Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Noa no Tivoli

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Noa no Tivoli Empty
MensagemAssunto: Noa no Tivoli   Noa no Tivoli EmptyQui Nov 15 2018, 02:43

Noa no Tivoli Ingres11



Paz!



        Constitui curiosidade natural saber o significado do nosso nome próprio. Para além disso, enquanto pais, no acto de escolher o nome do bebé que está para chegar, pretendemos saber o significado dos nomes a seleccionar. Damos preferência ao nome com significação positiva que nos torna parte da humanidade e sendo usado toda a vida, também nos torna um só ser. Desta singularidade, Achinoam Nini, neta de avós naturais do Iémen, que em fuga desse conturbado país árabe, se mudaram para Israel quando os seus pais nasceram, artisticamente optou pelo nome hebraico Noa, cujo significado é descanso ou repouso.

        A escolha do nome artístico revelou-se feliz, já que, tendo Noa a percepção que o tempo presente tem sofrido radicais transformações sociais, económicas e políticas que continuam a mudar o mundo, tornando-se um lugar dinamitado por reais ameaças perversas e bárbaras, fomentado por ideologias extremas e por totalitarismos, onde a raiva e a intolerância estão à flor da pele ferindo a humanidade, Noa, assumindo a necessidade de pedagogia social, num processo consciente e racional utilizado nos seus concertos, formula o objectivo de missionar sobre renovação moral e espiritual, assente no importante pilar da paz. Por esse motivo, no segundo sábado de Novembro, em Lisboa, iniciou a actuação com «Shalom», termo hebraico correspondente a paz.

Noa no Tivoli Noa_i10

       Até ao terceiro tema, «Mishaela», cantou acompanhada por Gil Dor, na guitarra. Depois, demonstrou os seus dotes na percussão, usufruindo do entusiástico público que, com palmas, acompanhou as mutações rítmicas de «Keren on». Entretanto, dirigiu a assistência constituída por cerca de sete centenas de vozes que entoou o refrão de «I don´t know».

Noa no Tivoli Noa_ii10

       Aproveitando a presença de individualidades da política portuguesa assumidamente europeístas, mas que sem demonstrarem aptidão para redefinir as políticas comunitárias, recuperando a matriz da identidade europeia de forma a devolver aos seus cidadãos a esperança de que a existência da União Europeia ainda é válida, fez referência a Yitzhak Rabin, figura ímpar na governação de Israel, que na sua segunda passagem ao serviço da nação, entre 1992 e 1995, esforçou-se a favor da paz no Médio Oriente, mediante pacientes negociações com os palestinianos, celebrando um acordo de paz com a Palestina e com o rei Hussein da Jordânia, pondo termo a 46 anos de guerra. A este estadista que dá nome a uma rua da freguesia do Lumiar, assassinado em Tel Aviv no exercício do cargo, dedicou a canção «Little lovin´».

Noa no Tivoli Noa_ii12Noa no Tivoli Noa_ii11Noa no Tivoli Gil_do10

      Detentora de canto que por vezes leva o ouvinte a supor estar diante de voz celestial, dada a delicadeza interpretativa sentida em «Uri», a artista israelita, apreciadora de música clássica, jazz e de outros registos, aventurou-se no blues em «Keren or», deixando o auditório maravilhado. Também neste tema, Gil Dor, seu acompanhante à 28 anos, quer marcando o ritmo com a guitarra ou usando o conjunto de pedais para desenvolver uma criativa exploração do som do instrumento, onde noutro tema foi notória uma suave e orgânica sonoridade semelhante a sintetizador, numa coerente e sólida união interpretativa com a cantora e percussionista, ficou patente que certamente é um dos melhores guitarristas da actualidade.

Noa no Tivoli Noa_vi10

      "O que mais aprecio na música são as palavras", afirma a sorridente, simpática e comunicativa Noa, confessando-se apaixonada pela nossa língua, a quinta à escala da aldeia global, falada por 260 milhões de pessoas. Por isso, no encore, presenteou a audiência do Tivoli, cantando «No teu poema» (letra e música de José Luís Tinoco, interpretado por Carlos do Carmo, no Festival da Canção de 1976). A primorosa prestação terminou com «Beautiful that way», alusão à película «A vida é bela», de Roberto Benigni.





Tiro ao boneco e blá-blá-blá com a antiga grafia: Ghost4u
Ir para o topo Ir para baixo
 
Noa no Tivoli
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tivoli
» Tivoli Model Two
» Tivoli Audio Model Two
» Toquinho no Tivoli (2019, reportagem)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa :: Fantasmas à solta-
Ir para: