Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só... |
| | [Problema] Som no PC com AMP+HIFI | |
| | Autor | Mensagem |
---|
miguelfcp
| Assunto: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 10:55 | |
| Boas malta.
Antes demais, eu sou novo cá por isso peço desculpa se o tópico está no local errado.
Então é o seguinte: Eu tinha cá por casa uma aparelhagem hi-fi por aqui parada e decidi dar-lhe uso. As colunas fracotas do meu PC já estavam muito fracas e por isso decidi ligar a aparelhagem ao meu PC.
No AMP, tem 3 entradas (CD, VIDEO, PHONO) com as 2 ranhuras para os cabos RCA (vermelho, branco). No PC liguei à entrada CD e liguei a minha TV à entrada VIDEO.
No PC depois ouvir algumas músicas em FLAC (s/compressão) que ripei dos meus discos originais, achei que o som estava um pouco abafado. Experimentei o meu telemóvel, com a mesma musica e o mesmo ficheiro (flac também sem compressão) e o som, apesar de sair mais baixo, era muito mais nítido.
Informaram-me que era necessário um DAC. Então eu não queria gastar muito dinheiro, queria algo baratinho e comprei o UCA202 da behringer, também devido ao excelente feedback que ouvi do aparelho.
Fiz lá as ligações todas e pus isto a bombar. Embora o som pareça um pouco mais nítido (mas não a diferença que esperava), o som sai mais baixo o que não deveria acontecer.
O que se está a passar? Há algo de errado? Terei que configurar alguma coisa? O DAC é novo em folho, chegou-me ontem mas se realmente isto não valer a pena mando para trás...
Obrigado pela vossa atenção. Cumprimentos | |
| | | WamaKota Membro AAP
Mensagens : 319 Data de inscrição : 23/05/2016 Idade : 39 Localização : Lisboa
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 12:40 | |
| Boa escolha de clube! Uma cena mesmo básica que me ocorre assim de repente já que também não percebo muito disto... Viste o volume de saída nas configurações? Pode ser que tenhas isso reprimido e por isso ouves baixo... | |
| | | luis lopes Membro AAP
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 14:24 | |
| o tópico até pode estar bem,... agora primariamente era aceitavel uma pequena apresentação um pouco mais acima no cardápio eclético. | |
| | | miguelfcp
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 14:40 | |
| Boas mais uma vez. Pelos vistos já consegui resolver Vou explicar o que fiz, passo por passo: - Spoiler:
1º TESTE Ligar à entrada do PHONO. Liguei o DAC aí em vez da entrada CD. Esta configuração é para esquecer, super ruído que dá. Deve ter a ver com as impedâncias das colunas e da entrada PHONO.
2º TESTE Aqui começa as coisas engraçadas. Em vez de ligar à entrada CD, liguei à entrada VIDEO. De relembrar que na VIDEO tinha a TV ligada. O resultado foi tudo o que estava menos à espera. Por incrível que pareça, o som na entrada VIDEO soa muito melhor. Mais explosivo, mais aberto. Até a minha irmã que estava comigo notou bem isso. Ia sempre trocando os cabos e a entrada e não era impressão minha, soa mesmo muito melhor!
1º SOLUÇÃO: USAR A ENTRADA VIDEO EM VEZ DE CD
3º TESTE Neste teste quis ver diferenças entre a saída dos phones do DAC e a saida RCA do DAC. Testar qual delas dá melhor som. NOTA: SEMPRE LIGADOS À ENTRADA VIDEO NO AMP Aqui fico com um bocado de dúvida: Se usar a saída jack do DAC, o som realmente parece-me mais limpo, não soa tão abafado. Mas gostava de saber da tua opinião nesta parte. Outra coisa que gostava de saber é se compensa comprar um cabo daqueles mais caros (alta fidelidade) se vai melhorar o som ou não.
2º SOLUÇÃO: USAR A SAÍDA JACK DO DAC
4º TESTE Aqui quis testar esta ligação: JACK DAC ao VIDEO AMP e JACK DAC AO PHONO AMP e ver qual deles sai melhor o som. Esquecer a entrada PHONO. Dá um ruído enorme. Mas enorme mesmo, a música torna-se imperceptível.
5º TESTE e FINAL Neste teste final, já com as soluções aplicadas atrás, quero testar se realmente o DAC consegue melhor som que a placa de som interna do PC. E realmente agora sinto melhorias com o DAC. O som sai mais intenso e "aberto", sinto mais a sonoridade. Então se ligar o PC à entrada CD e o DAC à entrada VIDEO ainda mais sinto a diferença...
Tá dentro de Spoiler porque é um pouco extenso o texto xD A minha dúvida agora é se vale a pena comprar um jack+2rca daqueles mais caros ou basta o que tenho. Realmente sinto algumas melhorias com o DAC, pensei que iam ser mais intensas mas sente-se uma sonoridade mais limpa. | |
Mensagens : 4993 Data de inscrição : 25/02/2011 Idade : 57 Localização : Covilhã
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 14:53 | |
| tas-me a falhar...... não te dou mais dicas | |
| | | miguelfcp
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 16:39 | |
| | |
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 17:42 | |
| | |
| | | miguelfcp
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI Qui Jun 30 2016, 19:53 | |
| Gastar mais dinheiro não gasto xD
Agora queria era tirar proveito do DAC, porque se realmente a qualidade não for melhor que a do PC, envio isto de volta pa amazon... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: [Problema] Som no PC com AMP+HIFI | |
| |
| | | | [Problema] Som no PC com AMP+HIFI | |
|