Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Rothwell audio adaptors

Ir para baixo 
+3
Manel
anibalpmm
Cordovox
7 participantes
AutorMensagem
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyQua Set 14 2016, 10:21

Bom dia

Alguém que use ou conheça alguém que use ou tenha usado isto:

http://rothwellaudioproducts.co.uk/html/attenuators.html

Estou tentado a comprar, pois não consigo passar com o botão de volume da posição das 07H, porque o volume é muito elevado.

Ou alguma outra solução para atenuar o volume mais económica?

Obrigado

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyQua Set 14 2016, 11:29

Boas
Eu tenho um par desses atenuadores e posso dizer q são uma boa solução para o problema q descreves
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyQua Set 14 2016, 11:32

Também tenho uns embora já não os use e também tenho uma boa opinião dos mesmos. A degradação do som, a existir, é mínima.
Ir para o topo Ir para baixo
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyQua Set 14 2016, 11:48

Manel escreveu:
Também tenho uns embora já não os use e também tenho uma boa opinião dos mesmos. A degradação do som, a existir, é mínima.

Obrigado

Eles (a Rothwell) garante que não existe degradação do som, tal como o diz um teste da TNT audio...
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
Cordovox
Membro AAP
Cordovox


Mensagens : 816
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 62
Localização : Alfarim/Sesimbra

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyQua Set 14 2016, 11:51

anibalpmm escreveu:
Boas
Eu tenho um par desses atenuadores e posso dizer q são uma boa solução para o problema q descreves

Obrigado, Aníbal.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://thecordovoxproject.com/
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyDom Abr 22 2018, 15:01

Interessante este tópico e os atenuadores da Rothwell que desconhecia.
Estou precisamente com o mesmo problema no meu sistema, que por ser balanceado desde a fonte ao amp, está com excesso de ganho. Uma audição a níveis normais implica ter o potenciómetro do pré entre as 8 e as 9 horas. o Amp que estou a usar neste momento tem um switch de ganho de 26dB e de 32dB, e já estou a usar nos 26dB, embora o som tenha mais punch e dinâmica com 32dB mas torna-se impossível de usar.

Após ter ido ao site da Rothwell expliquem exactamente o que acontece quando tenho que ouvir musica baixo à noite.

Although potentiometers work reasonably well over most of their operating range, they are notoriously problematic at extreme settings. The most obvious problem is channel imbalance - one channel will fade out (or fade in) quicker than the other, causing the stereo image to shift to one side - but on a more subtle level, the music may sound veiled and indistinct with the volume control turned down to the point where it is nearly off.


vi também que se podem encomendar no caso das xlr com -10, -15 e -20dB, ou que eles podem fazer a atenuação sob pedido.

Só não sei, qual o valor que deveria experimentar Rothwell audio adaptors 447836

Sugestões?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptySeg Abr 23 2018, 10:36

Cordovox escreveu:
(...) Eles (a Rothwell) garante que não existe degradação do som, tal como o diz um teste da TNT audio...

Existe sempre uma degradação, mesmo se minima pela insercão das resistências e dos dois contactos suplementares da ficha do atenuador...
Rothwell audio adaptors Attenu10

Uma boa solução é de integrar a atenuação directamente na ficha do cabo existente o que minimisa os contactos suplementares e permite de escolher o valor e tecnologia das resistências e fazer um atenuador sob medida. Em pedindo a um técnico isto vai custar nos 10 a 20€ e serà um ganho em relação aos atenuadores do comercio...

A resistência vermelha deverà ser tantas vezes mais grande que a verde quantas vezes desejam a atenuação ex:

Vermelha 10Kohms / Verde 3.3Kohms = atenuação de 3 vezes o que representa +/- (-10dB)
Vermelha 20Kohms / Verde 3.3Kohms = atenuação de 6 vezes o que representa +/- (-15dB)
Vermelha 30Kohms / Verde 3.3Kohms = atenuação de 9 vezes o que representa +/- (-20dB)

Voilà cheers
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptySeg Abr 23 2018, 10:59

Bom dia,

Se como descreve, o som já é muito elevado pelas 7h do pot. de volume, julgo que poderá haver um problema de impedâncias que não se resolve com esse atenuador.

Para este tipo de problemas sou apologista de resolver o problema na raiz, acolitando impedâncias e ajustando ganhos. E assim faço, tenho vários cabos disponíveis e não tenho nenhum atenuador.

"Horses for courses..."
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptySeg Abr 23 2018, 11:20

FBatista escreveu:
(...) Para este tipo de problemas sou apologista de resolver o problema  na raiz, acolitando impedâncias e ajustando ganhos. ...

A intervenção do FBatista é pertinente pois ... os aparelhos são feitos para se acoplarem "naturalmente" e não para serem acoplados "de força". O resultado é sempre melhor quando as coisas se fazem o mais simplesmente possivel...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptySeg Abr 23 2018, 13:09

Agradeço a vossa intervenção Rothwell audio adaptors 22692

Sim, também concordo com o FBatista. Mas mesmo com o pré e power da mesma marca (BatVK5+VK60) o sinal que recebia do cd nas saídas balanceadas, já era demasiado elevado (ganho saída nos +-5V). Claro que a sensibilidade das colunas também é um factor (91.5dB).

TD123 A sugestão das resistências só tem um inconveniente em determinados casos, que é o de desvalorizar o cabo em caso de revenda, porque se nota sempre que houve uma intervenção. Mas vou tomar em linha de conta Rothwell audio adaptors 22692

Com o pré de phono, este sintoma não se nota tanto, pois o Michi tem o pot de volume na saida variável, e o novo pré tem ajuste de ganho interno selecionável nas saidas balanceadas entre 50 dB, 60 dB, e 70 dB.

PS : no meu caso o volume para audições normais está entre as 8 e as 9 horas. 7 horas era o Cordovox penso.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptySeg Abr 23 2018, 20:40

c_n_m escreveu:
Agradeço a vossa intervenção Rothwell audio adaptors 22692

Sim, também concordo com o FBatista. Mas mesmo com o pré e power da mesma marca (BatVK5+VK60) o sinal que recebia do cd nas saídas balanceadas, já era demasiado elevado (ganho saída nos +-5V). Claro que a sensibilidade das colunas também é um factor (91.5dB).

TD123 A sugestão das resistências só tem um inconveniente em determinados casos, que é o de desvalorizar o cabo em caso de revenda, porque se nota sempre que houve uma intervenção. Mas vou tomar em linha de conta  Rothwell audio adaptors 22692

Com o pré de phono, este sintoma não se nota tanto, pois o Michi tem o pot de volume na saida variável, e o novo pré tem ajuste de ganho interno selecionável nas saidas balanceadas entre 50 dB, 60 dB, e 70 dB.

PS : no meu caso o volume para audições normais está entre as 8 e as 9 horas. 7 horas era o Cordovox penso.

Como sabe, amigo Carlos, eu tenho uma configuração igual à sua e  igualmente senti necessidade de domesticar a saída do leitor de CD (Audio Analogue Maestro, Digital Audio Processor)
Rothwell audio adaptors Maestro-dettaglio que bem me parece que vai para além dos 2,0mV anunciados.

Logo de ínicio e uma vez que maioritàriamente uso cabos da KIMBER, aproveitei uma facilidade que oferece o importador/distribuidor em UK da KIMBER ( Russ Andrews ) que é fornecerem estes I/Cs, com atenuação de origem e portanto vêm com aspecto 100% original, eles proporcionam (julgo que ainda???) atenuações a pedido do cliente, salvo erro, de -6, -11 e -19dB por um valor semelhante ao da tabela europeia  da marca.
Estes meus I/Cs SilverStreak, porque à medida do deck e para o pre VK-5, são curtos, 1/2 m e estão cortados a -19dB, estão montados há mais de quinze anos...
Rothwell audio adaptors 000_0176

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
c_n_m
Membro AAP
c_n_m


Mensagens : 339
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors EmptyTer Abr 24 2018, 11:06

Bom dia Amigo António,

muito interessante essa informação. Estava inclinado para escolher os 10dB de atenuaçao, mas perante o seu feedback, talvez deva reconsiderar.
O António está a usar 19dB de atenuação e o Maestro tem sensivelmente metade do Ayre.


The Ayre CX-7's maximum output level was very slightly higher than specified, at 4.514V balanced and 2.255V unbalanced. The latter is 1.03dB higher than the CD standard's 2V.
Read more at https://www.stereophile.com/content/ayre-cx-7-cd-player-measurements#6FrUlWZ8Du0xIChY.99


Estou tentado a "convencer" os meus colegas do departamento técnico quandonão tiverem nada para fazer, a confeccionarem 3 cabos com os valores indicados pelo TD124, e experimentar qual deles funciona melhor no meu sistema, antes de decidir pelo valor final. Posso recorrer ao cabo klotz my206 (2 condutores + malha) que temos sempre em abundância por aqui. Continuo tentado a escolher os Rothwell, pois permitem a flexibilidade de serem usados com vários cabos...é uma questão de pensar bem se valem o investimento versus a solução de alterar os cabos.

TD124, as resistências são colocadas só numa ponta do cabo? No caso do leitor de cd's presumo que devam ser colocadas na xlr macho (que vai ligar à entrada do pré)?

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rothwell audio adaptors Empty
MensagemAssunto: Re: Rothwell audio adaptors   Rothwell audio adaptors Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rothwell audio adaptors
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: