Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Também cheira a podre no reino do digital

Ir para baixo 
+2
lore
MJC
6 participantes
AutorMensagem
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySáb 14 maio - 15:03

Plagiando o forista ghost4u, e também entendendo ser salutar romper com a monotonia da matéria tratada neste fórum, resolvi escrever sobre algo que me despertou a atenção, um artigo na revista Hi-Fi News & Record Review de Junho, artigo esse com título e subtítulo

»The HD download debacle, Hi sample-rate music downloads are not all they seem«

Traduzido para português, e como todos saberão, quer isto significar,
»Já há merda no reino da hi-res«.

Desde já gostaria de sublinhar que nada me move contra esta vertente do áudio, bem pelo contrário. Desde há alguns meses para cá que tenho, paulatinamente, começado a passar a minha colecção de vinil para dentro do computador, utilizando a maior resolução possível. Claro que não sendo passagens a partir de masters, após cada digitalização tenho que usar as ferramentas do costume para »limpar« as gravações de clicks, pops, traques, etc…
Isto claro depois de uma lavagem especial antes da boda.
Como podem compreender é uma operação demorada que me tem ocupado muito tempo ― para não falar de cuidar de 9 cachorros nascidos entre 7 de Janeiro e 12 de Abril. Já digitalizei 192 discos, o que significa que antes da chegada da próxima encomenda da MOV, ficam a faltar 27.349.

Estando portanto, penso eu, absolvido de qualquer pensamento mal intencionado quanto à minha posição face ao áudio no PC, passo a descrever aquilo que me preocupou ao ler o artigo acima referido.

Através de escutas e confirmação por medidas efectuadas, foram detectadas algumas gravações ― de vários fornecedores ― cuja hipotética hi-res não passava de upsampling puro e duro. Ou seja, vigarice.

O que me preocupa não é o facto de existir vigarice em mais uma vertente do áudio. Não sei qual é a identificação genética da vigarice no ADN humano mas que está presente, está. E estará sempre.
O que me preocupa é que para haver vigaros, terão sempre que existir paspalhos que comem tudo o que se lhes enfia pelos, neste caso, ouvidos.

Cumpre-nos a nós frequentadores deste tipo de fóruns publicitar estas aberrações, alertar o pessoal para que a indústria nos respeite e se deixe de tretas, porque nem todos comemos gato por lebre.

Devo salientar que algumas das editoras cujos produtos foram detectados como sendo »falsos« ― alguns desses produtos inclusivamente, adquiridos a terceiros como sendo genuínos ― acusaram o toque assumindo que passarão a estar mais atentas e vigilantes.

É um bom princípio. De um suporte de reprodução musical que também está no princípio. Que bom que teria sido que o mesmo se tivesse passado com outro tipo de suportes e equipamentos em que muita gente foi ― continua a ser ― deslumbrada e enganada. Eu, pela parte que me toca, tenho um quadro preto onde escrevi 100 vezes o(s) nome(s) e as situações em que fui »comido«.
E já comprei um quadro novo porque de certeza que voltarei a ser ludibriado.
Mas vai ser mais difícil.

SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySáb 14 maio - 18:52



Tudo o que seja aldradisse é de recriminar ...
Agora uma coisa seja dita : ha que goste de ser enganado !
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySáb 14 maio - 19:21

Também cheira a podre no reino do digital 22692

Têm toda a razão sim senhor Mestre Mário, e por acaso até cá tenho alguns desses ficheiros e até mais do que era desejável.
Contudo tal como a pessoa que os pagou foi enganada ou sabe-se lá o quê, eu pela minha parte não me posso queixar porque me foram passados grátis para um disquito e como tal, ladrão que rouba a ladrão têm 100 anos de perdão !!!

Mas em todos os formatos essas coisas sempre aconteceram e continuam a acontecer de tal ponto que até existe por aí algures alguêm que pelas suas palavras diz que grava de LP´s raros para uns amigos que têm uma editora, ora isso o que é ??
Ora se isso é verdade é ainda pior do que um upsampling de um CD para ficheiros HD.
As antigas cassetes piratas analógicas o que eram afinal senão a mesma coisa mas em formato analógico e menos hi-tec

Também cheira a podre no reino do digital 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySáb 14 maio - 19:23

É sem duvida uma das importantes funções de um fórum e parecida com o tópico que temos onde desmascaramos péssimas edições em vinil.
Mas amigo Mário. Deixa-me dizer que o numero 27.349 é assustador e um trabalho megalómano a que te propões. Mas quem corre por gosto...


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Também cheira a podre no reino do digital 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13305
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySeg 16 maio - 11:01

MJC escreveu:
(...) Cumpre-nos a nós frequentadores deste tipo de fóruns publicitar estas aberrações, alertar o pessoal para que a indústria nos respeite e se deixe de tretas, porque nem todos comemos gato por lebre (...)
Prezado MJC,

Além de alertas em espaços como este, também será imprescindível efectuar uma comunicação por escrito, dirigida à editora, relatando a ocorrência, porque, a meu ver, o consumidor deverá exercer o papel de fiscalizar a qualidade do que a indústria fornece, ao ponto de levar as cabeças pensantes das editoras a reconsiderarem a sua estratégia.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital EmptySeg 16 maio - 21:52

Pois é, mal de nós, quando nos «distraímos»!... Também cheira a podre no reino do digital 809774
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Também cheira a podre no reino do digital Empty
MensagemAssunto: Re: Também cheira a podre no reino do digital   Também cheira a podre no reino do digital Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Também cheira a podre no reino do digital
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RIP Vitor Reino
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )
» Professor Q.E.D do Reino Unido.
» LAVOISIER / Viagem a um Reino Maravilhoso - AR-1001
» Lavoisier apresenta "Viagem a um Reino Maravilhoso" no Teatro São Luiz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: