Normalmente falamos aqui do equipamento de reprodução composto por fonte, amplificação e reprodução (colunas) a que acrescem todos os essenciais acessórios.
Mas o sistema precisa de se alimentar com uns discos, cd´s, fitas etc e tal para debitar música. Existindo alguns que pela sua complexidade ou até facilidade nos ajudam a compreender as limitações ou qualidades do sistema.
Não sei se este será o sítio certo para postar este "poste", mas de qualquer maneira lanço o repto de que coloquem quatro álbuns que os ajudam a determinar a qualidade do sistema, aqueles que levam quando vão testar um sistema numa loja ou quando compram um qualquer elemento.
A)
Sparks - Lil´Beethoven - disco muito difícil onde se juntam peças que têm uma acentuada electrónica e instrumentos clássicos. Normalmente levado para casa dos amigos em que o sistema é muito bom. Não recomendado para levar a lojas pois os empregados assim que o vêm colocam-nos na rua muitas vezes ao pontapé.
B)
Massive Attack - Mezzanine - Discos excelente para escutar o controlo dos graves no sistema. Em alguns casos pode provocar pequenos tremores de terra detectáveis pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica. Uma pérola também para as lojas em que normalmente dizem, para suportar o mau som que o álbum está mal gravado...
C)
Oana Catalina Chitu - Devine - aqui o teste é muito simples. Ausência de tremores de terra provocados pelas colunas e a certeza de que se ouvem os dedos do executante do acordeão são garante da qualidade do sistema.
D)
Nona sinfonia de Beethoven - Conduzida ao gosto do freguês esta obra permite acima de tudo verificar a garra do sistema nas suas diversas transições e silêncios. Normalmente "emperra" um bocadinho na dinâmica, nada aconselhável em sistemas e ouvidos adaptados ao Jazz e Música ambiente. Não funciona de todo!