Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Discos riscados

Ir para baixo 
+3
pjguedes
António José da Silva
ladarios
7 participantes
AutorMensagem
ladarios
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 09/09/2016
Idade : 66
Localização : Amarante

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Discos riscados   Discos riscados EmptySeg Nov 07 2016, 07:51

Boas a todos, antes de começar, peço desculpa pela minha ignorância nesta matéria, mas sou ainda muito noviço nas andanças dos vinis...
Tenho adquirido alguns vinis nas feiras de velharias... mas há um ou outro que está riscado e acontece aquele pormenor desagradável em que a agulha não consegue avançar e fica a tocar sempre o mesmo... Presumo que não haverá solução para isto... mas mesmo assim venho perguntar se alguém sabe alguma maneira de resolver este problema...
Ladarios
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptySeg Nov 07 2016, 08:00

ladarios escreveu:
Boas a todos, antes de começar, peço desculpa pela minha ignorância nesta matéria, mas sou ainda muito noviço nas andanças dos vinis...
Tenho adquirido alguns vinis nas feiras de velharias... mas há um ou outro que está riscado e acontece aquele pormenor desagradável em que a agulha não consegue avançar e fica a tocar sempre o mesmo... Presumo que não haverá solução para isto... mas mesmo assim venho perguntar se alguém sabe alguma maneira de resolver este problema...
Ladarios


Raramente tem solução. Ja reparei um ou outro risco onde a agulha ficava presa aumentado o peso da agulha, e depois de ter passado a primeira vez, depois passou sempre (com o peso correcto).
Mas o mais certo é ser um disco estragado.

Isso acontece mesmo depois de ter sido lavado ou antes?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos riscados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ladarios
Membro AAP



Mensagens : 48
Data de inscrição : 09/09/2016
Idade : 66
Localização : Amarante

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Assunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptySeg Nov 07 2016, 08:03

Para ser sincero, ainda não os lavei nem fiz grande limpeza mesmo com um pano... mas vou tentar lavá-los o melhor que sei ( ainda sei muito pouco...) e depois vou tentar de novo...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptySeg Nov 07 2016, 08:15

ladarios escreveu:
Para ser sincero, ainda não os lavei nem fiz grande limpeza mesmo com um pano... mas vou tentar lavá-los o melhor que sei ( ainda sei muito pouco...) e depois vou tentar de novo...


Existem vários métodos de lavagem que vão desde as dezenas de euros aos milhares.
O mais em conta mas mesmo assim pratico e eficaz é a velha Knosti.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos riscados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
pjguedes
Membro AAP
pjguedes


Mensagens : 62
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 48
Localização : Porto

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptyQua Nov 09 2016, 17:12

António José da Silva escreveu:
ladarios escreveu:
Para ser sincero, ainda não os lavei nem fiz grande limpeza mesmo com um pano... mas vou tentar lavá-los o melhor que sei ( ainda sei muito pouco...) e depois vou tentar de novo...


Existem vários métodos de lavagem que vão desde as dezenas de euros aos milhares.
O mais em conta mas mesmo assim pratico e eficaz é a velha Knosti.

eu vi alguns vídeos usando cola branca (para madeira)...não sei se resulta mas o vinil ficou com um aspecto magnifico tendo em consideração o nojo que estava antes do "tratamento"...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptyQua Nov 09 2016, 18:12

pjguedes escreveu:


eu vi alguns vídeos usando cola branca (para madeira)...não sei se resulta mas o vinil ficou com um aspecto magnifico tendo em consideração o nojo que estava antes do "tratamento"...


Funcionar parece que funciona, mas a praticabilidade do processo é algo dolorosamente lento. Não seria um método que usasse ou aconselhasse.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos riscados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
pjguedes
Membro AAP
pjguedes


Mensagens : 62
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 48
Localização : Porto

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptyQua Nov 09 2016, 22:34

António José da Silva escreveu:
pjguedes escreveu:


eu vi alguns vídeos usando cola branca (para madeira)...não sei se resulta mas o vinil ficou com um aspecto magnifico tendo em consideração o nojo que estava antes do "tratamento"...


Funcionar parece que funciona, mas a praticabilidade do processo é algo dolorosamente lento. Não seria um método que usasse ou aconselhasse.

sim, do pouco que vi e li é para se usar só mesmo em último caso, já mesmo em desespero...se algo do tipo me acontecer irei testar isso e certamente que irei colocar aqui o meu testemunho...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptyQua Nov 09 2016, 22:36

Mas pelo menos uma Knosti é algo que para além de muito mais prático, é ao mesmo tempo bastante eficaz na limpeza.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Discos riscados 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptyQui Nov 10 2016, 21:47

António José da Silva escreveu:
Mas pelo menos uma Knosti é algo que para além de muito mais prático, é ao mesmo tempo bastante eficaz na limpeza.


Aqui, um utilizador de Knosti que partilha da opinião do senhor administrador.

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptySex Nov 11 2016, 11:17

zaratustra escreveu:
António José da Silva escreveu:
Mas pelo menos uma Knosti é algo que para além de muito mais prático, é ao mesmo tempo bastante eficaz na limpeza.


Aqui, um utilizador de Knosti que partilha da opinião do senhor administrador.


Outro por aqui ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
moreira
Membro AAP
moreira


Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 63
Localização : Maia

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Discos riscados   Discos riscados EmptyDom Fev 09 2020, 19:57

Smile Ola a Todos!


Há discos antigos e mal tratados com riscos profundos. Tenho um 45 rpm que me foi oferecido nesta condição o risco atravessava meio disco e estava inaudível.  

Na internet ha vídeos que aconselham o uso de borrachas brancas e macias  para apagar traços a lápis. Fiz uma tentativa com este tipo de borracha e tentei "apagar o risco". Não fui bem sucedido. Como não tinha nada a perder resolvi usar uma borracha azul usada para apagar e corrigir os erros cometidos nas maquinas de escrever. Este tipo de borracha é de forma redonda com o centro de metal e não é tão abrasiva como as borrachas que eram usadas para apagar tinta de esferográfica.

Usando este tipo de borracha safei no sentido paralelo as espiras. Esta acção foi erosiva e o efeito foi semelhante ao usado com uma lixa. Nota se que a superfície esta desgastada, mas o que é certo o disco toca e a agulha já passa com um pequeno estalido. Foi uma recuperação parcial.

Uma outra situação é quando a agulha não consegue passar num determinado ponto de um disco e o som ecoa (faz eco e/ou repete). Na internet aprendi a resolver este problema com um palito de madeira usado para palitar dentes depois das refeições. Localizando o ponto critico passamos sobre os sulcos a ponta do palito fazendo uma pressão moderada. Esta operação vai tentar regularizar a trilha no ponto onde a agulha não passa.

Estas operações são sempre arriscadas carecem sempre de uma avaliação risco/beneficio. Devem ser usadas nos casos perdidos (Discos que não tocam) em que no caso de sucesso só temos a ganhar.

Declino toda a responsabilidade sobre estas dicas. Quem as seguir segue por sua conta e risco. Twisted Evil

Cordiais cumprimentos a todos,  Cool
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1150
Data de inscrição : 14/04/2017

Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados EmptySeg Fev 10 2020, 09:18

No meu tempo, eu colocava uma moeda em cima da cabeça, para não saltar de espira, e tentava fazer a melhor gravação possível, para ouvir depois em cassete.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Discos riscados Empty
MensagemAssunto: Re: Discos riscados   Discos riscados Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Discos riscados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Troca de discos que não ouço por discos de Clássica
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» + 2 discos
» DISCOS LP (IV)
» Compra conjunta AAP/Golden Pavilion Music (VI)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Limpeza de discos e agulhas-
Ir para: