Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ruido "batata frita"

Ir para baixo 
+5
jorge.henriques
agorgal
mustdie
galvaorod
_RR_
9 participantes
AutorMensagem
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 19:41

Boa noite,

Iniciei-me recentemente no mundo o vinil, onde coloquei novamente a girar um technics sl-q200 que estava parado ha uns 25 anos (ou mais).
Fiz-lhe um limpeza, ligar à corrente e estava a funcionar tudo corretamente.
Ainda encontrei nos escombros da arrecadação uma agulha (azul) nova na caixa, a cabeça do braço tem inscrito Technics P-24.
Como pré de phono tenho o da Rega MM

A coleção discográfica ainda é extensa, mas aos poucos vou limpando todos os discos com os conselhos que leio por aqui. Água morna, pano microfibras macio, umas gotas de fairy e no final água destilada. Depois de secos ainda passo com uma solução da "vinyl style" e deixo secar. Depois destes passos todos, no início da audição passo ainda a escova de carbono.... e qual o meu espanto..... ruídos e mais ruídos. Nuns discos mais que outros, mas a verdade é que nas partes mais em que a musica é mais baixa, ou só voz, é quase um martírio ouvir tantos cliques e claques...

Agora pergunto, será só e apenas dos discos ou algo estará desafinado no gira discos? Ou ouvir vinil é isto?

Há pouco comprei na fnac o Kind Of Blues, e os ruídos estão presentes na mesma.

Cumprimentos,
E desculpem lá o testamento =)

Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 20:30

Guarde o gira discos outra vez e volte aos CDs.
Essa é a razão principal porque eu não suporto vinil. É preciso um curso em artes negras para fazer um gira discos tocar (relativamente) bem.
Ir para o topo Ir para baixo
mustdie

mustdie


Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2017
Localização : Luxemburgo

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 20:34

Boas! Eu costumo limpar os discos numa máquina Knosti, e obtenho bons resultados. Se continuas a ouvir o ruído, provavelmente são aqueles micro-riscos já presentes no disco, muitas vezes devido ao inserir e retirar o disco da sua bolsa.
Agora, se o disco novo também faz o ruído, é bem provável. Muitas prensagens recentes têm alguns (muitos) defeitos de fabrico. Falo por experiência própria.
DEpois, a própria agulha pode ser propícia a ruído. A minha Ortofon 2M bronze capta tudo. mesmo tudo, do bom ao mal. POr isso prefiro usá-la em discos mais recentes. Para discos mais antigos, uso a Nagaoka MP-110, bem mais silenciosa.
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 21:24

galvaorod as vezes passa me isso mesmo pela cabeça, não há nada como colocar o cd e aquilo tocar sempre bem.
Por outro lado gosto da mística dos LPs, mas os ruídos são frustrantes.

mustdie Já vou em cerca de 30 LPs e todos com ruidos de início ao fim, por isso andar a duvidar dos riscos, pois alguns a olho parecem imaculados.
Será que com a knosti conseguia melhorar os resultados?

Ir para o topo Ir para baixo
mustdie

mustdie


Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2017
Localização : Luxemburgo

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 21:45

COmigo, a limpeza com a Knosti resulta. Não posso precisar em percentagem a melhoria de som, porque quando compro um disco usado, nunca o toco sem ter limpo o disco primeiro.
Depois é uma questão de sorte. Tenho, por exemplo, um disco de Alan Parsons, e um de Lynyrd Skynyrd, ambos com cerca de 40 anos e quase não ouço ruído.
Um picture disc dos Ghost, super recente, não consigo ouvir com tanto ruído. Verifica o alinhamento da agulha e se tem o peso correcto, pode ser que ajude. ou trocar de agulha, apesar de já requerer um investimento.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 22:41

_RR_ escreveu:
galvaorod as vezes passa me isso mesmo pela cabeça, não há nada como colocar o cd e aquilo tocar sempre bem.
Por outro lado gosto da mística dos LPs, mas os ruídos são frustrantes.

mustdie Já vou em cerca de 30 LPs e todos com ruidos de início ao fim, por isso andar a duvidar dos riscos, pois alguns a olho parecem imaculados.
Será que com a knosti conseguia melhorar os resultados?


Com a Knosti de certeza que terá melhores resultados que com o sistema que utiliza actualmente. E a qualidade sonora que obtém, certo que dependente da qualidade da célula e da agulha que utiliza (esta poderá estar em mau estado), pode ser surpreendente.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 22:53

galvaorod escreveu:
Guarde o gira discos outra vez e volte aos CDs.
Essa é a razão principal porque eu não suporto vinil. É preciso um curso em artes negras para fazer um gira discos tocar (relativamente) bem.

Ruido "batata frita" 933723
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 23:13

Já agora o que acham da qualidade da celula e agulha. Não consegui encontrar informação nenhuma na net.

Na cabeça do braço diz Technics P-24 e a cabeça da agulha é azul.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 23:31

_RR_ escreveu:
Já agora o que acham da qualidade da celula e agulha. Não consegui encontrar informação nenhuma na net.

Na cabeça do braço diz Technics P-24 e a cabeça da agulha é azul.

https://www.thakker.eu/en/a-5882/
Aqui encontra a agulha, não a Technics original mas uma versão que, penso, será fabricada pela Jico.
A célula, para o gira-discos em questão, será a apropriada. Mas se a agulha tiver muito uso ou estiver em mau estado reproduzirá mal a informação gravada nos sulcos dos discos. Induzirá ruído e danificará os sulcos o que induzirá mais ruído...

Opiniões sobre a célula: https://www.vinylengine.com/turntable_forum/viewtopic.php?f=19&t=88481
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyTer Set 04 2018, 23:37

Com esse ruído todo deve ser batata frita ondulada... Ruido "batata frita" 933723

Agora a sério, essa agulha já deve ter entregue a alma ao criador senão mesmo a célula. Compre uma agulha nova, atenção ao peso do braço, colocar o gira direitinho e pronto a batata frita deverá desaparecer ou atenuar-se. Senão for o caso experimente colocar uma Shure M-75 e a sua vida vai melhorar imenso.

Tive uma vez um problema parecido com uma AT e com agulha nova melhorou, mas é uma célula mais agressiva. Ouve-se sempre mais ruído.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 11:28

Alexandre Vieira escreveu:
... Compre uma agulha nova, atenção ao peso do braço, colocar o gira direitinho e pronto a batata frita deverá desaparecer ou atenuar-se. ...

Sàbias palavras e excelente conselho Ruido "batata frita" 491368

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 11:57

Olá


Citação :
galvaorod escreveu:
Guarde o gira discos outra vez e volte aos CDs.
Essa é a razão principal porque eu não suporto vinil. É preciso um curso em artes negras para fazer um gira discos tocar (relativamente) bem.lá

Sem palavras...

Citação :
Alexandre Vieira escreveu:
... Compre uma agulha nova, atenção ao peso do braço, colocar o gira direitinho e pronto a batata frita deverá desaparecer ou atenuar-se. ...

Aqui está um conselho útil...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 21:12

Batata frita ondulada e extra crocante????????????????

Vou seguir o conselho e comprar uma agulha nova e ver como se comporta. Em relação à shure M75 teria de mudar a célula completa, e isso seria melhor um técnico para alinhar correto?

No site https://www.thakker.eu/en/needles/eps-24-cs-stylus-for-technics-national-p24-generic-stylus/a-5612/
Qual a diferença da CS e ED?

https://www.thakker.eu/en/needles/eps-202-ed-stylus-for-technics-national-p202-generic-stylus/a-5613/

Este segundo link, também é compativel com a minha? Ainda não entendi muito bem o esquema da coisa ????????????
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 21:15

Os pontos de interrogação seriam um emoji a rir... só para que fique registado
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 21:19

Estimado tire por favor uma foto ao braço com o suporte da célula (headshell) para se ver (acho que sem problema) se dá para colocar outra célula.

Eu acho que é preferível fazer uma evolução com uma célula melhor do que investir nessa. Por pouco dinheiro compra uma M-75 e a vida vai melhorar muito.  Ruido "batata frita" 58893

Relativamente a essas agulhas, a diferença é que um é esférica e outra elíptica. As elípticas costumam ser mais reveladoras as esféricas mais quentes. Eu na cabeça que aí está que por natureza é um bocadinho agressiva, por isso colocava-lhe a mais esférica. Mas é a minha opinião, deixa ver o que dizem os outros.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptyQua Set 05 2018, 21:51

Olá

O Technics SL Q 200 só aceita células T4P pelo que a proposta do Alexandre não dá, eu não sou apreciador da Shure... tenho apenas uma M95 que é a única Shure de que até hoje tolerei... Ruido "batata frita" 936335 no entanto se existem tantos a gostar da Shure quem é que diz que não és um deles...
Tens aqui no OLX...
https://www.olx.pt/anuncio/agulha-cabea-shure-m92e-nova-needle-head-shure-m92e-new-IDAUsBh.html#f7d9860896
tenta negociar... é uma célula Shure bem cotada e dá nesse gira...
Gosto muito das células da Technics mas essa P24 também a tenho e não a acho nada de especial.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySex Set 07 2018, 11:04

A "batata frita" existe no vinyl, mas se a célula estiver bem afinada e os discos em bom estado, isso não é problema.Há aí um problema qualquer, ou discos em mau estado ou a célula.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySex Set 07 2018, 12:11

fredy escreveu:
Olá

O Technics SL Q 200 só aceita células T4P pelo que a proposta do Alexandre não dá, eu não sou apreciador da Shure... tenho apenas uma M95 que é a única Shure de que até hoje tolerei... Ruido "batata frita" 936335 no entanto se existem tantos a gostar da Shure quem é que diz que não és um deles...
Tens aqui no OLX...
https://www.olx.pt/anuncio/agulha-cabea-shure-m92e-nova-needle-head-shure-m92e-new-IDAUsBh.html#f7d9860896
tenta negociar... é uma célula Shure bem cotada e dá nesse gira...
Gosto muito das células da Technics mas essa P24 também a tenho e não a acho nada de especial.

Fredie


Estimado "RR" ler isto com atenção. O nosso Fredy tem toda a razão essa é uma agulha T4P. Pelo que tem as contingências referidas. Minha culpa que no móvel não consegui ver a foto como devia. Ruido "batata frita" 21181
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySex Set 07 2018, 20:54

Ruido "batata frita" Img_2010

Ruido "batata frita" Img_2012

Aqui estão as imagens da dita batata!!!
E este gira vale o investimento em células e outras melhorias? Ou mais vale testar uma agulha nova e mais tarde evoluir para outroou gira discos?

O peso da agulha segundo a escala do braço está a 1,5g. Mas não tenho balança para verificar.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySáb Set 08 2018, 00:20

_RR_ escreveu:
Ruido "batata frita" Img_2010

Ruido "batata frita" Img_2012

Aqui estão as imagens da dita batata!!!
E este gira vale o investimento em células e outras melhorias? Ou mais vale testar uma agulha nova e mais tarde evoluir para outroou gira discos?

O peso da agulha segundo a escala do braço está a 1,5g. Mas não tenho balança para verificar.


Tudo depende do que se pretende investir. Mas vale sempre a pena experimentar uma nova agulha!

Já agora, porque o pessoal daqui é muito cusca, que sistema existe por aí para além do gira?



Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySáb Set 08 2018, 01:31

Um equipamento bastante modesto e contido! Contudo, já fui apanhando o gosto... o que é mau sinal para os €€€.

Amp. Nad 316BEE
Leitor CD NAD 516BEE
Pre amp. Rega Phono MM
Colunas MicroMega

Além deste problema do gira discos, o próximo upgrade será as colunas, sinto que falta um bocado de "corpo" na musica.

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySáb Set 08 2018, 13:10

_RR_ escreveu:
Um equipamento bastante modesto e contido! Contudo, já fui apanhando o gosto... o que é mau sinal para os €€€.

Amp. Nad 316BEE
Leitor CD NAD 516BEE
Pre amp. Rega Phono MM
Colunas MicroMega

Além deste problema do gira discos, o próximo upgrade será as colunas, sinto que falta um bocado de "corpo" na musica.



Micromega? Que modelo? Ruido "batata frita" 447836

Eu só me lembro do myspeaker... É esse?
Ir para o topo Ir para baixo
_RR_




Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/04/2018

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySáb Set 08 2018, 13:52

Sim são as myspeaker.
E pecam um bocado pela falta de suportes. A altura delas não está no sitio ideal. Falta negociar isso com a Maria para deitar o movel fora loool
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" EmptySáb Set 08 2018, 13:54

_RR_ escreveu:
Sim são as myspeaker.
E pecam um bocado pela falta de suportes. A altura delas não está no sitio ideal. Falta negociar isso com a Maria para deitar o movel fora loool

Penso que tocam bem para a dimensão.

Antes de comprar umas colunas novas arranje um amplificador mais robusto. Já tive esse amplificador no sistema secundário e de facto tens uns graves contidos, mesmo com colunas de maior dimensão.

Mas está aí um sistema que não deve trata mal a musica. Por isso é ouvir música e quando houver oportunidade fazer uma evolução pontual.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ruido "batata frita" Empty
MensagemAssunto: Re: Ruido "batata frita"   Ruido "batata frita" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ruido "batata frita"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Prés de Phono vs Batata Frita
» Após lavar os discos na knosti a batata frita continua
» Ruido
» Ruido GD
» Ruido de fundo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: