Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro do QUAD 33

Ir para baixo 
+5
FBatista
quadjfc
António José da Silva
Milton
rcarreira
9 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Abr 16 2011, 13:56

Depois de voltar a por os QUAD a funcionar como sistema principal, comecei a pensar (de novo) que aqueles condensadores electroliticos com 40 anos já não devem dar grande saúde ao sinal... Andei a fazer umas pesquisas por aí e encontrei esta pagina,
http://www.dadaelectronics.eu
que vende em "kit" os condensadores, resistencias e outros componentes para trazer de volta os QUAD ao seu antigo esplendor.
(vale a pena o registo no site, têm para download uma quantidade incrivel de informação sobre QUADs e REVOX)
Para começar encomendei o kit para o 33, fui buscar a estação de soldar, treinei um bocado a arte da soldadura numa PCB de umas colunas para PC que já não funcionam, decorei as instrucções e ondem, finalmente, senti-me com coragem de começar o trabalho...
Seguindo as instrucções deles, comecei por trocar todos os componentes da fonte de alimentação, que passou de 12 para 16v, troquei todos os condensadores electrolíticos do circuito, algumas resistencias para diminuir um pouco o ganho do pré e, por iniciativa propria, alterei a impedancia da entrada de phono de 68k para 47k.
Após umas 5h de trabalho dei por concluida a missão, não sobraram peças e fiquei orgulhoso com as minhas soldaduras, mas ainda faltava ligar o aparelho e ver se tinha transformado um 33 num tijolo...
Quando o liguei não explodiu, não pegou fogo e quando a agulha tocou o disco... UAU!
Primeiro fiquei surpreendido por todos aqueles graves que não estavam lá antes, depois foi o detalhe, os ritmos, a musica... Experimentei as outras entradas e com todas as fontes parece que passei da ultima fila do balcão para muito, muito mais perto do palco.
Por pouco mais de 20€ e um dia bem passado, o 33 recebeu uma nova vida...
A seguir vai o 303 Smile

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Abr 16 2011, 16:26

Umas fotos tiradas com o telemovel...




A fonte de alimentação antes da transformação

https://2img.net/r/ihimizer/i/img0466ye.jpg/

A fonte com os componentes novos e sem o circuito de 5V para comutar o amp de potencia (nunca usado pela QUAD e eliminado nos ultimos 33)

https://2img.net/r/ihimizer/i/img0469xt.jpg/

Os componentes antigos tinham mais "pinta", mas estive a medir os condensadores que tirei e quase todos estavam muito abaixo das especificações....

Deixo aqui mais umas fotos do 33 "original"

https://2img.net/r/ihimizer/i/img0464g.jpg/

https://2img.net/r/ihimizer/i/img0465tc.jpg/

https://2img.net/r/ihimizer/i/img0468yu.jpg/

Aqueles condensadores laranja e os verdes quadrados fazem com que as placas dos QUAD me façam sempre lembrar um jogo de monopolio....





Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Abr 16 2011, 21:52

Bom trabalho !
é sempre agradável ver que o nosso trabalho(o teu, neste caso) não foi em vão , e que as apostas feitas colhem frutos.
Os Quad sempre tiveram uma sonoridade que agradou,e mesmo nunca tendo tido nenhum, ainda não perdi as esperanças...
Parabéns !
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Abr 16 2011, 23:41

Belo trabalho. E pelo que dizem, são aparelhos que merecem todo o amor e carinho pois são ainda hoje muito bons.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do QUAD 33 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
quadjfc




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/11/2012

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Quad    Restauro do QUAD 33 EmptyQua Nov 21 2012, 00:22

Eu possuo uma vasta gama de quad o quad 44, quad33,quad34,fm3 fm4 405-2 enfim, vou coleccionando.
Todos eles foram revistos por mim , com ampops Opa e todas as modificações para ficarem com uma audição de audiofilo.
Tenho muito material para quads e reparo-os por hobby . Quem quiser pode me contactar .

Um abraço a todos

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Nov 21 2012, 00:33

quadjfc escreveu:
Eu possuo uma vasta gama de quad o quad 44, quad33,quad34,fm3 fm4 405-2 enfim, vou coleccionando.
Todos eles foram revistos por mim , com ampops Opa e todas as modificações para ficarem com uma audição de audiofilo.
Tenho muito material para quads e reparo-os por hobby . Quem quiser pode me contactar .

Um abraço a todos


Boa noite.


Aconselhamos sempre a passagem pela zona da apresentação para ficarmos a conhecer os novos foristas e também para lhes podermos dar as boas vindas.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/f8-apresentacao

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do QUAD 33 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
quadjfc




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/11/2012

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Reposta á falta de apresentação    Restauro do QUAD 33 EmptyQua Nov 21 2012, 00:35

Peço desculpas mas não me apresentei .
Vou faze-lo ainda esta semana com fotos de alguns dos meus sistemas de som .

Cump

quadfjc

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Nov 21 2012, 00:36

quadjfc escreveu:
Peço desculpas mas não me apresentei .
Vou faze-lo ainda esta semana com fotos de alguns dos meus sistemas de som .

Cump

quadfjc



Isso é que é falar. Restauro do QUAD 33 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do QUAD 33 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQui Nov 22 2012, 00:38

Caro Quadfjc, seja bem vindo!
Tambem gosto muito de equipamento QUAD e ja fiz uma revisão completa a um 33 e a um 303. É um prazer trabalhar nos QUAD e tambem ter mais alguem com quem trocar umas impressões sobre o assunto. Gostava mesmo de ver o que fizeste aos teus QUAD. Tens algum 303?

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Abr 03 2013, 18:52

Parabéns pela revisão feita, rcarreira.

Esses kits são bastante bons. E o site é um assombro de informação.

Também apliquei estes kits ao meu 33 e 405 em Dezembro passado. Deu-me igualmente muito gozo.

Em termos sonoros, não notei diferenças no 33. E ainda bem porque ele já é muito característico de uma sonoridade que gosto muito.

Já no 405, ainda hoje tenho dúvidas na alteração ao AMPOP de entrada que eles propõe no kit do 405: o OPA604 sobre o original LM301.
Acho o OPA604 demasiado brilhante e sem alma quando comparado com o LM301.

De resto como tive interesse em elevar o ganho de entrada no 405 dos 0,5v para 1,5v, não fiz a modificação no ganho de saída do 33 para este poder acompanhar o 405.

São equipamentos muito porreiros, porque com estes kits pude descobrir um punhado de gente que propõe ainda mais alterações para outros proveitos nomeadamente ao 405.

Como ficou esse "casamento" entre o 33 e o 303 a que fez as alterações ?

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Abr 03 2013, 19:34

FBatista escreveu:
Parabéns pela revisão feita, rcarreira.

Esses kits são bastante bons. E o site é um assombro de informação.

Também apliquei estes kits ao meu 33 e 405 em Dezembro passado. Deu-me igualmente muito gozo.

Em termos sonoros, não notei diferenças no 33. E ainda bem porque ele já é muito característico de uma sonoridade que gosto muito.

Já no 405, ainda hoje tenho dúvidas na alteração ao AMPOP de entrada que eles propõe no kit do 405: o OPA604 sobre o original LM301.
Acho o OPA604 demasiado brilhante e sem alma quando comparado com o LM301.

De resto como tive interesse em elevar o ganho de entrada no 405 dos 0,5v para 1,5v, não fiz a modificação no ganho de saída do 33 para este poder acompanhar o 405.

São equipamentos muito porreiros, porque com estes kits pude descobrir um punhado de gente que propõe ainda mais alterações para outros proveitos nomeadamente ao 405.

Como ficou esse "casamento" entre o 33 e o 303 a que fez as alterações ?

FBatista

Obrigado Smile
Eu gostei bastante do resultado final, acho que individualmente ambos beneficiaram muito com a operação, o 33, que ganhou em resolução e alguma dinâmica, e versatilidade, mas sem perder o som que o caracteriza... No caso do 303 optei por não comprar o kit, fiz o download do manual da QUAD e do manual do kit do 303 e fiz o meu próprio kit com algumas experiencias.
Troquei os condensadores todos e acabei por ter de trocar os transístores graças a um incidente infeliz com uma das placas tocar na caixa enquanto o afinava. Tive uma trabalheira enorme a encontrar os transístores correctos... O resultado final foi muito bom.
Os condensadores já estavam uma desgraça, além disso em tempos deve ter levado uma reparação em que lhe puseram o que "estava mais à mão". Também troquei o zener e as resistências da fonte de alimentação.
Acho que no fim ficou um amplificador novo. Não no sentido de soar como os que se fazem agora, mas no sentido de ter precisado de umas semanas de "rodagem" até começar a dar o seu melhor e quando isso aconteceu.. Uau!
O FM3 levou umas lâmpadas novas, condensadores da alimentação, zeners e afinei a fonte para as tensões correctas.
Na minha opinião estes aparelhos so fazem sentido como um sistema, esteticamente ficam "estranhos" com companheiros de outras marcas, é preciso estar a fazer cabos especiais, improvisar comutadores se o pré não fizer isso...
Eu vi algumas das alterações propostas, chegam ao ponto de modificarem a topologia do 303, condensadores com valores incríveis na alimentação e na saída, placas xpto, transformadores toroidais, etc. Na minha opinião, acho exagerado e começa a desvirtuar um bocado o propósito de ter um equipamento vintage. Uma coisa é substituir os componentes que se estragam/desgastam de forma a que funcionem o melhor possível, agora tentar transformar um aparelho antigo em algo moderno, mais vale comprarem algo moderno..

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Abr 03 2013, 20:47

rcarreira escreveu:
Na minha opinião, acho exagerado e começa a desvirtuar um bocado o propósito de ter um equipamento vintage. Uma coisa é substituir os componentes que se estragam/desgastam de forma a que funcionem o melhor possível, agora tentar transformar um aparelho antigo em algo moderno, mais vale comprarem algo moderno..

Ricardo


No fim dessas alterações, já está longe de ser um Quad.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Restauro do QUAD 33 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQua Abr 03 2013, 22:08

A QUAD foi e continua a ser tábua de ensaio para muitos DIY's. E louvados sejam, pois tenho a certeza que fazem felizes muitos dos que se aventuram a fazer as suas próprias versões de autor baseados no 303 ou 405, etc. Há pela NET projectos bastante interessantes.

Não deve ser por acaso pois, a QUAD alterou, por exemplo o 405, mais de 12x em cerca de 30anos em modificações de circuito e/ou de componentes.

E em bom rigor os kits da DADA Electronics contém algumas alterações, não são simples trocas de condensadores. Eu sou prova disso, pois como referi no meu post anterior aquela alteração do ampop de entrada para o OPA604 que toda a gente fala maravilhas, a mim deu-me para torcer o nariz. Pois realmente como voçês dizem, "já não é QUAD" !

Meu rico LM301 !!

Curiosamente também não gosto de ligar o 405 a outro pre. Já experimentei e não é a mesma coisa que ligá-lo ao 33 !

Agora no QUAD 33, a revisão que fiz foi aparentemente a mesma que o rcarreira fez (exceptuando a redução do ganho de saída) : a aplicação do único KIT Dada disponível. E não notei diferença absolutamente alguma.

Posso garantir isto, pois tive o cuidado de não fazer a revisão ao 33 ao mesmo tempo com o 405. Propositadamente para ligá-los e analisar diferenças, antes de proceder à revisão do 405, lógicamente.

Já no 405 revi 1º o amplificador direito, testei e só depois revi o esquerdo, para poder analisar eventuais diferenças.

Em bom rigor, ambos 33 e 405 não tiveram muitas horas de uso em 40 anos. Até 2009, altura em que os herdei, eram "equipamento de selecção", que é como quem diz utilizado ocasionalmente e não dia-a-dia.

Talvez atendendo às poucas horas de uso perante a idade que têm, os componentes ainda estivessem em estado suficientemente bom para não acusar problemas ou degradação sonora. E por isso eu não tenha notado diferenças sonoras antes e depois de rever o 33.

Foi mais pela idade e por haver alguma sujidade nos potênciometros do 33 que resolvi dar uma vista de olhos em ambos. E em boa hora o fiz pois pude constatar um inchaço já considerável num dos condensadores da fonte do 405. Decidi na hora tratar-lhes da saúde como deve ser. E foi a melhor coisa que fiz !

De vez em quando ainda procuro no ebay por um outro 405 só para futuras brincadeiras. Mas ainda não foi desta

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 01:11

rcarreira escreveu:
... por iniciativa propria, alterei a impedancia da entrada de phono de 68k para 47k.
Ricardo

Restauro do QUAD 33 754215

Boas Ricardo.
Fizeste a jogada certa.
E estás satisfeito. Um aparelho novo por €20 e sobras que se arrumam bem numa gaveta.
Porque é que alteraste a carga de entrada do gira para 47KOhms. As cabeças magneto dinâmicas (Moving magnet) jogam bem até os 100KOhms ou até mais! Tenho a minha Shure M97xE a rodar com 68KOhms e 400pF de capacidade total entre o Pro-ject e a entrada do estágio activo do phono e "bule" nas horas. Com os 400pF desviei o pico de ressonância na resposta de frequência da M97xE para perto dos 9Khz. Médios altos e agudos QB! Se possível um tipo até mete tudo variável, carga e capacitância de entrada.
Antes de as cabeças MC ocuparem o trono no mercado, as cabeças magnetodinâmicas tinham "licença para matar" até aos 100KOhms de resistência de carga. Há pouco tempo liguei uma Marantz E5000-II (Empire 2000E-II)com 7,1 mV a 1khz/5 cm/s à mesma entrada e não houve espigas com o balanço tonal!
Borrei na religião dos 47K!
47K RIP

Restauro do QUAD 33 22692
Sempre a bombar.
Restauro do QUAD 33 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 01:43

FBatista escreveu:

Meu rico LM301 !!
FBatista

Orquestra
Boas FBatista.
Curiosamente, o Quad 405-2 usa um TL071 em substituição do LM301. É um opamp com entrada por FET. O Brits gostam dele, mais de uma empresa de áudio Inglesa usaram esta serie de opamps nos seus produtos, na versão mono e dupla. Tem uma apresentação tonal "agradável", mas já com cheiro a mofo-(detalhe e extensão de banda comprometida pelo carácter tonal)- e com o palco "encurvado".
Pense em outras alternativas mais modernas. O OPA604 já tem mais de 25 anos e acho que tem um som "desfocado", apesar de dar uma valente coça no LM833 e NE5532 (OPA2604), quando instalado na saída dum leitor de CD Philips CD850 Mk II. Tente um NE5534 de fabrico recente, da Signetics ou Philips se existirem. São baratos e devem ter os pinos compatíveis; pelo que vi nos documentos técnicos é mais do mesmo! Depois do NE5534 pense em avançar para um opamp de produção mais moderna (>2010).

Restauro do QUAD 33 22692
Divirta-se
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 01:51

PALUSE escreveu:
FBatista escreveu:

Meu rico LM301 !!
FBatista

Orquestra
Boas FBatista.
Curiosamente, o Quad 405-2 usa um TL071 em substituição do LM301. É um opamp com entrada por FET. O Brits gostam dele, mais de uma empresa de áudio Inglesa usaram esta serie de opamps nos seus produtos, na versão mono e dupla. Tem uma apresentação tonal "agradável", mas já com cheiro a mofo-(detalhe e extensão de banda comprometida pelo carácter tonal)- e com o palco "encurvado".
Pense em outras alternativas mais modernas. O OPA604 já tem mais de 25 anos e acho que tem um som "desfocado", apesar de dar uma valente coça no LM833 e NE5532 (OPA2604), quando instalado na saída dum leitor de CD Philips CD850 Mk II. Tente um NE5534 de fabrico recente, da Signetics ou Philips se existirem. São baratos e devem ter os pinos compatíveis; pelo que vi nos documentos técnicos é mais do mesmo! Depois do NE5534 pense em avançar para um opamp de produção mais moderna (>2010).

Restauro do QUAD 33 22692
Divirta-se

Que posts excelentes PALUSE!
Obrigado pelas ideias !
Não gostei do OPA604. Concordo consigo, som desfocado !

Que exemplo daria para um ampop de produção moderna ?

FBatista
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 02:23

Orquestra
Caro FBatista, ainda estou a digerir um "upgrade" que fiz ao estágio de pré. Após fazer mais uns pequenos upgrades e consolidar mais umas horas de audição eu informo-o da escolha.
Experimente o NE5534, são muito fáceis de arranjar nas lojas de componentes. Se quiser manter o condensador de 33pF entre o pino 1 e 8, acho que o pode manter, pois só vai limitar a resposta de frequência na entrada e consequentemente na saída do opamp NE5534.

Informe se retirou a R11 do circuito, quando instalou o OPA604, antes de avançar para o NE5534

Restauro do QUAD 33 22692
Divirta-se
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 23:07

rcarreira escreveu:
...alterei a impedancia da entrada de phono de 68k para 47k.
Primeiro fiquei surpreendido por todos aqueles graves que não estavam lá antes...
Ricardo

Orquestra
Boas Ricardo. Tenho de "melgar" outra vez, pois escapou-me esta parte final sobre os graves: Como ouviste um LP, o facto de teres alterado a carga de entrada do circuito de phono de 68K para 47K, proporcionou-te um pouco dessa tendência tonal, ajudado pelo upgrade da fonte de alimentação!

smedley

Continua a divertir-te...
Restauro do QUAD 33 22692
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Abr 21 2013, 23:45

PALUSE escreveu:
Orquestra
Caro FBatista, ainda estou a digerir um "upgrade" que fiz ao estágio de pré. Após fazer mais uns pequenos upgrades e consolidar mais umas horas de audição eu informo-o da escolha.
Experimente o NE5534, são muito fáceis de arranjar nas lojas de componentes. Se quiser manter o condensador de 33pF entre o pino 1 e 8, acho que o pode manter, pois só vai limitar a resposta de frequência na entrada e consequentemente na saída do opamp NE5534.

Informe se retirou a R11 do circuito, quando instalou o OPA604, antes de avançar para o NE5534

Restauro do QUAD 33 22692
Divirta-se

Caro PALUSE
A R11 no Quad 405 é facultativa para a ligação de colunas electroestáticas da Quad.
O C3 é de 3,3pF e não de 33pF como refere.
Este C3 foi removido na instalação do OPA604, uma vez que o pin 8 deste ampop não tem ligação interna.

Só devo avançar com essa e outras modificações se adquirir um 2º 405 e tiver tempo de "brincar".
Quem me dera que os dias tivessem 48h, só quando eu quisesse.

Saudações,
FBatista

Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySeg Abr 22 2013, 00:25

FBatista escreveu:
Caro PALUSE
A R11 no Quad 405 é facultativa para a ligação de colunas electroestáticas da Quad.
O C3 é de 3,3pF e não de 33pF como refere.
Este C3 foi removido na instalação do OPA604, uma vez que o pin 8 deste ampop não tem ligação interna.

Só devo avançar com essa e outras modificações se adquirir um 2º 405 e tiver tempo de "brincar".
Quem me dera que os dias tivessem 48h, só quando eu quisesse.

Saudações,
FBatista


Orquestra

Caro Batista, de facto o OPA604 só tem ajuste de offset, mas o NE5534 dá para ligar o condensador de 3,3pF. No esquemático tem o ponto a meio dos dois "3". Mais uma na minha base de dados.
Restauro do QUAD 33 Quad405cirb


Aquela R11 vai "mexer" com a polarização do TR2 e com a saída do amplificador operacional.

O 405-2, já não usa essa opção.
Restauro do QUAD 33 Quad4052cirb


De qualquer modo, suspeito que uma fonte melhorada para as linhas de alimentação do ampop vão dar bons resultados. Não só aumentar a voltagem para +/-16V, mas conceber uma alimentação simétrica com boa filtragem e regulação, à parte das linhas de +/-50V, que induzem intermodulação quando o amplificador é "puxado". Nem um condensador para o ruido dos zener e para o ripple foi colocado em paralelo com as linhas de alimentação +/- do ampop!

Restauro do QUAD 33 22692

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySex Nov 08 2013, 21:27

A mim parece-me que a combinação Quad 33/303 dá um som "maior" do que os 45W que são anunciados.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Nov 09 2013, 18:15

Não me custa a acreditar.
Já experimentei o meu 33 a outro power, bem como o meu 405 a outro pré e não me entusiasmou de maneira nenhuma, como quando um ligado ao outro.

Neste caso não me refiro a potência mas a característica sonora.
Ir para o topo Ir para baixo
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySáb Nov 09 2013, 19:07

Ainda não testei isso, só ligados um ao outro.

Qualquer dia vai.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySeg Nov 11 2013, 12:15

rcarreira escreveu:
Depois de voltar a por os QUAD a funcionar como sistema principal, comecei a pensar (de novo) que aqueles condensadores electroliticos com 40 anos já não devem dar grande saúde ao sinal... Andei a fazer umas pesquisas por aí e encontrei esta pagina,
http://www.dadaelectronics.eu
que vende em "kit" os condensadores, resistencias e outros componentes para trazer de volta os QUAD ao seu antigo esplendor.
(vale a pena o registo no site, têm para download uma quantidade incrivel de informação sobre QUADs e REVOX)
Para começar encomendei o kit para o 33, fui buscar a estação de soldar, treinei um bocado a arte da soldadura numa PCB de umas colunas para PC que já não funcionam, decorei as instrucções e ondem, finalmente, senti-me com coragem de começar o trabalho...
Seguindo as instrucções deles, comecei por trocar todos os componentes da fonte de alimentação, que passou de 12 para 16v, troquei todos os condensadores electrolíticos do circuito, algumas resistencias para diminuir um pouco o ganho do pré e, por iniciativa propria, alterei a impedancia da entrada de phono de 68k para 47k.
Após umas 5h de trabalho dei por concluida a missão, não sobraram peças e fiquei orgulhoso com as minhas soldaduras, mas ainda faltava ligar o aparelho e ver se tinha transformado um 33 num tijolo...
Quando o liguei não explodiu, não pegou fogo e quando a agulha tocou o disco... UAU!
Primeiro fiquei surpreendido por todos aqueles graves que não estavam lá antes, depois foi o detalhe, os ritmos, a musica... Experimentei as outras entradas e com todas as fontes parece que passei da ultima fila do balcão para muito, muito mais perto do palco.
Por pouco mais de 20€ e um dia bem passado, o 33 recebeu uma nova vida...
A seguir vai o 303 Smile

Ricardo
Parabéns pelos resultados e obrigado pela partilha da experiência e informação Restauro do QUAD 33 754215 
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQui Nov 28 2013, 01:41

Orquestra 
Caro Ricardo,
Após muito tempo de espera e de momento, só lhe posso confiar o OPA1611 da TI/Burr Brown.
Considero que tem um bom som e conta com um offset de DC entre os 2mV e 0,5mV por o que medi com alimentação de +/-15V.
O único inconveniente é a caixa que tem de ser instalada num adaptador DIP 8 da Brown Dog ou similar.
A fazer concorrência só ouvi o AD826, mas só tem versão dupla e conta com um offset DC de 0,5V. O som tem a banda media alta mais contida, mas apresenta uma boa espacialidade de médios. O opa1612 (versão dupla do opa1611) tem um grave mais ágil e agradável, conta com bom palco e detalhe, só que tem a banda média alta um "poucaxito" mais exuberante.
Em ambos os opamps, os agudos são agradáveis.
smedley 
Acho que no geral e com boa filtragem na alimentação o opa1612 tem tudo para agradar.

Cumprimentos

Restauro do QUAD 33 22692
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyDom Jan 05 2014, 18:55

Bem, investi de comprar 2 chips OPA134 antes do Natal e instalei-os hoje no 405.
Escutada a "sanfona" Very Happy o OPA604 não é tão mau como me parecia ao início, mas este 134 é claramente superior.

Similares em extensão, sinto no entanto o som mais detalhado e destacado no OPA134.

Teoricamente o OPA134 arruma o OPA604 em vários aspectos. Analisando as folhas técnicas de um e de outro percebe-se que o 604 é um ampop de aplicação mais vasta que o 134, este sim, mais direccionado para audio.

Não sei, que me dizem?
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySeg Jan 06 2014, 11:30

FBatista escreveu:
Bem, investi de comprar 2 chips OPA134 antes do Natal e instalei-os hoje no 405.
Escutada a "sanfona" :Do OPA604 não é tão mau como me parecia ao início, mas este 134 é claramente superior.

Similares em extensão, sinto no entanto o som mais detalhado e destacado no OPA134.

Teoricamente o OPA134 arruma o OPA604 em vários aspectos. Analisando as folhas técnicas de um e de outro percebe-se que o 604 é um ampop de aplicação mais vasta que o 134, este sim, mais direccionado para audio.

Não sei, que me dizem?

 Orquestra 
Boas.
Digo-lhe para "cuidar" das linhas de alimentação +/- do opamp, experimentar a técnica do bypass direto entre o +/- das ditas linhas com um condensador não polarizado de baixa capacidade; pois só ouvindo e por fim deixar a R11 ligada, pois parece o velho truque para polarizar e forçar aqueles estágios à condução e consequentemente o som pode efetivamente melhorar com o "truque".
No que respeita ao opa2134 (134), tem um grave um bocado monocórdico, "cheio" e tende por ser incomodativo na banda média, a "assinatura sónica" tem já alguns anos; por isso o conselho de "tratar da alimentação", mas está bem à frente dos NE5532 e LM833, na minha opinião...
 smedley
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptySeg Jan 06 2014, 11:45

O desacoplamento da alimentação + e - do ampop já está há muito feito.

Estou a gostar bastante deste ampop. E em princípio será o eleito. É o upgrade certo para o velho LM301 sem desvirtuar a sonoridade original do amplificador, a meu ver.

Nunca experimentei esse truque e não custa nada. Ainda tenho as resistências fornecidas pela QUAD, fechadas num envelope pequeno. Nunca foram utilizadas infelizmente, pois esta unidade nunca viu o par de electroestáticas para o qual essas resistências de 1k8 preparavam o 405.

Depois comento o resultado obtido  Restauro do QUAD 33 22692 

Obrigado e Bom ano Paluse
Ir para o topo Ir para baixo
cheguitarra

cheguitarra


Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/10/2012

Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 EmptyQui Jan 23 2014, 00:33

quadjfc escreveu:
Eu possuo uma vasta gama de quad  o quad 44, quad33,quad34,fm3 fm4 405-2 enfim, vou coleccionando.
Todos eles foram revistos por mim , com ampops Opa e todas as modificações para ficarem com uma audição de audiofilo.
Tenho muito material para quads e reparo-os por hobby . Quem quiser pode me contactar .

Um abraço a todos

tenho uns QUAD II e , 405-II, 44, 34, FM-3, FM 4, 33, 304.
guardo o seu contacto se necessitrar reparação
Tambem repara leitores cassettes e outras marcas?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro do QUAD 33 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro do QUAD 33   Restauro do QUAD 33 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro do QUAD 33
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro feito a QUAD 606 MKII
» Quad 33 + Quad 303
» Dez amps para a historia...
» Quad 33 / 303
» Quad ESL 57

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: