Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Meninas ou Senhoras?

Ir para baixo 
+5
fredy
Ghost4u
agorgal
c_n_m
Hallscool
9 participantes
AutorMensagem
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 01:48

Alguém conhece estas colunas? São muito grandes.
Do mesmo tamanho que as Pioneer HPM 100.

São umas Onkyo SX120.

Não resisti. Estão em bom estado e o preço bastante acessível. Smile

Cheguei a casa, liguei-as ao Pioneer A400 e fiquei levemente desiludido com os graves, na medida em que esperava que fossem mais intensos, dadas as especificações técnicas das colunas.

No entanto a gama média é de uma transparência que me agradou muito.

O Som é muito detalhado e equilibrado.

Achei curioso este modelo não ter bass reflex, nem na frente, nem na traseira.

Fui ouvindo e ouvindo e ouvindo e realmente os graves estão lá quando é preciso. O som é muito agradável e estou mesmo muito satisfeito.

Gostaria de obter mais detalhes sobre as colunas, nomeadamente o ano de fabrico.

Porém, esta experiência ensinou-me que nem sempre as especificações técnicas são importantes.

Meninas ou Senhoras? Img_2010

Meninas ou Senhoras? Img_2011

Coloquei o CD ao lado só para haver termo de comparação relativamente ao tamanho.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 03:02

Não conheço o modelo, mas esse gráfico mostra que tem uma queda acentuada abaixo dos 50hz, com -7dB a 8dB aos 30hz. Curioso no entanto a indicação da extensão do agudo até aos 50khz!?

Os fabricantes "esquecem-se" muitas vezes de indicar a variação a que as medidas correspondem, o que acaba por mascarar as medições. Uns (poucos) dão as respostas de freq. a +-2dB, por norma usa-se +-3dB, no entanto outros medem a +-10dB, o que já representa uma variação importante e indica que estão a tentar apresentar a curva de forma "favorável", e outros não indicam de todo, o que por norma não encaro como bom sinal.

Neste caso penso que a indicação de uma resposta de 25 a 50khz é a +-10dB.
Em todo o caso o importante é que goste delas! boas audições Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 03:28

Obrigado pelo esclarecimento!

Estou efectivamente satisfeito.
Apenas contava com os baixos mais presentes tendo em conta o tamanho do woofer e os 25hz mencionados.

Será possível o A400 não ter potência suficiente para as alimentar?

Pela aparência das colunas, quantos anos terá este modelo?

Já agora têm 70 cm altura, 37,5 cm largura por 30 cm fundo.



Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 09:48

Hallscool escreveu:


Pela aparência das colunas, quantos anos terá este modelo?



Caixas seladas, diria que 1976-1980.
Pode tratar-se de "rebranding", ou seja vendidas como Onkyo em alguns mercados. É um modelo que não aparece nas duas grandes listagens da marca que consultei (Audio Database e Hifi Engine).
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 10:07

Pois não. Também já pesquisei. Não há informação nenhuma na internet.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 11:15

Hallscool escreveu:
(...) Será possível  o A400 não ter potência suficiente para as alimentar?

Este é um dos casos em que a ficha de especificações não deve ser levada à letra. Quanto ao diagnóstico, julgo não ser plausível.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 12:26

As grelhas e o tipo de conectores poderão ajudar na identificação delas.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 13:08

Uma coisa já descobri. Depois do amigo Agorgal, ter sugerido a hipótese de "rebranding", desapertei os parafusos para ver os altifalantes e são os 3 da JVC.

Agora descobrir qual o modelo da JVC é que não sei se é possível.


Última edição por Hallscool em Dom Abr 22 2018, 15:03, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 15:01

Meninas ou Senhoras? Img_2012

Conexão das colunas é essa. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 17:19

Esse tipo de conectores começa a desaparecer por volta de 1974.
Os drivers poderão ser JVC e o fabricante um outro qualquer, é absolutamente normal...
Por outro lado a JVC também surge como VICTOR (no Japão) e Nivico.
Estas variáveis levam a que, por vezes, seja impossível encontrar informação sobre equipamentos mais raros ou invulgares.

A título de curiosidade: a vasta e complexa rede de fabricantes de áudio no Japão, anos 60/70/80:
http://www.thevintageknob.org/tvk_talk/viewtopic.php?f=569&t=2395


Última edição por agorgal em Dom Abr 22 2018, 23:08, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 19:42

Olá
Como já aqui foi dito na altura dessas colunas (anos 70??? quase de certeza) havia uma grande partilha entre os construtores Japoneses pelo que poderá de facto serem umas colunas JVC com marca Onkyo no painel...
Sendo umas colunas de caixa fechada têm um grave que se caracteriza por não ter uma grande extensão mas por outro lado deve ser bem definido e controlado (é o que a experiência me diz sobre colunas dessa época), as medições que estão no gráfico provam que a resposta até aos 60Hz mantêm-se a 0db a partir daí é sempre a descer.
Não acredito que o A400 não tenha energia suficiente para elas, no entanto se forem de baixa sensibilidade qualquer amplificador tem mais dificuldade.
Normalmente essas colunas têm pouca capacidade de potência... no entanto como dizes soam bem...
Aliás cada vez estou a gostar mais de material antigo do que moderno... Meninas ou Senhoras? 936335
Deve ser da idade... Meninas ou Senhoras? 317942
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 19:51

Olá
Tenho um amigo que tem um sistema Akai que tem umas colunas que diria serem gémeas dessas???

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 20:42

Posso estar enganado mas essas colunas são muito semelhantes às JVC sp x 440.
Diferem na existência do bass reflex, mas as unidades são iguais.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 21:27

Então vamos por partes. Smile

Segundo o amigo Ghost4u o Pioneer A400 não tem "músculo" suficiente para puxar o altifalante dos graves.
O que não me admira, tendo em conta os potentes receivers e Monster receivers da época.

As colunas são segundo Agorgal, de meados dos anos 70, provavelmente anteriores a 74.

Segundo a experiência do Fredy, o facto da caixa ser selada, os graves ficam (entre aspas) "comprometidos" mas ainda assim muito definidos. (Isso eu já comprovei) mas os 25hz mencionados não deveriam ser mais evidentes? Smile
Excluindo a sonoridade que varia de fabricante e palco sonoro, já ouvi monitoras que baixam apenas até aos 70hz e a intensidade dos graves não é inferior.

As colunas estão mesmo em muito bom estado, apenas uma das grelhas frontais está estragada. Irei tratar de as por todas bonitinhas. Wink

Por curiosidade, quanto poderão valer estas colunas?






Última edição por Hallscool em Dom Abr 22 2018, 21:56, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 21:44

Olá

Citação :
Hallscool escreveu...
mas os 25hz mencionados não deveriam ser mais evidentes?

Os 25 HZ mencionados segundo o gráfico são a -10db...
Que discos têm gravações com 25HZ??? poucos...(digo eu)...
10 db é uma grande diferença de amplitude de som... grava a mesma faixa num deck colocando os vuímetros a 0db e depois a -10db e vês logo a diferença...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 21:49

Entendi-te Fredie! Hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 21:52

Amigo Ducar, fui ver essas JVC que mencionou e realmente são parecidas, porém a diferença de tamanho é um pouco diferente. Razz

Meninas ou Senhoras? Img_2013

JVC
Meninas ou Senhoras? Maxres10
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 21:54

Olá

Isto é como os carros...
75 CV com 100 de binário é muito inferior aos mesmos 75 CV com 130 de binário...
Nos amplificadores é a mesma coisa só que em vez de binário são os amperes que conseguem debitar... e como dizes antigamente debitavam muitos amperes...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 22:04

Boa analogia!
Mas independente da já falada questão dos graves, estou a curtir muito as colunas, até quando não estão a tocar! Hehehe

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 22:52

Já repararam que o A400 é tudo menos um amplificador moderno?
É que o A400 já conta com 28 anos desde o seu lançamento.
Como o tempo passa...
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyDom Abr 22 2018, 23:00

Caro Hallscool, de facto as primeiras são mais pequenas, mas as JVC SP x660 são maiores mas também com bass reflex ou as SK 202.

São lindas


Última edição por ducar em Seg Abr 23 2018, 00:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 00:01

Ghost4u escreveu:
Hallscool escreveu:
(...) Será possível  o A400 não ter potência suficiente para as alimentar?

(...) Quanto ao diagnóstico, julgo não ser plausível.

Hallscool escreveu:
Segundo o amigo Ghost4u o Pioneer A400 não tem "músculo" suficiente para puxar o altifalante dos graves.

Prezado Hallscool,

Lamento informar que a interpretação efectuada ao meu parecer está errada, pois a minha pretensão é a antítese do que julga que afirmei.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 00:31

Caríssimo Ghost4u, de facto interpretei que o Pioneer não tinha potência suficiente.

O A400 tem 28 anos, porém acho que não se pode comparar com um potente Sansui da série G por exemplo.

Estas colunas são tão grandes, que de facto questiono se na sua época não seriam vendidas para acompanhar os Monster Receivers.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 01:12

Por incrível que pareça as colunas xxl nem sempre precisam de se fazer acompanhar com amplificadores de grande porte, como por exemplo os Monster receivers.
As HPM 100 são um bom exemplo, qualquer amplificador com potência idêntica ou superior a uns 50w fazem a festa, por isso acredito que o A400 dê conta do recado na maioria deste tipo de colunas, no entanto existem colunas mais difíceis, o que pode ser o caso das onkyo.
Por outro lado toda gente sabe que o A400 é esquesito em relação a colunas, não é defeito é feitio, no entanto quando bem casado é uma maravilha.
Isto não quer dizer que as onkyo sejam más, longe disso é preciso arranjar um amplificador adequado para poder usufruir de todo o seu potencial.


Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 03:46

Não tenho muitos termos de comparação, pirque não ouvi o A400 com muitas colunas,, mas minha opinião o A400 não me parece esquisito com as companhias.

No entanto ainda não posicionei as colunas devidamente. Irei também experimentar com outros amplificadores mais potentes que o A400 para ouvir o resultado.

Mas mais uma vez, repito, estou mesmo muito bem impressionado com a qualidade de som destas Onkyo/JVC. Têm um som tão detalhado que realmente vale cada centímetro que as colunas ocupam!

Hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 08:34

Olá

Citação :
Hallscool escreveu...
O A400 tem 28 anos, porém acho que não se pode comparar com um potente Sansui da série G por exemplo.

Tive umas colunas Tamon com um Woofer de 30cm ligadas a um Receiver Sanyo JCX 2400KU durante alguns anos... sempre sem qualquer tipo de problema mesmo a volumes sonoros exagerados Meninas ou Senhoras? 317942
Tropquei o Sanyo por um Sansui série G... pior troca que fiz até hoje a nível de amplificação Meninas ou Senhoras? 317942
o circuito de protecção assim que o volume chegava ao meio dia desligava o amplificador... no entanto no papel o Sansui era mais potente que o Sanyo.

Portanto acho mesmo que não deves comparar pois se há amplificador que tenha bastantes amperes para lidar com as colunas um deles é o A400, que não case bem... isso é outra história...

Tive umas Rega RS5 que na minha casa nunca gostei... vendi a um amigo do forum e  na casa dele adoro-as...
A sinergia é fundamental

O Audio é tramado... o que uns adoram outros detestam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 09:33

Essas Tamon casavam muito bem com os Sanyo e os Technics.

Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 13:10

Estou apenas a tentar arranjar uma justificação para poder comprar mais um receiver... Razz vocês não percebem! Hehehe Smile

Entretanto falei com o Eng. Vítor da Manfers e irei levar lá às colunas para substituir os condensadores dos crossovers, que já não devem estar no seu melhor. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 23 2018, 14:05

A solução não está unicamente num receiver qualquer, tens que ouvir um que se adapte às colunas da onkyo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 13:31

Sim, farei isso. Entretanto tenho dois amplificadores em reparação, quando os tiver experimento.
Ambos são pouco conhecidos.
Um deles é um Sanyo Plus A35.

Aproveito também para perguntar, se há alguma tinta para pintar a parte branca do woofer. Gostava que ficassem como novas.
Com tantos anos estão amarelados e com manchas.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 13:36

Os Sanyo Plus são poucos conhecidos???
Tenho um sistema completo da Sanyo Plus á muito tempo, e olha que não sou o único aqui no fórum.


Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 13:39

Eu pessoalmente não pintava os altifalantes, mas sim existe uma tinta mas não sei qual é
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 16:24

Não pensei que fossem equipamentos muito conhecidos. Eu tenho apenas o A35 e o T35.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 16:48

Meninas ou Senhoras? Img_2104

Não faz muitos dias que coloquei aqui no fórum esta imagem do meu sistema, só não sei em que tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 17:28

Muito fixe! O meu A35 já está para reparação há uns dois anos. Tenho que insistir com o técnico.

Qual a tua opinião do A35 comparando com o A400?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 17:34

O Sanyo usa os STK por isso soa de forma intusiasmante, o Pioneer é mais civilizado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 20:39

Hallscool escreveu:
Muito fixe! O meu A35 já está para reparação há uns dois anos. Tenho que insistir com o técnico.

(...)

Tem é que mudar de técnico! Smile


Aqui em casa também mora um T35 Plus, um bem viajado T35. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer Abr 24 2018, 23:29

Ahahaha! Já pensei em mudar de técnico. Mas não é fácil. É um amigo de longa data.
Mas seguramente não lhe ponho mais nada nas mãos. Razz


O T35 é lindo. O meu toca lindamente. O A35 ainda não tive oportunidade de ouvir. Já o comprei avariado.
O outro amplificador que está também em reparação é um Onkyo A100, lindo de 78. Também usa STK, mas somente 1.

Já agora, será possível as colunas estarem a tocar melhor agora que quando as comprei, sem ter feito qualquer alteração nas mesmas?

Segundo o anterior proprietário, estavam encostadas há muito tempo.

Agora parece que estão a tocar com mais vigor nos graves.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQua Abr 25 2018, 10:36

Olá

Citação :
Hallscool escreveu...
Já agora, será possível as colunas estarem a tocar melhor agora que quando as comprei, sem ter feito qualquer alteração nas mesmas?

Pessoalmente penso que sim... as suspensões por estarem sem fazer qualquer movimento durante anos podiam estar um pouco "duras" e não se movimentarem como deviam...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQua Abr 25 2018, 11:36

Faz sentido. Realmente agora já se vê literalmente o altifalante dos graves a mexer!
Ainda assim, irei proceder à troca dos condensadores dos crossovers, que possivelmente já se encontram secos.

Entretanto já mandei fazer duas moldura das grelhas frontais a um marceneiro.
Falta só comprar tecido para as mesmas.

Alguém sabe onde posso comprar esse tecido?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQua Abr 25 2018, 11:44

Para os mais curiosos e técnicos, os altifalantes são os seguintes:

Woofer JVC HSA 3015-01B 8 ohms 50w
Médio JVC HSA 1207-01M 8 ohms 10w
Agudos JVC HSA 0607-01M 16 ohms 35w

Alguém me explica como a soma desses 3 altifalates, permite os 120 watts de potência admissível, que o autocolante menciona?

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQua Abr 25 2018, 11:58

Olá

Os 120 Watts deve ser peak... ou seja a potência que admite num determinado tempo... talvez uma fracção de segundo???
Isso acontece com todas as marcas, gostam muito de dar números para enganar...
Essas colunas não devem andar muito longe do 25W??? RMS... mas não julgues que não chega.
É mais do que suficiente para o tamanho médio das salas Portuguesas
Vê na Wikipedia...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%AAncia_de_%C3%A1udio

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptySeg Abr 30 2018, 23:19

Actualizando:

As colunas Onkyo SX120 tocam nas horas! Estou encantado com elas. Parece que cada dia que passa tocam melhor. Smile

As grandes frontais que mandei fazer no marceneiro já estão prontas. Falta apenas colocar o tecido. Estou a pensar em colocar um castanho.

Entretanto como ainda não tive oportunidade de levar as colunas técnico para trocar os condensadores dos crossovers, passei numa loja de componentes eletrônicos e comprei uns com as mesmas características.

A diferença de tamanho é imensa. Será que alguém aqui me poderá esclarecer se há alguma diferença entre os antigos e os novos, além do tamanho?

Na loja disseram que eram tecnicamente iguais.

Ainda só troquei numa coluna, mas não notei diferença nenhuma. Com estes ou os velhos, tocam nas horas! Smile

Meninas ou Senhoras? Img_2014
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1301
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer maio 01 2018, 00:36

Hallscool escreveu:


Entretanto como ainda não tive oportunidade de levar as colunas técnico para trocar os condensadores dos crossovers, passei numa loja de componentes eletrônicos e comprei uns com as mesmas características.

A diferença de tamanho é imensa. Será que alguém aqui me poderá esclarecer se há alguma diferença entre os antigos e os novos, além do tamanho?

Na loja disseram que eram tecnicamente iguais.

Mas não são tecnicamente iguais.
Os que retirou são axiais não polarizados, esses são radiais e pelo menos o de 1 uF aparenta, pela foto, ser polarizado.
Talvez alguém por aqui com maiores e melhores conhecimentos de electrónica lhe aponte as diferenças e se há ou não inconveniente na substituição. Mas uma coisa é evidente: se não nota diferença é porque os condensadores originais não precisam de ser substituidos e como tal mante-los-ia, mas isto é apenas a minha opinião.
As substituições no crossover, mesmo que respeitando os valores dos componentes, podem alterar, muito ou pouco, para melhor ou para pior, as características sonoras de uma coluna.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyTer maio 01 2018, 02:32

Obrigado uma vez mais pela sempre disponibilidade em partiilhar os seus conhecimentos, Argogal.
De facto os novos têm polaridade, também reparei nisso e quando os soldei tive o cuidado de respeitar a mesma.
Um dos condensadores velhos estava a verter, por isso a troca, presumindo que estivesse seco.
Agora na dúvida irei trocar também na outra coluna, para ficarem iguais.
Fazia pretensões de as levar a um técnico, porém, de momento não me parece relevante. Estão a tocar mesmo lindamente.

Só pretendo esclarecer a questão dos condensadores e voltar a substituir por outros sem polaridade se assim se justificar.


Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQua maio 09 2018, 23:38

Maltinha,
As Onkyo já têm os condensadores não polarizados, específicos para áudio.
Aproveitei e troquei também as ligações dos fios das colunas para os mais recentes, para usar com fichas do tipo banana.

A diferença do que estão a tocar agora, para quando as adquiri é muita mesmo.

Não sei se foi por causa das fichas, ou dos condensadores, mas gostava que as ouvissem. Que som! Não podia estar mais satisfeito! Smile

No entanto, quando estava a substituir os condensadores, reparei que os fios internos das colunas são muito finos e as ligações aos altifalantes estão ligeiramente oxidadas, apesar de soldadas.

Será que deveria substituir os fios interiores das colunas? Será que ainda ficaram a tocar melhor, se é que é possível... Hehehe

Outra coisa que reparei. Estas colunas não têm crossovers, propriamente. Têm uma placa de circuito com dois condensadores. Um para o tweeter e outro para o médio. O grave liga directamente sem qualquer condensador.

O interior das colunas é simples. Têm apenas uma espuma densa na parte de trás. Não tem mais nada. Será que é por serem seladas?

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQui maio 10 2018, 10:48

Hallscool escreveu:


No entanto, quando estava a substituir os condensadores, reparei que os fios internos das colunas são muito finos e as ligações aos altifalantes estão ligeiramente oxidadas, apesar de soldadas.

Será que deveria substituir os fios interiores das colunas? Será que ainda ficaram a tocar melhor, se é que é possível... Hehehe

Outra coisa que reparei. Estas colunas não têm crossovers, propriamente. Têm uma placa de circuito com dois condensadores. Um para o tweeter e outro para o médio. O grave liga directamente  sem qualquer condensador.

O interior das colunas é simples. Têm apenas uma espuma densa na parte de trás. Não tem mais nada. Será que é por serem seladas?


Mudar os cabos internos das colunas para cabos de melhor qualidade, normalmente é benéfico. Eu aconselho a usar cabos da espessura mais aproximada possível aos originais. Quando utilizei cabos de melhor qualidade mas de espessura mais larga, tive sempre maus resultados, deve ter a ver com indutância e resistividade, mas não percebo do assunto para poder sequer explicar.

Essse tipo de crossover é típico dos anos 60 e 70, em que o altifalante principal é utilizado em toda a sua frequência para o som ser o mais natural possível, as outras unidades apenas dão apoio nas zonas em que o largo não consegue chegar. As JBL profissionais de estúdio eram todas assim.

O interior das colunas reflete as opções do fabricante em relação ao som que ele quer que as caixas tenham. Se só tem espuma de vidro atrás é porque ele queriam absorver parte das ressonâncias, mas deixaram outras parede vazias para haver também algum "som de caixa". Essa espuma pode ser mudada para outra de melhor qualidade mas isso terá que ser feito por tentativas, muita espuma baixa o nível dos graves, ficando mais tonais e secos. Pouca espuma faz com que a caixa pareça um tambor.
Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQui maio 10 2018, 11:15

Galvaorod,
Obrigado!
Talvez experimente trocar a espuma por uma de melhor qualidade.
Wink

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQui maio 10 2018, 13:05

Hallscool escreveu:
Boa analogia!
Mas independente da já falada questão dos graves, estou a curtir muito as colunas, até quando não estão a tocar! Hehehe


Basicamente (e não só) concordo com quase tudo o que tem sido dito neste tópico 2cclzes

Este meu modesto contributo nada vale mas o meu primeiro aparelho foi um receiver pioneer, há muitos, muito anos mas ainda me lembro de tinha aquele famoso botãosito do loudness que na altura me parecia fantástico, usado em qualquer circunstância, porque o som ficava muito "vivo". Agora parece-me aquilo que é, serve para ouvir música baixinho porque tem a função de elevar as frequências que se situam nos limites do espectro auditivo.

Os anos foram passando e fui conhecendo outras sonoridades, muitas das vezes cheguei a convencer-me que tinha descoberto o céu mas depois ouvia outra coisa diferente e lá voltava ao mundo dos insignificantes mortais.

Talvez euforias/disforias sejam também parte do encanto desta aventura (já sei que os audiófilos dirão que ouço aparelhos em vez de ouvir música mas nunca me importei com autoridades).

Resumindo: neste momento já não me centro na questão dos graves dos médios ou dos agudos, o que me importa é ter um sistema que não invente e que mesmo não fazendo tudo, faça bem aquilo que se propõe fazer.

Se a música soa bem com poucos graves é melhor do que um sistema com muitos graves mas que na generalidade se torne irritante/cansativo.

Tirando alguns sistemas (poucos) que atingem resultados excepcionais, todos os outros são um compromisso com "o melhor possível".

2cclzes

O tal pioneer (ainda o tenho guardado e funciona)

Meninas ou Senhoras? Sx-30010
http://audio-database.com/PIONEER-EXCLUSIVE/amp/sx-300-e.html

Ir para o topo Ir para baixo
Hallscool
Membro AAP
Hallscool


Mensagens : 746
Data de inscrição : 10/02/2015
Idade : 42
Localização : Porto

Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? EmptyQui maio 10 2018, 14:28

Mário, esse Receiver é mesmo muito bonito. Wink

A falta de graves que referi no início do tópico, actualmente é inexistente.

Reproduzem lindamente as frequências mais baixas e se quando as comprei, questionei se o Pioneer A400 teria potência suficiente, de momento acho que combinam muito bem.

Com a troca dos condensadores e das ligações dos fios de coluna ficaram a tocar ainda melhor.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.homeaudio.pt
Conteúdo patrocinado





Meninas ou Senhoras? Empty
MensagemAssunto: Re: Meninas ou Senhoras?   Meninas ou Senhoras? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Meninas ou Senhoras?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 302, as Meninas Falantes
» Dia de limpeza
» Fotos macro ás nossas células.
» Continuacao do trabalho nas meninas
» MAIS UMAS MENINAS PARA O BAILE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: