Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Montagem do DAC I

Ir para baixo 
+8
Goansipife
fredy
TD124
Ferpina
analog_sa
João Henrique
Alexandre Vieira
Fernando Mota
12 participantes
AutorMensagem
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Nov 22 2018, 12:51

Aqui fica o começo da montagem do meu DAC I

Montagem do DAC I Img_2021

O Kit só faltando os cabos para o painel Led
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Nov 22 2018, 13:05

Fernando Mota escreveu:
Aqui fica o começo da montagem do meu DAC I

Montagem do DAC I Img_2021

O Kit só faltando os cabos para o painel Led


Excelente. Montagem do DAC I 754215

A fonte de alimentação vai alimentar directamente o DAC?

A opção por uma bateria iria garantir um silêncio enorme. Fica a ideia para o DAC 2.

Montagem do DAC I 22692

Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Nov 22 2018, 22:55

Parabéns Fernando Montagem do DAC I 754215
Mas que tal uma identificação dos componentes, isso é que era Montagem do DAC I 936335
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Nov 23 2018, 00:37

Are there two dac boards in the pics? A hifiberry and something which looks like a 9018? The RPi will be the only source?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Nov 23 2018, 13:31

Componentes do DAC I

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1667_2620_1672&products_id=79377

https://www.hifiberry.com/shop/boards/hifiberry-dac-pro/

https://www.thanksbuyer.com/top-grade-ak4495seq-dac-assembled-board-i2s-to-rca-support-player-dac-upgrade-51688/electronics/amplifiers-and-board

https://www.audiophonics.fr/en/rca-sockets/elecaudio-er-106-inlet-rca-for-ic-gold-plated-pair-p-8156.html

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_1223&products_id=58383

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_2499&products_id=65999

https://www.ebay.com/itm/LCD1602-IIC-I2C-TWI-1602-16x2-Serial-LCD-Display-Module-Blue-Backlight-interface/111466286043?epid=2202096503&hash=item19f3e88bdb:g:eokAAOSw-jhUGjSr&redirect=mobile

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_1559&products_id=64138

https://www.servelec.pt/produto/interruptor-metal-anti-vandalismo-anel-azul-velleman-r1710b

12 parafusos M4X20 de sextavado interior (tive de cortar à medida que queria) + 12 Porcas M4

8 parafusos M3x16 de fenda (tive de cortar à medida que queria) + 8 Porcas M3

4 bocados de borracha de 2mm de espessura para pôr debaixo das abas do transformador

1 caixa com dimensões 150X280X80mm (CxLxA)

1 Transformador 220volt com saidas 16-0-16 volt e 9 volt para ligar à placa DAC

Espero que isto ajude amigo João

2cclzes

Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 268
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Nov 23 2018, 14:03

Ok. So hifiberry outputs i2s to 4495.

Should be a very nice dac.
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Nov 23 2018, 14:27

Fernando qual a taxa de amostragem que este dac vai conseguir ler?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Nov 24 2018, 13:26

Mais umas fotos da montagem

Montagem do DAC I D7eyf

Montagem do DAC I 1hvxug

Montagem do DAC I 2ueu4hu

Montagem do DAC I B66hj6

Montagem do DAC I 30m1lhy

Montagem do DAC I 291i5hd

Montagem do DAC I 10n7pt0

Montagem do DAC I 2igbtxu

Montagem do DAC I 2mdrmo5

Montagem do DAC I Bgwlt3

Montagem do DAC I B8u8l

Montagem do DAC I 2dgm4gn

Falta agora a ligação de power e do display led
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Nov 24 2018, 14:58

Parabéns Fernando. Pelas fotos fiquei agradávelmente surpreendido com o teu empenho. 2cclzes

P.S. E aquelas extensões metálicas e audiófilas que ligam as placas ao chassis? Notas a diferença? dvil  scratch

_________________
Montagem do DAC I Signat10
Montagem do DAC I Vu-1_z10 Montagem do DAC I Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Nov 24 2018, 20:42

Ferpina escreveu:
Parabéns Fernando. Pelas fotos fiquei agradávelmente surpreendido com o teu empenho. 2cclzes

P.S. E aquelas extensões metálicas e audiófilas que ligam as placas ao chassis? Notas a diferença? dvil  scratch

Montagem do DAC I 57537 Não, não noto nada, acho que fui enganado Montagem do DAC I 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQua Dez 12 2018, 22:41

Cá estou eu novamente, e desta vez é para finalizar o projecto com as últimas fotos...

Montagem do DAC I D7eyf

Houve uma alteração entre esta placa traseira e a nova, primeiro devido à minha azelhice, depois porque o nosso amigo Joaquim Pinto, quando lhe mostrei esta placa com Bucin, ele mencionou que era de mau profissionalismo meter um Bucin para entrada de corrente num aparelho de áudio, o que eu concordei, e lhe perguntei que além disso queria um sistema com fúsivel, ao qual ele me sugeriu o que se encontra na fotografia em baixo e lá ficou.
Quando ia fazer a furação para a alteração dei cabo da placa e tive de fazer uma nova e com gravação a laser novamente.

Montagem do DAC I 314wgfo

A seguir fotos da finalização do projecto

Montagem do DAC I 2d7j0oy

A ligação do display led na placa Dac Hi FI Berry

Montagem do DAC I Ndo105

Montagem do DAC I 2eyvxw4

A ligação dos 9Volt. para alimentar os led's do botão interuptor e do ..... não sei o nome mas é o que passa de 9Volt. corrente alterna para 5Volt. corrente contínua (cabos azuis).

Montagem do DAC I Sbj9xh

Montagem do DAC I 20at4w1

Ligação do botão interruptor

Montagem do DAC I 3503vk6

Ligação da ficha IEC, deixo aqui o link: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_640_1107&products_id=61779

Montagem do DAC I 15eit5y

A ficha com o fusível, deixo aqui o link: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=45454

Montagem do DAC I 30bjmub

Como vai ficar a parte da frente ligada

Montagem do DAC I 2jbr7ue

O interior do DAC I pronto

Montagem do DAC I Akegm1

A ver se neste fim de semana o ponho a tocar e fazer a comparação com o Raumfeld
Montagem do DAC I 693932

Espero que tenham gostado deste tópico
Montagem do DAC I 843159
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Dez 13 2018, 00:28

Espetáculo Montagem do DAC I 22692 Montagem do DAC I 754215 Montagem do DAC I 754215 Montagem do DAC I 754215

Verifiquei que do lado direito existe qualquer coisa que parecem ser duas ligações rca, dado que as saídas analógicas estão situação na parte traseira, o que é que tens do lado direito?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Dez 13 2018, 07:12

João Henrique escreveu:
Espetáculo Montagem do DAC I 22692 Montagem do DAC I 754215 Montagem do DAC I 754215 Montagem do DAC I 754215

Verifiquei que do lado direito existe qualquer coisa que parecem ser duas ligações rca, dado que as saídas analógicas estão situação na parte traseira, o que é que tens do lado direito?

Essas ligações não vão ser utilizadas, porque só vou utilizar os clock's dessa placa, como não queria ter trabalho a tirá-las deixei-as estar, até quem sabe se no futuro precisar dessa placa por outro motivo elas ainda podem fazer falta.
Um grande abraço João
Montagem do DAC I 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Dez 13 2018, 08:36

Fernando Mota escreveu:
Cá estou eu novamente, e desta vez é para finalizar o projecto com as últimas fotos...

Espero que tenham gostado deste tópico ...

Bravo pelo trabalho e espero que o som lhe agrade ... pois tal é o objectivo Montagem do DAC I 874774

Deixo uma simples sugestão para outro projecto ... poderia ter inversado a placa 1 e 2 afim de afastar as saidas das entradas digitais que são barulhentas e poluidas e pô-las do lado da alimentação. Assim em saida teria as cinch longe da alimentação e dos cabos digitais ... poderia ser um pouquito melhor ao nivel das perturbações transmitidas pelo digital até ao analogico Montagem do DAC I 843159

Montagem do DAC I Dac110

Montagem do DAC I Dac210

Bravo de novo e boas escutas cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Dez 13 2018, 18:56

TD124 escreveu:
Fernando Mota escreveu:
Cá estou eu novamente, e desta vez é para finalizar o projecto com as últimas fotos...

Espero que tenham gostado deste tópico ...

Bravo pelo trabalho e espero que o som lhe agrade ... pois tal é o objectivo Montagem do DAC I 874774

Deixo uma simples sugestão para outro projecto ... poderia ter inversado a placa 1 e 2 afim de afastar as saidas das entradas digitais que são barulhentas e poluidas e pô-las do lado da alimentação. Assim em saida teria as cinch longe da alimentação e dos cabos digitais ... poderia ser um pouquito melhor ao nivel das perturbações transmitidas pelo digital até ao analogico Montagem do DAC I 843159

Montagem do DAC I Dac110

Montagem do DAC I Dac210

Bravo de novo e boas escutas cheers

Obrigado Paulo, vou ter em conta essa importante informação para um próximo projecto.
Dava sempre jeito ter uma pessoa mais entendida na electrónica de áudio por perto, mas o que conta é muitas vezes errar para acertar na próxima.
Montagem do DAC I 936335
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Dez 14 2018, 07:40

Fernando Mota escreveu:
... Obrigado Paulo, vou ter em conta essa importante informação para um próximo projecto.
... 

São detalhes, mas que acumulados acabam por fazer a diferença. Bravo de novo e boas escutas com o DAC !!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Dez 14 2018, 08:17

Olá
Parabéns pela iniciativa...
Montagem do DAC I 754215
Mas... será que trabalha... Montagem do DAC I 265963 Montagem do DAC I 265963 Montagem do DAC I 265963
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Dez 14 2018, 14:20

Bravo Fernando!!! Montagem do DAC I 754215 Montagem do DAC I 754215

Não quero ser tão mauzinho como o Fredy, mas..., para além do conselho do Paulo, os meus vão mais no sentido da estética:

- Uma caixinha melhor e mais artisticamente desenhada;
- Sinalética e indicações bem desenhadas. De preferência gravadas na caixa.
- Caixa com pelo menos 8 mm de espessura. Melhor ainda se 10 mm;
- DAC 1 não é nome de nada. Tem de ter um nome sonante, tipo... Montagem do DAC I 447836 Gudensfrüden Berleit Montagem do DAC I 933723

... e por aí fora.

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Dez 14 2018, 14:43

Goansipife escreveu:
... os meus vão mais no sentido da estética:

- Uma caixinha melhor e mais artisticamente desenhada;
- Sinalética e indicações bem desenhadas. De preferência gravadas na caixa.
- Caixa com pelo menos 8 mm de espessura. Melhor ainda se 10 mm;
- DAC 1 não é nome de nada. Tem de ter um nome sonante, tipo... Montagem do DAC I 447836 Gudensfrüden Berleit Montagem do DAC I 933723

... e por aí fora.

E uma marca, pois é muito importante ... algo sonante como FM Laboratories ou Mota Acoustics cheers

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySex Dez 14 2018, 21:22

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... os meus vão mais no sentido da estética:

- Uma caixinha melhor e mais artisticamente desenhada;
- Sinalética e indicações bem desenhadas. De preferência gravadas na caixa.
- Caixa com pelo menos 8 mm de espessura. Melhor ainda se 10 mm;
- DAC 1 não é nome de nada. Tem de ter um nome sonante, tipo... Montagem do DAC I 447836 Gudensfrüden Berleit Montagem do DAC I 933723

... e por aí fora.

E uma marca, pois é muito importante ... algo sonante como FM Laboratories ou Mota Acoustics cheers

lol!

FM Laboratories seria mesmo a melhor escolha Montagem do DAC I 933723
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyDom Dez 16 2018, 12:18

Parabéns Fernando!

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Jan 19 2019, 12:56

Olá a todos,
O DAC I já está a funcionar no meu setup, o som é mais cheio e espacial que o meu Raumfeld Connector, os graves têm mais presença, mas um pouco descontrolados (talvez seja a afinação dos filtros). Os agudos têm mais transparência, as vozes e os timbres estão correctos para o meu gosto.
A única coisa que ainda não está a funcionar é o display led, para dar a informação do artista e da música.
Como é preciso programar para esse efeito, gostava de saber se alguém aqui no Fórum tem algum conhecimento nesse sentido, eu já andei a pesquisar e só encontro este link que informa melhor sobre este assunto,

https://github.com/dhrone/pydPiper

mas como não sei programar no raspberry, estou a pedir aqui ajuda a alguém que perceba alguma coisa nesta área.
Um abraço
2cclzes

Ir para o topo Ir para baixo
zicomorais




Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/01/2018

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Fev 23 2019, 10:06

Olá Fernando
tenta por esta imagem e verifica se o display funciona ?
https://www.audiophonics.fr/fr/blog-diy-audio/23-mise-en-route-raspdac-rasptouch-raspdac-mini-avec-une-image-pre-configuree.html
Ir para o topo Ir para baixo
zicomorais




Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/01/2018

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Fev 23 2019, 10:09

usa esta só para experiência "Volumio2_20190219_2.555_RaspDac .zip "
Ir para o topo Ir para baixo
Cylon
Membro AAP
Cylon


Mensagens : 380
Data de inscrição : 26/12/2017

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Fev 23 2019, 12:56

Parabéns pelo projecto e pelo resultado. Àparte as dicas técnicas, até acho piada a esse aspecto caseiro. Continuação de bons projectos! Montagem do DAC I 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySáb Fev 23 2019, 16:53

zicomorais escreveu:
usa esta só para experiência  "Volumio2_20190219_2.555_RaspDac .zip "

Obrigado Zicomorais, vou experimentar e depois coloco aqui o que aconteceu
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQua Nov 25 2020, 23:42

Boa noite a todos,
Quase dois anos depois, volto novamente a este tópico que iniciei. Durante este tempo fui tentando pôr o ecrã LCD do painel frontal a funcionar (dar informação dos artistas e das canções e o seu tempo) o que foi frustrante, pois o programa Max2play instalado no Raspberry pi não tinha nenhum plugin já existente para ecrãs iguais ao meu, entretanto mudei de programa, instalei o Volumio, aí sim consegui pôr a funcionar, mas, só com o streaming de rádio, quando mudava para o Tidal, já não aparecia nenhuma informação.
Houve quem me dissesse para pôr esta ideia de lado e funcionar sem o ecrã ligado, o que para mim era desapontante pois tinha mandado fazer o painel frontal de acrílico para esse propósito. Entretanto como nunca gostei da situação ter o computador ligado para trabalhar com o Raspberry pi (Max2play, Volumio), queria uma solução mais simples e ter uma aplicação somente para pôr música a tocar, uma das soluções era adquirir um bom Streamer com um bom DAC interno, ainda tenho essa intenção mas agora com a vontade de ligar esse Streamer ao DAC através de sinal digital, isso surgiu em conversa com o nosso amigo Pistolero e daí parti para a procura de informação de placas conversoras de sinal digital com saída i2s e alimentação de 5 volts.
A que encontrei própria para este caso foi esta:

https://www.ebay.com/itm/Italy-Amanero-XMOS-Interface-Sample-Rate-Display-AK4118-SPDIF-I2S-Switching/132659950622?ssPageName=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2648&redirect=mobile

Novamente mais uma placa com display, desta vez vou experimentar antes de fazer alguma alteração na caixa do DAC (aprende-se sempre com as asneiras da primeira vez), quando tiver alguma novidade volto a postar aqui a experiência.

[url=https://servimg.com/view/19634758/73]Montagem do DAC I 20201111

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyQui Nov 26 2020, 09:24

É Assim que se alcança conhecimento para ajudar os amigos Montagem do DAC I 693932
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySeg Mar 07 2022, 01:22

Boa noite a todos, como o tempo passa depressa, a última vez que postei aqui foi à 2 anos, ou quase, e claro que não postei nada pois porque foi o caso de não ter conseguido ligar o conversor até ontem.
É claro que vou explicar tudo, mas não hoje. Já percebi que muitas vezes queremos ser nós próprios a fazer as coisas pelo simples facto de nos dar gozo, mas por vezes temos de ir ter com as pessoas certas e pedir um pequeno auxílio.
Até amanhã Montagem do DAC I 491368 Montagem do DAC I 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptySeg Mar 07 2022, 22:50

Montagem do DAC I 20220311

Boa noite,
Ora aqui está ele finalmente a funcionar como eu queria, ligado ao Streamer por entrada óptica ou coaxial, e futuramente se tiver um Streamer com saída USB, também o posso ligar, até mesmo em HDMI.
Agora é só arrumar bem as entranhas, remover a chapa traseira e fazer uma nova, com furação nova e uma chapa acrílica dianteira nova com a furação para o botão on/off, botão selector de entradas e ecrã led de informação da entrada seleccionada e o seu valor de amostragem.
Esteve este tempo todo parado por burrice minha, por ter soldado mal um dos pinos de saída i2s, além de mal soldado ficou também interrompido um pouco à frente da soldadura o que eu não consegui ver, e por esse motivo não dava nada através do DAC, fui sábado passado ao nosso amigo Joaquim Pinto para ver se ele conseguia ver alguma coisa que estivesse mal, mal viu as soldaduras foi logo ver se estavam em continuidade com o outro ponto seguinte e foi aí que percebeu que o que estava mal soldado também estava interrompido.
Pôs um cabinho para continuar o circuito (cabo vermelho em L) e disse-me para o ligar em casa e experimentar para ver se já funcionava, cheguei a casa liguei logo e Voilá, estava a funcionar perfeitamente, foi uma tarde de Domingo só a experimentar as entradas e ver qual era a que gostava mais, fiquei com a impressão que por Coaxial o som é melhor.
E pronto mais uma aventura do meu "DAC I".
Montagem do DAC I 317942
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I EmptyTer Mar 08 2022, 09:36

Tanto tempo desaparecido e tudo por uma má soldadura!?! Montagem do DAC I 57537

A aventura continuará, esse DAC-1 merece ser bem finalizado para não destoar do resto do sistema - acredito que já tenha bom tom, mas pode ficar mais apresentável se completar a caixa. Wink

Fica o desafio de reapresentar todo o sistema quando terminar o DAC.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Montagem do DAC I Empty
MensagemAssunto: Re: Montagem do DAC I   Montagem do DAC I Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Montagem do DAC I
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Projecto "PISA" - Inscrições
» Ajuda montagem de suspensão Thorens 166 MKII
» Montagem e ajuste de celulas
» Set de parafusos para montagem de célula
» Montagem e venda de Cabo de Phono e interconect

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: