Rodrigo Amado (saxofone tenor), Joe McPhee (trompete e saxofone), Kent Kessler (contrabaixo) e Chris Corsano (bateria), apresentam-se dia 31, 21h00, no Grande Auditório da Culturgest (Lisboa). Baseado na digressão efectuada no Velho Continente, intitulada «A History of Nothing», será documentada com fotografias inéditas de Amado, mapeando o público pela senda da citação do compositor e activista José Mário Branco: "A única coisa que vislumbro é que é preciso começar tudo de novo, mais uma vez, e é preciso começar pelo que está perto, pelo que está em baixo, no chão. É um trabalho muito mais a partir das questões biológicas, animais, da sobrevivência, do medo, do prazer, das questões básicas".
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 8208 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 39 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Agenda Sex Nov 01 2019, 07:37
Ainda falta uma semana e o concerto não será numa das maiores cidades do país, mas ainda assim vale muito a pena a deslocação para se viver a experiência de entrar no mundo de William Tyler. http://musica-espinho.com/auditorio/events/william-tyler-3/
Dia 8 de Novembro, pelas 21h30 e em troca de uns singelos 8 euros, poderão ver e ouvir William Tyler apresentar a sua Música que nos coloca perante as raízes Folk Americanas, mas ele não deixa de nos apresentar os ramos e até as folhas, arrisco mesmo dizer que chega a apresentar as sementes do que virá.
Por vezes parece que estamos perante aquilo que poderíamos designar de "Post-Folk", porque como toda a Música que recebe o prefixo "Post", esta também parte de uma formação e utilização clássica dos instrumentos, mas utiliza cada um até ao limite de cada nota ou acorde, criando paisagens bem largas e profundas - visualizar as enormes planíces Americanas salpicadas de vida torna-se muito simples.
Fica uma amostra:
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Ter Nov 12 2019, 13:10
Acompanhada de um coro e de um ser de Inteligência Artificial concebido num computador para interagir com os humanos em palco, a norte-americana Holly Herndon, residente em Berlim, apresenta as suas composições tecnológicas, patentes no álbum «Proto», explorando e levando o ouvinte a ponderar sobre corpo real e fictício, transportando-nos para as batalhas ideológicas existentes nos desafios da Inteligência Artificial e subsequentes dilemas, relançando as seguintes questões: quem somos? O que defendemos? Para onde nos dirigimos? A actuação, ocorre dia 14, 21h00, no Grande Auditório da Culturgest (Lisboa).
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Ter Nov 12 2019, 13:23
Dia 14, na «Noite Clown» do espaço Com Calma (Lisboa, bairro de Benfica), às 22h00, as palhaças Saracuda e ZiggyFrida, duas amigas confrontadas com dilemas, procuram soluções para afugentar a nuvem problemática que paira sobre elas.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qua Nov 20 2019, 12:51
Dia 23, 21h30, o Teatro Virgínia, em Torres Novas, será iluminado pela «Luz» da fadista Cuca Roseta.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qui Dez 05 2019, 13:22
Dia 7, 21h30, os UHF regressam à sua terra natal, actuando na Academia Almadense.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qui Jan 30 2020, 12:56
Meia Maré consiste na dupla Sílvia Pereira (voz) e André Santos (guitarra). Com repertório próprio e roupagens concedidas a temas de Adriano Correia de Oliveira, Fernando Tordo e Zeca Afonso, dia 31, 21h30, povoam o espaço Com Calma, situado no bairro de Benfica (Lisboa).
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qui Jan 30 2020, 13:12
Domingo, dia 2, 18h00, no Auditório Senhora Boa Nova, em São João do Estoril, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e o solista André Miguel Santos (guitarra), conduzidos pelo maestro José Miguel Rodilla, apresentam «Mozart e Arriaga - A Idade do Génio II».
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qui Jan 30 2020, 13:35
Até 2 de Fevereiro, sete bailarinos navegam pelo mundo invisível dos sonhos, por vezes confusos e turbulentos. Concebido por Tânia Carvalho, «Onironauta» ocorre dia 31, 21h00, dia 1, 19h00 e dia 2, 17h00, no Grande Auditório da Culturgest (Lisboa).
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Ter Fev 11 2020, 11:33
Sexta, dia 14, 21h30, o Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra), recebe The Gift, na digressão «Primavera/Verão».
Nafty Membro AAP
Mensagens : 567 Data de inscrição : 06/12/2011 Localização : Madrid
Assunto: Re: Agenda Ter Fev 11 2020, 17:53
Muita qualidade para ser explorada, sim senhor!!!!
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Qua Set 16 2020, 21:19
OGRE electric é um projecto de dialeto jazzístico, adornado e explorado por paisagens electrónicas misteriosas, assinado por Maria João e pelo seu produtor e músico João Farinha, onde a cantora transmite a alegria vivida na infância. Assinalando uma dezena de anos de existência, dia 18, 21h30, apresenta o álbum «Open your mouth», nos jardins do Palácio Baldaya, em Benfica (Lisboa).
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 7318 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 50 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Agenda Qui Out 15 2020, 22:57
Ensemble Darcos & Ana Quintans | 16 Outubro | 19h00 - Concerto em directo na Antena 2
Ensemble Darcos & Ana Quintans
Ana Quintans, soprano Nuno Côrte-Real, direção musical
Ensemble Darcos José Pereira, Violino I César Nogueira, Violino II Reyes Gallardo, Viola Marco Pereira, Violoncelo Duncan Fox, Contrabaixo Marina Camponês, Flauta Nuno Pinto, Clarinete Carolina Coimbra, Harpa Helder Marques, Piano Marco Fernandes, Percussão I Tomás Moital, Percussão II
Programa
Maurice Ravel (1875-1937) - Introdução e Allegro (septeto com harpa)
John Dowland (1563-1626) / Nuno Côrte-Real (n.1971) - Time Stands Still I. Mr. Sérgio Azevedo's Prelude II. "Come again! sweet Love doth now invite" III. Mr. António Pinho Vargas Pavan IV. "Flow, my tears" V. Mr. Artur Ribeiro's Air VI. "Awake, sweet love" VII. Mr. Mats Lidstrom his Fantasia VIII. "I saw my lady weep" IX. Sir Christopher Bochmann his atonal transition X. "Shall I sue" XI. Mr. Eurico Carrapatoso's Fugue XII. "Weep you no more, sad fountains" XIII. Lady Maria João's Improvisation XIV. "Time stands still" XV. "I Know not what tomorrow will bring" (Fernando Pessoa's last written words on the day of his death)
Numa alusão às Lachrimae or Seven Tears de John Dowland, Time Stands Still é uma revisitação pelo compositor Nuno Côrte-Real, da obra do compositor inglês, contemporâneo de Shakespeare. Com uma linguagem e instrumentação modernas que sem nos afastar do século XXI nos levam também ao século XVII e à sua melancolia, Côrte-Real cria um contraste entre as luth songs originais de Dowland que parecem ter sido feitas para a voz de Ana Quintans (não fossem os quatro séculos de distância) e peças instrumentais dedicadas a compositores e intérpretes caros ao compositor português, dentro de géneros musicais barrocos revisitados, como a pavana ou a fuga. O programa é completado por uma Introdução de Maurice Ravel, escrita a pedido da Casa Érard, fabricante da recém-criada harpa cromática, com o intuito de mostrar as potencialidades do instrumento.
Transmissão direta Apresentação: Pedro Ramos Produção: Anabela Luís
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 7318 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 50 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Agenda Sab Out 24 2020, 13:55
Margarita Höhenrieder e Julius Berger | 27 Outubro | 19h00Transmissão Antena 2
Margarita Höhenrieder, piano Julius Berger, violoncelo
Programa
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
- Sete Variações sobre "Bei Männern, welche Liebe fühlen" da ópera de Mozart Die Zauberflöte (A Flauta Mágica) em Mi bemol Maior WoO 46 9:22
- Sonata nº 2, em Sol Menor, op. 5 nº 2 I. Adagio sostenuto ed expressivo 4:15 II. Allegro molto più tosto presto 12:30 III. Rondo. Allegro 8:39
- Sonata nº 5, em Ré Maior, op. 102 nº 2 I. Allegro con brio 5:56 II. Adagio con molto sentimento d’affetto 7:22 III. Allegro - Allegro fugato 4:15
Ludwig van Beethoven, cujo 250.º aniversário foi celebrado este ano no mundo da música clássica, foi um visionário e o seu nome ultrapassa fronteiras. Com as suas obras musicais para piano e violoncelo, estabeleceu não apenas um género de música como também chamou a atenção para as qualidades tonais do instrumento de cordas que, posteriormente, ficou cada vez mais estabelecido como instrumento a solo. As suas obras para piano e violoncelo acompanharam-no ao longo de quase toda a sua vida musical – permitindo assim um entendimento profundo no que diz respeito à sua evolução musical e humana. No decorrer das comemorações em honra de Beethoven, Margarita Höhenrieder e Julius Berger juntaram-se ao coro de celebrações, reproduzindo todas as suas obras originais de piano e violoncelo no disco Beethoven: Complete Works for Piano & Cello (2020, Solo Musica). Estas obras ficaram entregues às melhores mãos: juntando duas personalidades de renome mundial, multipremiadas, que têm vindo a moldar como poucos outros o património musico-cultural – tanto como intérpretes como pedagogos. Para ambos, Beethoven é uma divindade musical, tendo dedicado grande parte das suas vidas ao estudo das suas obras: «Trilhamos um caminho íngreme para nos aproximarmos de Beethoven. O cume deste trilho é visível, mas inalcançável. É por isso que retomamos essa caminhada, uma caminhada interminável.» No CCB, Margarita Höhenrieder e Julius Berger vão, assim, celebrar Beethoven com algumas das suas mais importantes obras para piano e violoncelo.
Margarita Höhenrieder | Destacada pianista de Munique, é muito respeitada entre os especialistas. Foi convidada a atuar como solista pelos maestros Kirill Petrenko, Claudio Abbado, Riccardo Chailly, James Levine, Fabio Luisi, Lorin Maazel, bem como por orquestras conceituadas como a Orquestra Sinfónica da Rádio Bavária, a Orquestra Filarmónica de Munique, o Staatskapelle de Dresden, a Gewandhaus Orchestra de Leipzig, a Mozarteum Orchestra de Salzburg, a Mahler Chamber Orchestra e a NewYork Philharmonic. Tocar piano tem sido para ela e desde a infância uma segunda natureza. Fascinada pelo modo como a sua mãe tocava quando era criança, começou a ter aulas com a reconhecida professora de piano Anna Stadler em Munique aos cinco anos de idade. Participou na sua primeira competição aos sete anos de idade e ganhou o primeiro prémio no concurso nacional "Jugendmusiziert" quando tinha dez anos. Margarita Höhenrieder deu o seu primeiro recital de piano no ano seguinte e fez a sua primeira gravação aos treze. Nos anos seguintes, ela recebeu vários prémios em competições internacionais. Em 1981 venceu o prestigiado Concurso Busoni em Bolzano, juntando-se a pianistas como Martha Argerich e Jörg Demus, levando-a aos principais centros musicais do mundo, incluindo Berlim, Munique, Paris, Roma, Salzburgo, Cidade do México e Nova York. Apresentou-se em vários festivais de música e gravou vários álbuns. Em 1984, estreia-se no Carnegie Hall em Nova York, com muito sucesso. Depois de estudar com Ludwig Hoffmann no Munich College of Music, Margarita Höhenrieder recebeu uma bolsa para estudar nos EUA pelo Deutsche Studienstiftung e o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst - um programa de intercâmbio), e estudou com Leon Fleisher em Baltimore durante dois anos. Do seu repertório faz parte também a música contemporânea, com obras de Harald Genzmer, Ulrich Stranz e Wilhelm Killmayer. Estreou o Concerto para piano, trompete e cordas que Genzmer lhe dedicou e gravando-o em CD. O compositor também lhe dedicou sua última grande obra, uma fantasia de despedida intitulada "Like A Dream At The Rim Of Infinity", que interpretou em estreia em Roma no ano de 2009, com o flautista solo Emmanuel Pahud da Filarmónica de Berlim. Além de Mozart e Beethoven, o romantismo é a maior paixão de Margarita. O seu fascínio pela inspiração mútua de Clara e Robert Schumann, ambos artistas e casal, fez com que publicasse os seus dois concertos para piano enum CD com a chancela da BMG/RCA. Margarita Höhenrieder também deve alguma inspiração musical essencial à sua amizade e cooperação com Alfred Brendel. Em setembro de 2014, Margarita Höhenrieder juntou-se ao seu antigo professor Leon Fleisher; este como maestro e a pianista como solista do Concerto para Piano nº 2 de Beethoven. Depois deste sucesso, juntam-se de novo para o Concerto para Piano nº 3 de Beethoven em outubro de 2015 no Bad Kissingen. Nos anos seguintes, todos os concertos para piano de Beethoven foram interpretados e gravados em locais excepcionais.
Julius Berger | Nasceu em 1954, em Augsburg, na Baviera, Alemanha. Estudou na Musikhochschule de Munique, com Walter Reichardt e Fritz Kiskalt. Posteriormente, estudou no Mozarteum de Salzburg, na Áustria, com Antonio Janigro (de quem se tornou assistente de 1979 a 1982) e na Universidade de Cincinnati, EUA, com Zara Nelsova e por ocasião de um mestrado com Mstislav Rostropovich. Com 28 anos Julius Berger foi nomeado para a Musikhochschule Wuerzburg e foi um dos mais jovens Professores da Alemanha. Começando em Wuerzburg, depois em Saarbruecken e Mainz, e desde 2000 em Augsburg, empenhou-se em promover novos talentos na sua área. Desde 1992, dirige uma classe na academia internacional de verão no Mozarteum Salzburg. Julius Berger dedica grande parte dos concertos e gravações internacionais à redescoberta das obras completas de Luigi Boccherini, à performance e edição em CD das obras para violoncelo e pianoforte de Paul Hindemith, a obras de Ernst Bloch, Max Bruch, Richard Strauss, Robert Schumann e Edward Elgar. É conhecido pelo seu grande comprometimento com composições contemporâneas. Publicou CD's notáveis, mundialmente reconhecidos, com obras de John Cage, Toshio Hosokawa e Sofia Gubaidulina. Colaborou com tournés e apresentaçóes com Leonard Bernstein, Eugen Jochum, Gidon Kremer, Paul Roczek, Margarita Hoehenrieder, Siegfried Mauser, Jörg Demus , Norman Shetler, Pierre-Laurent Aimard, Stefan Hussong, Olivier Messiaen, Sofia Gubaidulina, Wolfgang Rihm, Pi-hsien Chen e Kristian Nyquist . Além disso, Julius Berger trabalha como diretor de arte no "International Instrumental Competition Markneukirchen" e no "Asiago-Festival" na Itália. Presidiu na competição internacional Leopold Mozart em Augsburg. No "Studienstiftung des Deutschen Volkes", Berger tornou-se tutor de excelência há vários anos. É também membro da comissão permanente de seleção musical. Como jurado por alguns anos, Julius Berger esteve em competições em Salzburg (Mozart), Kronberg (Casals), Markneukirchen, Munique, Varsóvia e muitas outras. Desde 1989, é membro do corpo docente musical da Fundação Guardini em Berlim, e foi eleito membro do comité central dos católicos alemães, desde 1997. Em 2009, foi nomeado membro titular da Academia de Ciências e Letras de Mainz. É docente na Leopold-Mozart-Zentrum der Universität Augsburg e na Universidade de Ciências Aplicadas de Kalaidos, na Suíça. Julius Berger toca num precioso instrumento Old Italien de 1723, de Giovanni Battista Rogeri.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Seg Nov 16 2020, 10:53
«Textures & lines», revela contemplativo panorama ambiental sonoro, gerado por percussão e piano, manipulado electronicamente. Editado em Março, Drumming GP, Joana Gama, Luís Fernandes & Pedro Maia, apresentam este álbum no Grande Auditório da Culturgest (Lisboa), dia 19, 19h00.
Ghost4u Membro AAP
Mensagens : 7218 Data de inscrição : 13/07/2010 Localização : Ilhéu Chão
Assunto: Re: Agenda Ter Jan 05 2021, 12:31
«Canções do pós-guerra», retrata batalhas, por vezes espirituais, travadas no nosso íntimo. Tratando-se do álbum mais novo de Samuel Úria, no dia 9, 19h00, será apresentado ao público no Teatro Virgínia, em Torres Novas.