Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalPublicaçõesRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Amplificadores DIY

Ir em baixo 
AutorMensagem
jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 10:46

Saudações a todos os foristas,

Tenho andado com vontade de construir um amplificador.

Para ja, os modelos que me tem suscitado mais interesse são os gainclone e quad 405 clone (para class AB) assim como os Pass F5 (com as variantes Turbo) e Amp Camp (para class A).

Querias saber se algum dos foristas tem experiência neste tipo de aventuras?

Caso considerem que existe mais modelos que o custo beneficio seja mais vantajoso estou completamente aberto a sugestões.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 13:05

Gosto da ideia de "construir" um amplificador.

Coloca por favor os links onde irás eventualmente comprar o kit.

Wink

Já pensei em adquirir um Kit, mas de um amplificador a valvulas. Mas os preços não eram propriamente simpáticos.

jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 13:14

Um dos kit completo class A que me pareceu bem e este

http://diyaudiostore.com/collections/kits/products/amp-camp-amp-kit

Para kit class AB, sem enclosure e PSU existem os seguintes que tambem me parecem bem
http://chipamp.com/product/non-inverting-lm3886-stereo-amplifier-kit/
http://www.audiosector.com/lm3875.shtml

Depois tens o ebay onde se pode encontrar a pcb do pass f5, kits do quad 405 e do gainclone (tanto com o LM3886 como com o LM3875)

Espero ter conseguido ajudar.

jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 13:25

Um dos mais populares e que se encontra bastante informação e mesmo o gainclone.

Pela pesquisa que fiz, o que gostava de ter é:
transformador -> rectifier bridge -> condensadores snubberized -> amplificador -> soft start para as colunas

O problema e que a quantidade de informação e imensa sendo que para cada uma das peças ha uma infinidade de possibilidades. Para mim e isso k tem sido difícil.
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 14:05

E o kit da chipamp não é nada caro.

Parece-me ser um bom ponto de partida.

Li pouco sobre ele, mas parece que é possível incluir na construção, um seletor de fonte. Smile

jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 14:39

A questão do kit da chipamp e que so traz o amplificador e Snubberized Power Supply.
Depois disso tens de comprar uma caixa, um rectificador em ponte e conectores serão sempre mais 100€

Por pouco mais consegue-se o Amp Camp que tem a vantagem de ser dual mono (monoblocos) e class A. Como desvantagem tem estarmos limitados a 20W a 8ohms
Hallscool
Membro AAP
Hallscool

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Mar 29 2016, 17:00

jpfelgueiras escreveu:
A questão do kit da chipamp e que so traz o amplificador e Snubberized Power Supply.
Depois disso tens de comprar  uma caixa, um rectificador em ponte e conectores serão sempre mais 100€

Por pouco mais consegue-se o Amp Camp que tem a vantagem de ser dual mono (monoblocos) e class A. Como desvantagem tem estarmos limitados a 20W a 8ohms

20w class A! Wink
Antero Pereira
Membro AAP

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyDom Abr 03 2016, 00:06

boa noite jpfelgueiras quando ouvir um F5 nao vai querer outra coisa, se estiver interessado em ouvir pode passar por cá

abraço
jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyDom Abr 03 2016, 00:58

Podes-me dizer por +/- quanto e que ficou a tua build do F5?

É que pelo que li menos de 500€ e difícil?

É ja agora, mete ai umas imagens Smile
Stereo
Membro AAP
Stereo

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyDom Abr 03 2016, 23:06

Aleph A5 mono-blocos. Do melhor! Amplificadores DIY 22692
Antero Pereira
Membro AAP

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 00:19

jpfelgueiras escreveu:

eu consegui fazer +-300€ mas com muito aproveitamento de material e fazendo tudo por mim.

as foto estao noutro forum eu mando pm
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 00:32

Antero Pereira escreveu:
jpfelgueiras escreveu:

eu consegui fazer +-300€ mas com muito aproveitamento de material e fazendo tudo por mim.

as foto estao noutro forum eu mando pm

Boa noite,
Posso pedir se não houvesse incomodo, claro, o link da página do fórum em que estão as fotos sem que seja preciso ser por P.M.?
2cclzes
jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 01:08

Muito obrigado Antero Pereira, ajudas-me a decidir. A tua construção parece-me muito interessante.

Para não estar a construir um amplificador hoje o no dia seguinte ficar a pensar que por uma diferença pequena podia fazer um melhor, vou mesmo para o afamado F5.

Quanto aos transformadores, estava a pensasr mandar vir daqui http://sklep.toroidy.pl/. Alguem tem referencias?
Pelo o que li, o recomendado é 2x18V com 600VA ( ou 18v 300VA para monoblocos). Podem-me confirmar se e mesmo assim?

Quanto a caixas e que e mais difícil, as que encontro no ebay a preços agradáveis são no máximo de 210mm. O me obrigaria a comprar 2 e ou separar a fonte ou fazer mono blocos.
Existe alguma referencia de caixas?

Stereo
Membro AAP
Stereo

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 21:11

Eu optei por mono-blocos, como disse. Claro que o investimento é maior, mas isso já é uma questão de exigência pessoal.
Optei por dois transformadores de 500VA. http://www.amplimo.nl/en/products/toroidal-transformers/
Caixas, comprei umas de Itália, que eram vendidas também em França... mas agora existem ofertas muito interessantes na net, e claro, vindo da grande fábrica... O dissipador é muito importante. As minhas são com dissipadores de 300x160x40mm. Isto, claro, duas caixas, igual a 4 dissipadores.
A fonte de alimentação também é muito importante! Tanto o tipo como a qualidade dos componentes. Eu segui o conselho do Nelson Pass... e além de uns bons condensadores... umas boas bobines. Uso destas, que ele aconselhou. http://www.erseaudio.com/Products/SuperQCoils
Força! Amplificadores DIY 22692
jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 22:09

Podes-me indicar essas referencias das caixas?

Quanto aos transformadores, acho que vou começar por uns baratos e depois, um dia actualizo-os para uns melhores.

É pena não haver um kit, com as peças todas e possibilidade de escolher componentes melhores. Isso era o ideal para mim.

No caso do gain clone encontra-se informação muito mais organizada.
Antero Pereira
Membro AAP

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 22:23

para fazer uns bons dissipadores pode sempre optar tambem em diy, assim faz a medida que quiser. http://sound.westhost.com/articles/diy-heatsink.htm#s6

depois é só as "chapas" a volta e ta a caixa feita e baratinha
jpfelgueiras
Membro AAP
jpfelgueiras

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptySeg Abr 04 2016, 23:03

Parece-me uma excelente ideia, vou pedir uns orçamentos para ver por quanto fica.
Stereo
Membro AAP
Stereo

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY EmptyTer Abr 05 2016, 21:29

A primeira coisa que devemos ter aqui é paciência... e por isso, o melhor é ir estudando a matéria, para ser o mais assertivo possível. Por isso, comprar transformadores mais baratos para depois comprar melhores, não é aconselhável por duas razões: porque se vai ter uma experiência que não será a melhor e porque se vai acabar por gastar mais do que se devia. Por isso, o aconselhável é ir procurando qual pode ser a melhor opção, por exemplo, dos condensadores da fonte de alimentação, assim como do circuito de áudio... ir procurando projectar o melhor possível toda a montagem... Mas isto é apenas um conselho. Aliás as caixas até podem ser inventadas com um desenho próprio... E dissipadores é coisa que pode ser também adaptado...
A caixa em causa é esta (duas, claro). http://www.audiophonics.fr/en/boitiers-19-avec-radiateurs-4u/hifi-2000-4u-heatsink-chassis-300mm-4mm-front-black-p-876.html
Hoje talvez optasse por criar uma caixa especial, usando dissipadores que se adequassem. Por exemplo, ainda pensei optar por um dissipador maior, mas achei desnecessário... este género, que é composto por dois juntos... http://www.audiophonics.fr/en/boitiers-19-avec-radiateurs-4u/hifi-2000-4u-heatsink-chassis-400mm-4mm-front-black-p-877.html
No entanto, pode ser comprado no fabricante. É ver todas as possibilidades no próprio site. http://www.hifi2000.it/default.asp?Langid=1
Eu só mandei vir o que realmente me interessou. não mandei vir caixas completas. No caso das caixas para o próximo, que é o A30, o material nem veio pintado. Depois decido tudo... para já não tenho disponibilidade, apesar de ter o material todo (ou quase... porque há ainda um ou outro pormenor que não decidi), porque isto exige espaço e tempo.
Boa sorte! Amplificadores DIY 22692
Conteúdo patrocinado

Amplificadores DIY Empty
MensagemAssunto: Re: Amplificadores DIY   Amplificadores DIY Empty

Amplificadores DIY
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: