Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 
 

 Andrea dos Guimarães no Hot Club

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ghost4u
Membro AAP
avatar

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

MensagemAssunto: Andrea dos Guimarães no Hot Club   Sex Out 30 2015, 00:52



Feliz na Praça da Alegria


    Terça-feira, a feira da ladra abriu às cinco da madrugada e ao fim da manhã, despede-se, pretendendo regressar Sábado. Os serviços informativos de rádio e televisão anunciam os elementos do governo que toma posse no último dia útil deste mês e que, a qualquer momento, poderá ter os dias contados. Após a jornada laboral, o corpo pede o aconchego do lar, pois a semana ainda situa-se no início do itinerário. Porém, no Hot Club, a estreia de uma intérprete oriunda do outro lado do Atlântico, em território que cada vez mais perde autonomia para uma União Europeia moribunda, é motivo para romper com a rotina.


    Com corte de cabelo análogo ao de Sinéad O´Connor nos anos 90, às 22h40, Andrea dos Guimarães ocupa o palco. Ela própria, faz-se acompanhar no piano e, surpreendentemente, no primeiro tema –  «Desenredo» – a audiência depara-se com uma voz harmoniosa e encantadora, plena de capacidade timbrica e dicção perfeita para embelezar melodias e, por ser isenta de esforço, torna o acto de cantar como se suavemente falasse connosco.

    Conjugando ousadia e sofisticação na abordagem a canções assinadas por outros autores, explora uma variedade de preferências, revelando cada música à sua maneira, constituindo uma agradável escapatória às convencionais versões que estamos habituados a escutar. Escrito para um Carnaval na década de 60, entoou o samba «Lata d´água» sem os ritmos originais, pensando mais na letra do que no ritmo. Graças ao bacharelato em Música Popular, tem o atrevimento de pegar no cancioneiro do interior do Brasil, da denominada música caipira da região do centro dos estados de Minas Gerais (donde é natural, cidade de Tupaciguara) e de Mato Grosso – divulgada com frequência no programa «Acervo origens», inserido na emissão de «Raízes», na primeira hora de quarta-feira, na Antena 2 – de forma bem-sucedida e envoltas em elegância, traça de atmosfera intimista as reproduções da composição musical, na qual está patente a sua formação erudita que se cruza com composições tradicionais, como «Rio de lagrimas». Neste cenário de metamorfosear, está incluso «Meus tempos de criança», de Ataulfo Alves, uma canção dos anos 40, que ouve "desde a infância com o pai cantando nas festas de família", o qual, sem ser cantor ou músico profissional, canta o tema no álbum «Desvelo» – primeiro trabalho a solo da filha que serve de guia às actuações de Andrea nas restantes duas datas de Outubro, agendadas no nosso país; a saber:
                   - Dia 30, Salão Brazil, Coimbra;
                   - Dia 31, na Musibéria, Serpa.


    O vasto leque de competências adquiridas no estudo de piano clássico ainda em criança, conferem ênfase à música simultaneamente simples e complexa em arranjos, saliente em «Morena de endoidecer» (Djavan), tocando no piano o que um violoncelista executaria.

    Além de abordar os clássicos «Retrato em branco e preto» (arranjo iniciado em 1998 durante os estudos de contraponto em Música Erudita), «Começar de novo» (Ivan Lins), «Ela desatinou» (Chico Buarque), «Asa branca» (Luiz Gonzaga), «Dindi» (Tom Jobim) e «Acontece» (Cartola), partilhou canções de sua autoria. «Ciranda dos meninos», dedicado ao grupo Garimpo (do qual fez parte), escreveu o trecho musical antes dos versos e o inverso aconteceu em «Água».

    Ainda que tenha iniciado a actuação denotando nervoso miudinho, venceu-o com a comunicação pausada e frequentemente estabelecida com o público, constituído, também, por “camones”, dando-se a conhecer e explicando como surgiram os arranjos e o porquê de «Carmelita» ("senhora que carregava um saco nas costas com algo que apanhara na rua. As mães diziam às crianças para lhes obedecerem, porque senão vinha a Carmelita e… Carmelita, nada tinha de maldade. Tão-somente era uma pessoa simples"). A interpretação do tema foi realizada sobre um lindo fraseado no piano.


    O concerto findou com a vigésima segunda música – «Cocoon», original de Björk (compositora que muito aprecia), traduzida para «Casulo», na qual Andrea, depois de se revelar, fecha-se novamente na sua vida para além da música – soou como um tema de embalar, inspirando o público para uma boa noite de descanso.

    Usando o último verso de «Meus tempos de criança», "Eu era feliz e não sabia", Andrea dos Guimarães foi feliz na Praça da Alegria.

Texto com a antiga grafia: Ghost4u


Última edição por Ghost4u em Sex Out 30 2015, 11:21, editado 5 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
António José da Silva
Membro AAP
avatar

Mensagens : 64084
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 50
Localização : Quinta do Anjo

MensagemAssunto: Re: Andrea dos Guimarães no Hot Club   Sex Out 30 2015, 06:46

Magnifica crónica do que parece ter sido um excelente concerto. Não haja duvida de que um bom texto ajuda aqueles que não estiveram presentes a poder pelo menos tentar imaginar a atmosfera presente.
E falando por mim, seria um concerto ao qual gostaria de assistir. Infelizmente não será possível, mas pode ser que hajam outros membros do AAP que o façam.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Voltar ao Topo Ir em baixo
cobracoral

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 17/06/2015
Idade : 46
Localização : Reptilário da Torre

MensagemAssunto: ESpectaculo!!   Sab Out 31 2015, 00:29

Cronica que descreve na perfeição uma noite de boa musica ...
Parabens....
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Andrea dos Guimarães no Hot Club
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Andrea dos Guimarães no Hot Club
» Andrea Spada tocando com Leoni
» Vertical Andrea Spada
» Club Dos Baixistas Do Maranhão- Vem Pra Ca Piqueno!!
» Contrabasseto Andrea Spada - Zagora 2013

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa-
Ir para: