Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Liquefação

Ir para baixo 
+3
Goansipife
fredy
ruife
7 participantes
AutorMensagem
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Liquefação   Liquefação EmptyQua Set 13 2017, 22:08

Boas
Anda um bichinho a roer-me e provávelmente irei passar do estado sólido (transistores) para o estado líquido (válvulas).
A ideia será adquirir no mercado de usados um integrado a válvulas, no máximo até 1000€.
Pelo que tenho lido com este orçamento a qualidade não abunda e pior ainda entrada de phono é uma miragem.
Aqui recorro aos ilustres foristas para me aconselharem.
O meu amplificador integrado vem dos 70's do século passado, o Pioneer SA9500.
Tem a possibilidade de separar pre/power.
Julgo que se selecionar a função preamp no Pioneer e ligando-lhe o integrado a válvulas (como?) poderei usufruir da saída phono do Pioneer?
Admito que esta minha primeira dúvida seja muito basaroca.  Liquefação 317942
Cumprimentos
Rui Ribeiro
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 10:05

Olá

Vais comprar um power a válvulas ou um integrado a válvulas...
Se comprares um power a válvulas podes usar o Pioneer apenas como pré ligando a saída pré out ao power a válvulas... e usando tudo ligado ao Pioneer como tens agora.
Se comprares um integrado tens que usar a saída para a gravação do Pioneer... (tape Out) e colocares o Pioneer no phono para poderes ouvir o gira... tudo o resto liga ao integrado a válvulas (se quiseres)...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 11:39

Caro Rui,

Somos ambos da geração que aprendeu a dizer, com a experiência da vida, que se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se.

Contudo, aqui vai:

1. Não tenho nada contra o estado líquido, muito antes pelo contrário, mas sou crente que esta tecnologia não muda só a amplificação, muda toda uma filosofia de constituição do sistema que possuímos e também a filosofia de audição.

2. Passar de um amplificador (fortemente reconhecido por muita gente), com 80 W / canal, dos anos 70 em que os watt eram a sério, para um amplificador a válvulas de 1000 'paus', parece-me arriscado, mesmo em segunda mão, encontrando uma hipotética pechincha;

3. Assim, um amplificador a válvulas era, no passado como agora, um equipamento bem 'caro', pelo que a transistorização dos equipamentos de áudio, veio trazer uma maior facilitação de enquadramento, num sistema de áudio e menos oneroso. Uma das peças que onera logo um set up são as colunas. Estas devem, em princípio, ser mais facilitadoras da recepção do sinal para que a transdução do mesmo em sinal acústico para os nossos ouvidos sejam a pleno e com as melhores condições possíveis. Ora, estas passagens tornam-se, teoricamente, mais fáceis com amplificadores a transístores do que com amplificadores a válvulas. Seguindo o pensamento teórico, um amplificador a válvulas, necessita de colunas mais sensíveis e de maior impedância eléctrica (exp.: uma coluna com sensibilidade de, ou acima de 90 db SPL (Sound Pressure Level) com uma impedância nominal igual ou maior a 8 Ohm). Este tipo de colunas não é propriamente barato de fazer e...comprar.

Concluindo, o meu conselho é:

1. Não comprar nada sem ouvir primeiro, com o resto do nosso sistema, para percebermos se é ao nosso gosto e se o novo amplificador 'casa' bem com tudo o resto, que temos;

2. Por vezes, encontram-se verdadeiras pechinchas e com a qualidade percebida que pretendemos, mas nem sempre é fácil conseguir as condições de ouvir primeiro com o nosso equipamento residente. Torna-se assim, um tiro no escuro;

3. Na minha opinião, passar de um equipamento como esse Pioneer (e essa linha, dessa época), para um valvulado actual ou mesmo mais vintage, não é fácil. Isto porque os nossos ouvidos estão mais do que habituados - viciados - a ouvir aquela filosofia sónica e, depois facilmente, caiem no vício de cansaço de audição de algo diferente do habitual;

4. Que tal, fazer, com um bom técnico, um serviço de limpeza, revisão e recondicionamento dos componentes electrónicos do SA9500 e depois, ver se vale ou não a pena investir num equipamento novo;

5. Não propriamente por 1000 €, penso, mas na faixa entre os 1000 e os 2000, eu apostaria bastante do Viriatus do JP Amplifiers. Para meu gosto penso ser um excelente investimento, que muitos companheiros aqui já fizeram e estão satisfeitíssimos.

Finalmente: Cautelas e Caldos de Galinha  Liquefação 491368


Última edição por Goansipife em Qui Set 14 2017, 15:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 14:42

fredy escreveu:
Olá

Vais comprar um power a válvulas ou um integrado a válvulas...
Se comprares um power a válvulas podes usar o Pioneer apenas como pré ligando a saída pré out ao power a válvulas... e usando tudo ligado ao Pioneer como tens agora.
Se comprares um integrado tens que usar a saída para a gravação do Pioneer... (tape Out) e colocares o Pioneer no phono para poderes ouvir o gira... tudo o resto liga ao integrado a válvulas (se quiseres)...

Fredie

Obrigado fredy.
Referi um integrado a válvulas porque julgo que dentro do orçamento que me proponho terei mais opções.
Na configuração que pretendo um power seria talvez o ideal.

Goansipife escreveu:
Caro Rui,

Somos ambos da geração que aprendeu a dizer, com a experiência da vida, que se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se.

Contudo, aqui vai:

1. Não tenho nada contra o estado líquido, muito antes pelo contrário, mas sou crente que esta tecnologia não muda só a amplificação, muda toda uma filosofia de constituição do sistema que possuímos e também a filosofia de audição.

2. Passar de um amplificador (fortemente reconhecido por muita gente), com 80 W / canal, dos anos 70 em que os watt eram a sério, para um amplificador a válvulas de 1000 'paus', parece-me arriscado, mesmo em segunda mão, encontrando uma hipotética pechincha;

3. Assim, um amplificador a válvulas era, no passado como agora, um equipamento bem 'caro', pelo que a transistorização dos equipamentos de áudio, veio trazer uma maior facilitação de enquadramento, num sistema de áudio e menos oneroso. Uma das peças que onera logo um set up são as colunas. Estas devem, em princípio, ser mais facilitadoras da recepção do sinal para que a transdução do mesmo em sinal acústico para os nossos ouvidos sejam a pleno e com as melhores condições possíveis. Ora, estas passagens tornam-se, teoricamente, mais fáceis com amplificadores a transístores do que com amplificadores a válvulas. Seguindo o pensamento teórico, um amplificador a válvulas, necessita de colunas mais sensíveis e de maior impedância eléctrica (exp.: uma coluna com sensibilidade de acima de 90 db SPL (Sound Pressure Level) com uma impedância nominal igual ou maior de 8 Ohm). Este tipo de colunas não é propriamente barato de fazer e...comprar.

Concluindo, o meu conselho é:

1. Não comprar nada sem ouvir primeiro, com o resto do nosso sistema, para percebermos se é ao nosso gosto e se o novo amplificador 'casa' bem com tudo o resto, que temos;

2. Por vezes, encontram-se verdadeiras pechinchas e com a qualidade percebida que pretendemos, mas nem sempre é fácil conseguir as condições de ouvir primeiro com o nosso equipamento residente. Torna-se assim, um tiro no escuro;

3. Na minha opinião, passar de um equipamento como esse Pioneer (e essa linha, dessa época), para um valvulado actual ou mesmo mais vintage, não é fácil. Isto porque os nossos ouvidos estão mais do que habituados - viciados - a ouvir aquela filosofia sónica e, depois facilmente, caiem no vício de cansaço de audição de algo diferente do habitual;

4. Que tal, fazer, com um bom técnico, um serviço de limpeza, revisão e recondicionamento dos componentes electrónicos do SA9500 e depois, ver se vale ou não a pena investir num equipamento novo;

5. Não propriamente por 1000 €, penso, mas na faixa entre os 1000 e os 2000, eu apostaria bastante do Viriatus do JP Amplifiers. Para meu gosto penso ser um excelente investimento, que muitos companheiros aqui já fizeram e estão satisfeitíssimos.

Finalmente: Cautelas e Caldos de Galinha  Liquefação 491368    

Dificilmente receberei melhores conselhos.
Isto é basicamente aquilo que também penso e julgo deve servir de bíblia a quem por vezes sofre de upgradite.
Provavelmente passei a ideia de que pretendia substituir o Pioneer.
Longe disso.
Só quero complementar o sistema residente com a opção a válvulas, ou pelo menos o cheiro delas.
De qualquer modo nunca adquirirei um amp a válvulas sem o ouvir primeiro de preferência no meu sistema e obter o máximo de opiniões de quem considero com muito mais experiência do que eu.
Por isso frequento o AAP.
Gostava que o Pioneer fosse revisto por alguém profissionalmente competente mas aqui na zona, Figueira da Foz, não encontro ninguém competente.Agradecia sugestões.
As colunas residentes são as Yamaha NS 690III com sensibilidade 90 db e o gira um Thorens TD 160S MKV.
Vou meter olho nesse Viriatos e agradeço todas as sugestões que me possam enviar.
Cumprimentos
Rui Ribeiro
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 15:11

ruife escreveu:
    

Dificilmente receberei melhores conselhos.
Isto é basicamente aquilo que também penso e julgo deve servir de bíblia a quem por vezes sofre de upgradite.
Provavelmente passei a ideia de que pretendia substituir o Pioneer.
Longe disso.
Só quero complementar o sistema residente com a opção a válvulas, ou pelo menos o cheiro delas.
De qualquer modo nunca adquirirei um amp a válvulas sem o ouvir primeiro de preferência no meu sistema e obter o máximo de opiniões de quem considero com muito mais experiência do que eu.
Por isso frequento o AAP.
Gostava que o Pioneer fosse revisto por alguém profissionalmente competente mas aqui na zona, Figueira da Foz, não encontro ninguém competente.Agradecia sugestões.
As colunas residentes são as Yamaha NS 690III com sensibilidade 90 db e o gira um Thorens TD 160S MKV.
Vou meter olho nesse Viriatos e agradeço todas as sugestões que me possam enviar.
Cumprimentos
Rui Ribeiro

Na realidade, não conheço nenhum técnico na Figueira. Se fosse aqui na zona de Lisboa, recomendaria alguns, que conheço bem e tenho absoluta confiança no trabalho deles. Por exemplo no vintage (e não só), lembro-me logo de dois: o Eduardo Cruz, na Amadora e o Joaquim Pinto, em Rio de Mouro, o tal que faz os maravilhosos Viriatus.

Quanto a essas Yamaha, não me lembro de as ter ouvido alguma vez, mas são da geração de 70, logo são colunas fáceis de conduzir, pelo menos em teoria. Pode ser que algum dos nossos amigos foristas tenham tido já algum contacto com elas e possam, de sua justiça, opinar sobre compatibilidades com válvulas e quais os amplificadores
que melhor se enquadraram.

Segundo o Hifiengine têm 96 db Watt/m a 8 Ohm https://www.hifiengine.com/manual_library/yamaha/ns-690.shtml o que lhes confere a capacidade suficiente para se conjugarem bem com um amplificador a válvulas, mesmo sem grande indicador de potência. Portanto por aqui, menos um problema.

Quanto ao Viriatus, há aqui no fórum imensos tópicos sobre ele. É só escrever "Viriatus" no campo de pesquisa e opiniões saltam como sardinhas.

Deixo aqui um exemplo bem escrito e entusiasta do nosso amigo e forista Mário Franco https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7872-viriatus-n-12-um-amplificador-para-a-vida?highlight=viriatus

Cumps
Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 20:22

usados por ai perto:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-primaluna-dialogue-two-IDADbMo.html#4c594d99a5

mais longe:
https://www.olx.pt/anuncio/jolida-sj-302a-integrated-tube-amplifier-amplificador-vlvulas-IDAgdXt.html#6bfa995cf8

https://www.olx.pt/anuncio/audio-note-m1-pr-vlvulas-IDAFjNj.html#6ab52fc409

https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-primaluna-IDAjDqd.html#67aeed017d

https://www.olx.pt/anuncio/kora-design-50-usado-IDAL36k.html#2f736762f5

Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 21:57

Goansipife escreveu:


Na realidade, não conheço nenhum técnico na Figueira. Se fosse aqui na zona de Lisboa, recomendaria alguns, que conheço bem e tenho absoluta confiança no trabalho deles. Por exemplo no vintage (e não só), lembro-me logo de dois: o Eduardo Cruz, na Amadora e o Joaquim Pinto, em Rio de Mouro, o tal que faz os maravilhosos Viriatus.

Quanto a essas Yamaha, não me lembro de as ter ouvido alguma vez, mas são da geração de 70, logo são colunas fáceis de conduzir, pelo menos em teoria. Pode ser que algum dos nossos amigos foristas tenham tido já algum contacto com elas e possam, de sua justiça, opinar sobre compatibilidades com válvulas e quais os amplificadores
que melhor se enquadraram.

Segundo o Hifiengine têm 96 db Watt/m a 8 Ohm https://www.hifiengine.com/manual_library/yamaha/ns-690.shtml o que lhes confere a capacidade suficiente para se conjugarem bem com um amplificador a válvulas, mesmo sem grande indicador de potência. Portanto por aqui, menos um problema.

Quanto ao Viriatus, há aqui no fórum imensos tópicos sobre ele. É só escrever "Viriatus" no campo de pesquisa e opiniões saltam como sardinhas.

Deixo aqui um exemplo bem escrito e entusiasta do nosso amigo e forista Mário Franco https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7872-viriatus-n-12-um-amplificador-para-a-vida?highlight=viriatus

Cumps
Gonçalo

Vou ficar com essa indicação de técnicos competentes pois aqui na zona se calhar não me safo.
Daqui até Lisboa também são "só" 2 horas de carro e aproveito para ver as vistas.
Estas Yamaha pelo que tenho lido têm um som muito parecido ao das mais conceituadas NS1000 as quais nunca tive o prazer de ouvir.
Efetivamente têm sensibilidade 90db a 8ohm, são a versão III. As NS 690I é que têm 96db. Liquefação 22692

luis lopes escreveu:
usados por ai perto:
https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-primaluna-dialogue-two-IDADbMo.html#4c594d99a5

mais longe:
https://www.olx.pt/anuncio/jolida-sj-302a-integrated-tube-amplifier-amplificador-vlvulas-IDAgdXt.html#6bfa995cf8

https://www.olx.pt/anuncio/audio-note-m1-pr-vlvulas-IDAFjNj.html#6ab52fc409

https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-primaluna-IDAjDqd.html#67aeed017d

https://www.olx.pt/anuncio/kora-design-50-usado-IDAL36k.html#2f736762f5


Obrigado pelas dicas.
Já estavam debaixo de olho Liquefação 936335
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 22:30

Olá amigo ruife,
Se está com bastante curiosidade em mudar para um aparelho a válvulas, mas querendo ter a certeza que não se arrepende, só lhe posso dar uma preciosa dica, se tiver possibilidade de combinar com o nosso amigo Joaquim Pinto em vir a Lisboa trazer as suas colunas e o seu amplificador Pioneer e comparar com um Viriatus, acredito que se vai apaixonar e depois vai fazer um enorme esforço para o obter.
Só posso dizer isto, porque não foi só a mim que aconteceu esta situação.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 22:52

Fernando Mota escreveu:
Olá amigo ruife,
Se está com bastante curiosidade em mudar para um aparelho a válvulas, mas querendo ter a certeza que não se arrepende, só lhe posso dar uma preciosa dica, se tiver possibilidade de combinar com o nosso amigo Joaquim Pinto em vir a Lisboa trazer as suas colunas e o seu amplificador Pioneer e comparar com um Viriatus, acredito que se vai apaixonar e depois vai fazer um enorme esforço para o obter.
Só posso dizer isto, porque não foi só a mim que aconteceu esta situação.
Um abraço

É pá, isto rema tudo para o mesmo lado Liquefação 317942
Parece que começo a ver um caminho Liquefação 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 22:59

ruife escreveu:
Fernando Mota escreveu:
Olá amigo ruife,
Se está com bastante curiosidade em mudar para um aparelho a válvulas, mas querendo ter a certeza que não se arrepende, só lhe posso dar uma preciosa dica, se tiver possibilidade de combinar com o nosso amigo Joaquim Pinto em vir a Lisboa trazer as suas colunas e o seu amplificador Pioneer e comparar com um Viriatus, acredito que se vai apaixonar e depois vai fazer um enorme esforço para o obter.
Só posso dizer isto, porque não foi só a mim que aconteceu esta situação.
Um abraço

É pá, isto rema tudo para o mesmo lado Liquefação 317942
Parece que começo a ver um caminho Liquefação 22692

Porque será que rema tudo para o mesmo sítio!!!!
Os seus ouvidos é que lhe vão dar essa resposta Liquefação 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQui Set 14 2017, 23:04

Prezado ruife,

Apesar de recomendar o Dynavox VR-70E, dos amplificadores integrados a válvulas mencionados, gosto do Kora Design 50.

Com melhores cumprimentos,
What a Face4u
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptySeg Set 18 2017, 12:03

Viva
Para já, seguindo as dicas fornecidas vou finalmente fazer a revisão ao Pioneer e ao Thorens.
Fico à espera que o Pai Natal se lembre que eu quero um amplificador a válvulas. Liquefação 707387
Bem, o Natal pode ser a qualquer altura. Liquefação 936335
Cumprimentos
Rui Ribeiro
Ir para o topo Ir para baixo
João da Bernarda
Membro AAP
João da Bernarda


Mensagens : 346
Data de inscrição : 13/11/2012
Idade : 49
Localização : Lisboa

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptyQua Set 20 2017, 19:01

Olá
Por acaso tenho umas NS1000Monitor. São boas mas não são o El Dorado. Quanto ao Amp liquido com 1000€ já se consegue bastante. Sou suspeito, mas a minha sugestão/opinião é comprares um Dynavox Vr70 ou similar, novo (no ebay) ou usado (raro aparecer) e fazeres um overhaul do mesmo. Já fiz vários, até a malta aqui do fórum e ficou bastante bom. O mesmo se passa com o PrimaLuna que dá também para kitar e fica de certeza bastante melhor. Tanto o Dyna como a Prima parecem-me optimas opções, e 1000€ deve chegar para tudo, tens é de esmifrar o Prima para dar margem para mudar o mais possível para componentes premium.
Abraço
João
The Chocolate Tube Factory

Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptySex Out 13 2017, 21:12

ruife escreveu:
Viva
Para já, seguindo as dicas fornecidas vou finalmente fazer a revisão ao Pioneer e ao Thorens.

Inspeção feita e tudo nos trinques Liquefação 22692
E mais, o Pioneer vai ter concorrência lá para o Natal.
É um Viriatus!Liquefação 2900351820 Liquefação 2441895546
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptySex Out 13 2017, 21:31

ruife escreveu:
ruife escreveu:
Viva
Para já, seguindo as dicas fornecidas vou finalmente fazer a revisão ao Pioneer e ao Thorens.

Inspeção feita e tudo nos trinques Liquefação 22692
E mais, o Pioneer vai ter concorrência lá para o Natal.
É um Viriatus!Liquefação 2900351820 Liquefação 2441895546
Cumprimentos

Então, isso quer dizer que já o ouviste, se sim não há nada a fazer é uma volta sem regresso
Liquefação 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação EmptySex Out 13 2017, 21:40

Fernando Mota escreveu:


Então, isso quer dizer que já o ouviste, se sim não há nada a fazer é uma volta sem regresso
Liquefação 22692

Sim ouvi na garagem do Mestre.
Foi tiro e queda Liquefação 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Liquefação Empty
MensagemAssunto: Re: Liquefação   Liquefação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Liquefação
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: