Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptyDom Jan 15 2017, 21:17

Boas pessoal

Teoricamente um CD tem uma gama dinâmica ou Dynamica range de 96 db, aproximadamente e responde a
frequências de 20 hz a 20khz.

Desde algum tempo para cá comecei a medir a gama dinâmica dos meus CDs, através do foobar,
a alguns chegam a 15 db, mas a maioria fica pelos 10 - 12 db,  e se forem reedições actuais e novos
lançamentos ficam pelos 5 -6 db. Estes últimos são muito barulhentos, e la se vão as nuançes  e pequenos detalhes, parece que cada nota foi puxada ao limite e está perto da distorção.

A minha dúvida é a seguinte, estas bandas dinâmicas são as mesmas?
Porque se são, os CDs, estão a ser utilizados, muito abaixo seu seu potencial, e porquê?
Alguém me poderia esclarecer?


Última edição por SubZero12 em Seg Jan 16 2017, 19:51, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptyDom Jan 15 2017, 22:15

Uma procura "loudness war" vai gerar a resposta com muitos exemplos interessantes. Outra coisa a ter em conta é que nem todas as peças musicais têm uma gama dinâmica elevada, o que pode ser feitio e não defeito.
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptyDom Jan 15 2017, 23:11

tfonseca escreveu:
Uma procura "loudness war" vai gerar a resposta com muitos exemplos interessantes. Outra coisa a ter em conta é que nem todas as peças musicais têm uma gama dinâmica elevada, o que pode ser feitio e não defeito.

De facto tem-se vindo a diminuir  a gama dinâmica, para aumentar o volume das gravações, essa tal
"loudness war", também estou a par disso.

Mas a minha questão no fundo é saber se estou a medir a gama dinâmica que teoricamente o CD tem, e aquela que eu meço no foobar são as mesmas?
Ou eu estou a medir coisas diferentes que utilizam a mesma escala (db) ?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptyDom Jan 15 2017, 23:13

SubZero12 escreveu:
Boas pessoal

Teoricamente um CD tem uma gama dinâmica ou Dynamica range de 96 db, aproximadamente e responde a
frequências de 20 hz a 20khz.

Desde algum tempo para cá comecei a medir a gama dinâmica dos meus CDs, através do foobar,
a alguns chegam a 14 db, mas a maioria fica pelos 10 - 12 db,  e se forem reedições actuais e novos
lançamentos ficam pelos 5 -6 db. Estes últimos são muito barulhentos, e la se vão as nuançes  e pequenos detalhes, parece que cada nota foi puxada ao limite e está perto da distorção.

A minha dúvida é a seguinte, estas bandas dinâmicas são as mesmas?
Porque se são, os CDs, estão a ser utilizados, muito abaixo seu seu potencial, e porquê?
Alguém me poderia esclarecer?

Como disse o tfonseca, a gama dinâmica de um suporte nada tem a ver com o seu conteúdo.

A gama dinâmica de um programa musical tem a ver com as características da música em questão, com a produção e com a masterização.

R
Ir para o topo Ir para baixo
madmig




Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/03/2016

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptySeg Jan 16 2017, 19:34

Boas,

Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD.
Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio.
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptySeg Jan 16 2017, 19:46

madmig escreveu:
Boas,

Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD.
Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio.

Obrigado pelo esclarecimento, de facto tinha dúvidas se se tratavam das mesmas gamas dinâmicas.
De qualquer modo, se o limite é 20, o máximo que medi num CD foram 15 db, que era o Dire Straits  1º album
(SHM-CD Japão) e o Brother in Arms, editado pela MOFI.
Ir para o topo Ir para baixo
madmig




Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/03/2016

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptySeg Jan 16 2017, 20:43

Já procuraste por dr database no google?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? EmptySeg Jan 16 2017, 20:53

SubZero12 escreveu:
madmig escreveu:
Boas,

Subzero12, esse DR que falas, vai até 20 e não está relacionado com a gama dinâmica teorica de um CD.
Esse valor dá-te uma ideia do dinamic range de uma gravação relacionado o valor de pico do sinal com o valor médio.

Obrigado pelo esclarecimento, de facto tinha dúvidas se se tratavam das mesmas gamas dinâmicas.
De qualquer modo, se o limite é 20, o máximo que medi num CD foram 15 db, que era o Dire Straits  1º album
(SHM-CD Japão) e o Brother in Arms, editado pela MOFI.

Um exemplo:

Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Hwd25u
Berlioz: Lélio [Inbal, RSO Frankfurt] - Denon CD

O DR corresponde ao valor da linha amarela no final da faixa, e seria menor se o programa musical não tivesse tantos momentos piani, independentemente da capacidade dinâmica do contentor (o CD)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??   Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ?? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre a gama dinâmica do CD ??
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gama dinâmica (teste)
» Gama dinâmica: um exemplo visual
» Celulas novas Garrott bros !!
» Dúvida sobre célula
» Dúvida sobre cabos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: