Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Olá a todos!

Ir para baixo 
+8
Cylon
antpaubarcar
Ghost4u
Alexandre Vieira
luis lopes
Mário Franco
fredy
galvaorod
12 participantes
AutorMensagem
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Olá a todos!   Olá a todos! EmptyQui Fev 14 2019, 23:18

Boa noite,

Já ando nestas lides do audio há... bem, na realidade o audio sempre fez parte da minha vida. Comecei com 5 ou 6 anos a já saber usar o gira discos da Dual dos meus pais, e desde então sempre me fascinaram estas (e outras) máquinas. Arquiteto de formação, hoje em dia trabalho em mobilidade sustentável, basicamente trabalho para que as pessoas passem a andar mais a pé e de bicicleta.

Falando de audio... Analógico puro já não tenho muito, "consumo" mais digital... Mas um Technics SL-D3 ainda gira por cá de vez em quando. Já tive para me desfazer dele, depois arrependi-me... e por cá continua. Quanto aos meus sistemas, eles estão na assinatura.

EDIT: Por algum motivo a minha assinatura não aparece, pelo que aqui fica:

Sala 5.1: Panasonic 50PX8 | HTPC | Denon DBT-1713UD | Technics SL-D3 -> Denon 4311 -> Monitor Audio Silver 8 | Silver Centre | Radius 90HD | SVS SB12-NSD
Escritório 2.1: PC | Yamaha CDX890 | Yamaha TX480 -> Beresford Caiman SEG DAC/PRE -> Sony TA-N550ES -> B&W CM2 | REL Strata III
Oficina 2.0: Sony CDP670 | Denon TU235RD -> Audiolab 8000A -> Wharfedale Diamond 220
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 09:05

Olá bem vindo. Quem tem um ES é sempre um cavalheiro de bom gosto! Olá a todos! 468604
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 09:11

Bom dia Miguel Barroso!

Com ou sem analógico na fonte, o importante é que o interesse pela Música bem reproduzida continua a ser um bichinho que morde. Wink

Por curiosidade, aqui em casa também mora uma Panasonic... pouco usada, mas sempre pronta a trabalhar.


Partilhe as suas experiências, pelos sistemas e formação dos mesmos, deve ter muito que partilhar!!

Olá a todos! 96146

Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 09:40

Olá
Olá a todos! 468604
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 19:25

Boas vindas
Olá a todos! 468604
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 20:32

Olá a todos! 468604
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 15 2019, 20:41

Olá a todos! 96146
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySáb Fev 16 2019, 05:38

José Miguel escreveu:
Partilhe as suas experiências, pelos sistemas e formação dos mesmos, deve ter muito que partilhar!!

Olá a todos! 96146


Sem dúvida... preparem-se que vem aí prosa. Ora vamos lá:

Os meus pais tinham um sistema de componentes separados com amplificador, rádio e giradiscos Dual, colunas Heco e gravador reel-to-reel da UHER (ainda por lá andam em casa deles, e funciona tudo menos o gravador - quem sabe se um dia o recupero).

Bem, o que é certo é que com 5 ou 6 anos, já sabia meter discos a tocar! Assim cresci a ouvir não só a coleção dos meus pais, como a dos meus irmãos mais velhos: de Chico Buarque a Pink Floy, Zeca Afonso a Cheap Trick, Sérgio Godinho a Supertramp, etc.. Cresci sempre com muita música. Muitas cassetes tinha eu... (ainda ali andam num caixote na arrecadação).

Cheguei a ter duas bandas onde cantava e cheguei a arranhar umas coisas com a guitarra, e também fui DJ em muitas festas (algumas de dimensão razoável). No ano passado comecei a aprender a tocar piano, o que tem sido uma aventura bem interessante - dizem que burro velho não aprende línguas, mas não acredito nisso.

Sem contar com um "tijolo" manhoso da Schneider que me ofereceram aos 14 anos, foi já com 18 anos que com o dinheiro de um trabalho de verão comprei a minha primeira "aparelhagem" - uma Pioneer XR-P310 tudo-em-um.

2 anos mais tarde, o meu irmão emprestou-me um amplificador da Toshiba e um deck de cassetes da mesma marca, comprei umas Infinity SM-65, um rádio Yamaha TX-480 e um leitor de CDs Yamaha CDX-396 - foi o meu primeiro sistema de componentes separados! Estaríamos no ano de 1994, salvo erro.

Mas é em 2000 que o "bicho" desperta a sério e compro um sistema AV para minha casa, composto por TV Grundig Xentia 82 (um CRT gigante), Yamaha DSP-A5, leitor de DVD Nintaus, Monitor Audio Baby Boomer e subwoofer Eltax.
O salto seguinte passou para o Marantz SR7200 e leitor DV-6200, juntamente com as colunas KEF Q55.2, Q15.2 e Q95C.
Mais tarde o sub Eltax e as Q15.2 foram substituídos por um conjunto KEF KHT (sub mais 2 satélites), ficando as frontais na mesma as Q55.2, enquanto a Q95C foi trocada por uma Reference 100C.

Durante uns anos o bicho andou forte, e troquei o SR7200 pelo Tag AV32R, que tocava juntamente com um Rotel RB930 (frontais e central) e um NAD C270 (surround). Acabei por largar o TAG e o Rotel e regressei novamente à Marantz com um SR7400, ajudado pelo NAD, e o sistema passou a 7.1, acrescentando mais dois "ovos" KEF ao sistema. Por essa altura a cereja no topo foi um REL Strata III que se juntou à festa.

Por fim o NAD largou o sistema AV, juntou-se a um pre da mesma marca e foi para o escritório juntamente com as KEF Q15.2. Neste sistema Stereo substitui o leitor de CDs Yamaha CDX-396 por um CDX890. Os NAD deram lugar a um pre Rotel que esteve a tocar com um T-amp alimentado por uma fonte linear Zetagui. Durou pouco este conjunto pois foi muito bem substituído por um Audiolab 8000A. Assim se manteve até ao ano passado, quando as KEF deram lugar às B&W CM2. Mais recentemente o Audiolab foi parar a um novo sistema que montei na oficina/arrecadação, juntamente com um Sony CDP670, um Denon TU235RD e umas Wharfedale Diamond 220.

No sistema AV, o ecrã passou para um plasma Panasonic 50PX8 e disparatadamente desfiz-me do REL Strata III (não me perguntem porquê), e por questões de remodelação da sala, o sistema ficou apenas 6.0 durante muito tempo. Como precisava de mais entradas HDMI (o 50PX8 só tem duas), aproveitei há uns anos e substitui o SR7400 por um Denon 3310, que depois deu lugar a um mais compentente 4311. Como a sala deu umas voltas, voltei a ter subwoofer: primeiro um SVS PB-10 mas que era grande demais e troquei-o por um SB12-NSD. As KEF Q55.2 ficaram de saída e depois de umas Monitor Audio RX6 durante uns tempos, recebi esta semana umas MA Silver 8. A central da KEF assim como os satélites foram trocados por uma MA Silver Centre e um par de Radius 90HD para surround (ficando o sistema 5.1 atual)

Voltando ao escritório, tenho um DAC/PRE Beresford Caiman SEG com o Sony TA-N55ES. Para ajudar as B&W passou por cá um BK Gemini II, mas depois de chocar com uma oportunidade irrecusável, troquei-o por um REL Strata III.

Se em 2000 comecei por comprar quase tudo novo, cedo me apercebi que dessa forma o hobby saía caro demais, pelo que desde então quase sempre tenho comprado as coisas em 2ª mão, ao mesmo tempo que vou vendendo muita coisa também (por vezes o meu perfil do OLX dá ideia que sou uma loja de audio Laughing )

Algures ali para o meio, ofereceram-me um gira-discos Technics SL-D3, para o qual tive de comprar uma agulha (a escolha foi uma AT-95E). Fui buscar os meus discos antigos a casa dos  meus pais, e tive o GD a tocar no escritório durante uns tempos até que ficou parado até há uns meses atrás. Como referi, estive quase a vender o mesmo, mas quando estava para fazer o negócio arrependi-me e voltei a ligá-lo desta vez ao sistema da sala - aproveitei e abri-o, limpei os interruptores e potênciómetro de pitch, nivelei e afinei o braço. Agora está a tocar bem melhor!

A nível de analógico tenho andado a pensar em apostar noutro prato... custa-me desfazer deste, e talvez vá para o escritório. Mas aqui na sala, o SL-D3 cinzento destoa do resto do sistema que é todo preto. Por isso tenho andado de olho nos classificados à procura de Regas P3 ou Thorens TD160/166 (ou semelhantes). Não queria gastar muito mais do que 200€, o que torna a busca um desafio maior... vamos ver o que o futuro me reserva!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySáb Fev 16 2019, 12:30

Já tem aí um belo percurso e ainda só vai a meio! Smile

O orçamento para o "novo" gira-discos não é grande e pretende modelos que por norma andam para lá dos 300 euros - não me vou alongar sobre o estado do Mercado de Usados, mas vá com calma, pode ser que apareça algo.

Permita-me apenas esta pergunta adicional: usa o sistema da sala para Música em Stereo simples(2.0)?
Se sim, como se comportam essas Monitor Audio?
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySáb Fev 16 2019, 13:40

José Miguel escreveu:
Já tem aí um belo percurso e ainda só vai a meio! Smile

O orçamento para o "novo" gira-discos não é grande e pretende modelos que por norma andam para lá dos 300 euros - não me vou alongar sobre o estado do Mercado de Usados, mas vá com calma, pode ser que apareça algo.

Permita-me apenas esta pergunta adicional: usa o sistema da sala para Música em Stereo simples(2.0)?
Se sim, como se comportam essas Monitor Audio?

Uso sim em 2.0 para ouvir música, e portam-se lindamente. As Silver RX6 que tive durante uns meses foram um grande salto face às KEF Q55.2 que me acompanharam durante muitos anos (uns 15 talvez). E as Silver 8 subiram ainda mais a fasquia, não só na gama baixa mas acima de tudo onde noto uma melhor performance é na gama média, principalmente na reprodução das vozes. Haja sala para elas, que não são pequenas. Nos 39m2 da minha vivem sem problemas, mas acredito que em salas mais pequenas as RX6 acabem por ser mais adequadas.

O Denon 4311 é um bicho impressionante se considerarmos que não é uma máquina dedicada para stereo. Mas assim que as Silver 8 cá chegaram fiz alguns testes:

Denon 4311 como pré + Denon POA-3200 - não notei qualquer diferença, achei o som igual a usar apenas o 4311
Audiolab 8000A - Gosto muito deste pequeno integrado, mas o 4311 é superior. Só ligado ao giradiscos é que o resultado foi melhor - a etapa de phono do 4311 não deve ser grande espingarda, e poderá ser algo a pensar em investir no futuro.
Beresford Caiman SEG + Denon POA-3200 - aqui sim, notei melhorias face ao 4311 sozinho. Nada de muito significativo, mas sem dúvida melhor.

Já tinha pensado em ter um amplificador integrado com HT bypass ligado ao sistema (a bem da simplicidade, já que toda a gente cá em casa usa isto - a TV tem as colunas internas desligadas, o som sai sempre pelo sistema), mas depois deste teste chego à conclusão que para ter algo que valha a pena, teria de ir para coisas mesmo boa$$.

Para já o 4311 vai continuar a trabalhar sozinho

Quanto ao orçamento para o gira-discos sei que é curto, mas não queria chegar aos 300€... estão dois muito interessantes na zona de Coimbra mas já nos 300/310€... Deixei escapar um Thorens TD166 imaculado que esteve por 250€ aqui na zona de Lisboa - vacilei e quando fui ver já tinha sido vendido. Mas também vou espreitando lá fora pelos ebays e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptyDom Fev 17 2019, 19:13

Olá a todos! Images?q=tbn:ANd9GcRtsdxCruT_oCp1g1AzmifGEmqiv0xNrI-BIVtLxp1IrDo78Hvh
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptyDom Fev 17 2019, 20:04




Olá a todos! 96146
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySeg Fev 18 2019, 09:52

Seja bem vindo!
Ir para o topo Ir para baixo
Djlitss
Membro AAP
Djlitss


Mensagens : 896
Data de inscrição : 29/10/2011
Idade : 57
Localização : Chaves

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySex Fev 22 2019, 00:43

Boas


Olá a todos! 96146


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySeg Mar 18 2019, 05:17

Olá a todos! 2019-027

Já chegou...

Olá a todos! 491368

...amanhã vou testar!
Ir para o topo Ir para baixo
gonjnunes




Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/03/2019
Idade : 41
Localização : Aveiro

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySeg Mar 18 2019, 11:34

Bem vindo e vamos todos pedalar eheheh
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! EmptySeg Mar 18 2019, 16:28

miguelbarroso escreveu:


Já chegou...

Olá a todos! 491368

...amanhã vou testar!
Rega P3 vs Technics... Um clássico do campeonato!! Smile


Depois partilhe as suas ideias e experiências, até se aquela Shure for aí parar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Olá a todos! Empty
MensagemAssunto: Re: Olá a todos!   Olá a todos! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Olá a todos!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Olá a todos
» Olá a todos
» Olá a todos!!!
» Olá a todos
» Ola a Todos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: