Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens

Ir para baixo 
+14
fredy
nbaptista
Pmoura43
pjrebordao
Ferpina
pedrolopes
JPEREIRA
Fernando Mota
Alexandre Vieira
Ghost4u
Goansipife
anibalpmm
Milton
DOMC
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 12:40

Caros,

Uma questão mutíssimo subjectiva mas da qual gostava de ter a opinião da comunidade.

Quais são as diferenças que vêm entre estas duas marcas de uma forma geral, em termos de como elas são tipicamente vistas em termos de (na falta de melhores termos) de "qualidade", "estatuto", "procura"? Qual o utilizador "típico" de cada uma destas marcas, na vossa opinião?

Podem elaborar à vontade e expor os vossos preconceitos em problema ;-).

Abraço
CD
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 16:01

uma resposta a essas perguntas tem "pano para mangas".
Os Thorens, regra geral, tem a transmissão por correia e são "suspensos" por molas.
Os Technics, regra geral, têm transmissão direta e suspensão rigida.

Entre uns e outros venha o diabo e escolha. É tudo uma questão de gosto pessoal.

Neste momento estou a "curtir" mais o meu direct drive.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 17:03

Eu tenho o TD124 q é um GD único uma vez q tem transmissão por idler e por correia
E só posso dizer q é um GD fabuloso
Tive um Technics no início da minha paixão pelo audio, mas já foi há tanto tempo q nem me lembro qmodelo era e muito menos como tocava
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 17:08

anibalpmm escreveu:
Eu tenho o TD124 q é um GD único uma vez q tem transmissão por idler e por correia
E só posso dizer q é um GD fabuloso
Tive um Technics no início da minha paixão pelo audio, mas já foi há tanto tempo q nem me lembro qmodelo era e muito menos como tocava

Eu estou a "olhar" para um TD166 mki - como compara com esse? Tens opinião sobre este?

Obrigado
CD

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 17:51

DOMC escreveu:
anibalpmm escreveu:
Eu tenho o TD124 q é um GD único uma vez q tem transmissão por idler e por correia
E só posso dizer q é um GD fabuloso
Tive um Technics no início da minha paixão pelo audio, mas já foi há tanto tempo q nem me lembro qmodelo era e muito menos como tocava

Eu estou a "olhar" para um TD166 mki - como compara com esse? Tens opinião sobre este?

Obrigado
CD

E o único Thorens q conheço por isso não tenho opinião
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySáb Jun 16 2018, 20:41

Como diz o Milton, é uma resposta que tem muito pano para mangas

Por outro lado estamos a falar de que Thorens e de que Technics?

A Thorens nunca deixou de produzir gira discos e a Technics, ao fim de muitos anos de "defeso", voltou a reeditar, com substanciais melhoramentos, dois dos seus ícones: SL 1200 e SP-10.

A Thorens continua a apostar na transmissão por correia e a Technics na transmissão directa, com o seu "velho" motor de 24 polos controlado por quartzo.

Já tive oportunidade de ouvir as novas criações, ou recriações (se preferirem), destas duas marcas e, parafraseando novamente o Milton: "venha o diabo e escolha", ou, calhando, vem o diabo das nossas manias e (pré)conceitos e certamente escolheremos um ou outro.
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 12:00

Goansipife escreveu:

Por outro lado estamos a falar de que Thorens e de que Technics?

A Thorens nunca deixou de produzir gira discos e a Technics, ao fim de muitos anos de "defeso", voltou a reeditar, com substanciais melhoramentos, dois dos seus ícones: SL 1200 e SP-10.

Já tive oportunidade de ouvir as novas criações, ou recriações (se preferirem), destas duas marcas e, parafraseando novamente o Milton: "venha o diabo e escolha", ou, calhando, vem o diabo das nossas manias e (pré)conceitos e certamente escolheremos um ou outro.

Pois eu não citei modelos de propósito, para se falar mais das marcas, das suas tradições, daquilo que têm sido os usuários ao longos dos tempos. Por exemplo, um preconceito meu: o Technics é o Ferrari o Thorens é o Bentley. O primeiro interessa-lhe a performance acima de tudo, , sem prejuízo da fiabilidade e estética, o segundo o requinte de fabrico e estética, sem prejuízo da fiabilidade e alguma performance. Enfim, um disparate, mas não imagino um DJ com um Thorens (também por causa do direct drive do Technics lhe dar mais precisão) e imagino o Thorens mais no gajo que quer o GD também como peça decorativa, numa sala a condizer, onde relaxa com seu cachimbo e o seu whisky.

Enfim, como disse, disparates. ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 13:23

DOMC escreveu:
(...) imagino o Thorens mais no gajo que quer o GD também como peça decorativa, numa sala a condizer, onde relaxa com seu cachimbo e o seu whisky.
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Dims?thumbnail=640%2C480&quality=80&image_uri=https%3A%2F%2Fwww.blogcdn.com%2Fwww.engadget.com%2Fmedia%2F2013%2F09%2FlinnAjuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Linn_HighlandPark_Spec_40th_Ed_Sondek_2

A Linn pensou no individuo que aprecia tal bebida.
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 15:39

Ghost4u escreveu:
A Linn pensou no individuo que aprecia tal bebida.

Ora, nem mais, aí está a "imagem" ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 15:52

Eu não prescindo do meu Thorens na sala...


É tão lindo, sinceramente algumas vezes nem precisa de tocar, para ficar satisfeito! Olho para ele e fico ressarcido! Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 3832313845
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 16:02

Alexandre Vieira escreveu:
Eu não prescindo do meu Thorens na sala...


É tão lindo, sinceramente algumas vezes nem precisa de tocar, para ficar satisfeito! Olho para ele e fico ressarcido!  Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 3832313845

E quantas garrafas de whisky gastas para tal?
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 17:05

Segundo a lenda, o conde de Algés tem um Thorens na sala e bebe uisque...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 17:12

DOMC escreveu:
Goansipife escreveu:

Por outro lado estamos a falar de que Thorens e de que Technics?

A Thorens nunca deixou de produzir gira discos e a Technics, ao fim de muitos anos de "defeso", voltou a reeditar, com substanciais melhoramentos, dois dos seus ícones: SL 1200 e SP-10.

Já tive oportunidade de ouvir as novas criações, ou recriações (se preferirem), destas duas marcas e, parafraseando novamente o Milton: "venha o diabo e escolha", ou, calhando, vem o diabo das nossas manias e (pré)conceitos e certamente escolheremos um ou outro.

Pois eu não citei modelos de propósito, para se falar mais das marcas, das suas tradições, daquilo que têm sido os usuários ao longos dos tempos. Por exemplo, um preconceito meu: o Technics é o Ferrari o Thorens é o Bentley. O primeiro interessa-lhe a performance acima de tudo, , sem prejuízo da fiabilidade e estética, o segundo o requinte de fabrico e estética, sem prejuízo da fiabilidade e alguma performance. Enfim, um disparate, mas não imagino um DJ com um Thorens (também por causa do direct drive do Technics lhe dar mais precisão) e imagino o Thorens mais no gajo que quer o GD também como peça decorativa, numa sala a condizer, onde relaxa com seu cachimbo e o seu whisky.

Enfim, como disse, disparates. ;-)
Desmistificando
Thorens TD124 (gira-discos planeado para ser usada na rádio e em casa dos amadores de música)
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens E054d910
Technics SP10
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Abbeb510
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 18:00

Goansipife escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Eu não prescindo do meu Thorens na sala...


É tão lindo, sinceramente algumas vezes nem precisa de tocar, para ficar satisfeito! Olho para ele e fico ressarcido!  Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 3832313845

E quantas garrafas de whisky gastas para tal?
lol!

Só bebo com companhia. Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 22692

Ghost4u escreveu:
Segundo a lenda, o conde de Algés tem um Thorens na sala e bebe uisque...

São lendas Senhor, são lendas... Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyDom Jun 17 2018, 18:04

Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 09:00

Alexandre Vieira escreveu:
Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?

Olhe que não, Senhor Doutor, Olhe que não... Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 57537

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 09:26

Desmistificando também que essa coisa do Technics ser um GD para DJs, essencialmente porque estes tinham a fama de tratar os equipamentos com os "pés", na minha opinião, isso sempre foi um mito que está a anos luz de corresponder à realidade.

O facto dos DJs terem escolhido o SL1200 como ferramenta de trabalho, sim, tem a ver com a fiabilidade do equipamento, robustez e durabilidade, nomeadamente quando usado em em condições profissionais, a um preço relativamente bem mais baixo e com maiores facilidades de manuseamento do que os giras profissionais, usados nas rádios.

Contudo e volto a repetir,  na minha opinião, os Technics lograram pelo design técnico, pela elevada qualidade de construção e, por fim, enquadrando a etiqueta final naquilo a que se poderia chamar "segmento médio", a uma preferência destes profissionais, mas sonicamente, sempre se bateram, com sucesso, junto dos grandes ícones da sua época de criação.

A propósito, encontrei esta opinião na net, com a qual concordo em absoluto:

"It’s not what you think. Paul Rigby reviews the Technics SL-1200G and is made aware of a few home truths OK, look, let’s race to the point here and get a few things straight. Firstly, the SL-1200G is not a DJ deck. So stop talking about it as if it is. And stop comparing it to the original model too. And stop comparing the original design’s price with the price of this model. It might look like a DJ tool and you might even be foolish to use it as such but really, that would be very silly indeed and an overkill in the extreme. Unless you’re a famous DJ and Technics has given you one for free. Apart from that lot… The only reason(s) Technics retained the basic size, shape and chassis furniture – in my strong opinion – was to cash in on the legend, to show a friendly and acceptable design face that exploits decades of free press and marketing, to cash in on the excitable media who were having orgasms because they saw the classic DJ turntable returning to the fold (apart from a flurry of hi-fi newsprint, no-one would have cared that much if Technics …"

Também a propósito da elevada qualidade de construção e rigor, que indiscutivelmente faz a diferença no resultado final, incluindo o som, deixo este filme da Technics sobre a actual construção do SL1200-G (a nova reedição)


Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 09:55

Alexandre Vieira escreveu:
Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?

Nada disso. É um DJ que bebe a cerveja morta que a animadora da discoteca lhe trouxe. Frustrado com qualidade da cerveja (não da animadora) entorna-a por cima do DD Laughing

O tipo do Thorens adormece bêbado no sofá, incapaz de detectar as imprecisões de velocidade naturais (?) de um GD que não é DD.

Imagino eu ;-)

CD
Ir para o topo Ir para baixo
DOMC
Membro AAP



Mensagens : 90
Data de inscrição : 23/05/2018
Localização : Porto & Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 18:38

Meus caros, venho pedir-vos ajuda na escolha do meu primeiro GD "vintage". Tive nos anos 80 um um Dual ASP-130 montado numa "aparelhagem" da altura (comprada na Alemanha), mas quero agora algo diferente e superior.

No processo de pesquisa cheguei a uns quantos modelos/oportunidades que listo abaixo. Não aponto preços para não influenciar a vossa vossa opinião quanto ao modelo ou marca especificamente, logo assumindo que, por exemplo, estão todos em estado médio de conservação e com agulha da mesma qualidade. Posto isto:

Por que ordem de preferência colocariam os seguintes modelos? Porquê?

  • Technics SL-1300 (mki)
  • Dual 1229
  • Dual CS-601
  • Dual CS-430
  • Thorens TD-145 mkii

Nota 1: estas opções reflectem o facto de i) não ter preferência pela forma de drive, ii) ter preferência por semi- ou full auto e iii) querer tentar não ultrapassar €300 euros, embora esteja aberto a conselhos, sugestões ou argumentos que, como iniciado, deva considerar.
Nota 2: Deixei de for marcas como a Pioneer que era forte na altura por nao me ter surgido nada à altura ou dentro do orçamento.

Muito obrigado pela vossa ajuda e que se inicie um controverso debate! :-)

CD
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 18:45

Qualquer Thorens TD145, 146 ou 147, em qualquer das suas versões...

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368

_________________
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Signat10
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 19:10

Dentro dos Dual convivi com o 1229, e posso dizer que é uma boa máquina. Além deste, para mim, outro Dual muito bom é o 1019.
Neste momento tenho um Technics SL-Q30 modificado, portanto venha o Diabo e escolha Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 933723
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 19:56

Sem querer menosprezar as tuas escolhas daria uma boa olhada nesta página do OLX q é aqui de um florista do AAP q sabe o q faz com GD e não os vende sem com toda a certeza lhes fazer uma boa revisão
apesar de ultrapassarem a maioria o teu orçamento há alguns q por uma quantia ligeiramente superior valem bem a pena
Se pesquisares podes perceber q no caso dos Siemens só o braço vale mais do q o q ele está a pedir pelo conjunto
OLX
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 20:40

Olá

Pela convivência que tenho tido com Thorens, o 145 mk2  é sem dúvida  uma compra segura .
Com a vantagem de ter sempre mercado quando quiser vender, perde pouco dinheiro ou nenhum.
Se procurar pratos Thorens, vai ver os preços bastante sobrevalorizados.
Isto só acontece porque tem procura, e qualidade, ou fama Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 22692

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 21:23

DOMC escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?

Nada disso. É um DJ que bebe a cerveja morta que a animadora da discoteca lhe trouxe. Frustrado com qualidade da cerveja (não da animadora) entorna-a por cima do DD Laughing

O tipo do Thorens adormece bêbado no sofá, incapaz de detectar as imprecisões de velocidade naturais (?) de um GD que não é DD.

Imagino eu ;-)

CD


Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 265963

Tenho 3 giras e são todos belt -drive. Sinceramente já ouvi best-drive e DD a tocar tão bem, que acho com toda a certeza que ninguém normal acha que um toca melhor que o outro. Depende sempre do gira e da sua interacção com o sistema.

Mas nunca fui capaz de ter um gira de plástico e até já os ouvi a tocar bem! Mas é uma questão psicológica minha, não há nada a fazer!

Mas se calhar um dia destes compro um de plástico e fico curado! lol!

Eu já aprendi que nunca se deve dizer "nunca". Eu tinha má experiência com a B&W como colunas e com idade estou a ficar um admirador de alguns pormenores do seu som que me estão agradar sobre que maneira. Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368

Mas dou uma dica, e que tal o Telefunken 500 ou 600. Existe um elemento aqui do fórum que está a vender um de cada no OLX. E estão muito bem "tratados" pelo seu dono que é um grande especialista na coisa!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 21:50

Goansipife escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?

Olhe que não, Senhor Doutor, Olhe que não... Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 57537

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 933723

Olhe que sim Mestre, olhe que sim lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySeg Jun 18 2018, 22:09

DOMC escreveu:
Meus caros, venho pedir-vos ajuda na escolha do meu primeiro GD "vintage". Tive nos anos 80 um um Dual ASP-130 montado numa "aparelhagem" da altura (comprada na Alemanha), mas quero agora algo diferente e superior.

No processo de pesquisa cheguei a uns quantos modelos/oportunidades que listo abaixo. Não aponto preços para não influenciar a vossa vossa opinião quanto ao modelo ou marca especificamente, logo assumindo que, por exemplo, estão todos em estado médio de conservação e com agulha da mesma qualidade. Posto isto:

Por que ordem de preferência colocariam os seguintes modelos? Porquê?

  • Technics SL-1300 (mki)
  • Dual 1229
  • Dual CS-601
  • Dual CS-430
  • Thorens TD-145 mkii

Nota 1: estas opções reflectem o facto de i) não ter preferência pela forma de drive, ii) ter preferência por semi- ou full auto e iii) querer tentar não ultrapassar €300 euros, embora esteja aberto a conselhos, sugestões ou argumentos que, como iniciado, deva considerar.
Nota 2: Deixei de for marcas como a Pioneer que era forte na altura por nao me ter surgido nada à altura ou dentro do orçamento.

Muito obrigado pela vossa ajuda e que se inicie um controverso debate! :-)

CD


Eu escolheria um Thorens porque não descansei enquanto não o tive. Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368 O que não quer dizer que os outros não mereçam muita atenção, pelo contrário esse dual 1229 é um belíssimo aparelho!
Ir para o topo Ir para baixo
pedrolopes
Membro AAP
pedrolopes


Mensagens : 409
Data de inscrição : 19/03/2015
Idade : 39
Localização : Oeiras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyTer Jun 19 2018, 09:30

Alexandre Vieira escreveu:
DOMC escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Um DD na sala é sinal que dono da casa só bebe "mines"?

Nada disso. É um DJ que bebe a cerveja morta que a animadora da discoteca lhe trouxe. Frustrado com qualidade da cerveja (não da animadora) entorna-a por cima do DD Laughing

O tipo do Thorens adormece bêbado no sofá, incapaz de detectar as imprecisões de velocidade naturais (?) de um GD que não é DD.

Imagino eu ;-)

CD


Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 265963

Tenho 3 giras e são todos belt -drive. Sinceramente já ouvi best-drive e DD a tocar tão bem, que acho com toda a certeza que ninguém normal acha que um toca melhor que o outro. Depende sempre do gira e da sua interacção com o sistema.

Mas nunca fui capaz de ter um gira de plástico e até já os ouvi a tocar bem! Mas é uma questão psicológica minha, não há nada a fazer!

Mas se calhar um dia destes compro um de plástico e fico curado! lol!

Eu já aprendi que nunca se deve dizer "nunca". Eu tinha má experiência com a B&W como colunas e com idade estou a ficar um admirador de alguns pormenores do seu som que me estão agradar sobre que maneira. Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368

Mas dou uma dica, e que tal o Telefunken 500 ou 600. Existe um elemento aqui do fórum que está a vender um de cada no OLX. E estão muito bem "tratados" pelo seu dono que é um grande especialista na coisa!


Houve-se um sim da patroa e um desses Telefunken já estaria em casa, objectivo fazer um sistema Germânico-Holandês, ou Germânico-Nórdico ahah. Porque o Japona já cá canta, tb não seria mal pensado um Americano baseado em Marantz Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Jun 21 2018, 15:54

Foram aglutinados neste mesmo tópico, dois tópicos do mesmo autor, um com este título e mais outro e que práticamente se referiam aos mesmos modelos de GD.

Sigam então as sugestões relativas a Thorens, Technics e Dual  Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368  Podendo haver outras óbviamente para ajuda e mais baralhação do nosso companheiro.

_________________
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Signat10
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyTer Ago 28 2018, 10:07

Posto desta forma, isto é quase uma questão metafisica...
Julgo ser dificil apontar marcas assim a "seco", já entre modelos é muito mais facil...

No entanto algumas considerações gerais, podem ficar aqui:

-Maior gama de modelos: Technics (vão do fraquito ao sublime, mas sempre FIAVEIS e de baixa manutenção)
-Mais caros: Thorens (quase sem excepção). A qualidade de construção é realmente boa mas tambem se está a pagar a marca e a proveniencia suiça

A Dual a partir da altura em que deixou os idler, a meu ver, perdeu-se um pouco. Os CS são bons mas não creio serem nada de extraordinario (ou diferente) face aos inumeros competidores japoneses de qualidade (Technics, Sony, Denon,...)

Julgo que a decisão terá que ser tomada face a modelos concretos e respetivos preços (e o budget disponivel claro).

PS - Há 4 anos atrás quando regressei ao vinyl tive alguma sorte. Consegui comprar um Dual 1219 em quase perfeito estado por 100€ e uma semana depois um amigo ofereceu-me o seu Technics SL-QL1 como novo !
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 12:10

Colocando a colherada :-)

Já tive Thorens, mas IHMO os Technics são superiores, mais precisos, menos desgaste, menos manutenção.

Se mais tarde colocarem um braço diferente do original, então aí...não que o braço original seja mau, penso que até são superiores aos que equipam os Thorens de origem.

Mas como em tudo, uns concordam outros discordam.

Tive há bem pouco tempo um Garrard, com um SME 309 10', e mesmo assim o Technics, conseguiu ser superior, mas também pode ser dos meus ouvidos, claro.

Há quem não goste da Clearaudio, e eu por exemplo acho-os fantásticos, melhor que o contraplacado de madeira dos Rega (até ao 6)...

Enfim, gostos :-)
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 13:59

Concordo em absoluto que a Clearaudio produz giras fantásticos. Então as últimas versões: Performance, Innovation e Master Innovation estão muito boas.

São tecnologicamente Top e de construção irrepreensível. À almã: forte, tipo tanque de guerra.

O único problema da marca é que, normalmente, começa por cima. Ou seja, faz coisas extraordinários nos topos das gamas e depois as gamas complementares estão a alguma distância desse topo, o que leva algumas pessoas a não gostar. Exemplo: os braços. Temos o Universal e depois os Tangenciais, a partir do TT3, razão pela qual, para soluções mais económicas a Clearaudio, aconselhe bastante os braços da Rega da gama 300, tendo sempre disponível a arm board destes braços.

Único senão: O Preço!

Os Rega são também fantásticos, mas mais pela resultante custo / benefício. São tecnologicamente muitíssimo bons a preços abordáveis e batem-se facilmente com grandes marcas que se pretendem do High-End. Visualmente, não são tão apelativos e não geram o sentido tão "Tchan" e luxuoso dos Clearaudio. Mas este apelo e luxo, paga-se.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 15:00

Sim, eu juntava á equação um Rega P2 ou P3! Os Technics também são bons, particularmente os construídos nos anos 70, 80. Nos nossos tempos, usa-se demasiado plástico, os gira-discos dos anos 80 têm uma construção mais robusta!
Ir para o topo Ir para baixo
pjrebordao




Mensagens : 25
Data de inscrição : 29/05/2018
Localização : Lisboa

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 15:03

Hoje não é tanto plastico, é mais o MDF que está na moda...
Um material milagroso, dá para tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.sempersonus.com
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 22:15

Devo dizer em abono da verdade que gosto imenso dos braços da Rega.

Em nome da verdade também, acho o P9 (Rega) um excelente gira-discos.

De resto concordo com o amigo Goasipife disse, de facto a Clearaudio nos seus gira-discos de entrada não são tão perfeccionistas, no entanto, volto a repetir, dentro da minha experiencia, e porque tive o P2, P3, e ouvi o P6 (mesmo o novo) o Clearaudio Concept, com uma boa célula e pode ser com o Braço Unipivot ou lá o que é (desafina um pouco com o tempo) é na minha opinião um melhor reprodutor de discos que os Rega até ao 6, e mesmo o 6, bate-se lado a lado, mas, lá está, é injusto para os regas mais pequeninos, pois o Concept está nos mesmos valores que o 6, ou mais aproximado desses valores.

Reconheço no entanto o lado saudosista da questão, eu próprio, ainda hoje tenho saudades do meu LP12, nunca foi nada de especial enquanto reprodutor e quase que me levava à falência com o raio dos upgrades, fontes de alimentação e eu sei lá mais o quê.

Que o diga o Rui Borges, que andava lá sempre de volta dele no tempo da Atitude do amigo Rui Carrasco e as notas a voarem...jovem, não pensava.

No entanto, admito que até nesse campeonato, os Giras evoluiram imenso, a tecnologia é assim mesmo vai evoluindo, e com ela coisas boas e outras nem por isso.

É óbvio que ainda hoje os EMT's, Garrards, Thorens, dependendo dos modelos ainda dão cartas, respeitinho por eles, mas continuo a achar que tudo isso tem o lado do carinho que por eles nós temos.

Hoje existem imensas máquinas a reproduzir Vinil de forma irrepreensivel, marcas que nem nunca tinha ouvido falar, haja dinheiro :-)




Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 22:31

Olá

Gastar pouco e ter um bom gira... Para mim é sinónimo de... Technics

O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 23:02

fredy escreveu:
Olá

Gastar pouco e ter um bom gira... Para mim é sinónimo de... Technics

O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie

De facto os Technics são bons a "rodar" discos.Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368

Mas queres ouvir música compra um Telefunken lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Ago 30 2018, 23:19

Alexandre Vieira escreveu:
Mas queres ouvir música compra um Telefunken lol!

Ou o ingresso para um concerto. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySex Ago 31 2018, 08:05

Olá
De facto ainda não ouvi o Telefunken S500... por isso não posso aconselhar... no entanto que tem fama e procura tem.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySex Ago 31 2018, 09:51

fredy escreveu:
Olá

Gastar pouco e ter um bom gira... Para mim é sinónimo de... Technics

O audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...

Fredie

Fredie,

Os Technics, não são assim tão baratos, creio que os Thorens são mais baratos.

Depende dos modelos, claro
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySex Ago 31 2018, 10:57

Olá
Existem uns modelos da Technics que são olhados de lado...
mas com uma célula melhor tocam nas horas...
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens S-l300
Um bom isolamento interior... um braço melhor do que o que aparenta...
direct drive de quartz extremamente certo
Foi com um destes que fiz o meu projecto de gira AR
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Pmoura43
Membro AAP
Pmoura43


Mensagens : 532
Data de inscrição : 25/03/2012
Idade : 56
Localização : São Martinho do Porto

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySex Ago 31 2018, 12:39

fredy escreveu:
Olá
Existem uns modelos da Technics que são olhados de lado...
mas com uma célula melhor tocam nas horas...
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens S-l300
Um bom isolamento interior... um braço melhor do que o que aparenta...
direct drive de quartz extremamente certo
Foi com um destes que fiz o meu projecto de gira AR
Fredie

Eu sei Fredy e ouvi, muito bom.

Tal como disse no meu primeiro post...com um braço melhor e com meia dúzia de coisitas para o melhorar "...Um bom isolamento interior..", estes gira-discos, cuidado.

O Telefunken é dentro do mesmo género do Technics, também é bom, é um direct-drive, creio que os Sharp também estão dentro do mesmo género.

Tenho um amigo que tinha um VPI (dos bem caros) e comprou por brincadeira um technics o Sl 1210 ou o SL 1200 (usado) e colocou no rapaz um SME IV, e enfim o VPI foi à vida.

Acontece...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptySex Ago 31 2018, 23:03

[quote="Pmoura43"]
fredy escreveu:

O Telefunken é dentro do mesmo género do Technics, também é bom, é um direct-drive,

A transmissão é por correia. Mas a velocidade é ajustáveis como se fosse um direct-drive. Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 491368
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 15:33

DOMC escreveu:
Meus caros, venho pedir-vos ajuda na escolha do meu primeiro GD "vintage". Tive nos anos 80 um um Dual ASP-130 montado numa "aparelhagem" da altura (comprada na Alemanha), mas quero agora algo diferente e superior.

No processo de pesquisa cheguei a uns quantos modelos/oportunidades que listo abaixo. Não aponto preços para não influenciar a vossa vossa opinião quanto ao modelo ou marca especificamente, logo assumindo que, por exemplo, estão todos em estado médio de conservação e com agulha da mesma qualidade. Posto isto:

Por que ordem de preferência colocariam os seguintes modelos? Porquê?

  • Technics SL-1300 (mki)
  • Dual 1229
  • Dual CS-601
  • Dual CS-430
  • Thorens TD-145 mkii

Nota 1: estas opções reflectem o facto de i) não ter preferência pela forma de drive, ii) ter preferência por semi- ou full auto e iii) querer tentar não ultrapassar €300 euros, embora esteja aberto a conselhos, sugestões ou argumentos que, como iniciado, deva considerar.
Nota 2: Deixei de for marcas como a Pioneer que era forte na altura por nao me ter surgido nada à altura ou dentro do orçamento.

Muito obrigado pela vossa ajuda e que se inicie um controverso debate! :-)

CD

Tenho um thorens TD-318 para venda se houver interesse faça favor de contactar por mensagem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 17:47

Para mim os giradiscos são peças de colecção.

Fui criado com gira discos (também podiam ter sido galinhas, patos, pirus ou avestruz)

Sempre foram fascinantes e continuam a sê-lo mas praticamente não uso porque dá muito trabalho.

No entanto devo ter aí uns dez (mais ou menos).

Tenho de Correia, de Correia mais Idler e Direct Drive.

O único que tem as rotações certas é o Technics SL-Q3 (que  comprei por 35€ há uns 8 anos no Cash Converters) toca normalmente.

Também um Dual e um Perpetuum Ebner que quando não estão certos podem ser regulados com "pitch control". Tocam normalmente.

Os outros, com mais ou menos um quarto de volta nas 33rpm, também tocam normalmente.

Não tenho coisas muito sofisticadas, o mais categorizado é de gama média (Linn Axis com braço Akito) e o que é que posso dizer ... é um gira discos e toca.

Em relação aos outros,  que são um grupo muito heterogéneo, o que é que posso dizer? Tocam!

Mais ainda, se pensar noutros, muito caros e sofisticados que tenho ouvido, o que é que posso dizer? Tocam! Alguns são tão perfeitos que até parecem CD.

Se tivesse de vender todos os que tenho e ficar com um, ficaria com qual? Não sei e prefiro não ter de escolher.

Depois ainda temos de pensar nas cabeças (ou cartridge ou células ou lá o que se quiser chamar) que são um mundo.

E os prés? outro mundo!

E nem se pensa na questão do amplificador nem nos cabos nem nas colunas.

Enfim... um suculento quebra cabeças.

Em resumo, respondendo à pergunta.

Se disser que tem um Thorens passará sempre por entendedor, mais ou menos endinheirado consoante o preço do modelo, mas sempre entendedor.

Se disser que tem um Technics nunca será uma pessoa credível.


Última edição por Mário Franco em Qui Fev 21 2019, 19:24, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 17:51

Mário Franco escreveu:
... Em resumo, respondendo à pergunta.

Se disser que tem um Thorens passará sempre por entendedor, mais ou menos endinheirado consoante o preço do modelo, mas sempre entendedor.

Se disser que tem um Technics nunca será uma pessoa credível.


smedley smedley

_________________
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Signat10
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 18:24

Olá
Eu sou tudo menos credível...
Tenho apenas
Technics SL6
Technics SL 150
Technics SL 120 alterado por mim
Technics SL QL 21
Panasonic (Technics) SL H401
Gira DIY com motor Technics
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 936335
1 Pioneer
1 DIY baseado num Rega

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 18:44

Uma análise exaustiva do fenómeno

Um homem que tem um Thorens

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Maxres11" />

Um homem que tem um Technics

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 240_f_10" />

Um homem que tem uma grafonola

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Gettyi10" />

Um rapazinho que não tem um Thorens mas já fuma cachimbo

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 500_f_10" />

Um homem dos AA que não tem quase nada mas tem um cão

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Hendri10" />

Dois homens que não têm gira discos mas com um tipo de vida que não interessa a ninguém

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens <a href=Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Beirut10" />

A vida do Áudio é muito complexa  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 19:31

fredy escreveu:
Olá
Eu sou tudo menos credível...
Tenho apenas
Technics SL6
Technics SL 150
Technics SL 120 alterado por mim
Technics SL QL 21
Panasonic (Technics) SL H401
Gira DIY com motor Technics
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 936335
1 Pioneer
1 DIY baseado num Rega

Fredie

I believe in you

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Trump_10
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 20:58

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 265963 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 265963 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 265963

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens 21181   não resisti aos últimos posts  lol!

_________________
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Signat10
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10 Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe
Membro AAP
Luis Filipe


Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 62
Localização : Serra D'Aire & Serra de Bornes

Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens EmptyQui Fev 21 2019, 21:31

...triste sina a minha que sou possuidor de 4 Lencos e nem uma referência...
...ah, mas um deles irá dar que falar, infelizmente ainda não será no próximo Audio Vintage, mas quando aparecer será cobiçado, senão pelo que toca pelo menos pela beleza que terá...
Ir para o topo Ir para baixo
http://luisgomes@agostinhos.com.pt
Conteúdo patrocinado





Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens   Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda Compra Gira Discos: Technics vs Dual vs Thorens
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda na compra de gira discos
» Ajuda em compra de gira-discos
» Ajuda compra gira discos
» Ajuda compra de Gira Discos.
» Ajuda na compra de gira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: