Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 pré de phono

Ir para baixo 
+11
c_n_m
td125mkii
Ajgarcia
Roquer
Mário Franco
Ferpina
Alexandre Vieira
reirato
TD124
Ghost4u
nbaptista
15 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
reirato
Membro AAP



Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySex Abr 20 2018, 13:14

nbaptista escreveu:
Ajgarcia escreveu:
O ficar com o mesmo nível do cd, depende do ganho da unidade phono e do nível de saída da célula.
Exato, no meu caso penso que o problema está no nível de saída da célula, que é apenas de 2,5 mV. Será que indo para uma Goldring com 3,5 mV já obterei melhorias significativas, ou o output da célula continua a ser baixo?


Se precisar e, para emergências, tenho aqui umas munições para caça grosaa, com pólvora de alta potência...

Pickering, vintage NOS, com 10mV de output e para um tracking de 7,0 gr(!... )

pré de phono - Página 2 New_Pickering_NP_AC_Cartridge_Stylus_Turntable_c1bee9c96b1e9e679525
Pickering, NP/AC-H2

Com a embalagem original e headshell da Pickering.

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
td125mkii
Membro AAP



Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 80
Localização : Verdizela, Portugal

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer maio 01 2018, 02:13

Boa tarde (estou a contactar-vos de um local distante menos oito fusos horários, e a vários anos da
data dos posts!!!)

Vejo com preocupação que muitos audiófilos se fazem extorquir várias centenas de Euros ao adquirir pré-pré amplificadores por altos preços, quando os fabricantes de amplificadores integrados deveriam disponibilizá-los, e de qualidade, nestes aparelhos, como o costumavam fazer décadas atrás.

Eu sugeriria (tive a experiência desse equipamento, que ainda possuo, embora arrecadado e sem uso) a compra de um Cyrus Two, amplificador integrado de 50 WRMS a 8 Ohms/canal, no mercado de ocasião.

Os preços variam/variavam? entre 250 e 300 Euros. São equipamentos de muito boa qualidade, considerados como de topo (excelentes) por uma revista de HiFi alemã cerca dos anos 1990.

Produzem um som de muita qualidade se ligados, por exemplo, a umas Spendor BC1 ou Bowers & Wilkins DM4 Matrix.

Oferecem  ainda a vantagem de melhorar ainda mais a qualidade sonora pela junção de uma alimentação Cyrus PSX.

Gostaria de receber "feed-back" de algum audiófilo que siga esta sugestão.

Saudações audiófilas pré de phono - Página 2 22692

td125mkii
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer maio 01 2018, 17:06

pré de phono - Página 2 3+-+Euricopré de phono - Página 2 Eurico_Gomespré de phono - Página 2 Euricopré de phono - Página 2 Mw-320

Prezado td125mkii,

Primeiramente, informo que não sou audiófilo, nem tenho pretensão para tal, porquanto, o meu natural aparelho auditivo, tão-somente é pechisbeque.

Quanto ao seu parecer referente à disposição de trocar muitos "euricos" por conjunto power+pré, efectivamente existem amplificadores integrados no mercado de usados que garantem bom desempenho. Na vertente de amplicador de potência e pré-amplificador, também existem modelos que sem ser dispendiosos, agradam o ouvinte; porém, neste capítulo, a título exemplificativo, grande parte das individualidades "iluminadas" fazem semblante feio, quando alguém aconselha um pré da Grundig fabricado em Portugal (fica a dúvida se o desagrado, sem ouvir o aparelho, será pela proveniência de construtor alemão ou por ser fabricado em território luso).

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer maio 01 2018, 19:38

Ghost4u escreveu:
pré de phono - Página 2 3+-+Euricopré de phono - Página 2 Eurico_Gomespré de phono - Página 2 Euricopré de phono - Página 2 Mw-320

Prezado td125mkii,

Primeiramente, informo que não sou audiófilo, nem tenho pretensão para tal, porquanto, o meu natural aparelho auditivo, tão-somente é pechisbeque.

Quanto ao seu parecer referente à disposição de trocar muitos "euricos" por conjunto power+pré, efectivamente existem amplificadores integrados no mercado de usados que garantem bom desempenho. Na vertente de amplicador de potência e pré-amplificador, também existem modelos que sem ser dispendiosos, agradam o ouvinte; porém, neste capítulo, a título exemplificativo, grande parte das individualidades "iluminadas" fazem semblante feio, quando alguém aconselha um pré da Grundig fabricado em Portugal (fica a dúvida se o desagrado, sem ouvir o aparelho, será pela proveniência de construtor alemão ou por ser fabricado em território luso).

Com melhores cumprimentos,
What a Face


Destes!?...
pré de phono - Página 2 S-l1600

Tenho um, cinzento prata, para a troca (ou venda, quem sabe!?...) revisto e rejuvenescido pelo Eduardo Cruz!

E que estupendo andar de phono ele tem (MM + MC).

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer maio 01 2018, 20:36

Exactamente. Tal como o Eurico que jogou no SLB, SCP, FCP e VFC (Setúbal), o SXV-6000 também tem aptidão para jogar com powers que não pertencem à equipa Grundig. O mesmo parecer, aplica-se ao pré Sanyo da série Plus.
Ir para o topo Ir para baixo
td125mkii
Membro AAP



Mensagens : 65
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 80
Localização : Verdizela, Portugal

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQua maio 02 2018, 06:40

Caro reirato,

tenho pena que não tenha entendido a intenção do meu "post", pois tratava de sugerir ao eventual comprador de um pré-pré para cabeça de gira-discos (MM e/ou MC) de muito boa qualidade (a partir de 200 Euros) que optasse antes pela aquisição de um amplificador integrado de boa/muito boa qualidade dispondo já de entradas MM e MC por um preço equivalente.

Dei como exemplo (que conheço) o Cyrus Two, que foi considerado nos anos 90 do século psssado por uma revista alemã (e os Alemães são tão chauvinistas como os franceses, os britânicos, os norte-americanos quando se trata de produtos estrangeiros) um amplificador integrado de gama alta.

Comprar pelo mesmo preço um equipamento mais completo, que pode ser sujeito a um "upgrade", em vez de um simples pré-pré, oferece três vantagens objectivas: 1) dispor num mesmo aparelho do pré-pré-amplificador, do pré-amplificador e do amplificador de potência - e tudo de muito alta qualidade; 2) poder diminuir a despesa da compra mediante a venda do amplificador que não dispunha de entradas para cabeça de gira-discos; 3) e, quando as finanças o permitirem, fazer o "upgrade" (compra da alimentação suplementar PSX) aumentando a potência de saída de 50 para 70 Watts RMS/canal e obter um som muitíssimo melhor, tudo dependendo da qualidade sonora do gira-discos e cabeça de leitura, do leitor de CDs, das colunas e dos cabos.

Claro que uma pessoa pode optar por equipamentos de qualidade diferente, e obter uma qualidade sonora que lhe agrade. A Grundig, como outras marcas nunca foi efectivamente um produtor aparelhos de alta fidelidade, muito embora tenha tido muitos clientes satisfeitos. Basta consultar o sítio www.ebay.de, as revistas alemãs de alta fidelidade dos anos 90 do século passado, ou proceder a uma audição comparativa para o confirmarmos.

Saudações audiófilas

td125mkii
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySáb maio 12 2018, 14:42

Back to basics: Geralmente o que tem mais qualidade:um pré de phono comprado separadamente ou um pré integrado no amplificador?
Ir para o topo Ir para baixo
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySáb maio 12 2018, 19:07

penso que não haverá uma resposta taxativa a essa questão. Existem ou existiram prés com entradas phono excelentes, basta ver o exemplo do CAT que foi vendido hoje no OLX, um Counterpoint que por lá anda, ou andava (se bem que sejam prés de linha com phono e não amps integrados) e depois temos um sem numero de prés de phono dedicados que também são excelentes.

Como em quase tudo raramente a realidade é a branco ou preto, mas sim composta por nuances entre estas e outras cores, ou seja cada caso é um caso. Just my 5 cents.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySáb maio 12 2018, 19:36

c_n_m escreveu:

Como em quase tudo raramente a realidade é a branco ou preto, mas sim composta por nuances entre estas e outras cores, ou seja cada caso é um caso.
Eu queria era compreender quais são essas nuances, quais os argumentos a favor e contra?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyDom maio 13 2018, 10:26

nbaptista escreveu:
Back to basics: Geralmente o que tem mais qualidade:um pré de phono  comprado separadamente ou um pré integrado no amplificador?

c_n_m escreveu:
penso que não haverá uma resposta taxativa a essa questão. Existem ou existiram prés com entradas phono excelentes, ... e depois temos um sem numero de prés de phono dedicados que também são excelentes.

Como em quase tudo raramente a realidade é a branco ou preto, mas sim composta por nuances entre estas e outras cores, ou seja cada caso é um caso. ...

nbaptista escreveu:
(...) Eu queria era compreender quais são essas nuances, quais os argumentos a favor e contra?

As respostas simples às perguntas dificeis não existem, mas não é uma razão para não tentar responder então aqui vão os meus tostões ... mesmo se o risco é de criar mais confusões do que certezas:

1) No absoluto um pré de Phono separado é mais eficiente do que um Phono embarcado (integrado a um pré ou a um amplificador integrado).

Um pré de Phono amplifica um sinal muito fraco que pode ser poluido muito rapidamente. Quando é separado a alimentação està longe (menos de poluição magnética) e pode ser posicionado perto do gira o que reduz o comprimento do cabo de entrada (menos capacidade, menos interferências electromagnéticas e menos perdas pois um caminho mais curto)...

Geralmente um phono separado ofereçe mais possibilidades de ajuste (impedância e capacidade de entrada, ganho ...) o que pode ser benéfico no caso de células complicadas a carregar e a amplificar ...

Um pré de Phono separado possui a sua propria alimentação e não partilha uma alimentação comum com outro aparelho. Isto permite-lhe de obter resultados melhores ao nivel da dinâmica, diafonia, transparência e estabilidade do palco, mesmo se sò são ressentidos num sistema de alta qualidade...

Quando està separado um pré de phono não tém limitações ném de tamanho, peso ou tecnologia e então quando é feito nas regras da arte pode ser um elo de preço elevado...

2) Um pré de phono integrado é mais simples de utilisação, mais barato pois incluido no preço do aparelho que o acolhe e elimina um cabo de inter-ligação o que pode ser uma bela economia e também um ganho em qualidade global...

Não tém necessidade de uma estante vazia para ser instalado e se for bem concebido pode rivalisar e mesmo superar os Phonos separados de baixa/média qualidade*

*) Um phono separado do tamanho de um maço de cigarros é mais um acessorio do que um aparelho concebido para uma alta qualidade, e isto é vàlido para a maioria dos phonos modernos de entrada. No entanto a tecnologia permite de fazer Phonos mais pequenos que antigamente e mais eficazes...

Como vê nada é simples e dai que as outras pessoas digam que nada é branco ném preto no audio ... e é verdade!!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyDom Jul 01 2018, 22:34

Viva,
Em vosso entender qual o aspeto mais importante para o desempenho do giradiscos? Um bom pré de phono ou uma boa célula?
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 00:51

nbaptista escreveu:
Viva,
Em vosso entender qual o aspeto mais importante para o desempenho do giradiscos? Um bom pré de phono ou uma boa célula?

Eu começaria por um bom gira-discos e depois os outros dois em consonância... apesar de que um bom pré fará toda a diferença...

_________________
pré de phono - Página 2 Signat10
pré de phono - Página 2 Vu-1_z10 pré de phono - Página 2 Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 11:56

Ferpina escreveu:

Eu começaria por um bom gira-discos e depois os outros dois em consonância..  
E o Rega Planar 2 cabe nessa definição de bom gira-discos?
Tenho o Planar 2 com uma Rega Carbon e o Rega Fono MM, penso que a célula será o seu ponto mais fraco!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 17:52

nbaptista escreveu:
Viva,
Em vosso entender qual o aspeto mais importante para o desempenho do giradiscos? Um bom pré de phono ou uma boa célula?
Boa tarde!

Se me permite, eu não colocaria a questão assim, a menos que não considere o gira-discos como variável.

Num sistema onde o gira-discos é a fonte, cada parte conta e depois o mais importante é equilibrar, para não investir tudo numa peça e as outras prejudicarem - pense numa corrente, o elo mais fraco ditará a força da corrente.

Por exemplo: dois gira-discos diferentes com o mesmo braço e célula, ligados ao mesmo pré de phono, mesmo amplificador e colunas vão resultar num som diferente - a mecânica também conta.


Onde terá os resultados mais evidentes!?!

Como disse o Paulo (TD124) em cima, o sinal que sai da célula é muito fraco, seja qual for a célula, por isso amplificar esse sinal é da maior importância. Há quem considere o pré de phono o "coração" de um sistema com gira-discos, o que não me parece errado de todo.

Aqui em casa passamos do pré integrado do nosso amplificador (que nunca trocamos por prés de entrada) para um pré dedicado... Procuramos com calma, mas chegamos a um resultado muito bom e todo o sistema respira melhor, as colunas revelam bem mais em todas as frequências - não foi só o ganho (que é bem superior), o som ganhou vida.


Tente experimentar uma célula como as velhinhas Shure, não tenha problemas com isso - ficam baratinhas e revelam-se muito boas, ou seja, terá uma experiência nova por muito pouco.

Trocar de gira-discos parece-me precipitado, acabou de comprar... Mas sabe responder à pergunta que deixa ao caro Administrador Ferpina, experimentou e saberá. Wink

Mudar o pré!?!
Vai precisar gastar algum dinheiro, mas as oportunidades aparecem e talvez seja um passo a dar um dia - creio que tem um bom amplificador e se me recordo disse que tem alguns problemas no ganho com esse pré da Rega... isso pode revelar outros problemas, além do ganho pode estar a perder no som final... Numa próxima visita à AudioTeam ou outra loja compare o seu pré com outros melhores, perceberá a diferença e quanto ela pode custar, depois procure a melhor oportunidade.

Isto é complicado e requer tempo, experiências e alguma sorte...
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 18:54

Penso que o mais sensato no meu caso será adquirir uma célula melhor, logo que esta Carbon começar a denotar algum desgaste.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 19:09

nbaptista escreveu:
Penso que o mais sensato no meu caso será adquirir uma célula melhor, logo que esta Carbon começar a denotar algum desgaste.
Dependendo do uso que dá, isso oode demorar anos!!
Essa Rega Carbon parece mesmo uma Audio Technica 3600... Já tivemos uma, baratinha e jeitosa.

Percebo que tem uma inclinação pelo "novo", mas não deixe de considerar usadas... Novas, a Audio Technica AT95e é superior à 3600 (que me parece essa Carbon) e custa uns 35 euros. Depois da AT95e compramos a Shure M75-6, muito superior e custa quase o mesmo, com a vantagem das agulhas continuarem a existir e baratas.


Tem muito tempo para pensar e experimentar outras coisas, junto de pessoas conhecidas, eventos organizados por gente aqui do fórum, ...

Fica a dica!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 19:24

E células usadas, qual o melhor sítio para as adquirir? Aqui, nos classificados ou no OLX?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySeg Jul 02 2018, 19:55

Aqui ou no olx, onde lhe aparecer a melhor oportunidade!

O estimado Reirato costuma ter algumas NOS - new old stock -, que no fundo são novas com idade...

No olx também aparecem, a nossa Shure foi comprada assim, NOS e a grande preço - esteja atento.

Ainda há a famosa Technics EPC 270...

Pickering...
Stanton...
Grado...

Mas sobre as Shure, muito queridas por aqui, não falta o que ler.


Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 00:13

José Miguel escreveu:
Aqui ou no olx, onde lhe aparecer a melhor oportunidade!

O estimado Reirato costuma ter algumas NOS - new old stock -, que no fundo são novas com idade...

No olx também aparecem, a nossa Shure foi comprada assim, NOS e a grande preço - esteja atento.

Ainda há a famosa Technics EPC 270...

Pickering...
Stanton...
Grado...

Mas sobre as Shure, muito queridas por aqui, não falta o que ler.




A nagaoka.... pré de phono - Página 2 491368

Quando se fala em MM, esta é uma marca sempre a ter em conta.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 00:24

Referia-me a células de outros tempos, a Nagaoka aparece pouco por estes lados... Novas sim, a 110 pode ser uma boa aposta. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 00:29

José Miguel escreveu:
Referia-me a células de outros tempos, a Nagaoka aparece pouco por estes lados... Novas sim, a 110 pode ser uma boa aposta. Wink

Ou mesmo a 100, que é precisamente igual só que agulha é cónica. pré de phono - Página 2 22692

Temos tidos excelentes resultados com ela em todos os certames de audio.

Mas estou contigo quando referes uma coisa essencial. As células são para ouvir música, muita música e nesse aspecto pela coerência e pelo facto de por um preço modesto se conseguir comprar agulhas com qualidade, a M-75 é quase que imbatível. E quando agulha se estraga por 25 a 30 euros já com portes consegue-se uma de substituição com qualidade enquanto que a Nagaoka que de facto considero ser das melhores MM do mercado o preço é pelo menos 3 vezes maior.


Última edição por Alexandre Vieira em Ter Jul 03 2018, 00:41, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 00:33

A nossa leva porrada todos os dias e para já não pensamos trocar, depois da evolução do pré de phono, estamos a re-descobrir álbuns! Smile

A Shure aguenta-se muito bem e serve para boas experiências, basta mudar a agulha e já se sente a diferença - é boa para aprender umas coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 10:29

nbaptista escreveu:
E o Rega Planar 2 cabe nessa definição de bom gira-discos?
Tenho o Planar 2 com uma Rega Carbon e o Rega Fono MM, penso que a célula será o seu ponto mais fraco!

A resposta à sua questão é dada por si ao emitir parecer sobre a célula. Também comungo dessa opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyTer Jul 03 2018, 22:39

Depois peço a vossa ajuda na altura de adquirir outra célula... pré de phono - Página 2 22692
Por agora vou manter a Carbon,vou dar mais algum tempo até fazer um novo upgrade!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 15:12

Carissimos:
Por enquanto mantenho a célula Carbon. Gosto muito desta célula, até ao momento estou plenamente satisfeito. Agora uma questão: como o pré de phono é o Rega Fono MM que permite uma evolução para uma célula melhor, devo fazer o upgrade, ou mantenho a Carbon?No caso de manter a Carbon, estou a subutilizar o pre´de phono ou não?Dava-me jeito manter a Carbon, acho esta célula mesmo muito boa para o preço, apesar de ser "baratucha"!
Ir para o topo Ir para baixo
Roquer
Membro AAP



Mensagens : 87
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : Margem Sul

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 15:57

nbaptista escreveu:
Carissimos:
Por enquanto mantenho a célula Carbon. Gosto muito desta célula, até ao momento estou plenamente satisfeito. Agora uma questão: como o pré de phono é o Rega Fono MM que permite uma evolução para uma célula melhor, devo fazer o upgrade, ou mantenho a Carbon?No caso de manter a Carbon, estou a subutilizar o pre´de phono ou não?Dava-me jeito manter a Carbon, acho esta célula mesmo muito boa para o preço, apesar de ser "baratucha"!

Olá nbaptista,
Vou emitir uma opinião que me foi transmitida por quem percebe disto e que me fez todo o sentido. Para fazer um upgrade de célula que seja para algo "mais a sério". Passo a partilhar o meu caso. Eu também tenho o Rega Planar 2 com a Carbon. Estou neste momento a fazer o upgrade do pré de phono para outro nível, nomeadamente o Tom Evans Micro Groove X MKII, é a proposta de entrada do Tom Evans, mas faz diferença para o meu NAD PP3. Assim, desisti de fazer um upgrade de célula para já, quando pensar nisso vou investir numa superior ou quem sabe num gira-discos. Até porque o Tom Evans vem preparado de fábrica para a célula que vai ser utilizada. Estas foram algumas das células que equacionei: Audio Technica AT95EX; Ortofon 2M Red; Goldring E3; Shure M97xE; Nagaoka MP-110 (a preferida). Mas a questão é que talvez seja bom esperar e investir em algo superior. Pode haver quem não concorde, mas faz-me sentido que assim seja.
Abraço e boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 16:48

nbaptista escreveu:
Carissimos:
Por enquanto mantenho a célula Carbon. Gosto muito desta célula, até ao momento estou plenamente satisfeito. Agora uma questão: como o pré de phono é o Rega Fono MM que permite uma evolução para uma célula melhor, devo fazer o upgrade, ou mantenho a Carbon?No caso de manter a Carbon, estou a subutilizar o pre´de phono ou não?Dava-me jeito manter a Carbon, acho esta célula mesmo muito boa para o preço, apesar de ser "baratucha"!

Caro nbaptista,

Para se poder opinar com alguma objectividade, seria interessante sabermos qual é o amplificador, ou conjunto de amplificação à qual o Rega Fono MM está ligado.

Depois penso que há a esclarecer o seguinte:

1. o Rega fono MM é uma óptima solução de recurso para amplificadores ou prés de conjuntos de amplificação, que não tenham entrada fono, ou que, a terem esta é francamente medíocre, ou mesmo má;

2. O Rega fono MM estica, em princípio, em todas, ou na grande maioria das células Moving Magnet de preço terreno;

3. É claro que se colocarmos alguma célula de patamar superior, ele responde em consonância com essa subida de escalão, caso a conjugação célula-braço-gira discos, seja a mais perfeita possível.

4. Para uma Carbon com o Rega Planar 2 é uma boa companhia, mas nunca sub-utilizado, pelas razões expostas em 2 e 3.

Agora as questões a equacionar são: Estamos satisfeitos com a Carbon? O Rega Fono, conjuga-se bem com a amplificação substituente? Se sim a tudo, então mexer para quê?

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 18:01

Obrigada pela resposta.O amplificador em questão é o Densen B 110, que não tem entrada de phono.As colunas são as Epos M15.Respondendo á sua questão, o phono da Rega combina bem com o amplificador, e sim, estou muito satisfeito com a Carbon .A minha dúvida ou questão era mais se com a Rega Carbon mais valia ter adquirido o Mini A2D da Rega , dado a Carbon não ser muito exigente em termos de pré de phono,mas pelos vistos fiz bem em adquirir o MM.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 18:43

Gostava de perguntar uma coisa, o braço desse Rega faz afinação em altura?
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:06

Fernando Mota escreveu:
Gostava de perguntar uma coisa, o braço desse Rega faz afinação em altura?
2cclzes
Não faço ideia!


Última edição por nbaptista em Qui Jan 10 2019, 19:22, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:19

Bom, é que se não faz, e se a célula que trazia de raiz é a Carbon, então é porque já é a célula certa para esse conjunto, se mudar de célula por exemplo, uma que seja mais alta ou mais baixa tem de ser feita artimanhas para colocar o VTA certo, digo isto por experiência própria, com o meu Pro-Ject Debut Carbon foi o que aconteceu quando mudei de célula, tinha uma Ortofon 2M Red e coloquei uma Goldering Elektra, tive de pôr uma altura de 2mm no sub prato.
Portanto cuidado com as mudanças de célula que podem não ficar correctamente afinadas e depois pensar que o defeito é da célula.
2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:29

Um rápido telefonema para a Audioteam e a afinação por altura às vezes é necessário colocar uma anilha debaixo do braço. A maior parte das vezes não é necessário... realmente é preciso ter cuidado com a pessoa que vai meter a célula, senão o trabalho mais provavelmente ficará mal feito!
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:44

Por acaso foi onde comprei e afinei a minha Goldring Elektra
Já agora mostro como a minha M75 está no meu Technics

pré de phono - Página 2 Img_2022

pré de phono - Página 2 265963
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1002
Data de inscrição : 31/03/2015

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:50

Ela, essa cabeça está um pouco torta!
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptyQui Jan 10 2019, 19:54

Concordo, mas se eu disser que está bem afinada ninguém acredita, mas o facto é que está
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySex Jan 11 2019, 09:32

Fernando Mota escreveu:
Concordo, mas se eu disser que está bem afinada ninguém acredita, mas o facto é que está

Considerando que foi afinada no topo norte da torre de Pisa diria até que está muito bem afinada pré de phono - Página 2 843159
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySex Jan 11 2019, 10:43

Fernando Mota escreveu:
... Já agora mostro como a minha M75 está no meu Technics

pré de phono - Página 2 Img_2022

Pareçe-me que essa M75 està no mesmo estado do que o Vasco Santana ... Ganda Tosga sim senhor lol!

Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySex Jan 11 2019, 10:59

Fernando Mota escreveu:
Concordo, mas se eu disser que está bem afinada ninguém acredita, mas o facto é que está

king

Então a célula não está em condições normais, certo? pré de phono - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySex Jan 11 2019, 11:40

TD124 escreveu:
Fernando Mota escreveu:
... Já agora mostro como a minha M75 está no meu Technics

pré de phono - Página 2 Img_2022

Pareçe-me que essa M75 està no mesmo estado do que o Vasco Santana ... Ganda Tosga sim senhor lol!


Fernando Mota essa tua agulha deve ter "gato" pré de phono - Página 2 447836  às vezes a agulha descola-se e deve ser esse o caso.

O amigo Paulo está com um humor engraçado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 EmptySáb Jan 12 2019, 21:04

Fernando Mota escreveu:
(...) Já agora mostro como a minha M75 está no meu Technics
pré de phono - Página 2 Img_2022
pré de phono - Página 2 265963

Legendagem: esta é a única e verdadeira senhora que está aí para as curvas! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





pré de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: pré de phono   pré de phono - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
pré de phono
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Pre de phono do Audiolab 8000A versus pre phono graham slee
» Ifi Zen Phono vs Rega Phono Mini AD2
» Pre de phono MM/MC pro ject The Phono Box a venda
» Pré de Phono
» Pré de Phono...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: