Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ruído ou zumbido no Power

Ir para baixo 
+4
fredy
agorgal
galvaorod
Rufas
8 participantes
AutorMensagem
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptySeg Fev 25 2019, 19:14

Boa noite foristas,

estou com um problema no power, faz um ruído tipo zumbido o que será e o que posso fazer?

Obrigado pelas opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptySeg Fev 25 2019, 21:37

Faz nas colunas ou no aparelho?
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptySeg Fev 25 2019, 22:22

Faz ao ligar o botão power, arranca depois da um clique e começa a fazer o zumbido.
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptySeg Fev 25 2019, 23:27

Rufas escreveu:
Faz ao ligar o botão power, arranca depois da um clique e começa a fazer o zumbido.


É nas colunas, então? Se não for avaria pode ser um ground loop. Um mau escoamento de terra. Acontece quando temos uma data de coisas ligadas á mistura com TVs e boxes da tv cabo. Eu começava por desligar tudo menos o power e as colunas, ao ligar se não fizesse ruído, ia ligando uma peça de cada vez até ele aparecer outra vez. Às vezes basta inverter uma ficha para passar. Mas há aqui foristas que podem aconselhar métodos para despiste.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 09:46

Bom dia,

Quem faz o ruído é amplificador Luxman M02 ao ligar o botão power faz um clik e depois começa um zumbido tipo Huuuuu! e sem ter nada ligado nem o pré luxman C02. Não sei se tem alguma ligação, ele fez uma viagem de 120 km na mala do meu carro, o antigo proprietário disse-me que não fazia ruído nenhum, eu considero uma pessoa de confiança, será que a viagem teve influência. Eu acho que é o transformador, mas não sei?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 10:08

Rufas escreveu:
Bom dia,

Quem faz o ruído é amplificador Luxman M02 ao ligar o botão power faz um clik e depois começa um zumbido tipo Huuuuu! e sem ter nada ligado nem o pré luxman C02. Não sei se tem alguma ligação, ele fez uma viagem de 120 km na mala do meu carro, o antigo proprietário disse-me que não fazia ruído nenhum, eu considero uma pessoa de confiança, será que a viagem teve influência. Eu acho que é o transformador, mas não sei?

Será uma situação idêntica a esta: Buzzing power amplifier ???
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 10:17

Se é do aparelho pode mesmo ser do transformador, mas o melhor mesmo é levar a um bom técnico para fazer a revisão dos 120 000, aparelhos antigos necessitam de ser revistos de tempos a tempos. E esse aparelho é antigo para caramba. Se estiver muito batido e usado... Mas na net já outras pessoas tiveram o mesmo problema:
http://audiokarma.org/forums/index.php?threads/buzzing-power-amp-amp-itself-buzzing-not-speakers.515984/
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 10:19

agorgal escreveu:
Rufas escreveu:
Bom dia,

Quem faz o ruído é amplificador Luxman M02 ao ligar o botão power faz um clik e depois começa um zumbido tipo Huuuuu! e sem ter nada ligado nem o pré luxman C02. Não sei se tem alguma ligação, ele fez uma viagem de 120 km na mala do meu carro, o antigo proprietário disse-me que não fazia ruído nenhum, eu considero uma pessoa de confiança, será que a viagem teve influência. Eu acho que é o transformador, mas não sei?

Será uma situação idêntica a esta: Buzzing power amplifier ???

Fomos ao mesmo sítio, ao mesmo tempo Ruído ou zumbido no Power 22692
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 10:43

galvaorod escreveu:

Fomos ao mesmo sítio, ao mesmo tempo Ruído ou zumbido no Power 22692

O mundo continua a ser pequeno... Ruído ou zumbido no Power 447836
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 10:54

Olá
Desliga o interconect que vem do pré, e verifica se o zumbido além de haver nas colunas também existe na saída de phones.
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 12:57

Boa tarde a todos,

realmente o link que o "galvaorod" disponibilizou explica muito bem o que se passa com o meu aparelho, basta ligar à corrente eléctrica e faz o zumbido. Não serão os filtros? Agora o importante é como posso resolver o problema? ou devolvo ao antigo proprietário?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 14:10

Rufas escreveu:
Boa tarde a todos,

realmente o link que o "galvaorod" disponibilizou explica muito bem o que se passa com o meu aparelho, basta ligar à corrente eléctrica e faz o zumbido. Não serão os filtros?  Agora o importante é como posso resolver o problema? ou devolvo ao antigo proprietário?

Leia com atenção todas as mensagens desse link. Ele aponta algumas razões do ruído assim como algumas soluções. Poderá ser problema simples de resolver.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyTer Fev 26 2019, 14:23

Boas, o melhor é levar ao médico para ele fazer o diagnóstico, pelo que me consta o meu aparelho este muito tempo parado vou desfrutar durante uma semana depois tomo uma decisão. Gosto muito do aparelho nível visual e som.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQui Fev 28 2019, 21:56

Nesta logica:
https://ifi-audio.com/products/groundhog/
Deshuuumei o meu ligando uma rca livre à terra de uma tomada. Resultou! - 5min/50cents
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQui Fev 28 2019, 22:39

Boa noite,

infelizmente descobri outro problema, como não uso todas as saídas de rca ex: do tape, tenho umas tampas tipo para pó e ao colocar notei que interfere com o som das colunas hora desligando a direita ou vise versa, utilizando apenas a entrada A. O que acham que poderá causar esta interferência toda?
Ir para o topo Ir para baixo
rednef
Membro AAP
rednef


Mensagens : 730
Data de inscrição : 20/03/2012
Localização : Quinta do Conde

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQui Fev 28 2019, 22:59

contacto dos rca´s partidos poderá causar esse problema.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 19:35

Boa tarde, tenho imensa pena devolver os meus Luxman M02 e C02, pois gosto muito e são lindíssimos.
Acham que o barulho poderá ser da voltagem da minha casa não ser 220 v mais mais. Acham que isso pode provocar esse buuuzzz no transformador?
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 20:06

The M02 uses an R-core transformer which is every bit as sensitive to DC as a toroidal. Looking at its vintage, the European version  was also designed to work at 220v mains, while today the AC supply is commonly around 235v. The higher voltage combined with even a low amount of DC is more than sufficient to make an R-core transformer buzz very noisily. Fortunately a DC filter is easy and cheap to construct.

One of my amplifiers which uses 2 x 500VA toroidal transformers buzzes intolerably without a DC blocker. At the same time the other amps using EI transformers are dead quiet without a blocker.

Of course all the above is pure speculation: there may be a hundred other reasons.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 20:46

Como posso fazer "Felizmente, um filtro DC é fácil e barato de construir".
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 20:52

analog_sa escreveu:
The M02 uses an R-core transformer which is every bit as sensitive to DC as a toroidal. Looking at its vintage, the European version  was also designed to work at 220v mains, while today the AC supply is commonly around 235v. The higher voltage combined with  even a low amount of DC is more than sufficient to make an R-core transformer buzz very noisily. Fortunately a DC filter is easy and cheap to construct.

One of my amplifiers which uses 2 x 500VA toroidal transformers buzzes intolerably without a DC blocker. At the same time the other amps using EI transformers are dead quiet without a blocker.

Of course all the above is pure speculation: there may be a hundred other reasons.

Então o amigo Rufas tinha que usar um "coiso" destes?

https://www.olx.pt/anuncio/regulador-automtico-de-voltagem-IDCmTyc.html#30b1edc779
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 21:03

Valha-me Deus assim é o fim, com muita pena minha.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP



Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 21:15

Rufas escreveu:
Valha-me Deus assim é o fim, com muita pena minha.

Com muito respeito pelas opiniões dos foristas deve ter em conta que apesar das boas intenções é muito difícil detectar uma avaria à distância.

Por sorte até se pode acertar mas se acertar é uma sorte.

Em princípio, e isto é um mero palpite de um ignorante, parece improvável que um aparelho só ao fim de tantos anos se ressinta com a falta de qualidade da rede elétrica.

Porque não pede um orçamento a um bom profissional?

Depois poderá decidir com fundamento.

Poderá ser um problema simples e barato de resolver.
Ir para o topo Ir para baixo
Rufas
Membro AAP
Rufas


Mensagens : 266
Data de inscrição : 07/01/2018

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 22:07

O meu técnico disse que apenas poderia resolver com um transformador novo. Este aparelho é de 1987 duvido que ainda aja algum à venda. Depois de consultar vários foruns estrangeiros parece que este problema é muito comum.
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 22:36

This is what i use. Any technician can put it together in 15 minutes. Diode types are not critical. It can be fitted inside the amp, or inside a power strip. In fact some commercial  power strips/ power conditioners incorporate this function.



Ruído ou zumbido no Power Dc_blo10


Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQua Mar 06 2019, 22:44

Rufas escreveu:
O meu técnico disse que apenas poderia resolver com um transformador novo. Este aparelho é de 1987 duvido que ainda aja algum à venda. Depois de consultar vários foruns estrangeiros parece que este problema é muito comum.

Só por curiosidade - chegou-se a tentar o ground-loop trick?Ruído ou zumbido no Power 447836
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power EmptyQui Mar 07 2019, 17:30

Rufas escreveu:
Boa tarde, tenho imensa pena devolver os meus Luxman M02 e C02, pois gosto muito e são lindíssimos.
Acham que o barulho poderá ser da voltagem da minha casa não ser 220 v mais mais. Acham que isso pode provocar esse buuuzzz no transformador?

A voltagem nominal em Portugal (e penso que no resto da Europa) é de 230v sendo normal variar dentro de uma margem de 5% para mais ou para menos... E esta margem é perfeitamente suportada pelos equipamentos em geral.
Talvez a solução do amigo "analogue-sa" seja praticável. Se gosta tanto do sistema em questão talvez valha a pena correr o risco.

Editado para acrescentar:
Nada como um engenheiro para esclarecer/detalhar pormenores: Norma CEI 38 (Níveis de Tensão simples, em Portugal pós 2003): nominal 230v com tolerância -10% (207v) e +6% (243,8v).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ruído ou zumbido no Power Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído ou zumbido no Power   Ruído ou zumbido no Power Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ruído ou zumbido no Power
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» "Zumbido" nas Válvulas?
» Ruido
» Ruido GD
» Ruido no Amplificador
» Ruido de fundo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: