Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pre´s de Phono - Quais e Quantos??

Ir para baixo 
+11
antpaubarcar
Pmoura43
JPEREIRA
Alexandre Vieira
Goansipife
Mário Franco
Ghost4u
José Miguel
anibalpmm
TD124
reirato
15 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyTer Abr 16 2019, 15:17

Pois, para animar as conversas e quem sabe inflamar os espíritos?...  dvil

Inspirado numa reflexão abaixo soprada noutro tópico, ocorreu-me lançar este censo acerca dum equipamento que afinal é quase como os pilares ou fundações dum sistema analógico/vinílico!...

Assim, portanto, Quantos e Quais???...

E, resultados, porque não?...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyTer Abr 16 2019, 16:12

reirato escreveu:
Pois, para animar as conversas e quem sabe inflamar os espíritos?...  dvil
...
Assim, portanto, Quantos e Quais???...

Os Phonos é como os giras, braços e células … basta um de cada mas O BOM !!!

Encontrar peças boas ném é dificil … mas encontrar as que se sublimam umas às outras, isso é dificil !!!

Vàrios phonos inadaptados não fazém um bom  Wink

Ando então ainda à procura de O BOM  Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyTer Abr 16 2019, 19:15

Eu já encontrei o bom
Brutus MM e agora com a possibilidade de afinação da resistência e da capacidade está um portento
Mas também tenho o MC
E ainda o do SP9 MKII
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyTer Abr 16 2019, 21:04

Boa tarde!

Eu não sei se já existe/existia algum tópico onde se pode falar de forma sistemática sobre os Pré de Phono, onde se podem trocar ideias e, quem sabe, reunir experiências que poderão ajudar quem quer comprar outro ou o primeiro - boa ideia caro Reirato! Wink

Esta é uma peça do sistema que tende a ficar em segundo plano, as marcas deveriam pensar em colocar os Pré de Phono em grandes caixas, para lhes dar importância visual... Smile aqui falo das marcas com peças a preços modestos, porque há outras bem mais caras que já o fazem e criaram peças que prendem o olhar - ainda me recordo de ouvir e ver um Burmester, quanto brilho (espelho) naquela caixinha.

Dito isto, aqui em casa apenas se procura o "bom", como disse o Paulo, ainda que a gente apelide de o-melhor-possível, porque só nos interessa ter um e interessa que esse um seja o melhor possível. Demoramos algum tempo até chegar a um conjunto de experiências com Prés de Phono, até lá lemos muito do que se partilhava, eu lá ia fazendo algumas perguntas... como diz o povo, ia apalpando o pulso ao tema. A importância estava percebida e o Paulo mais uma vez torna isso muito claro no outro tópico, aqui: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11635p200-high-ai-low-end#310683


A primeira coisa que percebemos foi: o nosso amplificador integrado (McLaren A150) tem um Pré de Phono interessante e não se defende nada mal perante outros de entrada de linha. Esta nossa descoberta fez-nos demorar um pouco a encontrar algo que valesse mesmo o investimento, afinal de contas o que a gente procurava era "um passo em frente".

Conseguimos experimentar peças muito boas, mas os preços não eram muito simpáticos... os proprietários também não estavam a partilhar as suas peças para as vender, por isso lá seguimos com aquelas experiências em mente, seguimos com a nossa procura.

Um certo dia lá encontramos uma peça que nos fez pensar, tinha um aspecto algo "tosco", mas pertencia a alguém que merece crédito. Contactos feitos, conversas muito boas partilhadas e lá veio a peça para nossa casa à experiência... e que experiência. Nada ficou como estava, de repente até o amplificador e colunas pareciam ter uma nova vida, mais pulmão e coração. O espectro sonoro esticou-se para os dois lados, e no meio ganhou o espaço necessário para aparecer mais detalhe - todas as gamas de frequência passaram a aparecer com mais precisão.

Vários álbuns bem conhecidos foram experimentados e de cada vez que rodavam a surpresa acontecia. Não se pense que com estas palavras estou a dizer que experimentamos aquilo que normalmente se apelidada de "noite para o dia", mas posso dizer que as diferenças existem e são notadas sem que seja necessário o esforço de uma escuta crítica.

Então, qual o papel do Pré no meio do nosso sistema?

Caracterizando de forma simples:

O nosso amplificador tem um bom equilíbrio, tem energia que chegue para fazer tocar as colunas sem que se note esforço. Apesar da idade da peça (1989), o som dele tem características do presente, diria que tem transparência e neutralidade suficientes para nos manter agarrados a ele.

As nossas colunas foram escolhidas com as mesmas ideias em mente e até hoje não nos deixam ficar mal. Não têm a capacidade de criar imagens tridimensionais como algumas novas que já ouvimos (também são do início da década de 90), mas aquela ilusão de "palco" não é a maior prioridade. Por outro lado, elas descem mais no espectro que algumas de porte mais pequeno - são seladas! - e transmitem muito bem a zona das baixas frequências, criando algo que procuramos - coerência e equilíbrio. Todas as gamas aparecem e o som não chateia ao longo do tempo.
Ainda no que toca às colunas, seria desejável um pouco mais de pormenor!? Sim... mas isso tem um preço e é preciso avançar para colunas mais actuais.

A nossa fonte principal é um Lenco L78, todo original, com uma Shure M75/6. Ora, apesar de ler que ele é isto e aquilo, diz assim a nossa experiência: é muito mais transparente do que os gira-discos de correia que tivemos, mas sabemos que eram lá dos 70's... Obviamente ele não tem a transparência de máquinas mais modernas que já ouvimos, mas esteve lado-a-lado com um Thorens TD-150 (também ele todo original) e nem tremeu - para se ter uma base de comparação.

Isto é a caracterização das peças e dá para perceber que há uma certa linha que as une...

O Pré de Phono ajudou a unir, ainda mais, tudo e a elevar algo que já agradava. O sistema tornou-se mais revelador, o som com maior recorte e até o tal "palco" melhorou. Como não há milagres, mão somos capazes de desenhar uma circunferência à volta de cada músico numa média formação, mas se o álbum estiver produzido para o palco ser preciso, ele aparece e estabiliza. As médias-baixas e baixas frequências ganharam coerência e aqui a coisa notou-se bem, agora são mais ágeis, arejadas, rápidas e precisas. Quando a percussão entra nessa região é muito bom.

Para não me alongar mais, fica apenas o registo em imagem e a vontade de testar mais, porque nós gostamos de fazer experiências.

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Imag1313
Protótipo (1) de Guilhermino Pereira.

Sei que é uma peça desconhecida e quem quiser experimentar é só chamar. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyTer Abr 16 2019, 21:45

Partilha óptima e bem fundamentada por José Miguel. Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 4019496139  
Apesar de afirmar que esse pré de phono é desconhecido, esse construtor nacional não tem o hábito de meter os pés pelas mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 11:10

José Miguel escreveu:
… A nossa fonte principal é um Lenco L78, todo original, com uma Shure M75/6. Ora, apesar de ler que ele é isto e aquilo, diz assim a nossa experiência: é muito mais transparente do que os gira-discos de correia que tivemos, mas sabemos que eram lá dos 70's... Obviamente ele não tem a transparência de máquinas mais modernas que já ouvimos, mas esteve lado-a-lado com um Thorens TD-150 (também ele todo original) e nem tremeu - para se ter uma base de comparação.
...
O Pré de Phono ajudou a unir, ainda mais, tudo e a elevar algo que já agradava. O sistema tornou-se mais revelador, o som com maior recorte e até o tal "palco" melhorou. ...

Amigo José Miguel, não me leve a mal mas reconheço-me nas suas palavras e aqui no forum tenho o sentimento de ser o unico que caracterisa o som de um Lenco de "colorido" … não o faço porque esteja em cruzada contra esse aparelho (longe de là), mas simplesmente porque ele tém a sua personalidade, como qualquer outro aparelho. Que ele seja mais transparente do que outros giras comparativamente não duvido … mas o mais transparente entre dois aparelhos não se torna forcosamente "transparente". Comparativamente um TD-150 é mais transparente do que um Lenco, pois para isso foram criados os giras a correia suspendidos … se não o sentiu assim é que havia um problema no protocolo.

Visto que explicar é melhor do que dizer e que se fala aqui de Phonos, até é interessante de compreender como o Phono vai ter um lugar preponderante na "sonoridade" Lenco. O principal defeito mecânico do Lenco é a sua fraca rigidez associada a um prato muito pesado (talvez demasiado). Isto cria uma resonância baixa (15/30Hz) de funcionamento que se sobrepõe sobre a leitura … chamada habitualmente rumble, ora que neste caso é um pouco diferente. Visto que por causa da correção RIAA o sinal é amplificado de 20dB nos 20Hz (10x) e que a amplificação total da célula pode chegar aos 40/50dB então a amplificação total nos 20Hz anda à volta de 60dB ou seja 1000 vezes! A(s) resonância(s) de funcionamento baixa vai ser amplificada (mil vezes!) pelo Phono, pois é recuperada pelo diamante, e o resultado vai dar esse som espesso, denso e tipico do Lenco … tal qual o descrevo habitualmente.

Se digo tudo isto é para explicar o meu ponto de vista … mas também para mostrar que uma boa maneira de atingir os nossos objectivos no audio é de encarar objectivamente as qualidades e defeitos do sistema que temos. Consoante o lugar aonde queremos ir é em atenuando ou sublimando essas "caracteristicas sonoras" que o sistema se dirige na direção desejada … o Phono pode ter um lugar importante nessa "optimisação" mas não faz milagres e como jà disse no outro topico, geralmente estraga mais do que amelhora se o equilibrio não for natural. Eis o que penso !!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 12:56

reirato escreveu:
Pois, para animar as conversas e quem sabe inflamar os espíritos?...  dvil

Inspirado numa reflexão abaixo soprada noutro tópico, ocorreu-me lançar este censo acerca dum equipamento que afinal é quase como os pilares ou fundações dum sistema analógico/vinílico!...

Assim, portanto, Quantos e Quais???...

E, resultados, porque não?...

king

Respondendo à questão "Quantos e Quais" do Reirato.

Quantos: um

Qual: Dual TVV 46 ou 47 (não sei bem, é um deles)

Os resultados: ( a qualidade nem quero saber qual é, nem se mede bem ou qual o grau de perfeição) quanto ao resultado tem um som que me permite disfrutar a música com satisfação (surpresas/diversidade/riqueza/timbres convincentes/bonito) e sem momentos irritantes (percebo que não seja o jargão habitual  mas é linguagem humana e portanto tenho a esperança que transmita qualquer coisita da percepção que tive da coisa).

Está associado a um gira discos Dual 1214 com uma cabeça Shure M-75 ( a qualidade nem quero saber qual é, nem se mede bem ou qual o grau de perfeição)e ligado a um amplificador Octave V-50 com umas colunas TDL-RTL3.

Em relação ao GD tenho lá tecnicamente melhores mas este é que me está a dar prazer, portanto para mim, neste momento, este é o melhor (isto não pode obviamente servir de exemplo nem ter qualquer função didática, porque serve simplesmente o meu deleite).

Tudo isto é empírico e resulta de experimentar na prática os aparelhos que estão lá por casa. O amplificador e o GD/pré de phono/cabeça, creio que combinam bem, quanto às colunas tenciono experimentar outras e suponho que vou ter surpresas.

Quanto ao peso da agulha deve estar abaixo de uma grama, fui afinando o peso de ouvido (mas tenho de verificar com uma balança porque duvido que a escala do braço esteja a dar uma informação correcta, parece-me pouco peso)
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 15:07

Agora é que eu vou abrir a discussão smedley

Só para me meter com o Paulo e o José Miguel, aqui vai

José Miguel escreveu:
… A nossa fonte principal é um Lenco L78, todo original, com uma Shure M75/6. Ora, apesar de ler que ele é isto e aquilo, diz assim a nossa experiência: é muito mais transparente do que os gira-discos de correia que tivemos, mas sabemos que eram lá dos 70's... Obviamente ele não tem a transparência de máquinas mais modernas que já ouvimos, mas esteve lado-a-lado com um Thorens TD-150 (também ele todo original) e nem tremeu - para se ter uma base de comparação.
...

Um Lenco + rodinha (75 , ou 78) + Shure M75, é tudo o que se pode ter para começar a ter um "gostinho" sério a analógico. Depois pode-se evoluir para um "Anti". Conheço o "tipo" que faz estas coisas Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 933723

José Miguel escreveu:
O Pré de Phono ajudou a unir, ainda mais, tudo e a elevar algo que já agradava. O sistema tornou-se mais revelador, o som com maior recorte e até o tal "palco" melhorou. ...
.

Quando se calça um bom sapato, o pé não magoa. Assim é com os prés de Phono. Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 843159 lol!

TD124 escreveu:

Amigo José Miguel, não me leve a mal mas reconheço-me nas suas palavras e aqui no forum tenho o sentimento de ser o unico que caracterisa o som de um Lenco de "colorido" … não o faço porque esteja em cruzada contra esse aparelho (longe de là), mas simplesmente porque ele tém a sua personalidade, como qualquer outro aparelho. Que ele seja mais transparente do que outros giras comparativamente não duvido … mas o mais transparente entre dois aparelhos não se torna forcosamente "transparente". Comparativamente um TD-150 é mais transparente do que um Lenco, pois para isso foram criados os giras a correia suspendidos … se não o sentiu assim é que havia um problema no protocolo.

Visto que explicar é melhor do que dizer e que se fala aqui de Phonos, até é interessante de compreender como o Phono vai ter um lugar preponderante na "sonoridade" Lenco. O principal defeito mecânico do Lenco é a sua fraca rigidez associada a um prato muito pesado (talvez demasiado). Isto cria uma resonância baixa (15/30Hz) de funcionamento que se sobrepõe sobre a leitura … chamada habitualmente rumble, ora que neste caso é um pouco diferente. Visto que por causa da correção RIAA o sinal é amplificado de 20dB nos 20Hz (10x) e que a amplificação total da célula pode chegar aos 40/50dB então a amplificação total nos 20Hz anda à volta de 60dB ou seja 1000 vezes! A(s) resonância(s) de funcionamento baixa vai ser amplificada (mil vezes!) pelo Phono, pois é recuperada pelo diamante, e o resultado vai dar esse som espesso, denso e tipico do Lenco … tal qual o descrevo habitualmente.

Tem uma corzinha, mas é uma corzinha muito Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 1213685197

Para resolver isso, conheço um "tipo", para os lados de Montpellier, que consegue a (ANTI)tese disso tudo. Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687

Só não sei quando é que ele resolve apresentar o ANTI(????)Pre-Phono Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

drunken
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 16:00

Goansipife escreveu:
Agora é que eu vou abrir a discussão  smedley

Só para me meter com o Paulo e o José Miguel, aqui vai  
...
Um Lenco + rodinha (75 , ou 78) + Shure M75, é tudo o que se pode ter para começar a ter um "gostinho" sério a analógico. …

Eu sei que és um adepto dessa configuração … penso mesmo que o ultimo Lenco assim equipado que escutei foi em Freiria apòs um excelente almoço Wink

... Quando se calça um bom sapato, o pé não magoa. Assim é com os prés de Phono.  Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 843159  lol!

Se o tamanho do sapato não for ném grande ném pequeno … estou de acordo !!!  Laughing
...
Tem uma corzinha, mas é uma corzinha muito Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 1213685197

Eu sei que é uma corzinha que tu gostas … mais para os lados do tinto do que do branco! Mas, visto que tens um Rega e um WT, não me admira que gostes do Lenco … soa-te exotico de certeza ! Mas se tivesses que viver somente com ele, não sei se te darias tão bem com a "corzinha"  dvil

E em vez de te meteres comigo e com o José Miguel … é melhor que respondas ao topico e manda os phonos que tens, porquê e como soam !!!
 

cheers   
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 17:32

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
… A nossa fonte principal é um Lenco L78, todo original, com uma Shure M75/6. Ora, apesar de ler que ele é isto e aquilo, diz assim a nossa experiência: é muito mais transparente do que os gira-discos de correia que tivemos, mas sabemos que eram lá dos 70's... Obviamente ele não tem a transparência de máquinas mais modernas que já ouvimos, mas esteve lado-a-lado com um Thorens TD-150 (também ele todo original) e nem tremeu - para se ter uma base de comparação.
...
O Pré de Phono ajudou a unir, ainda mais, tudo e a elevar algo que já agradava. O sistema tornou-se mais revelador, o som com maior recorte e até o tal "palco" melhorou. ...

Amigo José Miguel, não me leve a mal mas reconheço-me nas suas palavras e aqui no forum tenho o sentimento de ser o unico que caracterisa o som de um Lenco de "colorido" … não o faço porque esteja em cruzada contra esse aparelho (longe de là), mas simplesmente porque ele tém a sua personalidade, como qualquer outro aparelho. Que ele seja mais transparente do que outros giras comparativamente não duvido … mas o mais transparente entre dois aparelhos não se torna forcosamente "transparente". Comparativamente um TD-150 é mais transparente do que um Lenco, pois para isso foram criados os giras a correia suspendidos … se não o sentiu assim é que havia um problema no protocolo.

(...)
cheers

Caro Paulo,

Com toda a honestidade, eu não o tinha em mente quando escrevi, ainda que saiba muito bem como caracteriza o Lenco - se puxar pela memória, verá que nem estaremos assim tão distantes. Ou seja, eu não escrevi o que escrevi para o provocar, longe disso. Quantas vezes já disse que o Lenco é a peça que mais depressa trocaria neste sistema?
E ele já esteve perto de ir, mas outras prioridades aparecem e ainda não foi... Trocaria por um movido a correia? Sim e posso partilhar três modelos que estivemos a ver: Rega P5 e P6, Clearaudio Performence com RB700 montado.
Neste momento estamos mais focados em outras coisas e o sistema não tem sido pensado, usufruímos e gostamos, sabemos das limitações, mas podemos viver com elas.

Repare que eu referi que o Lenco é mais transparente do que outros, nomeadamente outros movidos por correia, modelos que tivemos em casa. Isto serve para ajudar quem leia, para que se possa ter em mente uma possível base de comparação - no passado já partilhei modelos, como o Sony PS-1150, Sony PS-5520 Sanyo PT-626, Pioneer PL-15, ...

Em relação ao Thorens TD-150, mais uma vez eu disse que o Lenco não tremeu.
O tipo de som é diferente?
Sim, é diferente. Mas com toda a honestidade, para o meu conhecimento (não temo dizer que tenho pouca experiência com isto), eu não vi uma tal superioridade no Thorens que me fizesse querer ir atrás de um.


Quanto ao que diz sobre a utilização do Pré e efeitos deste no sistema, aqui em casa não compramos nada para tentar "corrigir" o que quer que seja, não é o princípio que nos move. O que nos move é a procura por um tipo de som que queremos ouvir e este deverá ser tendencialmente mais transparente. Com a soma deste Pré foi isso que conseguimos, o resultado é o que expliquei em cima - repare, teria todo o gosto em o ter aqui em casa a ouvir ao nosso lado e explicar se estamos certos ou errados, porque é assim que se evolui. Não se esqueça que sempre falarei com base no que conheço e nas experiências que tive. Wink


Por falar em experiências, como tenho evitado debates, afirmo que a minha abertura e oferta para experiências é honesta, porque é assim que se aprende e há muita coisa para ouvir e compreender.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 17:34

Naaaa Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 57537

Paulo,

Hoje-em-dia o Rega já foi dar uma volta para outras paragens...

O Lenco é da minha mãe e já algum tempo que não o ouço. Portanto não enjoo Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 3832313845

O Sony PS-x65, continua parado com o braço manco. Poderá ter um encontro imediato com a reciclagem Laughing Question

O Aria está de partida bounce

O CA Balance Plus está num wrestling com um Aura (em teste duro). Poderá ficar, como poderá partir. Se ficar, ficará por muitos e bons anos e é assunto fechado!

Resta aquele que, muito dificilmente, se substituirá. O Well Tempered Orquestra

Quando chegar a conclusões mais exactas sobre eventuais diferenças justificadas do Balance Plus e o Aura, prometo comentar aqui.

A coisa está difícil. Poderia dizer que são duas personalidades diferentes mas complementares e de ambas gosto. Mas não é verdade!

Como já explicaste milhentas vezes, um pré-phono também entra e muito na equação gira+prato+célula. Diria que com a XX2MK2, não está fácil encontrar diferenças relativas, muito menos absolutas que justifiquem a troca.

Sempre posso dizer que o Aura, de quando em vez, parece ter mais "ar" e algo mais escala scratch


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 17:46

Goansipife escreveu:




O Aria está de partida bounce


Há demonstração de alegria na partida do Aria... haverá substituição? Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 17:48

José Miguel escreveu:
... aqui em casa não compramos nada para tentar "corrigir" o que quer que seja, não é o princípio que nos move. O que nos move é a procura por um tipo de som que queremos ouvir e este deverá ser tendencialmente mais transparente. Com a soma deste Pré foi isso que conseguimos, o resultado é o que expliquei em cima …

Estou consciente e de acordo com o que diz, cortei a intervenção simplesmente para reduzir o tamanho …

Gostei de ler a frase que sublinhei 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 17:53

Goansipife escreveu:
… Quando chegar a conclusões mais exactas sobre eventuais diferenças justificadas do Balance Plus e o Aura, prometo comentar aqui. ...

Eu também … quando tiver um phono que me corresponda, prometo comentar aqui Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 809774

Não é para amanhã Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 707387

Talvez para a semana Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 936335

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 22:04

Não vale a pena meter veneno... dvil

Quem quiser que se acuse acerca do "melhor" pré... smedley
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 22:09

Ai, ai, ai... Faz tempo que anda por aqui um gato (ou dois...) escondido com o rabo de for.

Fale do seu Alexandre, fale... Deite tudo cá para fora!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQua Abr 17 2019, 22:20

José Miguel escreveu:


Há demonstração de alegria na partida do Aria... haverá substituição? Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Nada disso José Miguel, nem manifestação de alegria nem mágoa. Quando o TD124 (Paulo) lançou o tópico "Tabula Rasa", manifestando intenção de partir para uma simplificação do seu set(s), fiquei a pensar nisso e começou a tornar-se cada vez mais presente na minha cabeça a simplificação do que tinha, iniciando um processo de fecho de set, não digo para presto da vida, mas anda lá muito perto.

Do pensamento à acção, não passou muito tempo e o Aria, mesmo sendo excelente, será um dos sacrficados.

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQui Abr 18 2019, 02:01

Goansipife escreveu:
José Miguel escreveu:


Há demonstração de alegria na partida do Aria... haverá substituição? Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Nada disso José Miguel, nem manifestação de alegria nem mágoa. Quando o TD124 (Paulo) lançou o tópico "Tabula Rasa", manifestando intenção de partir para uma simplificação do seu set(s), fiquei a pensar nisso e começou a tornar-se cada vez mais presente na minha cabeça a simplificação do que tinha, iniciando um processo de fecho de set, não digo para presto da vida, mas anda lá muito perto.

Do pensamento à acção, não passou muito tempo e o Aria, mesmo sendo excelente, será um dos sacrficados.

cheers

É um caminho que, por razões diferentes, já fizemos no passado - simplificar e focar, para melhor gozar (rima e é verdade!).

Espero que tire bom partido deste processo e se divirta. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQui Abr 18 2019, 12:20

Goansipife escreveu:
(...) O CA Balance Plus está num wrestling com um Aura (em teste duro).
(...) Sempre posso dizer que o Aura, de quando em vez, parece ter mais "ar" e algo mais escala scratch

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 11_4a9ba326-fa23-4268-ab3f-73d158c17c48
(Interior do Clearaudio Balance +)
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Aura-lid-open-rear-view
(Interior do Rega Aura)

Prezado Goansipife,

O seu prévio parecer tem cabimento e em nada é inoportuno. Observando atentamente a parte interna de ambos os prés-amplificadores de phono, efectivamente é perceptível que a caixa do Aura, por ser maior, tem mais ar e escala, pois os componentes não estão confinados na pequena caixa patente no Balance +,  onde a quantidade de ar contida é menor. Laughing

Respeitosamente,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQui Abr 18 2019, 13:11

Não esquecer, contudo, que o CA Balance+ tem mais outra caixa de igual dimensão para alojar a fonte de alimentação basto mais generosa que a do Rega portanto estamos a comparar um T1 com um T2 sempre mais arejado...


king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQui Abr 18 2019, 13:37

reirato escreveu:
Não esquecer, contudo, que o CA Balance+ tem mais outra caixa de igual dimensão para alojar a fonte de alimentação basto mais generosa que a do Rega portanto estamos a comparar um T1 com um T2 sempre mais arejado...


king

Nem mais!!! Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyQui Abr 18 2019, 15:29

TD124 escreveu:
[(...)
E em vez de te meteres comigo e com o José Miguel … é melhor que respondas ao topico e manda os phonos que tens, porquê e como soam !!!
cheers  

Fazendo a vontade ao ao "Sr. Administrador" Laughing e à laia de despedida do Aria, vou então falar quais foram as minhas alegrias de convivência com este Pré-Phono.

Não deve ser admiração para ninguém a minha simpatia para com a Rega e os seus produtos. Não porque seja a minha marca eleita pelo nome, bem pelo contrário, embirro solenemente com o nome, mas é a minha marca eleita pela insistente tendência custo-benefício-qualidade, oferecida pela marca, no meu entender.

Para quem tem a paciência de ler o que escrevo aqui, já reparou, certamente, que produtos que atingem níveis de excepção, sem termos de vender a alma ao diabo, são a minha predilecção. O Aria é um bom exemplo disso.

Para além de uma construção, em termos de filosofia e princípio de funcionamento de elevado nível, é dos equipamentos da Rega que se apresenta melhor construído (montagem e manufactura), sem aqueles preciosismos de construção esotérica.

Com 2 entradas autónomas (single end), uma para células MM e outra para células MC e correspondente saída (também single end), o Aria permite ter dois giras, um equipado com célula MM e outro equipado com célula MC à mesma entrada do pré de linha um amplificador (separado, ou integrado).

Externamente, e para células MC tem ainda a possibilidade de comutar as impedâncias de entrada de: 70, 100, 150 e 400Ω, respectivamente para 1000, 2000, 3200 e 4200pF de carga capacitiva. Tem ainda um selector de ganho para: 63,5dB, ou 69,3dB a 1KHz.

Esta parte estrutural e de construção, já é um ponto a favor dele. Versatilidade!

Em termos de som:

- Convivi com o Aria ligando 2 giras: o Rega RP3+braço RB303+Goldring Legacy e o Lenco L78+braço original+Shure M75/6. Quer amplificando / igualizando o sinal da Legacy, quer da Shure, o Aria fez sempre notar-se à primeira impressão com uma focagem e uma resolução de pormenores de lhe tirarmos o 2cclzes ;

- Uma muito interessante estratificação de planos, com uma textura suave e delicada, sem ser enjoativa, molengona. Bem pelo contrário apresenta-se com uma dinâmica do mais alto nível.

- Tem um silêncio de fundo e um muito baixo nível de ruído, de fazer inveja a muitos pedigrees que para aí andam

Logo, ao nível de preços de tabela que se apresenta - um pouco abaixo dos 1000 paus - não sendo propriamente barato, também não me parece que nada se lhe possa apontar de menos positivo, considerando ainda que é um pré-phono que se casa bastante bem com uma numerosa range de equipamentos (giras+braços+células)

cheers





Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySex Abr 19 2019, 23:46

Olá

Quem quiser que se acuse acerca do "melhor" pré....

Só tenho uma resposta, MEDRICAS Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 1290056511

Agora assunto

Tenho 2 prés de phono, ambos feitos pelo J.Pinto , um MM e o outro MC e sinceramente tenho o problema resolvido por muitos anos,sabendo que pode e deve haver outras soluções ,melhores ,piores e assim assim.
Tenho por opinião que todos somos diferentes, e ouvimos de forma diferente e o mais importante para mim é que eu esteja satisfeito verdadeiramente.
Acho também, uma questão de capacidade financeira, gastamos 1000€ num pré e para muitas pessoas será talvez o valor de um sistema completo, o importante é nós estarmos convencidos de que temos um som que nos agrade e maravilhe.
Se me sair o euromilhões eu dou tudo e compro tudo novo muita caro, incluindo a casa Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 11:49

Goansipife escreveu:
... Fazendo a vontade ao ao "Sr. Administrador" Laughing e à laia de despedida do Aria, ...
...
Logo, ao nível de preços de tabela que se apresenta - um pouco abaixo dos 1000 paus - não sendo propriamente barato, também não me parece que nada se lhe possa apontar de menos positivo, considerando ainda que é um pré-phono que se casa bastante bem com uma numerosa range de equipamentos (giras+braços+células) ...

Geralmente quando se fala de uma mudança de phono … fala-se do novo e não do que vai partir, mas tu estàs a fazer um enterro de luxo ao Aria Laughing !

Tu dizes que ele funcionou com o Rega e com o Lenco … e com o Well Tempered qual é o phono Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 12:58

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... Fazendo a vontade ao ao "Sr. Administrador" Laughing e à laia de despedida do Aria, ...
...
Logo, ao nível de preços de tabela que se apresenta - um pouco abaixo dos 1000 paus - não sendo propriamente barato, também não me parece que nada se lhe possa apontar de menos positivo, considerando ainda que é um pré-phono que se casa bastante bem com uma numerosa range de equipamentos (giras+braços+células) ...

Geralmente quando se fala de uma mudança de phono … fala-se do novo e não do que vai partir, mas tu estàs a fazer um enterro de luxo ao Aria Laughing !

Tu dizes que ele funcionou com o Rega e com o Lenco … e com o Well Tempered qual é o phono Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Abraço cheers

Então com o WT é o ClearAudio Balance Plus, que já me acompanha desde 2010. Mesmo agora, que escrevo, faz maravilhas com um disco de Perlman (em jazz) que em nada fica atrás do Aura, que tocou antes. Daí a luta titânica

O WT tem a XX2MKII.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 13:24

Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... Fazendo a vontade ao ao "Sr. Administrador" Laughing e à laia de despedida do Aria, ...
...
Logo, ao nível de preços de tabela que se apresenta - um pouco abaixo dos 1000 paus - não sendo propriamente barato, também não me parece que nada se lhe possa apontar de menos positivo, considerando ainda que é um pré-phono que se casa bastante bem com uma numerosa range de equipamentos (giras+braços+células) ...

Geralmente quando se fala de uma mudança de phono … fala-se do novo e não do que vai partir, mas tu estàs a fazer um enterro de luxo ao Aria Laughing !

Tu dizes que ele funcionou com o Rega e com o Lenco … e com o Well Tempered qual é o phono Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Abraço cheers

Então com o WT é o ClearAudio Balance Plus, que já me acompanha desde 2010. Mesmo agora, que escrevo, faz maravilhas com um disco de Perlman (em jazz) que em nada fica atrás do Aura, que tocou antes. Daí a luta titânica

O WT tem a XX2MKII.

cheers

Gonçalo esses prés conseguem reproduzir satisfatoriamente um disco dos Talking Heads ou dos Doors ou outra coisa daquelas que na maior parte dos sistemas modernos soam como barulho?

Quando digo satisfatoriamente quero dizer musicalmente (não é naquela perspectiva do ouve-se está ou aquela frequência nitidamente). 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 15:04

Goansipife escreveu:
... Então com o WT é o ClearAudio Balance Plus, que já me acompanha desde 2010. Mesmo agora, que escrevo, faz maravilhas com um disco de Perlman (em jazz) que em nada fica atrás do Aura, que tocou antes. Daí a luta titânica ...

Tà bem, jà compreendo melhor as duvidas e a necessidade de escolha entre os dois. Não é facil quando os aparelhos tornam a escolha complicada e dificil  Wink

O WT tem a XX2MKII.

Creio que ainda tenho uma Dynavector dessas numa gaveta … mas as MC aqui jà não tocam hà muito !...
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 15:16

Mário Franco escreveu:


Gonçalo esses prés conseguem reproduzir satisfatoriamente um disco dos Talking Heads ou dos Doors ou outra coisa daquelas que na maior parte dos sistemas modernos soam como barulho?

Quando digo satisfatoriamente quero dizer musicalmente (não é naquela perspectiva do ouve-se está ou aquela frequência nitidamente). 2cclzes

Bom Mário... vamos ver se eu entendi bem a tua questão.

Se eu conseguisse isolar o Well Tempered + Dynavector XX2MKII, diria que, somente esta configuração, toca muito melhor Talking Heads ou Doors (banda de que eu não gosto muito), do que qualquer outro gira do passado, nomeadamente os Lenco L75/78, os SL 1200 MK2, ou os Thorens TD160, ou ainda o meu PS-X65 (Sony), etc. Isto na minha opinião e convicção.

Daí eu compreender tão bem e estar, normalmente, em sintonia como o Paulo (TD124), quando ele coloca algumas reservas, ou contenções ao entusiasmo, para com equipamentos ditos vintage. Não porque eles toquem mal, comparativamente, bem pelo contrário, trazem-nos aquela nostalgia auditiva e melosa de outrora, que tanto nos agrada, mas porque, relativamente aos bons exemplares modernos, nota-se facilmente as diferenças, essencialmente de escala, clareza e amplitude sónica e, não menos importante, aquilo a que chamamos de som mais actual.

Todavia, este conjunto, não estando em escalões estratosféricos do esoterismo audiófilo, faz parte deles (até pela questão de preço, infelizmente Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 424293) exige, inquestionavelmente, um bom pré-phone condizente, como complemento, o que não facilita em nada o custo final Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 809774 . Logo ao conjunto acima há que juntar um equipamento que mantenha e enalteça as características do conjunto gira + célula, fazendo em pleno a sua função de amplificação do sinal debitado pela célula. Claro está, se não tiveres correspondência nos restante elementos a jusante da cadeia, não há milagres!

Não vou entrar na provocação do Alexandre à malta de Camarate, mas o Aria (para começar), o Balance Plus e o Aura, são, para mim, os tais complementos para um conjunto deste tipo e, claro está, o Rock de antigamente, ou outros géneros musicais, são-nos transmitidos numa dimensão e uma escala, de um outro nível muito superior e bem audível, que não minimiza e revela bem as qualidades, bem como as fraquezas de certas bandas e/ou de certos músicos, músicas e por aí fora.

Normalmente (já reparaste) não falo aqui muito daquilo que tenho. Só o fiz, com os prés de phono, por desafio do Paulo (pessoa que estimo muito). Confesso, contudo, que a minha realidade, hoje, está noutro plano. O máximo de qualidade que o meu dinheiro possa chegar, simplicidade de sistema e, muito provavelmente o fim de uma caminhada, que só não o será definitivamente a final, porque, pelo lado do digital (streaming), as coisas ainda estão muito no início da definição e estabilização do mercado. Assim, vou fechando as partes "históricas" do som. A parte analógica.  

cheers Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 15:30

TD124 escreveu:


Creio que ainda tenho uma Dynavector dessas numa gaveta … mas as MC aqui jà não tocam hà muito !...

Paulo, sei dessa tua opção, que compreendo e sigo, na globalidade, sobretudo o que já escreveste sobre MMs versus MCs, mas não sou tão radical. Talvez!?!

É claro que as MM estão muito longe de serem o parente pobre de um set analógico como, ainda hoje, é considerado neste nosso meio e muito mais no meio muito purista dos audiófilos.

Todavia, na minha opinião, uma boa MC num bom gira-disco (plinto, prato, braço, amortecimento) com uma boa etapa de phono (pré ou "placa" integrada) é um "must"

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 16:00

Goansipife escreveu:
… Paulo, sei dessa tua opção, que compreendo e sigo, na globalidade, sobretudo o que já escreveste sobre MMs versus  MCs, mas não sou tão radical. Talvez!?!

Apòs te ter respondido fui "à tal gaveta" e não é verdade, não tenho a XXII (jà partiu  Neutral ) mas ainda tenho duas MV20, uma de baixo e outra de alto nivel! Se as tenho é que ainda não me zanguei definitivamente com as MC's e ver-me como um radical das MM's não seria exacto. È verdade que sou o advogado delas globalmente … mas simplesmente afim que elas desapareçam da cabeça dos audiofilos como sendo o patinho feio do audio. Tive o meu periodo "audiofilo" e nessa época as minhas referências eram as DL103 modificadas, as DL301, AT33ML, Karat 23R, Supex SD909 e mesmo brevemente a rosewood da Koetsu … então vivi muito com as MC's e tive mesmo grandes prazeres. Hoje em dia é verdade que prefiro as qualidades das MM's às das MC's … mas são os meus gostos actuais que definem a escolha, acho o som das MM que tenho mais contemporâneo, mas não digo que um dia destes não espete duas MC's no Garrard, para ver o que dà !!!...

É claro que as MM estão muito longe de serem o parente pobre de um set analógico como, ainda hoje, é considerado neste nosso meio e muito mais no meio muito purista dos audiófilos.

Efectivamente são esses preconçeitos que me tornam radical … não uma cruzada religiosa contra a MC!...

Todavia, na minha opinião, uma boa MC num bom gira-disco (plinto, prato, braço, amortecimento) com uma boa etapa de phono (pré ou "placa" integrada) é um "must"

Admito e açeito perfeitamente esse ponto de vista  2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 16:07

Goansipife escreveu:
… Todavia, este conjunto, não estando em escalões estratosféricos do esoterismo audiófilo, faz parte deles (até pela questão de preço, infelizmente exige, inquestionavelmente, um bom pré-phone condizente, como complemento, o que não facilita em nada o custo final. Logo ao conjunto acima há que juntar um equipamento que mantenha e enalteça as características do conjunto gira + célula, fazendo em pleno a sua função de amplificação do sinal debitado pela célula. Claro está, se não tiveres correspondência nos restante elementos a jusante da cadeia, não há milagres!...

Tudo o que està escrito é verdade e efectivamente no audio não hà milagres   2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 16:17

Goansipife escreveu:
Mário Franco escreveu:


Gonçalo esses prés conseguem reproduzir satisfatoriamente um disco dos Talking Heads ou dos Doors ou outra coisa daquelas que na maior parte dos sistemas modernos soam como barulho?

Quando digo satisfatoriamente quero dizer musicalmente (não é naquela perspectiva do ouve-se está ou aquela frequência nitidamente). 2cclzes

Bom Mário... vamos ver se eu entendi bem a tua questão.

Se eu conseguisse isolar o Well Tempered + Dynavector XX2MKII, diria que, somente esta configuração, toca muito melhor Talking Heads ou Doors (banda de que eu não gosto muito), do que qualquer outro gira do passado, nomeadamente os Lenco L75/78, os SL 1200 MK2, ou os Thorens TD160, ou ainda o meu PS-X65 (Sony), etc. Isto na minha opinião e convicção.

Daí eu compreender tão bem e estar, normalmente, em sintonia como o Paulo (TD124), quando ele coloca algumas reservas, ou contenções ao entusiasmo, para com equipamentos ditos vintage. Não porque eles toquem mal, comparativamente, bem pelo contrário, trazem-nos aquela nostalgia auditiva e melosa de outrora, que tanto nos agrada, mas porque, relativamente aos bons exemplares modernos, nota-se facilmente as diferenças, essencialmente de escala, clareza e amplitude sónica e, não menos importante, aquilo a que chamamos de som mais actual.

Todavia, este conjunto, não estando em escalões estratosféricos do esoterismo audiófilo, faz parte deles (até pela questão de preço, infelizmente Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 424293) exige, inquestionavelmente, um bom pré-phone condizente, como complemento, o que não facilita em nada o custo final Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 809774 . Logo ao conjunto acima há que juntar um equipamento que mantenha e enalteça as características do conjunto gira + célula, fazendo em pleno a sua função de amplificação do sinal debitado pela célula. Claro está, se não tiveres correspondência nos restante elementos a jusante da cadeia, não há milagres!

Não vou entrar na provocação do Alexandre à malta de Camarate, mas o Aria (para começar), o Balance Plus e o Aura, são, para mim, os tais complementos para um conjunto deste tipo e, claro está, o Rock de antigamente, ou outros géneros musicais, são-nos transmitidos numa dimensão e uma escala, de um outro nível muito superior e bem audível, que não minimiza e revela bem as qualidades, bem como as fraquezas de certas bandas e/ou de certos músicos, músicas e por aí fora.

Normalmente (já reparaste) não falo aqui muito daquilo que tenho. Só o fiz, com os prés de phono, por desafio do Paulo (pessoa que estimo muito). Confesso, contudo, que a minha realidade, hoje, está noutro plano. O máximo de qualidade que o meu dinheiro possa chegar, simplicidade de sistema e, muito provavelmente o fim de uma caminhada, que só não o será definitivamente a final, porque, pelo lado do digital (streaming), as coisas ainda estão muito no início da definição e estabilização do mercado. Assim, vou fechando as partes "históricas" do som. A parte analógica.  

cheers Abraço

OK Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 22692

Compreendo.

Neste nomadismo de ouvir aparelhos já ouvi uma série de sonoridades (entre audioshows, casas comerciais e casas particulares) e quando li a tua resposta (quando falas em Doors) lembrei-me de uma  vez que ouvi (mais ou menos 6 anos) um conjunto na Delaudio (há quem diga "set" o inglês fica sempre bem e nunca deixou mal a ninguém - diz a canção lol! ) tipo XPTO a tocar Doors e no princípio fiquei impressionado, era excepcionalmente impressionante, tinha um realismo como nunca tinha ouvido, eu não conhecia aquele grupo.

Se os Doors tivessem gravado no ano do senhor de 2010, o som seria decerto aquele. Que perfeito !!!!!!!

Hoje recordando esse episódio diria que ouvi uma reprodução "hiper realista".

A foto que se segue é uma expressão gráfica do hiper-realsimo em imagem. Não estaremos a adoptar está tendência no áudio e, sem darmos por isso, a formatar a fruição musical de acordo com uma moda?

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Video-10
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 17:32

Olá

Depois de todas estas opiniões eu comecei a perceber melhor o que se estava a passar comigo.
Tenho uma MC ZYX ayri 1000 no meu project RPM 9.1 já com um diamante xibata porque o original gastou-se, mas tenho também outros pratos como LAD, Thorens 524 ,166 ou Lenco 88 e diversas células MM, e neste momento da minha vida e idade sinto que a MM é mais natural e permite ouvir todas as gravações, até as mais manhosas.
Tenho vivido experiências maravilhosas com células MM, possivelmente pelo amadurecimento do gosto musical e dar muita importância á naturalidade do som, é claro que o que parece natural para mim, outra pessoa pode não gostar,mas
acredito em pessoas de muita experiência no mundo do áudio como temos aqui no fórum, sem nomear ninguém, tenham mais facilidade em identificar compatibilidades desta com aquela marca ou modelo com outro modelo e essa experiência torna as coisa mais fáceis, mas sem dúvida começo ficar cada vez mais fã das MM.

Páscoa Feliz
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 18:05

Mário Franco escreveu:
… Hoje recordando esse episódio diria que ouvi uma reprodução "hiper realista". (…)
A foto que se segue é uma expressão gráfica do hiper-realsimo em imagem. Não estaremos a adoptar esta tendência no áudio e, sem darmos por isso, a formatar a fruição musical de acordo com uma moda? ...

È possivel e mesmo pertinente essa questão … mas a resposta não me pareçe simples. Quando vou num centro comercial fico sempre impressionado (e mesmo fascinado) pelas grandes paredes cheias de televisores de todos os tamanhos. O que me fascina é que todos os ecrâns passam a mesma imagem mas esta é sempre diferente de uma marca para a outra, às vezes com cores hiper realistas, definição hiper realista, contraste hiper realista é verdade ao ponto de por vezes pareçer hiper falso … mas mesmo sém ser um aficionado da televisão, sei que prefiro um ecrâ moderno (talvez por demasiado hiper realista) do que voltar a um tubo catodico em branco e preto!...

Talvez se passe algo de similar com o audio … mas digo isto sém certeza nenhuma !!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 18:19

Mário Franco escreveu:


OK Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 22692

Compreendo.

Neste nomadismo de ouvir aparelhos já ouvi uma série de sonoridades (entre audioshows, casas comerciais e casas particulares) e quando li a tua resposta (quando falas em Doors) lembrei-me de uma  vez que ouvi (mais ou menos 6 anos) um conjunto na Delaudio (há quem diga "set" o inglês fica sempre bem e nunca deixou mal a ninguém - diz a canção lol! ) tipo XPTO a tocar Doors e no princípio fiquei impressionado, era excepcionalmente impressionante, tinha um realismo como nunca tinha ouvido, eu não conhecia aquele grupo.

Se os Doors tivessem gravado no ano do senhor de 2010, o som seria decerto aquele. Que perfeito !!!!!!!

Hoje recordando esse episódio diria que ouvi uma reprodução "hiper realista".

A foto que se segue é uma expressão gráfica do hiper-realsimo em imagem. Não estaremos a adoptar está tendência no áudio e, sem darmos por isso, a formatar a fruição musical de acordo com uma moda?

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Video-10

Yep!

Também tenho uma predilecção para cascar nos sons hiper-realistas. Mas há lugar para todos os gostos.

Já referi aqui no fórum, se quisesse, alguma vez, ouvir em casa o concerto igualzinho ao que provavelmente ele decorreria na realidade, então iria ao concerto, numa próxima oportunidade, mesmo sabendo que iria levar com o "mix" de cheiros, ruídos, bichanares, e outros sons espúrios ao redor.

Até este extremo existe um longo caminho de "qualidade" sem hipotecarmos o nosso prazer auditivo. Seja ele com MCs ou com as excelentes MMs, que cada vez mais e melhor se fabricam, mesmo sem a necessidade de pedirmos aos habilidosos para as destacarem e refazê-las de forma ainda mais cuidada e sonoramente "acutilastes" do que as originais. N'es't pas Monsieur?

É que eu ainda não esqueci uma Shure modificada num AnTiLenco do César Neves Wink Wink

cheers Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySáb Abr 20 2019, 18:34

JPEREIRA escreveu:
Olá

Quem quiser que se acuse acerca do "melhor" pré....

Só tenho uma resposta, MEDRICAS Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 1290056511

Agora assunto

Tenho 2 prés de phono, ambos feitos pelo J.Pinto , um MM e o outro MC e sinceramente tenho o problema resolvido por muitos anos,sabendo que pode e deve haver outras soluções ,melhores ,piores e assim assim.
Tenho por opinião que todos somos diferentes, e ouvimos de forma diferente e o mais importante para mim é que eu esteja satisfeito verdadeiramente.
Acho também, uma questão de capacidade financeira, gastamos 1000€ num pré e para muitas pessoas será talvez o valor de um sistema completo, o importante é nós estarmos convencidos de que temos um som que nos agrade e maravilhe.
Se me sair o euromilhões eu dou tudo e compro tudo novo muita caro, incluindo a casa Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687


Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 265963 Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 265963 Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 265963

Eu não me meto nessas guerras do melhor.

Apenas porque já sei qual é a resposta Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687 Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687 Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 758687
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyDom Abr 21 2019, 12:00

Goansipife escreveu:
...  Seja ele com MCs ou com as excelentes MMs, que cada vez mais e melhor se fabricam, mesmo sem a necessidade de pedirmos aos habilidosos para as destacarem e refazê-las de forma ainda mais cuidada e sonoramente "acutilastes" do que as originais....

È verdade que estou numa de tentar levar as MM's para um patamar que me corresponda ainda mais ao meu gosto e que as leve paralelamente numa direção mais contemporanea. Isto não impede que tenhas perfeitamente razão quando dizes que são melhor fabricadas hoje ... e existém excelentes modelos que deveriam ser mencionados aqui no forum afim de mostrar que a MC não é a unica alternativa de alto nivel !!!...

Alexandre Vieira escreveu:
... Eu não me meto nessas guerras do melhor.

Apenas porque já sei qual é a resposta ...

Visto que necessito de um phono ... também gostaria de saber qual é o melhor. Toca a botar faladura !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyDom Abr 21 2019, 14:37

Ponto de situação.

1 - Somos uns palradores (eu incluído) já estamos a falar do sexo dos anjos. lol!

2 - O Reirato lançou o tópico mas ainda não abriu o jogo lol!

3 - E ninguém mais tem prés de GD ?????
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyDom Abr 21 2019, 14:51

[quote="TD124"]
Goansipife escreveu:
.

Alexandre Vieira escreveu:
... Eu não me meto nessas guerras do melhor.

Apenas porque já sei qual é a resposta ...

Visto que necessito de um phono ... também gostaria de saber qual é o melhor. Toca a botar faladura !!!

cheers

Eu não percebo nada disto...

Fala com o Frias e com o Sr. Mota.... Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 265963
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyDom Abr 21 2019, 22:56

Alexandre Vieira escreveu
Eu não percebo nada disto...

Fala com o Frias e com o Sr. Mota...
.

Ó Alexandre tu ouves música com uma retroescavadora a abrir sulcos  Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 310490
Como é podes dizer que o teu pré é bom, quando não tens coragem de comparar com outros prés.......
Vá lá, não teijas medo lol!    

Sr, Paulo ( TD 124) constatando toda a sua experiência no mundo do áudio, sinto a tentação enorme de lhe enviar o meu pré MM, com o objetivo de ter uma opinião  valiosa e objetiva, de uma pessoa habituada a projetar, construir e testar equipamentos, sinto pela sua escrita uma experiência na forma como ouve e sente a música,e os equipamentos.
Não que eu não confie nos meu ouvidos um pouco gastos pela minha atividade profissional, mas porque reconheço competência e eu gosto aprender, não cometo o abuso de falar ou opinar por estar escrito em qualquer revista ou na net.
Quem sabe se não seria o tal? Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836

Cumprimentos
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptyDom Abr 21 2019, 23:15

Se é para testar peças das boas, eu também quero!! Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 693932

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 00:02

Mário Franco escreveu:
... ... ...

2 - O Reirato lançou o tópico mas ainda não abriu o jogo lol!
.... .... ....

Pre´s, pre´s tenho os mesmos que o pessoal por aí...

Mas o que me puxava agora para sair de casa, era experimentar e por isto tocar ( a ver como é...) mas preciso de ajuda e ânimo de um voluntário...
Estes, mal chamados pre´s, decoders da Technics e Panasonic
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? S-l1600

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 20130812_2341551

Já que tenho ali uma renessa destas cabeças "malucas"...
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? S-l1600
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? GeynE
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? S-l1600  

Tenho os decoders e os cabos com que vinham do origem, dispostos como deve ser, manuais e discos de teste/afinação!
Não tenho é tesón como se diz em Espanha!?...

Pelo menos ficava a saber se toca ou não toca...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 09:05

JPEREIRA escreveu:
... ( TD 124) constatando toda a sua experiência no mundo do áudio, sinto a tentação enorme de lhe enviar o meu pré MM, com o objetivo de ter uma opinião  valiosa e objetiva, ...
Quem sabe se não seria o tal? Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 447836 ...

Amigo Jorge a sua proposição é verdadeiramente muito simpàtica, elegante e seria uma bela experiência para mim. No entanto não se incomode a mandar para tão longe o aparelho e isto por duas razões:

O meu amigo Manfred (o nosso alemão do AAP) também tém um Brutus do qual està muito contente e vive mais perto, então um destes dias vou ouvir o seu que seja aqui em casa ou là nas terras dele !...

No mês de Julho estarei um mês em Portugal nos arredores de Lisboa ... talvez dê para a gente se ver e dar uma escuta a esse pré do qual ouço muito falar aqui mas nunca escutei. Num caso ou no outro terei grande prazer a partilhar os meus sentimentos da escuta !!!

Visto o interesse do amigo José Miguel, e estando ele mais perto seria mais logico que ele experimentasse  Wink

Eu estou a fazer um novo phono para mim, mas ainda não sei a direção definitiva a tomar. Então é verdade que estou à procura do "bom" phono ... mas para a semana que vém jà terei o novo phono montado, resta a saber se sera o "bom" ou não ! E mesmo se for o "Bom", isto não me retira a curiosidade e interesse que tenho na descoberta de novos produtos ... o Brutus faz parte dos aparelhos que gostaria de descobrir em boas condições !...

Abraço e Obrigado  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 09:10

José Miguel escreveu:
Se é para testar peças das boas, eu também quero!! Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 693932

Escutar o Brutus poderia ser uma boa experiência para si pois as diversas apreciações aqui no AAP são extremamente favoràveis ... e visto o que li sobre a escuta, digo-me que no seu caso poderia talvez ser "o phono" ideal !!!

Apenas um sentimento ... diria um "feeling" Cool
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 09:52

Bom dia!

Eu já referi/afirmei várias vezes que o Brutos esteve na lista de experiências a realizar na altura em que decidimos comprar o Pré (e chegamos a falar com o Joaquim Pinto, que foi muito simpático). Infelizmente, a falta de tempo e disponibilidade dos dois (obviamente a Luciana conta na hora de decidir uma compra que ultrapassa um salário mínimo nacional) para ir a Lisboa com as nossas coisas, somada à falta de disponibilidade de poder experimentar aqui em casa, fez-nos seguir outro caminho (como expliquei, este nosso veio para experiência aqui em casa).

Não perdemos de vista essa peça e no dia em que a experimentarmos, se ela for superior ao Pré que temos, tentaremos algo. Wink


Até lá, eu vou mantendo o interesse e curiosidade. Um dia alguém passará por Viseu ou, se tudo correr bem, iremos nós a Lisboa - somos pacientes, temos tempo. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 11:01

José Miguel escreveu:
... ...  ... .... Um dia alguém passará por Viseu ... ... ...

Viseu. Viseu!?... Hum?...

Não é por aí que se faz CHANFANA!??...

Se for por uma boa chanfana, bem chamuscada num forno de pão com achas de pinho, ainda me aventuro e levo um Brutus (MC) mas  para as mm, posso levar um destes
Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? 5-SS-MMP3-phono-683x1024
que é pequenino mas é qual um David vs. Golias, para deesmbrulhar as MM!...

https://positive-feedback.com/wp-content/uploads/2018/10/5-SS-MMP3-phono.jpg

Sera que há chanfana!?... geek
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 11:24

Bom dia caro Reirato!!

Para a Chanfana nós costumamos ir para os lados das aldeias, onde tudo parece saber melhor. drunken

Independentemente de experiências com peças destas, para comer estamos sempre prontos. Smile Smile


Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 12:20

Bom dia,

Tenho 3 andares de phono, sendo que o que está em uso é o Heed Quasar, neste caso em MM, visto usar célula MM
https://www.stereophile.com/content/heed-audio-quasar-phono-preamplifier

Tenho também um Cambridge Azur transformado pelo João da Bernarda, que neste caso está a ser usado por um grande amigo meu em MC e está a funcionar muito bem, aliás, funciona melhor em MC do que em MM, ou pelo menos para a minha Micro Acoustics 630MP, o resultado não foi tão bom, no entanto este Cambridge está mais bem preparado ou alterado, para as células MC.

O outro também é um produto caseiro para MM, com um resultado interessante, mas nada de extraordinário.

O Heed, não sendo propriamente barato é um aparelho competente, pelo menos no meu "casamento", gira+braço+célula, mas não é deslumbrante, creio que competente será a palavra mais correcta.

De resto, fala-se aqui muito do Brutus, ou dos prés do Sr. JP.

Acredito que sejam muito bem feitos, no entanto, ouvi dois, um deles não me recordo do modelo, foi dos primeiros dava para MM & MC (para os lados de Santarém), o segundo era um Brutus, infelizmente para mim, e depois de ter lido imenso sobre estes aparelhos, a minha expectativa era naturalmente muito elevada e talvez por isso, não fiquei deslumbrado, é um aparelho interessante, mas não deslumbrou, pelo menos nos set-ups que ouvi, talvez noutras configurações tenha outro tipo de desempenho.

Não fiquei fã, lamento.

O Aria, é um pré de phono muito interessante, ouvi por várias ocasiões em set-ups diferentes e é um aparelho muito competente, tanto com MM assim com MC's, creio que com MC's, se bem me recordo o desempenho era melhor.

Como era para botar faladura lol!


Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 12:44

Esse Heed Quasar recebeu muito simpáticas palavras e o preço (em euros não sei...) atira-se ali para os lados do Aria.

Não conhecia esse Pré, mas tem boa pinta (como dizem os jovens)! Laughing


Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? EmptySeg Abr 22 2019, 12:52

José Miguel escreveu:
Esse Heed Quasar recebeu muito simpáticas palavras e o preço (em euros não sei...) atira-se ali para os lados do Aria.

Não conhecia esse Pré, mas tem boa pinta (como dizem os jovens)!  Laughing



Olá José Miguel,

é uma unidade de phono (tem fonte de alimentação separada, o que ajuda) interessante e como digo, muito competente.

Como normalmente ouço mais rock sinfónico, bandas de 70/80/90 e musica alternativa e como não compro discos XPTO, ele desenrasca-se muito bem neste capítulo.

Tudo depende óbviamente das gravações, se forem gravações excelentes, tem um excelente comportamento.

Em Jazz é muito bom.

Normalmente testo os meus equipamentos com as piores gravações que tenho, se for agradável, tudo o que vier melhor, melhor será :-)

Não tenho discos de testes, nem daqueles para mostrar aos amigos o sistema, cheios de sonzinhos e plins, plins, que só serve para dizer que temos um sistema fantástico.

Só ouço o que gosto e não o que o sistema gosta.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre´s de Phono - Quais e Quantos??   Pre´s de Phono - Quais e Quantos?? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pre´s de Phono - Quais e Quantos??
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Quantos giras tens em ação?
» Quantos leitores de CD têm a rodar?
» Saiba quantos funcionários tem a sua autarquia
» Quantos utilizam braços de 12 inch?
» Pre de phono do Audiolab 8000A versus pre phono graham slee

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: