placa.

O que posso dizer que é que segui o conselho deles (demorou-me 10min a fazer tudo) e estou agora a tirar uma qualidade de som absolutamente fantástica do meu portátil, que está ao nível do leitor de CD's.
Foi tão fácil aumentar a qualidade de som pela simples mudança do plugin de saida e do driver que é até difícil de acreditar que um chip de motherboard consiga estas prestações (de fábrica...).

Aconselho-vos vivamente a experimentar. Não vão nem acreditar no resultado...

Boas audições!

Ready
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptyQui Abr 18 2019, 11:49

Prezado ReadySetSlow,

Agradeço a dica partilhada.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptyQui Abr 18 2019, 13:03

ReadySetSlow escreveu:
Caros todos,

Ontem fiz uma descoberta que vale mesmo a pena partilhar.

... ... ...

Ready

Em primeiro lugar parabéns pela descoberta... e, 2cclzes  pela partilha!

Depois, pensando na situação  scratch  ocorreu-me que seria bom que o AAP, recorrendo ao esforço pro bono dos compnheiros com poderes informáticos acima da média divulgasse e promovesse umas lições praticas e rápidas dessas e doutras ferramentas que nesta secção de tópicos aparecem para fazer inveja aos analfabetos informáticos como eu A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 2613325421

Assim a modos de Como aprender Inglês em 12 lições!

Seria um verdadeiro e muito louvável Serviço Público Solidário...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptyQui Abr 18 2019, 15:42

reirato escreveu:
(...)
Seria um verdadeiro e muito louvável Serviço Público Solidário...

king

Faço minhas as palavra do orador que me antecedeu. A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 754215 A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 754215
Ir para o topo Ir para baixo
ReadySetSlow
Membro AAP
ReadySetSlow


Mensagens : 65
Data de inscrição : 26/03/2019

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptySeg Jul 22 2019, 14:56

Eu hei de deixar aqui a explicação em português de como se faz para desativar o driver to Windows que vem como standard e ativar o driver correto para o som.

É que, por mais estranho que pareça, porque o circuito audio do portátil é demasiado simples (e barato) para um processamento de nível superior, a verdade é que o som do portátil tornou-se a referência lá em casa.
Acaba por se comportar como um DAC, e aproxima-se dos resultados de aparelhos com bit perfect.

Fica um artigo com uma análise à utilização do driver:

http://nihtila.com/2017/01/16/bit-perfect-asio-drivers-to-solve-issues-with-windows-audio-quality/

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptySeg Jul 22 2019, 16:13

Também faço minhas as palavras dos amigos anteriores já que a minha relação com a informática é um bocado difícil .
1 abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptySeg Jul 22 2019, 16:43

As placas internas, mesmo as boas profissionais p.ex. da Lynx, não só não estão ao nível de um bom DAC externo como não conseguem a imunidade necessária (a atmosfera dentro de um computador está saturada de RFI e EMI).
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptySeg Jul 22 2019, 19:08

ricardo onga-ku escreveu:
As placas internas, mesmo as boas profissionais p.ex. da Lynx, não só não estão ao nível de um bom DAC externo como não conseguem a imunidade necessária (a atmosfera dentro de um computador está saturada de RFI e EMI).

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 754215 ... A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 22692
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4992
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards EmptySeg Jul 22 2019, 20:44

A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty
MensagemAssunto: Re: A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards   A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A (espetacular) qualidade de som escondida nas nossas motherboards
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Qualidade Superlativa - Preço Qualidade
» Espetacular
» As nossas colunas
» As nossas colecções... em video!
» Joias das nossas colecções

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: