Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Colocação correcta de colunas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Colocação correcta de colunas  Empty
MensagemAssunto: Colocação correcta de colunas    Colocação correcta de colunas  EmptySeg Out 16 2017, 22:39

Eu acho que vi aqui no Fórum esta importantíssima partilha, mas já não sei quem foi, portanto se quiserem podem po-la no sítio correcto.
Já falei sobre o assunto com alguém que ainda não sabia e até já fez o teste à sua maneira e parece que afinal resulta.
Aqui fica o relato:

Fernando Mota escreveu:
Olá Pedro,
Sobre a conversa que tivemos, acerca da colocação ideal das colunas em que surtia num efeito melhor do que andar a experimentar cabos e aparelhos novos.
Fica aqui o vídeo interessante para tirar ideias sobre como se deve colocar correctamente as colunas e tirar o melhor partido do equipamento que se tem.
O vídeo é comprido, mas vale a pena perder esse tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=84Pf0ycbyBM

Fica aqui também explicado em texto PDF

http://www.hifi.ir/wp-content/uploads/2009/03/master-set.pdf

Um grande abraço
Fernando Mota


Boa tarde Fernando.
Tudo bem? Espero que sim.

Bom, só posso dizer que o gajo explica muito bem certas e determinadas situações que muitos de "nós" nem sequer conseguimos imaginar...


É de facto um processo bem lógico e que faz todo o sentido. Eu próprio, nunca fui de abandalhar o posicionamento das colunas desde que tenho sistemas, pois afinal de contas, são elas o ultimo componente antes do ouvido, como ele diz e muito bem.
Mas mesmo eu, embora tendo essa preocupação em tentar arranjar o melhor sitio para elas, nunca chegaria lá ás pequenas afinações sem ter visto este video e que por sinal fazem toda a diferença.

Tive a sorte de acertar em algumas coisas mencionadas por ele, como por exemplo a parede mais longa e o ângulo delas virado para o sitio onde me sento.
Mas por exemplo nunca tinha alinhado coluna alguma na minha vida com um nível/laser

Coisa que acabei de fazer á pouco e verificar que as minhas estavam desalinhadas, não muito, mas o suficiente para que assim que as alinhei correctamente tivesse logo outra percepção de som no sofá .

Pois, bem.... não só vi o video todo como fui logo por as mãos á obra.
Encostei-as á parede mais longa onde já se encontravam e fui gradualmente avançando com elas para a frente até chegar á posição que efectivamente os meus ouvidos encontraram conforto e equilíbrio sonoro.

Depois com o laser , direccionei-as para o local onde me sento sempre que oiço musica.
De seguida foi a inclinação vertical da coluna. Dei-lhe uma pequena inclinação de 6mm, que para mim ficou perfeito, pois nota-se uma diferença brutal

Agora tenho um problema, que foi mencionado por ele e por alguns dos espectadores que estavam a assistir, que é o facto da minha sala ter uma abertura do meu lado esquerdo (assim como a do Frederico que é rectangular) e faz com que o som da coluna que se encontra desse mesmo lado venha a ganhar algum "atraso" sonoro em relação á da direita e faça assim com que o bombardeamento sonoro não seja totalmente em simultâneo ao ponto de criar uma " esfera" como se pretendia.

O problema segundo ele, tem a resolução puxado uma das colunas para a frente compensando assim o espaçamento sonoro, o que faz todo o sentido. Agora eu é que não a vou conseguir puxar para a frente pois vai-me ficar em cima da alcatifa da sala, e já sei que é estar a iniciar uma guerra cá em casa


Mas é absolutamente brutal a diferença que ( no meu caso ) pequenas alterações na posição da coluna fazem ao resultado final. Estou completamente parvo com isto.

Já fizeste isso em tua casa Fernando?
Que pergunta, claro que sim ....

Espectacular...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Colocação correcta de colunas  Empty
MensagemAssunto: Re: Colocação correcta de colunas    Colocação correcta de colunas  EmptyTer Out 17 2017, 09:54

Muito bom !!

Colocação correcta de colunas  754215 Colocação correcta de colunas  22692
Ir para o topo Ir para baixo
 
Colocação correcta de colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral :: Acústica-
Ir para: