Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Kit de Iniciação

Ir para baixo 
+7
kazumbi
António José da Silva
Daniel Arouca
Tankado
Ruben Pinto
luis lopes
anibalpmm
11 participantes
AutorMensagem
Daniel Arouca




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2017

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyTer Ago 01 2017, 14:17

Boas pessoal,

venho pela primeira vez pedir o V/ aconselhamento e beber da V/ sapiência, agradecendo desde já toda a atenção que me possam dedicar.

Resolvi voltar a ouvir os velhinhos discos de vinil que conservei da minha adolescência (resgatados de casa dos meus pais) e iniciar a minha audioteca neste formato.

Devo ir amanhã buscar o meu gira-discos - um Pro-ject Essential II, que vai tocar com um amplificador Cambridge Topaz SR10 e colunas Eltax.

O amplificador e as colunas foram-me oferecidos recentemente mas o gira-discos foi escolha minha, após alguma investigação pela Net. Pelo que percebi, e sem poder gastar muitos €€, parece-me que foi uma escolha acertada em termos de relação preço/qualidade, até porque vem equipado com uma cabeça Ortofon (se estiver a dizer alguma asneira corrijam-me).

Além da procura e conselhos obtidos para a escolha do gira-discos, não sei de mais nada!!

Assim, peço a V/ ajuda para me aconselharem na compra que se deverá seguir. Calculo que seja uma escova para limpar o pó aos discos mas não faço ideia do que deva comprar nem onde. Além da dita escova, há mais algum produto que considerem ser de compra imediata para começar a ouvir os ainda poucos discos que tenho? Sabem dizer-me quais são os produtos essenciais que deve ter um adepto rookie do Vinil?

Obrigado a todos,
Daniel Arouca.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyTer Ago 01 2017, 15:52

Ui ui... agora é que vão começar as dúvidas...Eu próprio pensava no simples colocar o disco no respectivo aparelhometro e cuidadosamente pousar a agulha...nem sempre é assim.
Para começar uma escovinha em fibra de carbono que aqui no Porto se arranja na Tubitek por uns 7/8€ para passar no disquinho em rotaçao para tirar a estática mas a mesma escova no eBay arranja-se mais baratita!! Depois uma geringonça que se da pelo nome de Konosti para poderes lavar as bolacha. Na mesma tubitek rondava os 60€...NUNCA colocar discos a primeira vez no aparelho por lavar, mesmo novos (ja levei na cabeça por isso Kit de Iniciação 317942  ) ... depois é uma sequência de coisinhas mas ha aqui entendidos que gentilmente Lhe podem explicar melhor.
Kit de Iniciação 22692 Kit de Iniciação 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyTer Ago 01 2017, 17:27

Como diz o Pedro, para começar os prazeres do analógico por via do vinil, a coisa mais importante é mesmo a higiene dos mesmos. Uma Knosti é o mínimo exigível para se entrar no hobby como deve de ser. O vinil sem ser lavado, não faz qualquer sentido.

Depois, se o gira vem de origem com uma Ortofon OM5, é tentar trocar assim que possível.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Kit de Iniciação 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyTer Ago 01 2017, 22:49

nada mal para um começo no vinil Smile
se não poderes comprar já a knosti (por vezes aparecem usadas)
sempre podes ir lavando com a escova de pelos de carbono, ou
escova de cabelo de bebé, um spray de liquido.
podes dar uma vista de olhos nos tópicos de limpeza.
para dar uma pequena ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=93xUOShGYc0

Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Arouca




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2017

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 09:56

Obrigado a todos pelos conselhos!

Estou a ver que, tal como suspeitava, isto é bastante mais complexo do que estava à espera!

Vou tentar comprar uma Knosti o mais rapidamente possível. Vou tentar a Tubitek. Se não tiverem deverão saber informar-me onde posso comprar uma.

António José da Silva escreveu:
Depois, se o gira vem de origem com uma Ortofon OM5, é tentar trocar assim que possível.

Caro António, pelas pesquisas que fiz, e aconselhamento que me foi dado, a mais-valia dos Pro-ject era justamente a Ortofon... Pensava que era material conceituado. Porque deve ser trocada? E, já agora, o que me aconselha?

Obrigado,
Daniel Arouca
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 10:32

Daniel Arouca escreveu:
Obrigado a todos pelos conselhos!

Estou a ver que, tal como suspeitava, isto é bastante mais complexo do que estava à espera!

Vou tentar comprar uma Knosti o mais rapidamente possível. Vou tentar a Tubitek. Se não tiverem deverão saber informar-me onde posso comprar uma.

António José da Silva escreveu:
Depois, se o gira vem de origem com uma Ortofon OM5, é tentar trocar assim que possível.

Caro António, pelas pesquisas que fiz, e aconselhamento que me foi dado, a mais-valia dos Pro-ject era justamente a Ortofon... Pensava que era material conceituado. Porque deve ser trocada? E, já agora, o que me aconselha?

Obrigado,
Daniel Arouca
Depois da lavagem umas capas interiores novas são obrigatórias (não vale a pena lavar e depois colocar os discos nas mesmas capas cheias de sujidades)
O saco exterior não é obrigatório, mas sempre ajuda a proteger as nossas lindas capas
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 20:02

Daniel Arouca escreveu:
Pensava que era material conceituado. Porque deve ser trocada? E, já agora, o que me aconselha?



Existem muitas Ortofon conceituadas, mas OM5 é mesmo bastante mazinha, pelo menos em minha opinião (e de muita malta). Basta uma troca por uma AT 95 que normalmente a coisa melhora bastante.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Kit de Iniciação 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 20:16

o que poderias tentar era pedir a troca dessa ortofon...
pela AT, ou pela 2m red da ortofon
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 20:35

Eu avisei que as dúvidas iam chegar. ... Veja lá que aínda na chegou o GD e a malta ja aconselhou a troca da agulha, a pessoa fica confusa  Kit de Iniciação 447836
Muita leitura e levar sempre em conta os conselhos dos amigos forista Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 21:33

Boa noite

Eu utilizei este kit até ter a knosti...
O resultado final em nada ficava atrás... Mas demorava muito mais tempo.

Kit de Iniciação FOFyA9i
-Água quente/morna, umas gotas de detergente
-Passar o pincel na direcção das espiras com a mistura
-Passar os disco debaixo da torneira com a água aberta ao máximo
-Secar o disco com dois panos de micro fibras.


Num aspecto até gostava mais deste método... Com a Knosti a água escorre toda para baixo e há um pontinho na extremidade exterior do disco em que fica um ligeiro barulho.

Contudo continuo preferir a Knosti, lava bem e muito mais depressa... com esse apontamento que a mim que acontece, apesar de nunca ter ouvido mais ninguém referir isso.


Cumprimentos,
Rafael
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 21:41

António José da Silva escreveu:
Daniel Arouca escreveu:
Pensava que era material conceituado. Porque deve ser trocada? E, já agora, o que me aconselha?



Existem muitas Ortofon conceituadas, mas  OM5 é mesmo bastante mazinha, pelo menos em minha opinião (e de muita malta). Basta uma troca por uma AT 95 que normalmente a coisa melhora bastante.
Essa célula no ebay arranja-se a cerca de 30 euros e dizem que vale o dinheiro investido.
Essa célula será a minha próxima aquisição.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQua Ago 02 2017, 21:44

Ruben Pinto escreveu:
António José da Silva escreveu:
Daniel Arouca escreveu:
Pensava que era material conceituado. Porque deve ser trocada? E, já agora, o que me aconselha?



Existem muitas Ortofon conceituadas, mas  OM5 é mesmo bastante mazinha, pelo menos em minha opinião (e de muita malta). Basta uma troca por uma AT 95 que normalmente a coisa melhora bastante.
Essa célula no ebay arranja-se a cerca de 30 euros e dizem que vale o dinheiro investido.
Essa célula será a minha próxima aquisição.

https://www.olx.pt/anuncio/audio-technica-at-95e-clula-de-leitura-mm-com-agulha-eliptica-ID7bi0P.html#8b283acef3
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Arouca




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2017

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQui Ago 03 2017, 11:35

Boas pessoal,

Depois de estar devidamente equipado com o Kit de limpeza, vou então estudar a troca da cabeça da Ortofon.

Realmente pensava que era esta uma das mais valias do Gira-Discos Pro-ject... Vai ser mais um passo na aprendizagem.

Obrigado a todos pelos conselhos!

Cumprimentos,
Daniel Arouca
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQui Ago 03 2017, 19:29

Daniel Arouca escreveu:
Boas pessoal,

Depois de estar devidamente equipado com o Kit de limpeza, vou então estudar a troca da cabeça da Ortofon.

Realmente pensava que era esta uma das mais valias do Gira-Discos Pro-ject...


A limpeza é realmente da mais premente importância. Quanto à célula eu faria o seguinte. Adquire a AT mas ouve primeiro a Ortofon. Depois mudas e a que te agradar mais, fica com ela, a outra podes voltar a vender quase como nova.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Kit de Iniciação 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Arouca




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/07/2017

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySex Ago 04 2017, 11:18

António José da Silva escreveu:
A limpeza é realmente da mais premente importância. Quanto à célula eu faria o seguinte. Adquire a AT mas ouve primeiro a Ortofon. Depois mudas e a que te agradar mais, fica com ela, a outra podes voltar a vender quase como nova.

Caro António,

obrigado pelo conselho!! No próximo mês começo a pensar na nova cabeça.

Quanto à limpeza, digo-vos que ontem já comprei a Knosti e já a usei para limpar os velhinhos discos que vieram de casa dos meus pais.

Isto significa que ontem pude finalmente experimentar o gira-discos que tinha montado no dia anterior mas que não experimentei por não ter discos limpos... Estou pronto para comprar discos e ouvir música à boa maneira antiga!! eheheh!!

Amanhã já devo ir à Feira da Vandoma e às lojas de discos usados aqui do Porto!

Do que pude ouvir, parece-me que consegui salvar os velhinhos discos e que tudo funcionou muito bem! Este fim-de-semana vou experimentar melhor e puxar mais um pouco pelo Cambridge (amplificador).

Obrigado a todos, pois creio que me pouparam alguns dissabores que resultariam de ter começado imediatamente a tocar, mergulhando a agulha no meio do lodo!

Muito obrigado a todos!!
Daniel Arouca
Ir para o topo Ir para baixo
kazumbi
Membro AAP
kazumbi


Mensagens : 224
Data de inscrição : 11/04/2013
Idade : 62
Localização : Vila Nova de Santo André

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySex Ago 04 2017, 11:59

A Ortofon OM é uma excelente célula. Há várias agulhas para essa célula OM3, OM5, OM10, OM20, OM30 e OM40, OM D25 M (mono), OM Pro (DJ), OM 78 (para discos "shellac" de 78 rpm). É, portanto, uma das mais versáteis células do mercado. Vai dos 40,00 (OM5) até aos 300,00 (OM40). A célula é a mesma, o que varia é a agulha. A OM5 é uma entrada de gama e vale bem o dinheiro que custa, assim como a já mítica AT 95. Mas mudar de uma OM5 para uma AT95 é, na minha modesta opinião, andar para o lado. Além disso uma AT 95 é o que é e nunca será outra coisa. No caso da Ortofon OM poderá evoluir. Uma OM40, por exemplo, estará ao nível da melhores MM até aos 800,00 (não sei é se o PRO-JECT Essential II estará ao nível dela).
Ouça a sua OM5 com ouvidos de ouvir e desfrute dos seus discos. Se, e quando, lhe apetecer dar um salto em frente coloque-lhe uma OM20. É só mudar a agulha, não terá de se preocupar com azimutes, VTA's e overhangs.

Quanto ao resto é como já foi dito
- Discos limpos
- Agulha limpa
- Capas interiores antiestáticas
- Balança digital
- Gira-discos bem nivelado

e vá de ouvir música!
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySex Ago 04 2017, 12:45

Daniel Arouca escreveu:
António José da Silva escreveu:
A limpeza é realmente da mais premente importância. Quanto à célula eu faria o seguinte. Adquire a AT mas ouve primeiro a Ortofon. Depois mudas e a que te agradar mais, fica com ela, a outra podes voltar a vender quase como nova.

Caro António,

obrigado pelo conselho!! No próximo mês começo a pensar na nova cabeça.

Quanto à limpeza, digo-vos que ontem já comprei a Knosti e já a usei para limpar os velhinhos discos que vieram de casa dos meus pais.

Isto significa que ontem pude finalmente experimentar o gira-discos que tinha montado no dia anterior mas que não experimentei por não ter discos limpos... Estou pronto para comprar discos e ouvir música à boa maneira antiga!! eheheh!!

Amanhã já devo ir à Feira da Vandoma e às lojas de discos usados aqui do Porto!

Do que pude ouvir, parece-me que consegui salvar os velhinhos discos e que tudo funcionou muito bem! Este fim-de-semana vou experimentar melhor e puxar mais um pouco pelo Cambridge (amplificador).

Obrigado a todos, pois creio que me pouparam alguns dissabores que resultariam de ter começado imediatamente a tocar, mergulhando a agulha no meio do lodo!

Muito obrigado a todos!!
Daniel Arouca

Na se iluda muito com a feira e tenha cuidado com o mercado usado... os preços dos discos estão altíssimos em relação a qualidade dos mesmos! Dê preferência a sítios onde os possa ouvir e antes de comprar dê também uma olhadela no Discogs para perceber o preço e valor de mercado de cada disco.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySex Ago 04 2017, 13:20

Boa tarde!

O Porto tem várias lojas que valem a pena, na secção dos discos usados deixo duas:
PortoCalling (Rua da Conceição...)
Musak (Rua do Rosário...)

Nas duas lojas pode experimentar os álbuns antes de comprar, os preços são, pela minha experiência, justos. A oferta das duas lojas é interessante, os proprietários (Pedro e Francisco respectivamente) sãp pessoas com enorme conhecimento e de uma generosidade na relação que é por si só um bom motivo para lá ir.

Discos novos e com preços justos tem a Tubitek, onde também ppde aprender muito sobre Música... a oferta é boa e aparecem sempre boas promoções. Pode ainda comprar on-line na CDGO e levantar lá.

Hoje as feiras e lojas de velharias já estão batidas e a puxar pelos preços, mas ainda aparecem algumas coisas boas e entrar/ir é o melhor remédio!
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyDom Ago 13 2017, 18:11

Tankado escreveu:
Boa noite

Eu utilizei este kit até ter a knosti...
O resultado final em nada ficava atrás... Mas demorava muito mais tempo.

Kit de Iniciação FOFyA9i
-Água quente/morna, umas gotas de detergente
-Passar o pincel na direcção das espiras com a mistura
-Passar os disco debaixo da torneira com a água aberta ao máximo
-Secar o disco com dois panos de micro fibras.


Num aspecto até gostava mais deste método... Com a Knosti a água escorre toda para baixo e há um pontinho na extremidade exterior do disco em que fica um ligeiro barulho.

Contudo continuo preferir a Knosti, lava bem e muito mais depressa... com esse apontamento que a mim que acontece, apesar de nunca ter ouvido mais ninguém referir isso.


Cumprimentos,
Rafael

O barulho é muito percetível nessa extremidade? Ou seja, invalida comprar uma Knosti? Estava a começar a considerar... ainda assim acho um pouco caro. Alguém sabe qual o sítio onde posso adquirir mais em conta?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyDom Ago 13 2017, 18:51

A knosti não faz milagres mas na verdade é o método mais eficaz e prático para lavagem a um preço relativamente baixo comparado com outras maquinetas...no Porto o mais barato será a Tubitek ou então ir utilizando o método artesanal até uma compra conjunta feita aqui no pelo fórum, aí sim fica bem mais em conta. Pode é demorar Kit de Iniciação 707387
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyDom Ago 13 2017, 20:22

multilove escreveu:
Tankado escreveu:
Boa noite

Eu utilizei este kit até ter a knosti...
O resultado final em nada ficava atrás... Mas demorava muito mais tempo.

Kit de Iniciação FOFyA9i
-Água quente/morna, umas gotas de detergente
-Passar o pincel na direcção das espiras com a mistura
-Passar os disco debaixo da torneira com a água aberta ao máximo
-Secar o disco com dois panos de micro fibras.


Num aspecto até gostava mais deste método... Com a Knosti a água escorre toda para baixo e há um pontinho na extremidade exterior do disco em que fica um ligeiro barulho.

Contudo continuo preferir a Knosti, lava bem e muito mais depressa... com esse apontamento que a mim que acontece, apesar de nunca ter ouvido mais ninguém referir isso.


Cumprimentos,
Rafael

O barulho é muito percetível nessa extremidade? Ou seja, invalida comprar uma Knosti? Estava a começar a considerar... ainda assim acho um pouco caro. Alguém sabe qual o sítio onde posso adquirir mais em conta?

Eu por acaso sou bastante picuinhas com barulhos parasitas, pops, clicks, etc...
Tanto não invalida que eu lavo tudo com a knosti e recomendo, a lavagem é rápida e eficaz. Só noto aquele barulho que referi no inicio do disco onde a água seca na extremidade exterior.

É um pequeno investimento que se faz uma vez.
Não lavar os discos não é opção... a não ser que se compre só novos, mas mesmo assim alguns trazem capas tão más que já vêm a precisar de lavagem. E o mercado de usados é vasto, de aproveitar e esses precisam mesmo de banho.

Abraço,
Rafael
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyDom Ago 13 2017, 20:36

Tankado escreveu:
multilove escreveu:
Tankado escreveu:
Boa noite

Eu utilizei este kit até ter a knosti...
O resultado final em nada ficava atrás... Mas demorava muito mais tempo.

Kit de Iniciação FOFyA9i
-Água quente/morna, umas gotas de detergente
-Passar o pincel na direcção das espiras com a mistura
-Passar os disco debaixo da torneira com a água aberta ao máximo
-Secar o disco com dois panos de micro fibras.


Num aspecto até gostava mais deste método... Com a Knosti a água escorre toda para baixo e há um pontinho na extremidade exterior do disco em que fica um ligeiro barulho.

Contudo continuo preferir a Knosti, lava bem e muito mais depressa... com esse apontamento que a mim que acontece, apesar de nunca ter ouvido mais ninguém referir isso.


Cumprimentos,
Rafael

O barulho é muito percetível nessa extremidade? Ou seja, invalida comprar uma Knosti? Estava a começar a considerar... ainda assim acho um pouco caro. Alguém sabe qual o sítio onde posso adquirir mais em conta?

Eu por acaso sou bastante picuinhas com barulhos parasitas, pops, clicks, etc...
Tanto não invalida que eu lavo tudo com a knosti e recomendo, a lavagem é rápida e eficaz. Só noto aquele barulho que referi no inicio do disco onde a água seca na extremidade exterior.

É um pequeno investimento que se faz uma vez.
Não lavar os discos não é opção... a não ser que se compre só novos, mas mesmo assim alguns trazem capas tão más que já vêm a precisar de lavagem. E o mercado de usados é vasto, de aproveitar e esses precisam mesmo de banho.

Abraço,
Rafael

Faz sentido. De facto, mesmo com discos novos, noto muita estática, às vezes demasiada durante as faixas e não só nos espaços entre elas. A acrescentar a esse investimento, contudo, imagino que seja necessário também adquirir um conjunto de boas inners, que me dá menos vontade... mas terei mesmo de investir. Se houvesse uma compra conjunta em breve seria fantástico, mas imagino que não haverá uma tão cedo. Onde compraste a tua? Obrigado pela ajuda Kit de Iniciação 22692
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySeg Ago 14 2017, 21:17

se não quiseres esperar pela compra AAP
(sai mais caro...)

https://www.olx.pt/anuncio/knosti-disco-antistat-kit-mquina-de-limpeza-de-discos-de-vinil-nova-IDyyx5F.html#b744a0e60b

https://www.thomann.de/pt/knosti_schallplattenwaschgeraet.htm
Ir para o topo Ir para baixo
multilove
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/12/2015

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySeg Ago 14 2017, 23:02

luis lopes escreveu:
se não quiseres esperar pela compra AAP
(sai mais caro...)

https://www.olx.pt/anuncio/knosti-disco-antistat-kit-mquina-de-limpeza-de-discos-de-vinil-nova-IDyyx5F.html#b744a0e60b

https://www.thomann.de/pt/knosti_schallplattenwaschgeraet.htm

Quanto é que costuma custar pela compra conjunta? Desculpem tanta pergunta... Kit de Iniciação 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptySeg Ago 14 2017, 23:35

Há uma versão da analogis muito parecida que sai bem mais em conta...e deve ser a mesma coisa...na última compra vieram dessas mas sinceramente não sei bem o preço final!
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQui Ago 17 2017, 15:46

Eu tb concordo que o Knosti é um msut-have. Há vários parecidos. Incluindo o Spin Clean que deve ser mais dificil arranjar na Europe. Mas o Knosti é bom.

Tenho-o desde o início e nunca estive tentado a comprar uma máquina com aspiração (quie só fazem sentido para colecções com elevado numero de discos).

A escova de carbono tb é importante. A célula da ortofon, nao estraga os discos, e o som nao é mau. Nao tenha grande urgência em mudar.

O Essential II foi o meu primeiro gira discos há uns anos e fiquei muito satisfeito. Fiz o upgrade passado alguns meses para a Ortofon 2m Red. Ainda hj continuo a gostar muito dessa célula no meu sistema. Ou então a Nagaoka MP-110. Se quiser algo mais barato a Audio Tecnica AT95E é uma boa opçao.

Em relação ao Knosti, nao vale a pena estar a comprar liquido de limpar os discos.

Pode fazer a sua própria solução. 20% de alcool isopropílico (pode comprar na farmácia ou no leroy merlin), 80% de água destilada e 1 ou duas gotas de um agente surfatante (Triton X-100 pode ser comprado na amazon). Uma embalagem minuscula dura anos...
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação EmptyQui Ago 17 2017, 15:48

Eu normalmente utilizo as inner sleeves à venda no Vinil Gourmet. São baratas e funcionam bem.

http://www.vinylgourmet.com/pt/musica/263-capas-antiestaticas-interiores-deluxe-discos-vinil-lp-polietileno-100.html?lob=cat_103

26 euros.. 100 capas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Kit de Iniciação Empty
MensagemAssunto: Re: Kit de Iniciação   Kit de Iniciação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Kit de Iniciação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A iniciação
» compra de iniciação
» Setup de iniciação !
» Kit de iniciação de um newbie

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: