Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Métodos de limpeza e seus resultados

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 07:49

Os nossos colegas do Áudio Analógico Alemão tem andado a debater a limpeza com máquina de ultrasom e um membro fez um comparativo entre três métodos e fotografou o resultado.

Os três sistemas comparados são o Cheap Thrill, um método manual algo trabalhoso que funciona com liquido e uns panos de micro-fibras, a Okki Nokki, portanto, ums sistema de aspiração, e uma maquina de ultra-som que por acaso é aquela que é vendida pelo nosso conhecido polaco, mas que pelo vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=kYO5DJ09VCw ) me parece ser o modelo seguinte (mais caro), mas como o principio é semelhante, os resultados devem de ser idênticos.

Os resultados estão á vista.

Cheap Thrill (método manual):

Antes

Métodos de limpeza e seus resultados Chth_zps3upujc5g

Depois

Métodos de limpeza e seus resultados Chth2_zps0jtzcnwq

Okki Nokki (método aspiração)

Antes

Métodos de limpeza e seus resultados Okkinooki1_zpsa6ynqgwa

Depois

Métodos de limpeza e seus resultados Okkinokki2_zpsqto5ftyr

Ultra-som

Antes

Métodos de limpeza e seus resultados US1_zpsdqxlsp6s

Depois

Métodos de limpeza e seus resultados US2_zps6sv29fwc



Pelo que podemos concluir (provisoriamente) que...

Método manual:

Pelas imagens facilmente perceptive que a limpeza manual mesmo com os famosos panos de micro-fibras nada mais faz do que retirar alguma sujidade muito superficial. Resultado mesmo muito mau e que só deve de ser usado como ultima opção ou mesmo descartado de todo.

O sistema de aspiração é, como se pode ver nas imagens, perfeitamente aceitável. Diria mesmo que faz um excelente serviço. Só mais experiências com discos diferentes podem realmente provar se fica muito ou pouco atrás da de ultra-som, porque me parece certo que atrás fica de certeza.

Por fim, temos o ultra-som que é sem duvida o método mais eficaz de todos, pelo menos a avaliar por esta experiência.
Mas como disse, serão necessárias mais experiências com mais discos que apresentem diferentes graus de sujidade e tipos diferentes de sujidade para uma conclusão mais aprofundada, digamos que, um tira teimas mais cientifico.

Seria porreiro que a malta do AAP conseguisse fazer umas fotos e comparativos semelhantes e para tal, basta um microscópio USB daqueles que se vendem na net que foi o que este user fez. Uma colectânea de experiências "antes-depois" de discos bem sujos. Vou tentar fazer isso na minha máquina de aspiração DIY.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 09:04

Também convém dizer que todos aqueles que não lavam discos, seja qual for o sistema usado, ficam sujeitos a ouvir o som do lixo e não o som da musica.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 09:53

não sei que ampliação foi usada nestas fotos mas para o efeito os resultados parecem-me conclusivos.

Mas se for necessário posso falar com alguém que tem acesso a um microscópio electronico para tirar mais conclusões, se tal for necessário.

os resultados de um microscópio electronico num vinil podem ser vistos aqui https://www.youtube.com/watch?v=GuCdsyCWmt8

Iriamos precisar de um vinil de amostra, já que teria que ser partido, e as amostras teriam que ser cuidadosamente embaladas, para não serem contaminadas.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 10:47

mango escreveu:
não sei que ampliação foi usada nestas fotos mas para o efeito os resultados parecem-me conclusivos.

Mas se for necessário posso falar com alguém que tem acesso a um microscópio electronico para tirar mais conclusões, se tal for necessário.

os resultados de um microscópio electronico num vinil podem ser vistos aqui https://www.youtube.com/watch?v=GuCdsyCWmt8

Iriamos precisar de um vinil de amostra, já que teria que ser partido, e as amostras teriam que ser cuidadosamente embaladas, para não serem contaminadas.


Ok, boa ideia, vamos aprofundar essa tua sugestão e tentar ver a melhor maneira de a executar.
Eu posso enviar uns samples da lavagem com maquina de aspiração e liquido Dr. Wack.

A minha duvida é a seguinte, teria que cortar um sample antes, e um depois, mas para cortar antes, torna-se difícil lavar depois.
Se tiveres sugestão, bota faladura.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 14:59

da minha parte tenho por aqui alguns discos sem capa
na arrecada¢ão, que podem ser doados para
o bem da humanidade.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 15:05

luis lopes escreveu:
da minha parte tenho por aqui alguns discos sem capa
na arrecada¢ão, que podem ser doados para
o bem da humanidade.


O que é mesmo porreiros são discos em bom estado que estejam muito sujos, e que não sirvam para nada.
Claro que disso se arranja com fartura, é uma questão de procurar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 15:09

Métodos de limpeza e seus resultados 58893
tu cortas um vinil e têns á perna a comunidade digital...
Métodos de limpeza e seus resultados 310490
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 15:14

luis lopes escreveu:
Métodos de limpeza e seus resultados 58893
tu cortas um vinil e têns á perna a comunidade digital...
Métodos de limpeza e seus resultados 310490


Ninguém nunca saberá que fui eu. Métodos de limpeza e seus resultados 675116


Métodos de limpeza e seus resultados 758687

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 21:20

António José da Silva escreveu:
mango escreveu:
não sei que ampliação foi usada nestas fotos mas para o efeito os resultados parecem-me conclusivos.

Mas se for necessário posso falar com alguém que tem acesso a um microscópio electronico para tirar mais conclusões, se tal for necessário.

os resultados de um microscópio electronico num vinil podem ser vistos aqui https://www.youtube.com/watch?v=GuCdsyCWmt8

Iriamos precisar de um vinil de amostra, já que teria que ser partido, e as amostras teriam que ser cuidadosamente embaladas, para não serem contaminadas.


Ok, boa ideia, vamos aprofundar essa tua sugestão e tentar ver a melhor maneira de a executar.
Eu posso enviar uns samples da lavagem com maquina de aspiração e liquido Dr. Wack.

A minha duvida é a seguinte, teria que cortar um sample antes, e um depois, mas para cortar antes, torna-se difícil lavar depois.
Se tiveres sugestão, bota faladura.

Já vi que ficaste excitado com a ideia mas tem calma porque eu só estava a referir-me à lavagem por ultra-sons Wink

Entretanto já falei e resumidamente é assim:

este vídeo que coloquei diz respeito a um microscópio electrónico (pesquisa por SEM em ingles ou microscopio electrónico de varrimento em português, se quiseres) e não sei se viste o vídeo mas aos 30seg o fulano corta amostras extremamente pequenas. Pelo que me foi dito teriam que ser 2cm, porque fisicamente não cabe mais que isso. Teriam que ser metalizadas tambem, porque neste microscópios tens um feixe de electroes que bombardeia o material e este tem que estar metalizado, se quiseres ver alguma coisa, a não ser que o material seja condutor, coisa que o vinil não é.
Portanto esta hipotese esta fora de questão.

Resta-nos uma lupa de 80x, onde é possivel capturar o conteúdo para uma foto, ou então um microscópio optico onde também é possível capturar para foto.

A pessoa com quem falei tem 5 ou 6 maquinas de ultra-sons em laboratório, onde o principio basicamente é uma cuba em inox com agua, onde depositas um recipinete com o material que queres limpar.
Confesso que não acompanhei de inicio a vossa aventura, pelo que não sei bem como é que a maquina que voces vão comprar funciona.

porque não perguntas que ampliação foi usada nestas fotos? Na volta aquelas lupas dos chineses, para aquilo que é, servia...



Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 21:29

estava distraído, agora é que vi que meteste o video.
O princpio é o mesmo, uma cuba com agua como condutora dos ultra-sons com a diferença do motor para girar o material.

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 22:47

eu tenho um microscópio digital que posso fornecer para a experiência
salvo erro amplia até 500X
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptyQui Dez 22 2016, 23:05

anibalpmm escreveu:
eu tenho um microscópio digital que posso fornecer para a experiência
salvo erro amplia até 500X


Mango, não tem problema, vamos tentar com aqueles de compra USB.


Sim Aníbal, eu sei que tens um e eu também tive um que ofereci a um amigo. Pudemos tirar uma tarde para fazer umas experiências com a maquina de lavar e aspirar e fazer umas fotos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptySex Dez 23 2016, 08:34

António José da Silva escreveu:
Mango, não tem problema, vamos tentar com aqueles de compra USB.

desculpa mas realmente não tinha percebido que as amostras num microscópio electronico têm que ser tão diminutas, e ainda por cima metalizadas como no caso de um não-condutor como o vinil. O diminuto tamanho da amostra e a metalização invalida o propósito que queríamos

entretanto, no seguimento da conversa com essa pessoa, tive acesso a um preçário de maquinas mas para uso laboratorial da Bandelin e são extremamente caras, comparando com aquilo que está a ser proposto na outra thread da vossa compra conjunta.
OK o target é uso industrial/laboratorial e não para hobby mas a discrepância é enorme

http://www.ultrasonic-world.co.uk/ultrasoniccleaner/industriegeraete-bandelin.html

mas ha outro material nesse site bem mais acessivel como este http://www.ultrasonic-world.co.uk/ultrasoniccleaner/emmi-05st-edelstahlultraschallreiniger-664.html

e kits de limpeza, para diversos fins http://www.ultrasonic-world.co.uk/cleaningconcentrate/cleaningconcentrates-emag.html , mas o pessoal acho que esta a seguir a receita
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados EmptySex Dez 23 2016, 08:40

mango escreveu:


mas ha outro material nesse site bem mais acessivel como este http://www.ultrasonic-world.co.uk/ultrasoniccleaner/emmi-05st-edelstahlultraschallreiniger-664.html




Essa é em conta mas é de 0.5L o que não da para o que queremos.


Quanto ás caras, até podem e tem obrigação de serem melhores, mas sabendo que o mais certo é virem também da China e suspeitando eu que até partilham algum dos materiais, é um valor bastante exagerado...digo eu.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Métodos de limpeza e seus resultados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Métodos de limpeza e seus resultados Empty
MensagemAssunto: Re: Métodos de limpeza e seus resultados   Métodos de limpeza e seus resultados Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Métodos de limpeza e seus resultados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» knosti, onde comprar?
» Construção de colunas de 2 vias
» Experiencia que deu bons resultados
» Mistura com melhores resultados
» A EDP: seus lucros e sua incompetência.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: