Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ainda os cabos de setor

Ir para baixo 
+5
Ghost4u
tfonseca
unidade
ricardo onga-ku
nbaptista
9 participantes
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 13:30

Estou a testar um cabo de setor da Rega no meu Densen B110 amplificador.Noto algumas diferenças tal como o som dos instrumentos se ouvir com mais nitidez. Em outros aspetos preserva as qualidades do cabo original, que era o que eu queria.Nunca testei um cabo dos mais caros, portanto não posso acrescentar muito mais á polémica.No entanto muitos cabos de setor que testei "pioravam" o som tornando-se o som menos envolvente, por exemplo.Alguém tem experiência com este tema, de forma que me possa elucidar nestes teste que estou a fazer ao cabo de setor da Rega?
Não quero de maneira alguma começar uma "thread"sobre cabos de setor, apenas esclarecer um ou dois pontos...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 14:15

Caso se tratasse do meu dinheiro eu efectuaria um teste cego entre o cabo original e o cabo cego antes de pensar em avançar para os cabos mais caros.
Não deve ser difícil pedir a alguém que após uma faixa desligue o amplificador, troque os cabos e volte a ligar o amplificador.
Atenção que para o teste ser válido não é permitido mexer no botão do volume.

Em tempos comparei o cabo da chaleira eléctrica (bem "queimado") com um Supra e um cabo alemão cuja marca não me lembro e que me foi oferecido quando comprei um D/AC em segunda mão.
Na altura não notei diferenças e deixei de me preocupar com os cabos de sector.

R
Ir para o topo Ir para baixo
unidade
Membro AAP
unidade


Mensagens : 201
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 61
Localização : Almada

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 15:37

Olá

Em tempos fiz a comparação entre o cabo de sector "Qed Conduit" e o cabo de sector Supra tendo concluído grosso modo que o Qed apresentava um "som mais definido" mas com menos "corpo" e o Supra um som mais pesado/encorpado mas mais expansivo; cheguei a experimentar Leitor de CD + Amplificador e Supra + Supra; Qed + Qed; Supra e Qed; qed e Supra sempre obtendo resultados diferentes. Deste modo sugiro experimentar as diversas possibilidades, (se notar diferença) caso tal não aconteça, manter o que lhe agradar mais esteticamente Ainda  os cabos de setor 22692  

Refira-se ainda que tanto o Supra como o Qed estão isolados e portanto isentos de contaminação por campo magnético/eléctrico de outros cabos que com eles paralelamente coexistam. Pessoalmente e no contexto do ensaio que realizei, numa 1º fase apreciei mais o detalhe do Qed mas a longo prazo preferia sempre a "bonomia" expansividade do Supra. Existirão eventualmente propostas mais convincentes, mas seguramente noutros patamares de custo, Refiro ainda que o enveredar por tentativas/experiências "de faça você mesmo" podem trazer surpresas muitos positivas (ou não...)Ainda  os cabos de setor 491368


Última edição por unidade em Ter 15 Dez - 23:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 16:23

Não deve ser o Rega Supra mas o Supra LoRad
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 16:33

nbaptista escreveu:
Noto algumas diferenças tal como o som dos instrumentos se ouvir com mais nitidez.

Confesso que não percebi a pergunta. Mas, ouve diferenças para melhor? Porreiro...! Desfrute do novo cabo ou então, se tiver pachorra, faça um "clone" do mesmo que sempre fica mais em conta.

Mas, eu fazia como o Ricardo sugere, um teste cego. É sempre divertido e muitas vezes leva a resultados inesperados.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 17:01

Penso que num teste cego teria alguma dificuldade em distinguir um cabo do outro.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 17:08

tfonseca escreveu:
Confesso que não percebi a pergunta.
Só queria ouvir alguns comentários, porque na minha experiência o cabo de setor standard tem apresentado sempre melhor performance do que os vários cabos que testei, com exceção deste da Rega.Não estou propriamente á procura dum cabo de setor, ou mantenho este da Rega no sistema, ou o standard!Por isso disse no principio que esta não era mais uma "thread" sobre cabos de setor...Este cabo de setor da Rega é uma surpresa agradável, consegue manter as caraterísticas do cabo de setor standard e acrescenta maior definição, sem "estragar" o som!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 19:26

nbaptista escreveu:
Penso que num teste cego teria alguma dificuldade em distinguir um cabo do outro.

Se assim for, afinal as diferenças podem não ser tão evidentes. Esta é a tradução que faço quando esse é o resultado obtido num teste cego.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyTer 15 Dez - 20:16

Ghost4u escreveu:
nbaptista escreveu:
Penso que num teste cego teria alguma dificuldade em distinguir um cabo do outro.

Se assim for, afinal as diferenças podem não ser tão evidentes. Esta é a tradução que faço quando esse é o resultado obtido num teste cego.
Bem, eu ainda não fiz esse teste. Por acaso agora tenho curiosidade de o fazer!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 14:59

Bem, numa análise mais elaborada depois de testes de algumas semanas, noto o som mais limpo no cabo da Rega, ouvem-se melhor os instrumento mas o som perde alguma dinâmica e consequente envolvência!
Ir para o topo Ir para baixo
unidade
Membro AAP
unidade


Mensagens : 201
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 61
Localização : Almada

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 16:06

Olá...

A diferença que possa ou não sentir/ouvir, independentemente da sua real existência, será sempre determinados em última instância pelo grau de satisfação do detentor/usufrutuário do sistema de som. Ou seja, tendo o sistema transparência suficiente para evidenciar significativamente as características “ transmitidas” por um ou outro cabo de corrente, se elas existirem!?, e se o seu “ouvido” lhes fôr sensível, irá determinar a validade da escolha, consubstanciada pelo agrado auditivo/emocional da fruição da musica.
Deste modo independentemente de tudo o que lhe seja dito (de forma bem intencionada), a escolha/sentir é seu…
Depois de feito o teste comparativo, uma mera sugestão, fique com um cabo no sistema por uma semana e depois troque para o outro…, e depois veja de qual sente mais a falta… Ainda  os cabos de setor 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13301
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 16:21

unidade escreveu:
(...) Depois de feito o teste comparativo, uma mera sugestão, fique com um cabo no sistema por uma semana e depois troque para o outro…, e depois veja de qual sente mais a falta…

Sábia sugestão.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 16:47

Exato, isto nos cabos de setor temos que ser nós próprios a decidir. Até vêr sinto falta da dinâmica que o sistema apresenta quando lhe coloco o cabo de origem...Essa falta de dinâmica também está relacionada com o interconnect, também da Rega.Quando lhe coloquei um IC da QED a dinâmica melhorou outra vez, mas acho que o cabo da Rega da maior sensação de musicalidade.Num sistema é tudo uma questão de compromissos, alteramos uns parâmetros e temos alguns ganhos mas tambem podemos ter perdas.Mas vou seguir essa sugestão de deixar os cabos a tocar durante uma semana e depois trocar pelo outro.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 17:11

nbaptista escreveu:
...Alguém tem experiência com este tema, de forma que me possa elucidar nestes teste que estou a fazer ao cabo de setor da Rega?  ...

Muitas vezes os cabos setor não estão cablados da mesma maneira e a fase/neutro estão inversados, então deve se assegurar que a "fase setor" do aparelho fique constante... senão não é os cabos que està a ouvir mas as diferenças em fase/ fora de fase do transformador do aparelho, o que é suficientemente audivel !!!

Aconteçe muitas vezes, e as pessoas pensam que é o cabo testado o culpado, tanto do bom que do mau resultado comparativo...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 17:15

Ambos os cabos estão em fase. O que noto quando coloco o cabo standard é que o som ganha outra dinâmica e mais velocidade!
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 17:18

TD124 escreveu:
Muitas vezes os cabos setor não estão cablados da mesma maneira e a fase/neutro estão inversados, então deve se assegurar que a "fase setor" do aparelho fique constante... senão não é os cabos que està a ouvir mas as diferenças em fase/ fora de fase do transformador do aparelho, o que é suficientemente audivel !!!

Como distinguimos a fase do aparelho?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 17:28

nbaptista escreveu:
... O que noto quando coloco o cabo standard é que o som ganha outra dinâmica e mais velocidade!

Nesse caso escolha o que lhe agradar mais, pois não hà nada de outro a fazer nesses casos... mas, voce precisa de ajuda exactamente a que nivel, pois jà ouviu o resultado da comparação, então é escolher e jà tà !!!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 17:33

Mr Bojangles escreveu:
... Como distinguimos a fase do aparelho?

Existem aparelhos para isso, e outros métodos menos exactos, mas a maneira mais fàcil é de medir com um multimetro em alternativo as diferenças entre a terra e a massa do aparelho ligado dos dois lados do setor. O lado aonde a voltagem for inferior é a boa..., com o aparelho desligado dos outros e da terra também.

Se calhar é muito técnico e ràpido o que escrevi, mas creio que a coisa jà foi abordada mais simplesmente noutro topico...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 18:00

TD124 escreveu:
mas, voce precisa de ajuda exactamente a que nivel, pois jà ouviu o resultado da comparação, então é escolher e jà tà !!!

cheers
Não preciso exatamente de ajuda, pois tenho em minha posse os 2 cabos para testar, iniciei esta thread mais numa perspetiva de troca de ideias, por ás vezes sermos induzidos por falsas perceções.Isto quando se trata de cabos!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 8 Jan - 18:57

TD124 escreveu:
Mr Bojangles escreveu:
... Como distinguimos a fase do aparelho?

Existem aparelhos para isso, e outros métodos menos exactos, mas a maneira mais fàcil é de medir com um multimetro em alternativo as diferenças entre a terra e a massa do aparelho ligado dos dois lados do setor. O lado aonde a voltagem for inferior é a boa..., com o aparelho desligado dos outros e da terra também.

Se calhar é muito técnico e ràpido o que escrevi, mas creio que a coisa jà foi abordada mais simplesmente noutro topico...

cheers

Eu tenho um destes:

http://www.vandenhul.com/products/accessories/the-polarity-checker

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 9:02

ricardo onga-ku escreveu:
... Eu tenho um destes:
http://www.vandenhul.com/products/accessories/the-polarity-checker

Sim hà vàrios como este também que é muito utilisado aqui:
Ainda  os cabos de setor V4mko1

Eu faço à antiga e depois ponho uma marca atràs e basta um busca-polos para saber se està bom ou não. E faço isso sobre os meus aparelhos comerciais à mais de vinte anos... e não compreendo que a maioria dos construtores ainda não o faça, mas bom é assim...

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 9:48

Aqui no R.U. as fichas têm três pinos assimétricos (e um fusível!?!) e por isso não são reversíveis...

Ainda  os cabos de setor 152ktc7

Felizmente que o meu amplificador tem ficha de dois pinos europeia e no D/AC mudei o cabo U.K. pelo da minha impressora que veio de Portugal.

R
Ir para o topo Ir para baixo
tfonseca
Membro AAP
tfonseca


Mensagens : 840
Data de inscrição : 18/04/2012

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 11:45

Têm fusível porque não há diferencial como em Portugal.
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 12:29

Como não tenho esse polarity checker o que fiz foi confirmar com o busca polos que o terminal do cabo (fêmea) a fase é o condutor da esquerda (conforme a imagem)
Que corresponde no aparelho (se a ficha macho deste não estiver invertida, ou seja com os cantos cortados para baixo) ao pino direito.

Ainda  os cabos de setor 3-pin-shrouded-charger-connector
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 14:43

Tens aqui um por menos de £30:

http://www.ebay.co.uk/itm/Van-Den-Hul-Polarity-Checker-/231260756508?hash=item35d8371a1c:g:TD8AAMXQVERS2WY2

É um aparelho fácil de usar: basta medir a corrente residual nas massas à saída das RCA na fonte e nas entradas no amplificador, com as fichas dos aparelhos numa e noutra posição.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 14:44

tfonseca escreveu:
Têm fusível porque não há diferencial como em Portugal.

Pergunta de ignorante: o que é o diferencial? scratch

R
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 18:12

Mr Bojangles escreveu:
Como não tenho esse polarity checker o que fiz foi confirmar com o busca polos que o terminal do cabo (fêmea) a fase é o condutor da esquerda ...

Não amigo Bojangles, a fase dos aparelhos é uma "expressão errada", para dizer a posição de ligação à rede, que permite o minimo de perdas entre o transformador do aparelho e a terra...

Afim de determinar essa posição é necessario fazer a operação que eu disse, ou pedir a alguém para fazê-la. Uma vez feita, mete-se uma marca na ficha do aparelho do lado aonde a fase està afim de encontrà-la simplesmente com um busca-polos. Assim se mudar de tomada, de cabo ou mesmo de casa basta um busca-polos para encontrar de novo a boa posição...

Isto deve ser feito com todos os aparelhos (menos os que téem alimentações sem transformador), e quando um sistema tém todos os aparelhos "em fase", a escuta é muito melhor mesmo se o nivel de transparência do sistema for médio...

Vou fazer um esquema de como se mede a coisa...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 18:47

ricardo onga-ku escreveu:
tfonseca escreveu:
Têm fusível porque não há diferencial como em Portugal.

Pergunta de ignorante: o que é o diferencial? scratch

R

Disjuntor diferencial???? Ainda  os cabos de setor 447836
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 18:52

Ainda  os cabos de setor 15pg4ux

Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...

Ligar um multimetro em calibre alternativo entre  o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...

Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...

Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...

Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!

PS: No caso do desenho a boa posição é a N°1 é claro

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 18:53

tfonseca escreveu:
Têm fusível porque não há diferencial como em Portugal.


Já morei em 6 casas diferentes em UK e todas com disjuntor diferencial. Aliás, o fusível na tomada não substitui nem sequer tem a mesma função de um diferencial.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ainda  os cabos de setor 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 20:28

TD124 escreveu:
Ainda  os cabos de setor 15pg4ux

Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...

Ligar um multimetro em calibre alternativo entre  o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...

Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...

Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...

Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!

PS: No caso do desenho a boa posição é a N°1 é claro

cheers

Boa explicação. Quem não souber ler vê os bonecos. Ainda  os cabos de setor 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySáb 9 Jan - 21:17

TD124 escreveu:
Ainda  os cabos de setor 15pg4ux

Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...

Ligar um multimetro em calibre alternativo entre  o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...

Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...

Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...

Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!

PS: No caso do desenho a boa posição é a N°1 é claro

cheers

O gingarelho da Van Den Hul faz o mesmo mas basta colocar a ponta na massa e ler a medição, inverter a ficha do cabo de sector e repetir.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Mr Bojangles
Membro AAP
Mr Bojangles


Mensagens : 762
Data de inscrição : 17/02/2013
Idade : 46
Localização : Lisboa

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyDom 10 Jan - 15:21

TD124 escreveu:
Ainda  os cabos de setor 15pg4ux

Desligar o aparelho do sistema e ligà-lo sozinho numa mesa por exemplo. Assegurar-se que a terra não esteja ligada ao aparelho ou utilisar fita adesiva para impedir a terra de estar em contacto com o cabo do aparelho ou utilisar um adaptador sem terra...

Ligar um multimetro em calibre alternativo entre  o corpo de uma cinch e a terra da tomada e medir a tensão apòs o aparelho aceso...

Reverter o cabo do lado da tomada, ligar o aparelho e medir de novo da mesma maneira...

Do lado aonde a tensão for inferior é a boa fase, basta então meter uma marca no aparelho no lado aonde o busca-polos acende, e assim é possivel de encontrar a boa posição em qualquer lado...

Fazer a mesma coisa com cada aparelho e ligà-los juntos cada um no bom sentido... e boas escutas !!!

PS: No caso do desenho a boa posição é a N°1 é claro

cheers

Obrigado pela explicação mais detalhada, agora percebi!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 15 Jan - 16:04

Ainda tenho o cabo standard a tocar. Pelos testes que já fiz o cabo standard apresenta os melhores resultados.Noto mais dinâmica, parece que o amplificador respira melhor!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyQui 11 Fev - 16:33

Bem, depois de estar umas semanas com o cabo standard voltei a colocar o cabo da Rega há três dias. Impressões : até ao momento são favoráveis, o cabo tem um caráter neutro.Esse caráter neutro faz-me pensar que num teste cego dificilmente conseguiria dizer qual o que estava a tocar. Agora é deixar o cabo a tocar por mais umas semanas.O que noto no cabo da Rega é que o sistema fica mais composto, os instrumentos ouvem-se melhor.Agora nas próximas semanas vou estar atento á dinâmica e envolvência do som.São estes os fatores críticos que já identifiquei e vou tentar não me deixar influenciar por questões mais subjetivas.Enfim, vou tentar "esquecer" que o cabo que está lá colocado é o da Rega e vou tentar ser o mais isento possível!
Ir para o topo Ir para baixo
unidade
Membro AAP
unidade


Mensagens : 201
Data de inscrição : 08/03/2012
Idade : 61
Localização : Almada

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyQui 11 Fev - 19:14

...e da experiência... a "luz" resultará Ainda  os cabos de setor 22692

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 12 Fev - 13:47

Exato! E desta vez sem influências de saber qual o cabo que está a tocar, vou tentar analisar  sendo o mais isento possível.Até agora já tirei a conclusão que com o cabo da Rega os instrumentos se ouvem melhores, assim como melhora o timing.O que está em causa é a dinâmica e a envolvência.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptySex 12 Fev - 14:34

nbaptista escreveu:
Exato! E desta vez sem influências de saber qual o cabo que está a tocar, vou tentar analisar  sendo o mais isento possível.Até agora já tirei a conclusão que com o cabo da Rega os instrumentos se ouvem melhores, assim como melhora o timing.O que está em causa é a dinâmica e a envolvência.

Por falar em timings Cool



R
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor EmptyQua 3 Ago - 14:56

Bem, agora tenho cá por casa um cabo da Kemp que estou a pensar colocar no meu transporte, um Rega Apolo R com a saída digital. É um Kemp Lo Power com 5 condutores de 0.75 mm2. Quando perguntei á Kemp que cabo aconselhavam-me para o transporte, falaram no Hi Power que é igual mas com 5 condutores de 1.5 mm2. O que me dizem?semprte pensei que para um transporte visto que não precisa de tanta corrente elétrica, o Lo Power servia perfeitamente, acho estranho a Kemp estar a aconselhar o Hi Power. O que me dizem?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ainda  os cabos de setor Empty
MensagemAssunto: Re: Ainda os cabos de setor   Ainda  os cabos de setor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ainda os cabos de setor
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Filtro de setor
» Cabos Cabos e mais Cabos
» Cabos e mais cabos...
» Car Boot Sale Inglesa / Vinyl
» O meu sistema/3 - válvulas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: