Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Comparações entre células MM (achtung!)

Ir para baixo 
+8
Ghost4u
fredy
mannitheear
anibalpmm
analog_sa
Alexandre Vieira
Goansipife
TD124
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 22 2018, 19:38

analog_sa escreveu:
... The internal 47k often supplies bias to the input stage and without it the output may saturate at one of the supply rails. I would solder internally a large enough resistor, at least a 100k and maybe even 1M, so there is always a resistor to ground, even when the externally mounted one is not plugged in. ...

The objective is that there's always a resistor pluged in Wink ... but you're right to make that advice! Thank's...

Para os que não compreenderam, o amigo analog_sa propõe de por no interior do phono uma resistência de 100K no lugar da de 47K se utilisarem o adaptador, assim não haverà surpresas...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 22 2018, 20:05

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... No limite admito que as minhas questões são mais de raiz epistemológica do que técnicas, mas negar a Comparação entre células é negar a possibilidade de Conhecimento por um método que é aplicado às comparações de tudo. ...

Bom, não fomos capazes de nos evangelisar mutualmente ... fica para uma outra vez amigo José cheers

Gonçalo, conta là essa experiência com a Shure de DJ e um DD! Era um SL1200 como se deve ?... Wink

O que te tocou nessa escuta ?
Não há muito a contar, até porque não me posso adiantar muito sobre o Set que esteve à frente desta experiência. Mas sim, era um SL 1200 MkII.

Posso no entanto adiantar que foi uma tarde muito agradável a ouvir rock, música portuguesa, jazz e folk, com uma célula e restante conjunto mostrando corpo, alma e muita música. Daqueles momentos onde gostamos que não acabem mais.

Só não ouvimos discos com edições audiófilas. Felizmente!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 11:06

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Mm_mi_10

Aqui està uma imagem que mostra as diferenças de principio de funcionamento entre as MC, MM e MI. Como podem ver a MI é uma espécie de hibrido entre as MM e MC no sentido em que tanto as bobines (facto especifico às MM) como os imanes (isto especifico às MC) estão fixos no corpo da célula e que o estilete possui uma peça em ferro que se magnetisa pela proximidade do iman e vai criar a corrente electrica nas bobinas (sinal). Os argumentos técnicos deste método é que o ferro sendo mais ligeiro do que um iman, o bloco movel da célula MI é mais leve do que uma MM e tão leve quanto o de uma MC. Este argumento que foi muito utilisado no passado para "demonstrar" a superioridade das MC's sobre as MM's, jà não é tanto gabado hoje, pois com os imanes modernos uma MM pode ter um bloco movel muito ligeiro ... como por exemplo a Technics EPC-100CMK4 que é uma MM e tém um bloco movel muito mais leve do que a maioria das MC's!...

O que me perturba nesta historia não é a "medida de pilas" entre estas três tecnologias é evidente, mas algo de mais pragmatico e pouco badalado no que diz respeito às MI. Esta tecnologia que anda perdida no nevoeiro, pois ninguém sabe quem a criou e vàrias marcas se gabam de o ter feito, é eléctricamente muito proxima das MM's ... então normalmente deveria ser carregada pelo phono da mesma maneira, ou seja por um grupo resistência e condensador. Se a carga de 47K é comum tanto às MM que MI, jà o condensador é diferente pois muitos construtores não indicam o valor e mesmo outros anunciam que o condensador não é importante como a Grado...

Como tenho um conhecido aqui perto que é um louco pela Grado (tanto nos Cans que nas células) e que tém duas montadas no gira, pensei em fazer uma experiência. Visto que ele tém o vinilo de teste da Elipson, decidi de passar com o meu osciloscopio portatil e verificar se as células são verdadeiramente "insensiveis" à capacidade de carga ou apenas "pouco sensiveis". Visto que ele não trabalha nas quartas para guardar os putos ... là levei uma garrafita para me desculpar de o invadir com as minhas duvidas e aparelhos de medida. Mas mesmo ele estava interessado no resultado então eu jà estava desculpado. Ele possui a Grado Master 1 e a Gold 2 respectivamente e que são MI's. Medi a curva das duas nas condições de funcionamento (47K sém condensador) e com 120pF no cabo phono e 25pF no braço ou seja um total de 150pF! Eis os resultados da medida e não de escuta...

47K // 150pF: Neste caso que é a utilisação habitual das células, as duas mostram resposta equilibrada na banda mas que começa a descer com pouco inclinio a partir de 5khz até aos limites agudos...

47K // 250pF: Adicionei 100pF no phono guardando o mesmo cabo e a medida foi excelente em ambas. A resposta foi equilibrada e linear (para uma célula) e isto na integralidade das bandas presente no disco de teste...

47K // 350pF: Adicionei 200pF no phono com o mesmo cabo e a medida mudou. De novo a partir de 5Khz a curva inclina-se, mas em vez de descer ela começa lentamente a subir até aos limites agudos ...

Nota: Não houve escuta durante os testes fora com ruido rosa que comprovou a mudança de tonalidade. Apòs as experiências deixei o condensador de 100pF que era o melhor à medida e escutà-mos vàrios discos. O proprietario não gostou argumentando que a escuta estava mais clara e brilhante o que é verdade relativamente, mas falso ao nivel do equilibrio. Estou de acordo com ele que no seu caso a ligeira atenuação que tanto aprecia seja mais agradàvel à escuta...

Não fui mais longe nas experiências para não abusar ném chatear ... mas esta experiência prova que existe um impacto mensurável na resposta das MI's em função da capacidade. Ela é menos violenta e saliente do que numa MM mas o efeito é notàvel e encontra-se na escuta. Uma das razões que me dava vontade de fazer esta experiência é o facto de a Stanton anunciar uma carga para a célula 681 EEE MK III de 275pF ora que é uma MI, enquanto a Grado ou a Nagaoka não anunciam nada. No caso das Grado, foi este mesmo valor que a Stanton pede que deu o melhor resultado nas medidas ... mas pode ser coincidência e é o caso certamente!

Isto poderà ajudar alguns que "desesperam" do sedoso das Nagaoka e Stanton ou que ao contràrio criticam o "brilho" de algumas Grado, AKG ou Empire...

PS: Pareçem existir algumas MI disfarçadas em MM, ou sém que o consumidor saiba exactamente qual é a tecnologia aplicada. Muitas pessoas apregam que as Ortofon da série OM Super e mesmo algumas Goldring são MI, mas na comunicação do construtor nada indica isso...
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 12:42

Caro TD124,

Já que as células (de qualquer tipo) não têm segredos pra si,faço-lhe a pergunta,conhece a Audio Tecnica AT-120E??...Se sim,que impressões (sonoras) tem da mesma??...Parece-lhe uma célula de boa qualidade,quando comparando com células de outras marcas que tinham preços semelhantes?? Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836
Afinal éram 3 perguntas!! Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 14:32

luis carrilho escreveu:
... Já que as células (de qualquer tipo) não têm segredos pra si,faço-lhe a pergunta,conhece a Audio Tecnica AT-120E??...Se sim,que impressões (sonoras) tem da mesma??...Parece-lhe uma célula de boa qualidade,quando comparando com células de outras marcas que tinham preços semelhantes??...

Oh sim amigo Luis, as células continuam a ter muitos segredos para mim ... é por isso que gosto tanto de as ouvir em sistemas diferentes, pois hà sempre algo de novo a descobrir. Efectivamente conheço as particularidades técnicas e de utilisação delas ... mas estou longe de conheçer todos os segredos, dai que tenha criado este topico. Apòs uma longa troca com o José Miguel aonde eu dizia que não se pode comparar células, voçê faz-me um desafio para as comparar. Mas, vou responder porque conheço bem a AT120E que montava (entre outras...) na minha loja tanto nos Rega que nos Project e mesmo no Funk Firm Vector...

Impressões: Jà là vão seis ou sete anos, mas guardei no espirito uma célula dinamica, arejada e luminosa no alto do espectro, com um grave bem controlado com bom impacto e recorte. A imagem sonora (palco) é muito bom nessa gama pois a separação e equilibrio dos dois canais é de notar. Os médios possuém um bom recorte, sém agressividade apesar do caracter analitico e claro da célula. O baixo médio é discreto e participa à tonalidade clara da restituição...

Nota sobre a escuta: Como estas escutas foram feitas com giras ligeiros e sém suspensão (Rega, Project e Funk Vector), esta escuta està marcada do carimbo dos giras. Tenho a certeza que com giras suspendidos e mais pesados o som seja mais equilibrado por natureza. Nomeadamente o baixo medio deve aparecer mais presente o que dà o toque organico que pode equilibrar a escuta mas trazer um pouco de lentidão e de feltrado também, possivelmente. Uma "perfeita" optimisação da capacidade (coisa que eu não fazia), também pode equilibrar a escuta...

Células concurrentes: Jà não me lembro exactamente, mas creio que a célula AT120E custava hà volta de 150€. Ora nesses preços existém muitas alternativas mas o importante é que a célula corresponda ao que voçê quer, ao sistema ou aos dois! Consoante o tipo de escuta que pretende vai haver uma célula em principio mais indicada:

Se busca suavidade e sedoso: Uma Sumiko Pearl ou uma Nagaoka MP-110 são alternativas ...

Se busca rapidez e ciselado: Uma Grado Silver1 ou uma AT VM530...

Se busca elegância e fineza : Uma Shure M97xe ou uma Goldring 2100...

Se busca garra e energia: Uma Ortofon 2M Red ou uma Shelter 201...

(O que venho de dizer serà acentuado/atenuado pelo conjunto braço gira como é obvio!...)

Eis o que posso responder em relação às suas perguntas! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 15:20

Obrigado pela resposta amigo TD124.
De facto a AT-120E é a que tenho montada no rega e partilho da sua opinião,realmente tem um som muito limpo,rapido e recortado,até diria arejado,embora ás vezes fuja um bocadinho mais para o lado analítico,se o disco tiver uma excelente prensagem e estiver fisicamente e de limpeza nas melhores condições,por vezes é tudo "tão limpo e linear" que mais parece estar a ouvir um bom leitor de cds a tocar,com certo tipos de musica,isso até é muito positivo,mas com musica mais vocal e intimista,por vezes sinto falta de um certo calor,de uma certa sedosidade que costumo ouvir por exemplo nas Shure do Alexandre Vieira,felizmente esse tipo de musica nem é o que mais ouço,pelo que apesar de tudo,são mais as vantagens que as desvantagens que encontro na célula,mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!? Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 17:07

luis carrilho escreveu:
... mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!? Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836

Amigo Luis, vàlvulas não é sinônimo de sedoso, feltrado, envolvente e mais outras caracteristicas "quentinhas" que lhes dão, e "fazendo a mà lingua" diria que se o phono a vàlvulas tém um som quentinho ... é que não é grande espingarda Wink . Um verdadeiro phono moderno a vàlvulas tém grande rapidez, dinamica e abertura ... então é mesmo ao contrario do que se imagina e fazem bons casamentos com as MC geralmente!!!

A Sumiko Pearl, assim que a Shelter 201 (é a mesma base) são células que téem esse sedoso que lhe falta ... a Shelter sendo mesmo e sedosa e ao mesmo tempo aberta e dinamica (uma bela célula pouco badalada...), são então boas se um dia trocar de célula...

Senão e visto que ninguêm nos ouve, quando fizer uma escuta e necessitar de sedoso ... abaixe a tampa do Rega e ponha-lhe um dicionario em cima! Se o dicionario for peso a mais e o som se tornar demasiado feltrado, ponha um livro mais leve até encontrar a justa medida. È mais barato do que um phono a vàlvulas e dà bons resultados nas tàbuas do tipo Rega, Project!... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 17:18

TD124 escreveu:
luis carrilho escreveu:
... mas fico a pensar que no dia em que me decidir a comprar um pré de phono dedicado.éra capaz de ser bem pensado arranjar um a válvulas,talvez conseguisse meter no som aquele cheirinho de calor e sedosidade que lhe falta!!? Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836

Amigo Luis, vàlvulas não é sinônimo de sedoso, feltrado, envolvente e mais outras caracteristicas "quentinhas" que lhes dão, e "fazendo a mà lingua" diria que se o phono a vàlvulas tém um som quentinho ... é que não é grande espingarda Wink . Um verdadeiro phono moderno a vàlvulas tém grande rapidez, dinamica e abertura ... então é mesmo ao contrario do que se imagina e fazem bons casamentos com as MC geralmente!!!

A Sumiko Pearl, assim que a Shelter 201 (é a mesma base) são células que téem esse sedoso que lhe falta ... a Shelter sendo mesmo e sedosa e ao mesmo tempo aberta e dinamica (uma bela célula pouco badalada...), são então boas se um dia trocar de célula...

Senão e visto que ninguêm nos ouve, quando fizer uma escuta e necessitar de sedoso ... abaixe a tampa do Rega e ponha-lhe um dicionario em cima! Se o dicionario for peso a mais e o som se tornar demasiado feltrado, ponha um livro mais leve até encontrar a justa medida. È mais barato do que um phono a vàlvulas e dà bons resultados nas tàbuas do tipo Rega, Project!... cheers
Jamais me lembraria de tal coisa,mas estamos sempre a aprender!! Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 491368
E a experiencia,até fica barata se de fazer!! Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 933723
Obrigado pelas dicas. Wink

P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 19:12

Estimado Carrilho

Com essa tábua que mora aí em tua casa acho que, para ficares com um som mesmo muito sedoso, melhor colocar uma bigorna em cima.

É mesmo assim... Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692

Ir para o topo Ir para baixo
luis carrilho
Membro AAP
luis carrilho


Mensagens : 887
Data de inscrição : 19/01/2013
Idade : 50
Localização : Pinhal do Vidal-Seixal

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 19:15

Alexandre Vieira escreveu:
Estimado Carrilho

Com essa tábua que mora aí em tua casa acho que, para ficares com um som mesmo muito sedoso, melhor colocar uma bigorna em cima.

É mesmo assim...  Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692

Venenoso!!! Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 249412
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 22:21

luis carrilho escreveu:
... P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! ...

Um disco a desempenar entre livros nunca ouvi dizer ... mas bem apertado pelos outros discos na estante contra uma das paredes ou entre duas placas de vidro com peso em cima ... isso acaba por dar bom resultado Wink

Alexandre Vieira escreveu:
... acho que, para ficares com um som mesmo muito sedoso, melhor colocar uma bigorna em cima. ...

Com uma bigorna em cima ... até os ficheiros soam como mel affraid

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySex Nov 23 2018, 23:43

luis carrilho escreveu:


P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! smedley

Amigo Luís tenho aqui por casa uma coisa que ajuda a desempenar, caso necessites e só combinarmos para tratarmos do assunto de forma rápida e eficaz
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySáb Nov 24 2018, 00:27

anibalpmm escreveu:
luis carrilho escreveu:


P.S.-Curiosamente tenho um disco debaixo de alguns livros bem pesados,já há algumas semanas,li algures que póde ajudar a corrigir um disco empenado,mesmo que seja tanga,tambem não custa tentar!! smedley

Amigo Luís tenho aqui por casa uma coisa que ajuda a desempenar, caso necessites e só combinarmos para tratarmos do assunto de forma rápida e eficaz


Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 754215 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 754215 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 754215

Este fórum é isto!

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 12:37

Uma pergunta para os entendidos
O cabo Van Damme que é descrito como tendo uma baixa capacidade tem estás especificações elétricas
Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 0990f510
Qual é a capacidade que devo considerar?
Core to shield é a que me parece certa. Estou certo ou errado?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 13:12

anibalpmm escreveu:
... Qual é a capacidade que devo considerar?
Core to shield e a que me parece certa. Estou certo ou errado?

Sim é essa que deve considerar 91pF ... mas na gama do mesmo construtor tém este com menos capacidade "UP-LCOFC HI-FI TWIN INTERCONNECT CABLE" pois de 77pF e como està grupado direita esquerda, é mais simples de utilisar e està melhor se utilizar um cabo de massa...

Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control

Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro!

E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço Cool

PS: Os cabos de massa devem correr no longo do cabo ou ser enrolados nele para uma melhor eficiência...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 13:16

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... Qual é a capacidade que devo considerar?
Core to shield e a que me parece certa. Estou certo ou errado?

Sim é essa que deve considerar 91pF ... mas na gama do mesmo construtor tém este com menos capacidade "UP-LCOFC HI-FI TWIN INTERCONNECT CABLE" pois de 77pF e como està grupado direita esquerda, é mais simples de utilisar e està melhor se utilizar um cabo de massa...

Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control

Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro!

E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço Cool

PS: Os cabos de massa devem correr no longo do cabo ou ser enrolados nele para uma melhor eficiência...

cheers
Obrigado TD124 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692
O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim
Como o braço não tem terminal de terra também serve bem
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 13:22

anibalpmm escreveu:
... O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim ...

Compreendo, mas fica a dica para aqueles que buscam um bom cabo de phono com bom preço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 13:34

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... O van damme agrada-me porque é muito flexível e para a grua que não está fixa ao plinto do thorens tem que ser assim ...

Compreendo, mas fica a dica para aqueles que buscam um bom cabo de phono com bom preço cheers
esqueci-me de dizer que a grua é o RS-A1 Laboratory
esse cabo que o TD124 refere é muito flexível?
Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 809774 já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 14:06

anibalpmm escreveu:
... esse cabo que o TD124 refere é muito flexível?
... já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem

Deve ser quase tão flexivel quanto o Van Damme penso, se separar os dois cabos esquerda/direita. O minimo que vi em capacidade foi 55pF num cabo de medida digital ... então habitualmente a "fraca capacidade" anda à volta dos 75pF por métro. Alguns cabos de antena para televisão chegam aos 60pF ... mas são muito rigidos !!!...

Um cabo de 75pF mais a capacidade do braço que é de ~25pF dà 100pF, que é ideal e o minimo necessario para qualquer célula que existe. Isto permite com as compensações no phono de obter todas as variantes de capacidade necessarias para afinar uma célula. A capacidade de 75pF é então um compromisso ideal ... e a metade desse cabo possui apenas 37pF ...

PS: Ter o phono proximo do gira afim de diminuir o comprimento do cabo braço/phono é uma boa ideia. Um cabo de 50/70cm é o ideal !!!...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 15:27

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... esse cabo que o TD124 refere é muito flexível?
... já percebi que tenho andado a fazer mal os cálculos da capacidade para esse braço + cabo, porque me foi vendido como tendo 56pF de capacidade e não os 91pF que realmente tem

Deve ser quase tão flexivel quanto o Van Damme penso, se separar os dois cabos esquerda/direita. O minimo que vi em capacidade foi 55pF num cabo de medida digital ... então habitualmente a "fraca capacidade" anda à volta dos 75pF por métro. Alguns cabos de antena para televisão chegam aos 60pF ... mas são muito rigidos !!!...

Um cabo de 75pF mais a capacidade do braço que é de ~25pF dà 100pF, que é ideal e o minimo necessario para qualquer célula que existe. Isto permite com as compensações no phono de obter todas as variantes de capacidade necessarias para afinar uma célula. A capacidade de 75pF é então um compromisso ideal ... e a metade desse cabo possui apenas 37pF ...

PS: Ter o phono proximo do gira afim de diminuir o comprimento do cabo braço/phono é uma boa ideia. Um cabo de 50/70cm é o ideal !!!...
Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente  rígidos
Tenho aqui o cabo da furutech AG12 que tem 72pF/m o que dá cerca de 87pF para 1,2m
Tenho aqui alguns ao nível do blue Jean mas não têm isolamento
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 15:54

anibalpmm escreveu:
... Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente  rígidos ...

Os Blue Jean que são o equivalente dum cabo coaxial para "transmissão de dados digitais", não é anunciado para 12,2pF por metro (m) mas por feet (ft), o que obriga a multiplicar por 3.28 e que dà 40pF por métro ... mas como voçê diz, com uma grande rigidez e espessura, obrigatoria para atingir tais fracas capacidades. Um cabo sém blindagem pode atingir capacidades infimas, mas não pode ser utilisado como phono sém degradar a relação sinal/ruido! Uma capacidade de 75pF/m pareçe-me ser mais que suficiente afim de estar tranquilo...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 15:57

TD124 escreveu:


Um dos bons cabos phono actuais por um preço "realista" é este:SC-Sinus Control

Apenas 75pF e jà tém integrado um cabo suplementar para a massa do braço ... por uns meros 4€ o métro!

E soa bem ... e bem superior ao que seria de esperar pelo preço Cool


cheers
Sommer Cable!?!?

Andam por aqui a ligar o pré de phono cabos dessa casa... que chegaram a esta casa vindos de uma outra com pessoas muito generosas e que partilham estas coisas muito boas!

O cabo é muito bom e definitivamente faz diferença... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 16:02

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... Os blue jean apregoam bastante menos (12,2pF/m) mas são extremamente  rígidos ...

Os Blue Jean que são o equivalente dum cabo coaxial para "transmissão de dados digitais", não é anunciado para 12,2pF por metro (m) mas por feet (ft), o que obriga a multiplicar por 3.28 e que dà 40pF por métro ... mas como voçê diz, com uma grande rigidez e espessura, obrigatoria para atingir tais fracas capacidades. Um cabo sém blindagem pode atingir capacidades infimas, mas não pode ser utilisado como phono sém degradar a relação sinal/ruido! Uma capacidade de 75pF/m pareçe-me ser mais que suficiente afim de estar tranquilo...
Obrigado TD124 pelo esclarecimento
Vou tentar arranjar um Van Damme a 0,5m
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyDom Nov 25 2018, 17:21

TD124 escreveu:
(...) Para os que não compreenderam, o amigo analog_sa propõe de por no interior do phono uma resistência de 100K no lugar da de 47K se utilisarem o adaptador, assim não haverà surpresas...

cheers
Se pedir ao JP para colocar uma resistência de 100k como faço os cálculos para acertar com a resistência?
A única coisa que eu sei é que se adicionar mais uma resistência no sinal o valor total vai descer scratch
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySeg Nov 26 2018, 20:45

Encontrei esta página que ajuda a fazer os cálculos
Hagetech
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyTer Nov 27 2018, 09:32

anibalpmm escreveu:
... Se pedir ao JP para colocar uma resistência de 100k como faço os cálculos para acertar com a resistência?
A única coisa que eu sei é que se adicionar mais uma resistência no sinal o valor total vai descer scratch

Isso é valido se as duas resistências são de valor igual ou muito proximo ... senão o valor que predomina é o da resistência mais pequena. Peça ao JP de colocar em fixo uma resistência de 220K e assim pode por no adaptador qualquer resistência até 100K (valor de algumas Stanton antigas) e serà sempre o valor que està no adaptador que comanda!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyTer Nov 27 2018, 21:10

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... Se pedir ao JP para colocar uma resistência de 100k como faço os cálculos para acertar com a resistência?
A única coisa que eu sei é que se adicionar mais uma resistência no sinal o valor total vai descer scratch

Isso é valido se as duas resistências são de valor igual ou muito proximo ... senão o valor que predomina é o da resistência mais pequena. Peça ao JP de colocar em fixo uma resistência de 220K e assim pode por no adaptador qualquer resistência até 100K (valor de algumas Stanton antigas) e serà sempre o valor que està no adaptador que comanda!

cheers
Obrigado pela dica TD124 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692 cheers
A página da Hagetch serve para alguma coisa para calcular o valor correto da capacidade e da resistência?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyTer Nov 27 2018, 21:21

anibalpmm escreveu:
... A página da Hagetch serve para alguma coisa para calcular o valor correto da capacidade e da resistência?

Como eles dizem no principio da pàgina, trata-se de uma modelisação, pois a realidade é muito mais complexa. Eles recomendam de utilisar a modelisação para os primeiros testes e depois verificar ao ouvido...

Eu pessoalmente, utiliso no começo os valores do fabricante e depois subo e desço R e C até obter o melhor equilibrio ... comparando um vinilo recente com o ficheiro do mesmo disco! Pareçe-me ser a maneira mais pragmatica...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyTer Nov 27 2018, 21:50

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
... A página da Hagetch serve para alguma coisa para calcular o valor correto da capacidade e da resistência?

Como eles dizem no principio da pàgina, trata-se de uma modelisação, pois a realidade é muito mais complexa. Eles recomendam de utilisar a modelisação para os primeiros testes e depois verificar ao ouvido...

Eu pessoalmente, utiliso no começo os valores do fabricante e depois subo e desço R e C até obter o melhor equilibrio ... comparando um vinilo recente com o ficheiro do mesmo disco! Pareçe-me ser a maneira mais pragmatica...

cheers
Mais uma vez obrigado TD124 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 754215 Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692 cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQua Nov 28 2018, 13:46

Mais umas perguntas
Será aconselhável ir para além da recomendação do fabricante em termos de capacidade (quer para cima quer para baixo do aconselhado)?

Onde comprar condensadores para essa utilização?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQua Nov 28 2018, 23:15

anibalpmm escreveu:
Mais umas perguntas
Será aconselhável ir para além da recomendação do fabricante em termos de capacidade (quer para cima quer para baixo do aconselhado)?

Onde comprar condensadores para essa utilização?

Oh sim, complétamente!!!... quanto aos sitios para comprar os condensadores não sei. Eu tenho os meus forneçedores aqui, mas que sò vendem aos professionais ... em portugal não sei! Seria bom de ver com os rapazes do DIY ou com o Fredie, pois em portugal não tenho bases para ajudar ... scratch

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQua Nov 28 2018, 23:25

Olá

Eu não percebo nada de electrónica... Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 317942
Com os giras é que vou fazendo experiências... quando preciso de algo de electrónica peço ajuda aos suspeitos do costume...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 29 2018, 00:01

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
Mais umas perguntas
Será aconselhável ir para além da recomendação do fabricante em termos de capacidade (quer para cima quer para baixo do aconselhado)?

Onde comprar condensadores para essa utilização?

Oh sim, complétamente!!!... quanto aos sitios para comprar os condensadores não sei. Eu tenho os meus forneçedores aqui, mas que sò vendem aos professionais ... em portugal não sei! Seria bom de ver com os rapazes do DIY ou com o Fredie, pois em portugal não tenho bases para ajudar ... scratch

cheers
Resistências encontro
Agora condensadores ..... Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 809774
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 29 2018, 10:58

anibalpmm escreveu:
...
Resistências encontro
Agora condensadores ..... Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 809774

Tém aqui nesta loja do aliexpress vàrios valores: Condensadores 100 / 220pF

Tém aqui condensadores de 100 e 220pF ... se buscar bem no sitio vai encontrar valores intermediarios de certeza.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 29 2018, 11:15

Tém aqui vàrios valores :

100pF

220pF

Tém aqui vàrios valores em mica prateado a 1€ cada e vàrios valores ... basta se meter de acordo com outras pessoas e distribuem os condensadores entre voçês. Basta ter dois exemplares de cada valor entre 10pF e 470p o que faz sete valores diferentes (10P, 33P, 46P, 56P, 100P, 240P e 470P) e dividido por cinco dà 14€ para cada e podem obter um ajuste fino de qualquer célula...

Condensadores Mica Prateada

PS: Pode também contactar o vendedor para saber se ele açeita de enviar apenas dois exemplares de cada modelo necessario, muitas vezes eles açeitam!!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptyQui Nov 29 2018, 12:45

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
...
Resistências encontro
Agora condensadores ..... Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 809774

Tém aqui nesta loja do aliexpress vàrios valores: Condensadores 100 / 220pF

Tém aqui condensadores de 100 e 220pF ... se buscar bem no sitio vai encontrar valores intermediarios de certeza.

cheers

TD124 escreveu:
Tém aqui vàrios valores :

100pF

220pF

Tém aqui vàrios valores em mica prateado a 1€ cada e vàrios valores ... basta se meter de acordo com outras pessoas e distribuem os condensadores entre voçês. Basta ter dois exemplares de cada valor entre 10pF e 470p o que faz sete valores diferentes (10P, 33P, 46P, 56P, 100P, 240P e 470P) e dividido por cinco dà 14€ para cada e podem obter um ajuste fino de qualquer célula...

Condensadores Mica Prateada

PS: Pode também contactar o vendedor para saber se ele açeita de enviar apenas dois exemplares de cada modelo necessario, muitas vezes eles açeitam!!!...

cheers
Obrigado pelas dicas Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySeg Dez 10 2018, 10:07

Uma das maneiras pouco badaladas de utilisar uma célula MM é de carregà-la por um transformador da mesma maneira que uma MC por um SUT (transformador elevador). A avantagem de um transformador em relação a um andar activo, é de "amorteçer" perfeitamente as bobines da célula e dar um som mais limpo, definido e dinamico sém "arrastamento" de algumas frequências. Evidentemente como não hà necessidade de ganho suplementar o transformador deve ter uma relação 1:1 e assim transferir o sinal sém ganho adicional. Os transformadores para evitar o "ground loop" são bem adaptados para esta utilisação:

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 S-l22510

O transformador apresentado ( Dynavox GLI2.1) é bem adaptado assim que o equivalente da Monacor (FGA-40HQ). A escuta de células reputadas claras e luminosas como as Audio-Technica torna-se muito mais linear e equilibrada e algumas Ortofon reputadas baças e lentas ganham em vida e detalhe. Globalmente a sonoridade é mais equilibrada, elegante e com um toque sedoso que lembra as MC's...

È uma experiência interessante para todos os que gostam de "brincar" com as células MM e que pode se tornar indispensàvel em caso de amor à primeira escuta ...

Mesmo se é um acessorio barato (15 a 20€), é aconselhàvel de experimentar antes de comprar é claro !!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySeg Dez 10 2018, 11:19

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836 a investigar
E com estes transformadores ainda é preciso acertar com os condensadores e as resistências?
Percebi bem? Com estes transformadores não é preciso pre de phono?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySeg Dez 10 2018, 14:55

anibalpmm escreveu:
Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836 a investigar
E com estes transformadores ainda é preciso acertar com os condensadores e as resistências?
Percebi bem? Com estes transformadores não é preciso pre de phono?

Sim o pre de phono é necessario na mesma e a resistência de 47k também … mas talvez o condensador seja diferente. Eu utilisava transformadores hà muitos muitos anos atràs e jà não me lembro como fazia. Tenho que fazer uma experiência para ver como funciona em relação aos condensadores ...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 EmptySeg Dez 10 2018, 16:10

TD124 escreveu:
anibalpmm escreveu:
Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 447836 a investigar
E com estes transformadores ainda é preciso acertar com os condensadores e as resistências?
Percebi bem? Com estes transformadores não é preciso pre de phono?

Sim o pre de phono é necessario na mesma e a resistência de 47k também … mas talvez o condensador seja diferente. Eu utilisava transformadores hà muitos muitos anos atràs e jà não me lembro como fazia. Tenho que fazer uma experiência para ver como funciona em relação aos condensadores ...
Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Comparações entre células MM (achtung!)   Comparações entre células MM (achtung!) - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Comparações entre células MM (achtung!)
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Anjos Entre Nós
» Entre tantos 302, eis o NAD
» Comparação entre leitores de CD
» Diferenças entre os Regas !, 2, 3.
» distância entre colunas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: