Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ruído no gira-discos

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua maio 16 2018, 17:02

Então agora tenho ruído no meu gira-discos? Eu que estou a tentar construir o sistema direitinho, devagar, mas no bom caminho. O meu Rega P2 esta a fazer um ligeiro zumbido quando ligo para rodar. Será normal? Será que já fazia, mas só agora detetei, ao fim de mais de 1 ano?

Já experimentei ligá-lo numa tomada independente, mas faz o mesmo. Alguém tem uma ideia do que possa ser? O "hummmm" é ligeiro, mas permanente.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua maio 16 2018, 19:10

Roquer escreveu:
Então agora tenho ruído no meu gira-discos? Eu que estou a tentar construir o sistema direitinho, devagar, mas no bom caminho. O meu Rega P2 esta a fazer um ligeiro zumbido quando ligo para rodar. Será normal? Será que já fazia, mas só agora detetei, ao fim de mais de 1 ano?

Já experimentei ligá-lo numa tomada independente, mas faz o mesmo. Alguém tem uma ideia do que possa ser? O "hummmm" é ligeiro, mas permanente.

Obrigado

Uma das causas desse tipo de ruído é a proximidade do cabo rca ao cabo de alimentação, agravando-se quando ambos estão próximos e paralelos. Se depois de alterar a posição destes cabos o ruído se mantiver:
A primeira coisa a fazer: desligar o cabo rca do gd do amplificador, e com este selecionado para phono aumentar o volume até ao máximo. Se o resultado for silêncio: verificar o cabo de "ground" que liga o gd ao amp. Experimentar os cabos rca do gd ligados mas com e sem ligação de "ground".
Depois de tudo isto verificado a abordagem seguinte será: a célula. Esta pode, em determinadas circunstâncias induzir ruído. Mau estado desta ou ruído induzido nesta pelo motor do gd.
Um vez que, num gd desse tipo o sinal passa da célula para o amplificador sem circuitos intermédios não é difºicil localizar a anomalia.
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua maio 16 2018, 19:35

agorgal escreveu:

Uma das causas desse tipo de ruído é a proximidade do cabo rca ao cabo de alimentação, agravando-se quando ambos estão próximos e paralelos. Se depois de alterar a posição destes cabos o ruído se mantiver:
A primeira coisa a fazer: desligar o cabo rca do gd do amplificador, e com este selecionado para phono aumentar o volume até ao máximo. Se o resultado for silêncio: verificar o cabo de "ground" que liga o gd ao amp. Experimentar os cabos rca do gd ligados mas com e sem ligação de "ground".
Depois de tudo isto verificado a abordagem seguinte será: a célula. Esta pode, em determinadas circunstâncias induzir ruído. Mau estado desta ou ruído induzido nesta pelo motor do gd.
Um vez que, num gd desse tipo o sinal passa da célula para o amplificador sem circuitos intermédios não é difºicil localizar a anomalia.

Agradeço a resposta e tentativa de ajudar. Mas não é isso que se passa.
1. Tenho os cabos todos devidamente separados;
2. O gira-discos está ligado a um pré phono NAD PP3;
3. Este P2 não tem ligação"ground";
4. A célula. Aí já não sei. Mas o ruído acontece sem ela estar a ser utilizada.

O problema é diferente. O "hummmm" acontece com o gira-discos ligado e com todos os outros equipamentos desligados. Este ligeiro ruído é do próprio motor quando faz o prato girar, não sai pelas colunas. Eu só oiço quando junto o ouvido ao gira-discos, ele é imperceptível no meu ponto de escuta.

Eu li em forums de outros países que há alguns problemas de ruídos com os Rega. Mas eu não tenho esses problemas, este parece-me diferente, é apenas o prato a girar, mais nada. Não diminui nem aumenta se toco no braço, não parece problema de terra. É realmente estranho. Tentei fazer um vídeo, mas como é tão ligeiro, o microfone o telemóvel não capta. Talvez esteja a ser picuinhas, mas faz-me confusão.
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua maio 16 2018, 20:07

Grave será se ouvires esse ruído, nas colunas, quando a célula estiver na parte silenciosa do disco a rodar.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1291
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQui maio 17 2018, 02:15

Roquer escreveu:

O problema é diferente. O "hummmm" acontece com o gira-discos ligado e com todos os outros equipamentos desligados. Este ligeiro ruído é do próprio motor quando faz o prato girar, não sai pelas colunas. Eu só oiço quando junto o ouvido ao gira-discos, ele é imperceptível no meu ponto de escuta.

Eu li em forums de outros países que há alguns problemas de ruídos com os Rega. Mas eu não tenho esses problemas, este parece-me diferente, é apenas o prato a girar, mais nada. Não diminui nem aumenta se toco no braço, não parece problema de terra. É realmente estranho. Tentei fazer um vídeo, mas como é tão ligeiro, o microfone o telemóvel não capta. Talvez esteja a ser picuinhas, mas faz-me confusão.

Sendo a fonte de ruído o próprio gd pode experimentar retirar o prato e a correia, e sem estes, por o motor a funcionar.
Depois, já com a correia no subprato e na polia do motor mas ainda sem o prato, voltar a por o motor a rodar. Finalmente já com o prato mas sem usar o braço.

Pela descrição que faz a origem do ruído pode ser mecânica (e aí inclinar-me-ia para o eixo-chumaceira) ou residir no funcionamento do motor. Está posta de parte a origem no conjunto braço-célula.
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQui maio 17 2018, 11:44

agorgal escreveu:

Sendo a fonte de ruído o próprio gd pode experimentar retirar o prato e a correia, e sem estes, por o motor a funcionar.
Depois, já com a correia no subprato e na polia do motor mas ainda sem o prato, voltar a por o motor a rodar. Finalmente já com o prato mas sem usar o braço.

Pela descrição que faz a origem do ruído pode ser mecânica (e aí inclinar-me-ia para o eixo-chumaceira) ou residir no funcionamento do motor. Está posta de parte a origem no conjunto braço-célula.

Pois então fiz essas experiências e o ruído (reforço, ligeiro) continua, mesmo sem prato e sem correia. Pelos vistos o " new 24v, low noise motor" anunciado pela Rega Research é mesmo verdade. Apesar de low noise, ele existe. O que eu acho estranho é só agora ter reparado. Talvez por agora estar cada vez mais atento aos pormenores e a sala dedicada permitir um melhor apuramento de todos os detalhes. Sempre ouvi dizer que quanto mais se eleva o nível, mas se ouvem as coisas boas e as más também. Para além de que o ouvido vai ficando mais treinado.

Terei de viver com o ruído!!! Sad
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptySáb Jun 16 2018, 14:28

Eu tenho um Planar 2 e não tem ruído.Mas também ainda não prestei muita atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptySáb Jun 16 2018, 19:13

nbaptista escreveu:
Eu tenho um Planar 2 e não tem ruído.Mas também ainda não prestei muita atenção.

Houve com atenção, com o ouvido junto ao gira-discos, só a rodar sem disco a tocar e com silêncio na sala. Já agora fico a saber se é só o meu.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptySáb Jun 16 2018, 21:30

Não ouço ruido nenhum, totalmente silencioso. Fala com a Audioteam, alguma coisa se está a passar aí!
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyDom Jun 17 2018, 08:57

O hum nesse aparelho é normal.. já tive dois e apresentavam o mesmo sintoma
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptySeg Jun 18 2018, 15:23

nbunuel escreveu:
O hum nesse aparelho é normal.. já tive dois e apresentavam o mesmo sintoma

Então posso concluir que uns fazem ruído outros não. Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyTer Jun 19 2018, 20:24

Roquer escreveu:
Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum.
A pessoa certa para esclarecer isso é o Jorge Alves, da Audioteam...
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua Jun 20 2018, 10:05

nbaptista escreveu:
Roquer escreveu:
Eu li noutros sítios da net que esse problema é comum a alguns gd da Rega. É um pouco incómodo, mas parece ser comum.
A pessoa certa para esclarecer isso é o Jorge Alves, da Audioteam...

Sim, claro. Terei de falar com ele para ter um esclarecimento sobre o assunto. Obrigado pelas respostas e ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua Jun 20 2018, 11:34

O Jorge Alves conhece muito bem os produtos que vende e é uma pessoa honesta.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyDom Jul 01 2018, 18:06

Então como está esse problema de ruido, é normal ou não?
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptySeg Jul 02 2018, 09:47

nbaptista escreveu:
Então como está esse problema de ruido, é normal ou não?

Por motivos profissionais ainda não tive tempo para verificar o problema. O tempo é pouco. mas logo que possa vou tratar do assunto. Obrigado por perguntares.
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos EmptyQua Abr 17 2019, 17:21

Passado quase um ano, resolvi o problema com o ruído "humm" no gira-discos Rega P2!

Simples, a tampa em acrílico era a fonte do ruído! Verdade, verdadinha, sem ela o problema desaparece.

Estou à toa! Ruído no gira-discos 317942

Ai, ai, enfim! O audio...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ruído no gira-discos Empty
MensagemAssunto: Re: Ruído no gira-discos   Ruído no gira-discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ruído no gira-discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» Solução de limpeza discos causa algum ruido superficie
» Gira Discos CEC
» Gira Discos
» Gira-discos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: