Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Amplificador para Auscultadores DIY por 7€

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyTer Out 17 2017, 18:03

Olá a todos,

Deixo aqui o link para este amplificador para auscultadores de baixo custo e que permite umas "brincadeiras" (troca de op amps e condensadores):

https://www.tomtop.com/pt/p-e2353.html

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ E2353-1-249f-6XAV

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ E2353-1-249f-xzsh

O que posso dizer é que funciona (montei um), mas agora quero experimentar com outros op amps (ele vem com 2 x NE5532P, mas para o preço total do amp podem ser fakes e assim experimento também outros) e quero fazer um recap ao "bicho" com condensadores Panasonic FC (pelo o que eu  li têm um bom custo / beneficio).
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyQua Nov 01 2017, 13:20

Os opamps que vinham de origem, ou eram fakes ou de muito baixa qualidade. Arranjei uns NE5532an (Philips) e a diferença é enorme no resultado final.

Deixo também aqui a info da TI:

https://e2e.ti.com/support/amplifiers/precision_amplifiers/w/design_notes/upgrading-op-amps-in-audio-equipment

Outro opamp que pelo o que eu li é interessante é o NJM5532DD pela JRC.

Estou agora à espera dos condensadores. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 693932
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySeg Nov 06 2017, 18:57

Aqui a esquema do amplificador para auscultadores que vinha a acompanhar o kit para completar o tópico:

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Folha10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySex Mar 09 2018, 16:16

jose.ribeiro escreveu:
Os opamps que vinham de origem, ou eram fakes ou de muito baixa qualidade. Arranjei uns NE5532an (Philips) e a diferença é enorme no resultado final.
...
Estou agora à espera dos condensadores. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 693932

Olà, se me permite e antes de outros "tweeks" ... começe por substituir a copia de ALPS chinesa por un verdadeiro:
Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Alps_s10

Depois passe os condensadores de saide a 470µF se utilisa um Can a baixa impedância (inferior a 100 ohms) ... e jà com isto e por a modica factura de 30 a 40€, jà começa a ter um headamp sério !!!

A alimentação externa deve ser de qualidade é obvio e deve evitar as alimentações electronicas a menos que seja altamente filtrada e sém poluição de altas frequências ...

Com isto de feito, mesmo os AOP's chineses ganham cores simpàticas e sabem cantar !!! Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySex Mar 09 2018, 16:48

jose.ribeiro escreveu:
Os opamps que vinham de origem, ou eram fakes ou de muito baixa qualidade. Arranjei uns NE5532an (Philips) e a diferença é enorme no resultado final.

Deixo também aqui a info da TI:

https://e2e.ti.com/support/amplifiers/precision_amplifiers/w/design_notes/upgrading-op-amps-in-audio-equipment

Outro opamp que pelo o que eu li é interessante é o NJM5532DD pela JRC.

Estou agora à espera dos condensadores. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 693932

É mais do mesmo... não deixa de ser um 5532, um é Philips o outro é da JRC

Experimenta por exemplo um LM4562, da Texas Instrument, de características muito superiores aos 5532, mas atenção que os 5532 já de si são bons...

Quanto aos condensadores, os Panasonic FM são ainda melhorzinhos... Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TS1lva
Membro AAP



Mensagens : 163
Data de inscrição : 19/09/2017

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySex Mar 09 2018, 18:06

E por falar em Tweaks, o circuito é muito pobrezinho mesmo.

A começar pela fonte de alimentação, e a terminar nos condensadores de acoplamento C5 e C7.
Nem penses em tirar-los fora, ou fazer bypass, senão queimas os fones.

C5 e C7 "castram" muito a qualidade do som... estão lá para bloquear a componente DC do circuito, porque os "chinocas", não estão a usar fonte simétrica.

1º de tudo alterava fonte, para uma fonte simétrica e regulada como deve ser.

E só depois já podia eliminar C5 e C7, fazendo bypass a eles.

Vais ver que até o som dos 5532 "chinocas" seria bem melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySex Mar 09 2018, 19:46

TD124 escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
Os opamps que vinham de origem, ou eram fakes ou de muito baixa qualidade. Arranjei uns NE5532an (Philips) e a diferença é enorme no resultado final.
...
Estou agora à espera dos condensadores. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 693932

Olà, se me permite e antes de outros "tweeks" ... começe por substituir a copia de ALPS chinesa por un verdadeiro:
Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Alps_s10

Depois passe os condensadores de saide a 470µF se utilisa um Can a baixa impedância (inferior a 100 ohms) ... e jà com isto e por a modica factura de 30 a 40€, jà começa a ter um headamp sério !!!

A alimentação externa deve ser de qualidade é obvio e deve evitar as alimentações electronicas a menos que seja altamente filtrada e sém poluição de altas frequências ...

Com isto de feito, mesmo os AOP's chineses ganham cores simpàticas e sabem cantar !!! Laughing

cheers
Obrigado pelas dicas. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 22692

Já agora, quando fala de ALPS, está a falar do reóstato do volume? Se sim, onde consigo arranjar isso?

Quando fala dos condensadores de saída, está a dizer para colocar o C5 e o C7 para 470µF? Ou seja, colocar igual aos C1 e C4?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySáb Mar 10 2018, 10:37

jose.ribeiro escreveu:
(...)

Já agora, quando fala de ALPS, está a falar do reóstato do volume? Se sim, onde consigo arranjar isso?

Quando fala dos condensadores de saída, está a dizer para colocar o C5 e o C7 para 470µF? Ou seja, colocar igual aos C1 e C4?

Sim, trata-se do reóstato de volume, que nos kits chineses é uma copia (muito mà) do ALPS RK09, aqui tém à venda o modelo original: https://www.ebay.fr/itm/Alps-rk09-50k-ohm-logarithmique-Potentiometre-A-LIGNE-Caracteristique-50KAX2/351928391177?hash=item51f0911609:g:fJwAAOSwInxXNHrI

São exactamente os C5 e C7 que devem ser mudados para 470µF se os Can's forem de baixa impedância afim de dar uma melhor resposta nos graves. Se puser em paralelo desses condensadores un pequeno condensador de "filme" (à volta dos .47 ou 1µF) ... ainda serà mais luxuoso !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySáb Mar 10 2018, 12:18

TD124 escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
(...)

Já agora, quando fala de ALPS, está a falar do reóstato do volume? Se sim, onde consigo arranjar isso?

Quando fala dos condensadores de saída, está a dizer para colocar o C5 e o C7 para 470µF? Ou seja, colocar igual aos C1 e C4?

Sim, trata-se do reóstato de volume, que nos kits chineses é uma copia (muito mà) do ALPS RK09, aqui tém à venda o modelo original: https://www.ebay.fr/itm/Alps-rk09-50k-ohm-logarithmique-Potentiometre-A-LIGNE-Caracteristique-50KAX2/351928391177?hash=item51f0911609:g:fJwAAOSwInxXNHrI

São exactamente os C5 e C7 que devem ser mudados para 470µF se os Can's forem de baixa impedância afim de dar uma melhor resposta nos graves. Se puser em paralelo desses condensadores un pequeno condensador de "filme" (à volta dos .47 ou 1µF) ... ainda serà mais luxuoso !!!

cheers
Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 22692

Obrigado pelas dicas.

A diferença na troca do reóstato vai ser audivel? Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyDom Mar 11 2018, 11:21

TD124 escreveu:


Se puser em paralelo desses condensadores un pequeno condensador de "filme" (à volta dos .47 ou 1µF) ... ainda serà mais luxuoso !!!
O que fazem estes condensadores em paralelo?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyDom Mar 11 2018, 12:29

jose.ribeiro escreveu:
... A diferença na troca do reóstato vai ser audivel?  Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836

Não sei quais são os seus auscultadores, mas se ouve a diferença entre AOP's então é garantido que ouvirà a diferença entre um verdadeiro ALPS e a sua copia chinesa ... porque estes ultimos são muito maus sonicamente e o equilibrio entre os canais é demasiado desajustado, o que estraga o palco ...

jose.ribeiro escreveu:
... O que fazem estes condensadores em paralelo?

Os condensadores "quimicos" como os que são utilisados possuem uma alta impedância nos agudos o que "estraga" a reprodução das frequências altas (mesmo os de alta qualidade). O facto de meter um condensador de filme em paralelo vai equilibrar o fenomeno e dar uma sonoridade mais equilibrada e natural ...

De uma maneira simples é esta a razão de fazer isto, o que é muito comum nos aparelhos de qualidade !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyDom Mar 11 2018, 19:54

TD124 escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
... A diferença na troca do reóstato vai ser audivel?  Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836

Não sei quais são os seus auscultadores, mas se ouve a diferença entre AOP's então é garantido que ouvirà a diferença entre um verdadeiro ALPS e a sua copia chinesa ... porque estes ultimos são muito maus sonicamente e o equilibrio entre os canais é demasiado desajustado, o que estraga o palco ...

jose.ribeiro escreveu:
... O que fazem estes condensadores em paralelo?

Os condensadores "quimicos" como os que são utilisados possuem uma alta impedância nos agudos o que "estraga" a reprodução das frequências altas (mesmo os de alta qualidade). O facto de meter um condensador de filme em paralelo vai equilibrar o fenomeno e dar uma sonoridade mais equilibrada e natural ...

De uma maneira simples é esta a razão de fazer isto, o que é muito comum nos aparelhos de qualidade !!!

cheers
Obrigado pelos esclarecimentos. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 22692

Será que existe o ALPS à venda numa loja tipo Aquário, ou Castro Eletrónica (não sei qual o termo a procurar)?

https://www.aquario.pt/pt/

https://www.castroelectronica.pt/

Em relação aos condensadores de filme, tenho que ter alguma especificação/marca em conta na hora de comprar, ou um "simples" condensador de filme de .47 / 1µF serve?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySeg Mar 12 2018, 07:07

jose.ribeiro escreveu:
... Será que existe o ALPS à venda numa loja tipo Aquário, ou Castro Eletrónica (não sei qual o termo a procurar)?
...
Em relação aos condensadores de filme, tenho que ter alguma especificação/marca em conta na hora de comprar, ou um "simples" condensador de filme de .47 / 1µF serve?

Eu não vivo em Portugal então não conheço as lojas que vendem os componentes electronicos, mas aqui esse reostato éncontra-se habitualmente nas lojas de sonorisação e PA, pois é muito utilisado nas mesas de mistura...

Um simples filme jà é muito melhor do que nada !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySeg Mar 12 2018, 17:40

TD124 escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
... Será que existe o ALPS à venda numa loja tipo Aquário, ou Castro Eletrónica (não sei qual o termo a procurar)?
...
Em relação aos condensadores de filme, tenho que ter alguma especificação/marca em conta na hora de comprar, ou um "simples" condensador de filme de .47 / 1µF serve?

Eu não vivo em Portugal então não conheço as lojas que vendem os componentes electronicos, mas aqui esse reostato éncontra-se habitualmente nas lojas de sonorisação e PA, pois é muito utilisado nas mesas de mistura...

Um simples filme jà é muito melhor do que nada !!!

cheers
Obrigado.

Já alterei os condensadores de saída por uns de 470uF (sou sincero, não notei nada, mas não desanimei Wink ) . Em relação aos condensadores para instalar em paralelo, servem os seguintes, ou são básicos demais? Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836

https://www.castroelectronica.pt/product/condensador-poliester-1uf-100v

https://www.castroelectronica.pt/product/condensador-poliester-047uf-63v
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySeg Mar 12 2018, 18:22

jose.ribeiro escreveu:
... Já alterei os condensadores de saída por uns de 470uF (sou sincero, não notei nada, mas não desanimei  Wink  ) . Em relação aos condensadores para instalar em paralelo, servem os seguintes, ou são básicos demais? Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836

https://www.castroelectronica.pt/product/condensador-poliester-1uf-100v ...

Quais são os seus auscultadores?... qual é a fonte que utilisa?... que marca de condensador em 470µF colocou?... os condensadores de 1µF em polyester do seu link devem ser correctos e pode utilisar esses então...
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptyTer Mar 13 2018, 18:04

TD124 escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
... Já alterei os condensadores de saída por uns de 470uF (sou sincero, não notei nada, mas não desanimei  Wink  ) . Em relação aos condensadores para instalar em paralelo, servem os seguintes, ou são básicos demais? Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 447836

https://www.castroelectronica.pt/product/condensador-poliester-1uf-100v ...

Quais são os seus auscultadores?... qual é a fonte que utilisa?... que marca de condensador em 470µF colocou?... os condensadores de 1µF em polyester do seu link devem ser correctos e pode utilisar esses então...
Tenho uns Superlux HD668B, a fonte que eu utilizo é normalmente o PC (mas tanto posso estar a ver um video com uma qualidade manhosa, como a ouvir um ficheiro FLAC) e os condensadores foram uns Panasonic FC.

Enviei e-mail à loja a perguntar pelo reostato. Vamos lá ver se eles têm. Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ 693932
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ EmptySex Abr 06 2018, 14:27

Após umas trocas de e-mails com a loja física, eles pediram a referência do potenciómetro para ver se eles conseguiam arranjar junto do fornecedor deles.

Dei a seguinte:

- RK09L12B0C1N

Disseram que não conseguiam. Será que é esta a referência correcta?

Entretanto descobri o seguinte:

https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=56320

Será que isto é um downgrade?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificador para Auscultadores DIY por 7€   Amplificador para Auscultadores DIY por 7€ Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Amplificador para Auscultadores DIY por 7€
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers :: Auscultadores-
Ir para: