Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300

Ir para baixo 
+3
Milton
PedroGV
Fpaz
7 participantes
AutorMensagem
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 00:48

Viva,

Há já algum tempo que "espiono" este forum, onde já aprendi muita coisa e já li muitas dicas importantes.

Cumprimentos a todos, portanto, e parabéns pela saúde da comunidade.

Gostava de colocar uma dúvida relativamente à afinação das células Goldring, nomeadamente no que toca ao VTA.

Uso um Thorens Td-166 modificado com um Rega Rb-300 e uma célula Goldring - originalmente uma 1012gx, fiz o upgrade com uma agulha 1042 (já agora, ando à procura de uma célula sem agulha para alojar a agulha 1012gx). Passadas umas dezenas de discos, sinto uma melhoria substancial mas, como bom viciado, sinto que ainda há mais por "espremer".

Pelo que tenho lido, a regulação do VTA nestas células é muito importante (i.e. mais do que o normal), mas a única forma que encontrei de o fazer tem sido empilhando tapetes - um de 3mm de cortiça/borracha na base e um de feltro de 3mm por cima desse. Um LP de 180g cabe à justa no spindle Razz

Ja percebi que o som melhora, na medida em que equilibrou e ganhou extensão nos graves e suavidade nos agudos mais altos, mas suspeito que há formas melhores de fazer isto...

Sugestões?

Desde já muito obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 01:39

Boas

Podes colocar um espaçiador entre a célula e a headshell. Os mais comuns são de 1 ou 2 mm, mas podem se colocar dois e consegues 3mm ou mais.
Estes "spacers" normalmente são de um material tipo plastico ou de aluminio.

No ebay encontram se.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 01:55

PedroGV escreveu:
Boas

Podes colocar um espaçiador entre a célula e a headshell. Os mais comuns são de 1 ou 2 mm, mas podem se colocar dois e consegues 3mm ou mais.
Estes "spacers" normalmente são de um material tipo plastico ou de aluminio.

No ebay encontram se.

Cumprimentos

Olá

Os spacers que vejo são para colocar na base do braço. Eu já tenho uma rosca de regulação de VTA (não é Michel, mas é do género), mas isso só me permite elevar a base, que creio que é o oposto do que se pretende... ou estou a ver mal a coisa?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 09:29

Este tipo de espaçadores não nada complicados de fazer:

http://www.ebay.co.uk/itm/SME-Cartridge-Ebony-Headshell-Damper-Mpingo-Spacer-African-blackwood-clubWOOD-/191509657442?hash=item2c96dd7762Ⓜm26EaZugUR1jVKnAM3eiK7w

Depois podes comprar uma bolha de nivel destas :
http://www.ebay.co.uk/itm/Linn-Akito-tonearm-spirit-level-set-up-VTA-/121873417392?hash=item1c6038c4b0:g:ewwAAOSw3KFWewgg


E quando puderes passa na zona das apresentações e faz a tua para que te possamos dar as boas vindas no lugar proprio.
Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 22692
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 10:06

Fpaz escreveu:


Os spacers que vejo são para colocar na base do braço. Eu já tenho uma rosca de regulação de VTA (não é Michel, mas é do género), mas isso só me permite elevar a base, que creio que é o oposto do que se pretende... ou estou a ver mal a coisa?

Obrigado!
Mas então para q precisas dos tapetes e dos espaçadores nas células?
É na regulação do braço q deves fazer isso, quando estás a baixar ou a levantar o braço estás a alterar o VTA da célula
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 10:19

Entendo que o problema é que tens que elevar o extremo do braço(não a base no pvot) para que fique paraleo ao disco. Certo?

Se pões espaçiadores na base do braço estas a elevar a base que é contrario do que pretendes.

Se for assim os espaçiadores sãos que referiu Milton, e colocas entre a célula e a headshell ate que com a bolha vejas que está paralelo.

Se entendí bem e isso.

Cumprimentos,

Ir para o topo Ir para baixo
Patolas
Membro AAP
Patolas


Mensagens : 180
Data de inscrição : 14/05/2015
Idade : 38
Localização : Quinta do Conde

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 10:43

Com a rosca que tens para o ajuste não consegues baixar o braço em relação ao prato, pelo que percebi era esse o efeito pretendido
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 14:12

PedroGV escreveu:
Entendo que o problema é que tens que elevar o extremo do braço(não a base no pvot)  para que fique paraleo ao disco. Certo?

Se pões espaçiadores na base do braço estas a elevar a base que é contrario do que pretendes.

Se for assim os espaçiadores sãos que referiu Milton, e colocas entre a célula e a headshell ate que com a bolha vejas que está paralelo.

Se entendí bem e isso.

Cumprimentos,



Precisamente. A rosca que tenho só me permite elevar a base/pivot e o que preciso (segundo o que tenho lido acerca das células Goldring) é baixar a base/o pivot em relação ao prato.

Pelo visto com as Goldring o braço não deve ficar paralelo ao prato, mas com uma inclinação "negativa" (i.e. na direcção do pivot).

O tipo de espaçador sugerido pelo Mílton parece ser mesmo o que preciso (se bem que preferia não ter que pagar por um de madeira exótica Wink ). O nível de bolha também vai certamente ajudar.

Só por acaso, alguém tem espaçadores desses a mais para vender? E, já agora, uma célula Goldring sem agulha?

Mais logo vou passar pela área de apresentações - obrigado também por lembrares, Milton.

Obrigado a todos pela disponibilidade/sugestões. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 14:28

O caminho também me parece ser, baixar o braço ou subir o prato.

Baixar o braço, sem dúvida tens de explorar essa hipótese.

Em relação ao prato, se adoptares o kit do Joel com espelho, o prato subirá cerca de 2mm, por acção do espelho que ficará no fundo, por experiência própria no meu TD145. Um search em "Kit do Joel" aqui no AAP e encontras bastante informação.

A última coisa que faria nesse caso era instalar espaçadores entre a shell e a cabeça.

Bom trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 14:37

Fpaz escreveu:

Precisamente. A rosca que tenho só me permite elevar a base/pivot e o que preciso (segundo o que tenho lido acerca das células Goldring) é baixar a base/o pivot em relação ao prato.

Pelo visto com as Goldring o braço não deve ficar paralelo ao prato, mas com uma inclinação "negativa" (i.e. na direcção do pivot).

O tipo de espaçador sugerido pelo Mílton parece ser mesmo o que preciso (se bem que preferia não ter que pagar por um de madeira exótica Wink ). O nível de bolha também vai certamente ajudar.

Mas com a base do braço no seu ponto mais baixo não consegues obter essa inclinação ??
Como eu disse, um espaçador faz-se facilmente e até com diferentes materiais desde o plastico ao aluminio ou madeira.
O nivel de bolha apenas serve para assegurar o paralelismo da shell/celula com o disco. E se calhar não é isso que pretendes.

O VTA certo é o que os teus ouvidos assim ditarem e não aquilo que os teus olhos leêm nas reviews...
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 15:44

Milton escreveu:

Mas com a base do braço no seu ponto mais baixo não consegues obter essa inclinação ??
Como eu disse, um espaçador faz-se facilmente e até com diferentes materiais desde o plastico ao aluminio ou madeira.
O nivel de bolha apenas serve para assegurar o paralelismo da shell/celula com o disco. E se calhar não é isso que pretendes.

O VTA certo é o que os teus ouvidos assim ditarem e não aquilo que os teus olhos leêm nas reviews...

Não, com a base do braço na posição mais baixa o braço fica paralelo ao prato.

Concordo que cada um tem um par de ouvidos diferente Wink - mas o facto é que soa-me melhor assim. Conseguindo uma forma de regular o VTA com maior precisão (i.e. maior do que acrescentando tapetes) estou certo de que vou aproveitar melhor a GR1042.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 15:46

FBatista escreveu:
O caminho também me parece ser, baixar o braço ou subir o prato.

Baixar o braço, sem dúvida tens de explorar essa hipótese.

Em relação ao prato, se adoptares o kit do Joel com espelho, o prato subirá cerca de 2mm, por acção do espelho que ficará no fundo, por experiência própria no meu TD145. Um search em "Kit do Joel" aqui no AAP e encontras bastante informação.

A última coisa que faria nesse caso era instalar espaçadores entre a shell e a cabeça.

Bom trabalho

hm... tenho que estudar outra vez essa possibilidade. Quando li sobre isso pela primeira vez fiquei com a impressão que a instalação do espelho era difícil.

Obrigado pela dica!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 15:54

Um mat um pouco mais espesso trata do assunto.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 16:00

António José da Silva escreveu:
Um mat um pouco mais espesso trata do assunto.


Hehe! Já vou nos 6mm (2 mats de 3mm) - com um LP de 180 já não sobra nada do spindle à vista. Gostava de ficar com uns 3 ou 4mm de folga (para aplicar um peso ou um clamp, por exemplo...)

Mas obrigado pela sugestão!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 16:16

Fpaz escreveu:
António José da Silva escreveu:
Um mat um pouco mais espesso trata do assunto.


Hehe! Já vou nos 6mm (2 mats de 3mm) - com um LP de 180 já não sobra nada do spindle à vista. Gostava de ficar com uns 3 ou 4mm de folga (para aplicar um peso ou um clamp, por exemplo...)

Mas obrigado pela sugestão!


Bom, então algo de estranho se passa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 16:21

António José da Silva escreveu:
Bom, então algo de estranho se passa.

Já me ocorreu baixar mais a suspensão do lado do braço, mas isso provavelmente traria outros problemas piores...

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 16:25

Fpaz escreveu:
António José da Silva escreveu:
Bom, então algo de estranho se passa.

Já me ocorreu baixar mais a suspensão do lado do braço, mas isso provavelmente traria outros problemas piores...



Isso não resolve porque o braço também é afectado pela suspensão. Sobe e desce tudo em conjunto.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 17:16

Fpaz escreveu:
FBatista escreveu:
O caminho também me parece ser, baixar o braço ou subir o prato.

Baixar o braço, sem dúvida tens de explorar essa hipótese.

Em relação ao prato, se adoptares o kit do Joel com espelho, o prato subirá cerca de 2mm, por acção do espelho que ficará no fundo, por experiência própria no meu TD145. Um search em "Kit do Joel" aqui no AAP e encontras bastante informação.

A última coisa que faria nesse caso era instalar espaçadores entre a shell e a cabeça.

Bom trabalho

hm... tenho que estudar outra vez essa possibilidade. Quando li sobre isso pela primeira vez fiquei com a impressão que a instalação do espelho era difícil.

Obrigado pela dica!

A instalação do espelho é bastante fácil : basta lavar o interior da chumaceira, secar, deixar cair o espelho e só então lubrificar com o fluído fornecido no Kit do Joel (espelho e uma série de óleos). Antes de lubrificar, convém só endireitar o espelho com a ajuda de, por exemplo, uma palhinha de bebidas, nova. O objectivo é colocar o espelho na horizontal. Na prática o fundo da chumaceira deixará de ser concâvo, como a ponta do veio do prato, para ser plano, reduzindo a superfície de contacto do fundo a um ponto de área reduzida, obtendo assim menos atrito. Devido a isto, o veio e todo o prato irá subir os tais 2 ou mm que referi.

O "spindle à vista" dos 145/160/166 é bastante curto, mas 2 tapetes não é mesmo solução.
Estou à vontade para falar disto, porque tenho uma base muito parecida com a tua, o veio, o prato, sub-prato e a cabeça do meu 145 é uma Goldring  - só que a 1012GX.

Diferenças portanto no braço : eu mantenho ainda o braço de origem TP-16 que como podes saber, permite afinação da altura do pivot.


Última edição por FBatista em Ter Fev 02 2016, 17:29, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 17:28

Fpaz escreveu:

Precisamente. A rosca que tenho só me permite elevar a base/pivot e o que preciso (segundo o que tenho lido acerca das células Goldring) é baixar a base/o pivot em relação ao prato.

Pelo visto com as Goldring o braço não deve ficar paralelo ao prato, mas com uma inclinação "negativa" (i.e. na direcção do pivot).

Ignora essa regra do paralelismo do braço ao prato. Isso não tem relevância tendo em conta o valor de VTF que essa cabeça exije.
O que importa é o VTA. E consegues optimizar a tonalidade que referes nos teus posts olhando exclusivamente ao VTA e não te importando mínimamente com o paralelismo do braço ao prato.

Se tivesses o braço original, poderias utilizar isso como ajuda para chegar à afinação final. Ou seja nem mesmo com o braço original isso tem especial relevância.

Penso que há espaçadores específicos de pivot para esse braço, no caso retirando o espaçador que lá estiver (entre o pivot e a armboard) por um mais baixo, mantendo a porca que referes. Mais vale um espaçador mais baixo e afinar a altura do braço com a porca do que o contrário, não ter margem para descer o braço.
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 17:34

FBatista escreveu:
A instalação do espelho é bastante fácil : basta lavar o interior da chumaceira, secar, deixar cair o espelho e só então lubrificar com o fluído fornecido no Kit do Joel (espelho e uma série de óleos). Antes de lubrificar, convém só endireitar o espelho com a ajuda de, por exemplo, uma palhinha de bebidas, nova. O objectivo é colocar o espelho na horizontal. Na prática o fundo da chumaceira deixará de ser concâvo, como a ponta do veio do prato, para ser plano, reduzindo a superfície de contacto do fundo a um ponto de área reduzida, obtendo assim menos atrito. Devido a isto, o veio e todo o prato irá subir os tais 2 ou mm que referi.

O "spindle à vista" dos 145/160/166 é bastante curto, mas 2 tapetes não é mesmo solução.
Estou à vontade para falar disto, porque tenho uma base muito parecida com a tua, o veio, o prato, sub-prato e a cabeça do meu 145 é uma Goldring  - só que a 1012GX.

Diferenças portanto no braço : eu mantenho ainda o braço de origem TP-16 que como podes saber, permite afinação da altura do pivot.


Isso são muito boas notícias Wink

E a extracção do fundo actual da chumaceira também é assim fácil?

Já agora, aproveitava para perguntar se também optaste por uma regulação do VTA "negativa", como eu estou a tentar.

Logo que possa tiro fotos e publico.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 17:37

FBatista escreveu:
Penso que há espaçadores específicos de pivot para esse braço, no caso retirando o espaçador que lá estiver (entre o pivot e a armboard) por um mais baixo, mantendo a porca que referes. Mais vale um espaçador mais baixo e afinar a altura do braço com a porca do que o contrário, não ter margem para descer o braço.

Hm... Pois. Isso também faz todo o sentido...

Talvez tenha a fixação original (sem afinação) do Rb-300 para aqui em algum lado.

Obrigado! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 17:50

Fpaz escreveu:
FBatista escreveu:
A instalação do espelho é bastante fácil : basta lavar o interior da chumaceira, secar, deixar cair o espelho e só então lubrificar com o fluído fornecido no Kit do Joel (espelho e uma série de óleos). Antes de lubrificar, convém só endireitar o espelho com a ajuda de, por exemplo, uma palhinha de bebidas, nova. O objectivo é colocar o espelho na horizontal. Na prática o fundo da chumaceira deixará de ser concâvo, como a ponta do veio do prato, para ser plano, reduzindo a superfície de contacto do fundo a um ponto de área reduzida, obtendo assim menos atrito. Devido a isto, o veio e todo o prato irá subir os tais 2 ou mm que referi.

O "spindle à vista" dos 145/160/166 é bastante curto, mas 2 tapetes não é mesmo solução.
Estou à vontade para falar disto, porque tenho uma base muito parecida com a tua, o veio, o prato, sub-prato e a cabeça do meu 145 é uma Goldring  - só que a 1012GX.

Diferenças portanto no braço : eu mantenho ainda o braço de origem TP-16 que como podes saber, permite afinação da altura do pivot.


Isso são muito boas notícias Wink

E a extracção do fundo actual da chumaceira também é assim fácil?

Já agora, aproveitava para perguntar se também optaste por uma regulação do VTA "negativa", como eu estou a tentar.

Logo que possa tiro fotos e publico.

Obrigado!

O fundo actual ou em estado original, é isento de quaisquer materiais. Tem apenas o que resta da lubrificação. Se não tiver sido lubrificado desde que saiu de fábrica, estará seco.

O termo de "VTA negativo" é para mim confuso. Não percebo o que queres dizer com "negativo". Ele é sempre positivo sendo mais ou menos acentuado conforme, por exemplo o descritivo abaixo - onde diz "Vertical Tracking Angle" :

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 2Q==

Aquele é o ângulo VTA!

No meu caso, refiro que o VTA no meu TD145 é baixo. Não tendo forma de te dizer exactamente o valor, refiro apenas que o suporte da stylus (semelhante a uma barriga ou a um carter de motor) fica bastante próximo do disco.
Não quer dizer que esteja infimamente ajustado e que seja o ponto exacto para uma sonoridade para mim correcta.
Quer dizer apenas que foi assim que o deixei desde a última vez que afinei a cabeça.
É uma afinação que não é nada fácil executar.
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 18:15

FBatista escreveu:


O fundo actual ou em estado original, é isento de quaisquer materiais. Tem apenas o que resta da lubrificação. Se não tiver sido lubrificado desde que saiu de fábrica, estará seco.

O termo de "VTA negativo" é para mim confuso. Não percebo o que queres dizer com "negativo". Ele é sempre positivo sendo mais ou menos acentuado conforme, por exemplo o descritivo abaixo - onde diz "Vertical Tracking Angle" :

Aquele é o ângulo VTA!

No meu caso, refiro que o VTA no meu TD145 é baixo. Não tendo forma de te dizer exactamente o valor, refiro apenas que o suporte da stylus (semelhante a uma barriga ou a um carter de motor) fica bastante próximo do disco.
Não quer dizer que esteja infimamente ajustado e que seja o ponto exacto para uma sonoridade para mim correcta.
Quer dizer apenas que foi assim que o deixei desde a última vez que afinei a cabeça.
É uma afinação que não é nada fácil executar.

Exacto. O que constato (depois de experimentar seguindo pistas/comentários de outros utilizadores de Goldring 10XX) é que com o VTA ligeiramente "negativo", ou seja, com a extremidade do braço oposta à headshell abaixo do ponto 0 (portanto, subindo na direcção da base para a extremidade), o som da célula é mais equilibrado em termos de frequências (VTA "positvo" = mais frequências altas e menos médios graves/graves, VTA "negativo"= menos frequências altas e mais médios graves/graves).

É de facto uma afinação difícil (para mim muito difícil porque tenho pouca experiência), e ando à procura do ponto de compromisso entre VTA "positivo" e "negativo" (que no meu caso não é no ponto 0).

Daí o meu interesse em encontrar forma de fazer ajustes finos ao VTA. Subir é fácil... Wink

Ah, o meu "carter" está a uns 3mm da superfície do disco, mesmo com os dois tapetes.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 18:22

O espelho do Joel, não só melhora a performance do gira, como realmente eleva um pouco mais o prato, não é muito (não mais do que um milímetro), mas é melhor que nada.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 18:23

Só não me lembro se dá para esse prato, mas posso perguntar ao Joel. Sei que existe um ou outro modelo que não podem receber o espelho dele.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 18:33

António José da Silva escreveu:
Só não me lembro se dá para esse prato, mas posso perguntar ao Joel. Sei que existe um ou outro modelo que não podem receber o espelho dele.

Fico muito interessado no espelho, se servir no meu TD166 Mk2.

Já comprei um conjunto de limpeza/lubrificação do Joel através do Ebay. É a melhor forma de o contactar?

Obrigado,
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 18:41

Eu vou-lhe enviar um email.
Ainda por cima, para além de melhorar a performance do gira, tem a vantagem de não ser caro. Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:07

António José da Silva escreveu:
Eu vou-lhe enviar um email.
Ainda por cima, para além de melhorar a performance do gira, tem a vantagem de não ser caro.  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368

Fantástico! Wink

Muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:08

Já temos resposta.

Sim, esse Thorens pode receber o espelho, e o dito, mais 15ml de óleo e os portes fica em 13 euros.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:12

António José da Silva escreveu:
Já temos resposta.

Sim, esse Thorens pode receber o espelho, e o dito, mais 15ml de óleo e os portes fica em 13 euros.

Isto é que é eficiência!

Alinho já. O que devo fazer?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:21

Fpaz escreveu:


Alinho já. O que devo fazer?

Obrigado


Envia email para o Joel ( j.boutreux@gmx.de ) em inglês, francês ou alemão, que ele trata do resto. Entretanto, eu aviso-o que lhe vais escrever. Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PedroGV
Membro AAP



Mensagens : 588
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 66
Localização : Parede/Cascais

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:25

Fpaz escreveu:
António José da Silva escreveu:
Já temos resposta.

Sim, esse Thorens pode receber o espelho, e o dito, mais 15ml de óleo e os portes fica em 13 euros.

Isto é que é eficiência!

Alinho já. O que devo fazer?

Obrigado

Porque não aproveitar para tambem mudar a correia pela do Joel?

Cumprimentos,
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:28

PedroGV escreveu:


Porque não aproveitar para tambem mudar a correia pela do Joel?

Ora bem, parece-me mais uma bela ideia Smile

Muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyTer Fev 02 2016, 19:29

António José da Silva escreveu:


Envia email para o Joel ( j.boutreux@gmx.de ) em inglês, francês ou alemão, que ele trata do resto. Entretanto, eu aviso-o que lhe vais escrever. Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368  

Ok. Muito obrigado! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyQui Fev 04 2016, 17:36

António José da Silva escreveu:


Envia email para o Joel ( j.boutreux@gmx.de ) em inglês, francês ou alemão, que ele trata do resto. Entretanto, eu aviso-o que lhe vais escrever. Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368  

Encomenda a caminho. Depois comento os resultados Wink

Obrigado!


Última edição por Fpaz em Qui Fev 04 2016, 17:47, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyQui Fev 04 2016, 17:38

Fpaz escreveu:
António José da Silva escreveu:


Envia email para o Joel ( j.boutreux@gmx.de ) em inglês, francês ou alemão, que ele trata do resto. Entretanto, eu aviso-o que lhe vais escrever. Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 491368  

Encomenda a caminho.

Obrigado!


Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fpaz
Membro AAP
Fpaz


Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Porto

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyQui Fev 04 2016, 19:01

FBatista escreveu:

O termo de "VTA negativo" é para mim confuso. Não percebo o que queres dizer com "negativo". Ele é sempre positivo sendo mais ou menos acentuado conforme, por exemplo o descritivo abaixo - onde diz "Vertical Tracking Angle" :

FBatista, desculpa mas não percebi à primeira o teu comentário (pertinente, por sinal).

Quando falei em VTA referi-me ao ângulo formado pelo braço relativamente ao ponto "0" da linha do prato.

Já percebi pelo esquema que partilhaste que VTA é na realidade o ângulo formado pela posição do cantilever da agulha relativamente ao disco/prato (esse de facto nunca pode ser negativo).

Claro que, em termos práticos, o que procuro continua a ser uma redução do VTA (aí para uns 20º, segundo me parece, a olho).

Obrigado pela correcção.
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 EmptyQui Fev 04 2016, 19:56

Fpaz escreveu:
FBatista escreveu:

O termo de "VTA negativo" é para mim confuso. Não percebo o que queres dizer com "negativo". Ele é sempre positivo sendo mais ou menos acentuado conforme, por exemplo o descritivo abaixo - onde diz "Vertical Tracking Angle" :

FBatista, desculpa mas não percebi à primeira o teu comentário (pertinente, por sinal).

Quando falei em VTA referi-me ao ângulo formado pelo braço relativamente ao ponto "0" da linha do prato.

Já percebi pelo esquema que partilhaste que VTA é na realidade o ângulo formado pela posição do cantilever da agulha relativamente ao disco/prato (esse de facto nunca pode ser negativo).

Claro que, em termos práticos, o que procuro continua a ser uma redução do VTA (aí para uns 20º, segundo me parece, a olho).

Obrigado pela correcção.

Julgo teres a mesma "Fig. 1" nas instruções da tua Goldring 1042, como eu na minha 1012. Esta figura indica que a cabeça deve ser alinhada perfeitamente paralela longitudinal e transversalmente à superfície do disco de vinil.

Ou seja, no aspecto em causa : a tal "barriga" ou "carter" perfeitamente paralelo com a superfície do disco. Evidentemente que, podendo ser medido com maior precisão, esta é a forma que a Goldring refere para que o ajuste se considere correcto, quando realizado pelo utilizador.

Relativamente à inclinação do braço, se conseguires ajustar para o paralelismo deste em relação ao prato e ao mesmo tempo com o VTA (da cabeça portanto) 5*.

Se não conseguires, não te preocupes pois é provável que não te agrade os tais 20º de VTA que referes, sendo igualmente provável, que resulte melhor, afinar o VTA de acordo com o teu ouvido
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty
MensagemAssunto: Re: Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300   Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Regulação VTA célula Goldring 1042 em braço Rega RB-300
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Rega Planar 3 com braço RB300 e célula Goldring 1012GX
» Thorens TD165 + REGA RB300 (c/ alteração estrutural da Origin) + Goldring 1042 + Pré Rotel RQ970BX
» GOLDRING 1042
» Cabeça MM Goldring 1042
» Rega P3 + Celula Rega Elys

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: