| Mais uma acha para a fogueira. | |
|
+10ducar reirato ricardo onga-ku João Henrique Stereo ruibranco47 Pierre Ghost4u Ferpina analogue 14 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
analogue Membro AAP
Mensagens : 70 Data de inscrição : 07/03/2017 Localização : Lisboa
| Assunto: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 16 2017, 14:19 | |
| Não tinha grandes saudades disto, ou se calhar até tinha, mas comecei as experiências com cabos de coluna e interconnects. Primeiro tinha aqui 2 interconnects, um da qed e outro da audioquest, alternando entre os dois as diferenças são perfeitamente audíveis, o qed tem mais "punch" e revela mais das vozes, o audioquest tem mais grave, ou escondendo algum detalhe faz com o que grave apareça mais à tona e é aí que eu quero chegar. Algumas vezes falamos de cabos como se eles dessem alguma coisa à música, a meu ver não dão nada, só tiram, sendo que o melhor cabo será o que menos retira. Mas depois vêm o outro argumento em relação às gravações, há algumas que até convém terem coisas escondidas, quando a coisa se torna demasiado reveladora o ouvido sofre. Nos cabos de coluna fiz a experiência com uns Qed XT e uns cabos do aki. Sei que isto já vai levar a alguma conversa mas os qed são muito mas muito superiores, pelos menos para o meu gosto, o som com os qed é musical, com os baratinhos é qualquer coisa de confuso e algo indomável, com coisas a saltar para a frente das vozes que ficam fininhas e escondidas. Agora vou tentar subir a parada e experimentar outras coisas "superiores" e obviamente emprestadas e tirar notas. Gostava igualmente de testar o tal cabo que supostamente dá porrada nos outros todos e tem nome de artista do cinema e artes marciais. | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 16 2017, 14:37 | |
| - analogue escreveu:
- ... Gostava igualmente de testar o tal cabo que supostamente dá porrada nos outros todos e tem nome de artista do cinema e artes marciais.
Pois, eu já não quero outro. Desde há uns dois meses, passou a cabo residente e definitivo no sistema principal. E "sacrilégio"... vou confessar o comprimento e o diâmetro! Comprimento - 10 metros para cada canal, tenho as colunas bem longe do rack da aparelhagem Diâmetro - 1,5 mmE vivam os "azulinhos"! | |
|
| |
analogue Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 16 2017, 14:48 | |
| - Ferpina escreveu:
- analogue escreveu:
- ... Gostava igualmente de testar o tal cabo que supostamente dá porrada nos outros todos e tem nome de artista do cinema e artes marciais.
Pois, eu já não quero outro. Desde há uns dois meses, passou a cabo residente e definitivo no sistema principal. E "sacrilégio"... vou confessar o comprimento e o diâmetro!
Comprimento - 10 metros para cada canal, tenho as colunas bem longe do rack da aparelhagem Diâmetro - 1,5 mm
E vivam os "azulinhos"!
10 metros??? Caramba! E o som chega a tempo? Estou muito curioso para experimentar os respectivos. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 14419 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Sex Mar 17 2017, 04:41 | |
| - analogue escreveu:
- 10 metros??? Caramba! E o som chega a tempo?
Suponho que o Ferpina tenha que ouvir a passagem do comboio patente no final da segunda faixa e no início do terceiro tema do álbum «Magnetic Fields», de Jean-Michel Jarre, consultando o horário para averiguar se a composição passou a horas... | |
|
| |
Pierre Membro AAP
Mensagens : 1576 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 55 Localização : Elvas
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Sex Mar 17 2017, 08:38 | |
| | |
|
| |
ruibranco47 Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Sex Mar 17 2017, 09:20 | |
| | |
|
| |
Stereo Membro AAP
Mensagens : 3493 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 64 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Sex Mar 17 2017, 20:57 | |
| Outra vez cabos não!... | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 13:32 | |
| - Citação :
- Suponho que o Ferpina tenha que ouvir a passagem do comboio patente no final da segunda faixa e no início do terceiro tema do álbum «Magnetic Fields», de Jean-Michel Jarre, consultando o horário para averiguar se a composição passou a horas...
- ruibranco47 escreveu:
- Ou ouvir o "Dark Side Of The Moon" para acertar o som com os relógios no tema "Time".
Sugestões não faltam para averiguar a pontualidade temporal. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 14:34 | |
| - Stereo escreveu:
- Outra vez cabos não!...
Porque não Por esse prisma, será legítimo em qualquer tópico, alguém efectuar uma observação de carácter depreciativo, como: - Outra vez braços... Não! - Outra vez gira-discos... Não! - Outra vez esse disco a rodar... Não! - Outra vez agulhas... MM ou MC? Não! - Outra vez esse amplificador (como o Audiolab 8000A)... Não! - Outra vez colunas... De suporte ou de posicionamento no chão? Não! | |
|
| |
João Henrique Membro AAP
Mensagens : 1574 Data de inscrição : 21/07/2010 Idade : 59 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 15:10 | |
| Já agora, que cabo é esse que tem nome de artista do cinema e artes marciais? | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 16:23 | |
| - João Henrique escreveu:
- Já agora, que cabo é esse que tem nome de artista do cinema e artes marciais?
Pergunta repleta de pertinência, porquanto divaga-se sem se revelar o nome do cabo. Qual é | |
|
| |
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 6017 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 17:36 | |
| | |
|
| |
analogue Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Mar 20 2017, 20:26 | |
| Já dei umas boas risadas com este tópico, só por isso já valeu a pena abrir "mais um tópico sobre cabos, oh não!"
Acertar as horas ao som do time tem muito que se lhe diga, eu diria que a metafísica do espaço-tempo desse contexto estará próxima da mesma daquelas palestras sobre a influência das bolas de metal de marca conceituada no som dos sistemas, quando posicionada numa certa distância e ângulo em relação aos mesmos.
Posto isto, hoje vou experimentar um outro interconnect. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| |
| |
Ghost4u Membro AAP
| |
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| |
| |
analogue Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qua Mar 22 2017, 16:11 | |
| Bom, afinal não testei nenhum interconnect mas fiz uma coisa bem mais apetitosa para o phalatório audiófilo: uns cabos de coluna a partir de um cabo telefónico com 8 filamentos, parecem uns Kimber! Som, ora bem, para as cabeças de baixo (BassHeads) devem ser os cabos perfeitos. É a maior diferença. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 23 2017, 12:48 | |
| Por aqui, experimenta-se e analisa-se cabos para amarrar as embarcações... | |
|
| |
analogue Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 23 2017, 14:22 | |
| - Ghost4u escreveu:
- Por aqui, experimenta-se e analisa-se cabos para amarrar as embarcações...
E as embarcações rangem? | |
|
| |
reirato Membro AAP
Mensagens : 3642 Data de inscrição : 08/11/2010 Idade : 80 Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Mar 23 2017, 16:58 | |
| - analogue escreveu:
- Ghost4u escreveu:
- Por aqui, experimenta-se e analisa-se cabos para amarrar as embarcações...
E as embarcações rangem? Nem por isso... aparte as de pau quando em mares mais alterosos!?... Mas os cabos, esses sim, quando as ditas (embarcações) puxam por eles (pelos cabos...)!?... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 22:45 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 22:51 | |
| | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 23:07 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 23:18 | |
| | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 9401 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 43 Localização : A Norte, ainda a Norte...
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 23:31 | |
| Eu nem sei o que dizer, oitenta cabos!?!?!??!?! Lá em casa temos: - Quatro cabos de alimentação (amplificador, gira-discos, Leitor de CD e Tuner); - Três RCA's (gira-dicos, Leitos de CD, Tuner); - Dois cabos de coluna (um para cada...). NOVE cabos... Posso atestar que os Van Damme Blue Series Studio são uns belos cabos, nada lhes escapa! ps.: temos um deck de cassetes funcional, mas não o ligamos... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| |
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 23:45 | |
| - ducar escreveu:
Repara só na amplificação entre o pré e os power mais o AV são uns poucos, deixa-me fazer as contas e já te digo... Eu brinquei dando o nosso exemplo porque é mesmo minimalista face a esse! Eu já li algures que tem dois power a fazer bi-amplificação, certo? Mesmo que tivesse só uma fonte ligada e um pré, já era uma festa de cabos... Pelo lado da frente, que é o mais importante, também deve haver por aí um fartote de peças... e só falamos do principal!!! | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Seg Abr 17 2017, 23:53 | |
| - José Miguel escreveu:
- ducar escreveu:
Repara só na amplificação entre o pré e os power mais o AV são uns poucos, deixa-me fazer as contas e já te digo... Eu brinquei dando o nosso exemplo porque é mesmo minimalista face a esse!
Eu já li algures que tem dois power a fazer bi-amplificação, certo?
Mesmo que tivesse só uma fonte ligada e um pré, já era uma festa de cabos...
Pelo lado da frente, que é o mais importante, também deve haver por aí um fartote de peças... e só falamos do principal!!! Não tenho dois power mas sim três power a trabalhar em bi-amplificação , dois mono blocos um para cada coluna para os graves e o terceiro power é stereo para os agudos das colunas. Alem destes uso o AV para alimentar as colunas central e as duas traseiras já que os canais principais são alimentadas pela amplificação principal. Fazendo as contas de cabeça ficam 4 pares de RCA + 5 de alimentação + 4 pares de cabos para as colunas principais mais 3 pares para o AV. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 00:05 | |
| - ducar escreveu:
Não tenho dois power mas sim três power a trabalhar em bi-amplificação , dois mono blocos um para cada colunas para os graves e o terceiro power é stereo para os agudos das colunas. Alem destes uso o AV para alimentar as colunas central e as duas traseiras já que os canais principais são alimentadas pela amplificação principal.
Fazendo as contas de cabeça ficam 4 pares de RCA + 5 de alimentação + 4 pares de cabos para as colunas principais mais 3 pares para o AV.
Tem uma estrutura de amplificação curiosa, nunca me tinha passado pela cabeça essa conjugação - refiro-me essencialmente ao estéreo/frontais! Importante é gostar e isso parece-me acontecer consigo. Claro que depois os cabos se multiplicam... | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 00:26 | |
| - José Miguel escreveu:
- ducar escreveu:
Não tenho dois power mas sim três power a trabalhar em bi-amplificação , dois mono blocos um para cada colunas para os graves e o terceiro power é stereo para os agudos das colunas. Alem destes uso o AV para alimentar as colunas central e as duas traseiras já que os canais principais são alimentadas pela amplificação principal.
Fazendo as contas de cabeça ficam 4 pares de RCA + 5 de alimentação + 4 pares de cabos para as colunas principais mais 3 pares para o AV.
Tem uma estrutura de amplificação curiosa, nunca me tinha passado pela cabeça essa conjugação - refiro-me essencialmente ao estéreo/frontais!
Importante é gostar e isso parece-me acontecer consigo.
Claro que depois os cabos se multiplicam... Eu uso essencialmente este sistema na configuração em stereo, o AV da Nad só é chamado quando uso as fontes video/dvd, e mesmo assim grande parte das vezes é em stereo. As ligações foram projectadas de forma a serem usadas de duas formas distintas ou seja, em cj com o amplificador AV da Nad ou apenas a amplificação da Audiolab. O andar de pré da Nad é que está ligado ao pré da Audilobab. | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| |
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 00:40 | |
| | |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 27/11/2015 Idade : 43 Localização : Madrid
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 01:23 | |
| Boa noite Ducar, pergunto, se tivesse espaço para ter uma boa separação de cabos, não iria melhorar a qualidade de som do setup? Pouco sei destas coisas da condução do sinal eléctrico mas não estará a ser criada alguma interferência por tanto "efeito bobine" com entrelaçar desses cabos? Pergunta de desconhecedor da materia | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 11:29 | |
| Isto não é nada, tenho uma sala com quinze sistemas completos e está tudo ligado.
Hehehe | |
|
| |
Denon DL-103R Membro AAP
Mensagens : 298 Data de inscrição : 27/11/2015 Idade : 43 Localização : Madrid
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 12:50 | |
| Essa sala (museu) de 15 sistemas deve ter assim por alto uns 500 cabos; estou a imaginar tudo ordenado e dentro de calhas | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 13:34 | |
| Não gosto de calhas, os fios andam livremente atrás dos móveis e praticamente não se vêm.
Ainda não contabilizei a quantidade de cabos que andam nessa sala mas não é difícil fazer as contas. O problema é que ainda tenho mais uns quantos sistemas e todos eles montados e a funcionar. | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 17:17 | |
| - ducar escreveu:
- (...) Ainda não contabilizei a quantidade de cabos que andam nessa sala mas não é difícil fazer as contas.
O problema é que ainda tenho mais uns quantos sistemas e todos eles montados e a funcionar. Com uma sala onde estão instalados quinze sistemas a funcionar e mais uns quantos noutras assoalhadas, ainda os companheiros Alexandre Vieira ou Ferpina, tal como estão a programar o Almoço AAP e visita ao Museu da Música Mecânica, organizam uma visita ao seu habitat que, consta, é um museu vivo de hi-fi e AV.
Última edição por Ghost4u em Ter Abr 18 2017, 22:33, editado 1 vez(es) | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 18:47 | |
| | |
|
| |
Ferpina Membro AAP
Mensagens : 10767 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 69 Localização : Assado - Perú
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 19:06 | |
| - Ghost4u escreveu:
Com uma sala onde estão instalados quinze sistemas a funcionar e mais uns quantos noutras assoalhadas, ainda os companheiros Alexandre Vieira ou Ferpina, tal como estão a programar o Almoço AAP e visita ao Museu da Música Mecânica, ainda organizam uma visita ao seu habitat que, consta, é um museu vivo de hi-fi e AV. Excelente idéia. Podemos pensar já para o mês de Maio, início de Junho. E quem tem 15 sistemas numa sala, também deve ter uma grande sala para os petiscos... Ducar marca aí uma data sff. Vamos começar já uma lista. Interessados1- ferpina | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 19:49 | |
| Combinado, estão disponíveis para fazer trezentos kms ? Um pormenor eu é que vou decidir quem pode ou não entrar na minha casa.
O Ferpina fica desde já convidado a participar no encontro.
Estou a pensar a incluir no programa do encontro uma visita ao estádio do Dragão. Vir ao Norte e não visitar o estádio do Dragão é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.
Última edição por ducar em Qua Abr 19 2017, 11:07, editado 2 vez(es) | |
|
| |
José Miguel Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Ter Abr 18 2017, 23:42 | |
| - Ferpina escreveu:
- Ghost4u escreveu:
Com uma sala onde estão instalados quinze sistemas a funcionar e mais uns quantos noutras assoalhadas, ainda os companheiros Alexandre Vieira ou Ferpina, tal como estão a programar o Almoço AAP e visita ao Museu da Música Mecânica, ainda organizam uma visita ao seu habitat que, consta, é um museu vivo de hi-fi e AV. Excelente idéia. Podemos pensar já para o mês de Maio, início de Junho. E quem tem 15 sistemas numa sala, também deve ter uma grande sala para os petiscos... Ducar marca aí uma data sff.
Vamos começar já uma lista.
Interessados
1- ferpina - Ghost4u escreveu:
- sergiofilipe escreveu:
- Um grande obrigado ao amigo Ferpina (...)pela visita guiada que me proporcionou à sua vasta colecção de equipamento audiófilo.
Então, tal como o Ducar, o Ferpina também é uma individualidade para se programar algo do género: Almoço AAP e visita ao Museu da Música Mecânica... De Norte a Sul, sem parar!!! | |
|
| |
Ghost4u Membro AAP
| |
| |
Mário Franco Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qua Abr 19 2017, 10:46 | |
| Além do Duarte que é um coleccionador (porque todas as suas peças estão devidamente cuidadas e a tocar de forma lógica e organizada) existem também por aí alguns acumuladores Se alguém quiser conhecer os meus aparelhos é bem vindo | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qua Abr 19 2017, 10:56 | |
| | |
|
| |
takeooff Membro AAP
Mensagens : 1012 Data de inscrição : 09/11/2016 Idade : 53 Localização : Cascais
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qua Abr 19 2017, 20:55 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qua Abr 19 2017, 22:30 | |
| | |
|
| |
analogue Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Abr 20 2017, 17:34 | |
| Mais um fã do Van Damme, do cabo e não do actor. Comprei o Blue 2.5, excelente. | |
|
| |
Stereo Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Abr 20 2017, 20:16 | |
| | |
|
| |
ducar Membro AAP
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. Qui Abr 20 2017, 21:08 | |
| Parto me a rir a ler os vossos comentários.
Hahahaha | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Mais uma acha para a fogueira. | |
| |
|
| |
| Mais uma acha para a fogueira. | |
|