Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Chegar, entrar e ...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQua Mar 09 2011, 15:48

Chegar, entrar e . . .




Pizza. Naquele final de tarde primaveral, em que, António Almeida fez escala na minha residência, com meia dúzia de caixas de dimensão semelhante às utilizadas nas embalagens da iguaria sob a forma arredondada e achatada, feita numa base de massa de farinha de trigo, coberta por camadas guarnecidas com anchovas, fiambre, presunto, queijo, tomate ou com grande número de outros ingredientes, temperada com orégãos, tomilho e cozida no forno, certamente pensaria que o homem de pulso da Ajasom, aquando a solicitação de algumas máquinas amplificadoras, entre as quais, três exemplares emprestados da Conrad–Johnson, enquanto trocávamos impressões acerca do desempenho da dupla power Premier Eleven A/prévio PV12A e do integrado CAV-50, jantávamos um manjar maravilhoso de origem italiana. No entanto, tal cenário não passou de pura ficção, porque previamente havia sido combinado a entrega de determinado utensílio para análise e, por consequência, ficou para outra data o referido jantar.
Chegar, entrar e ... Pizzahut


Arrumar. Para usufrutuar do bom sistema de áudio ou multicanal, não basta, apenas, dar importância aos aparelhos que por vezes são alvo de discussões triviais, por imperar o sentimento de que o equipamento é o grande responsável pelas qualidades ou desvirtudes do sistema. Há que perceber o bom serviço que os acessórios podem desempenhar, nomeadamente a cablagem e as distintas precauções requeridas para instalar os componentes, seja suportes específicos para acomodação de colunas, seja móveis para dispor as várias peças constituintes do sistema.


Mesa. Conquanto a existência de empresas que projectam e constróem o género de acessórios citados no parágrafo anterior, a germânica Finite Elemente, constrói, somente, este género de utensílio que, para lá de cumprir as condições necessárias e garantes para que o rendimento do equipamento não seja prejudicado, derivado às ideias inovadoras aplicadas na sua concepção, aspiram ser a companheira ideal do equipamento, como comprova o modelo Spider que António trouxe em caixas quadradas de 39,5 cm e 6,3 cm de altura, as quais, face à dimensão, podem ser acondicionadas em sacos de plástico caso o comprador decida viajar em transportes públicos.
Chegar, entrar e ... 2006-10-finite-spider


Materiais. Graças à combinação constituinte de 4 barras de madeira maciça, que diferem em três tamanhos, disponibilizados em tons de acabamento polido em faia ou negro, e uma peça de forma circular, mais 4 pilares em alumínio na disposição arquitectónica, foi possível retirar peso à estrutura de modo a marcar diferença em comparação directa com a maioria do mobiliário existente, porquanto um dos conceitos dos projectistas foi dar origem a uma estrutura leve que, sem quaisquer aparelhos, permita fácil amovibilidade. E se o factor amovível é favorável, o construtor entendeu conciliar outros pontos benéficos, entre os quais: o aspecto estrutural que causa errada interpretação do peso que pode suportar, visto que cada andar, segundo indicação do fabricante, tem capacidade para suster a massa do volume de um aparelho até 100 quilogramas.


Aranha, vocábulo correspondente a spider no idioma inglês. Vista de cima, o aro central sugere à nossa memória o tronco desses invertebrados predadores de vários grupos animais, principalmente insectos, ao passo que as barras de madeira apresentam as pernas na aparência.
Chegar, entrar e ... Aranha-marrom
Chegar, entrar e ... Spider_5-blog-l


Exclusiva tanto em termos de beleza sóbria empregue no acabamento cuidado da inovadora estrutura, como no simples facto de adoptar a possibilidade de se efectuar uma escolha personalizada consoante a necessidade imposta pelo sistema, e como se não bastasse, a entrada em cena do conceito flexibilidade ao nunca deixar de parte a possibilidade de enquadramento e crescimento à medida que for acrescentando peças ao sistema, esta mesa faz jus ao nome do grupo de seres pertencente à ordem dos araneídeos que constituem cerca de trinta e cinco milhares de espécies conhecidas em todo o mundo (excepto nas regiões glaciares do Sul), permitindo, desde logo, seleccionar entre 18 diferentes configurações iniciadas com um módulo, ao qual podem ser adicionadas uma mão cheia de módulos ou mais em posteriores aplicações, representando, assim, uma nova geração de mesas com um avanço expressivo de garantia utilitária, versátil e polivalente, que dificilmente haverá outras com as mesmas características.


J. Entre quase duas dezenas de configurações ordenadas e diferenciadas na cartilha de letras compreendida de A a R, o modelo correspondente à décima letra do alfabeto, com área útil de 52,5 cm de comprimento e 37 cm de profundidade, por ser o mais apropriado para hospedar o sistema (amplificador YBA Integré Passion e fonte digital Meridian 508. 24) utilizado na análise.


Qui pro quo. Quando se tira das embalagens cada uma das peças que fazem parte da mesa, fica-se com a impressão de estarmos perante uma construção que submete à prova a nossa destreza. Todavia, seguindo o conjunto de instruções e indicações descritas no manual para se levar a termo a operação de montagem, de tão extraordinárias e intuitivas que são, chega-se à conclusão que o bicho-de-sete-cabeças exageradamente criado no foro imaginário, quiçá por falta de disposição para realizar a tarefa, constitui um engano.


Montagem. O pequeno aro situado no centro é onde, em volta do qual, os troços compridos de madeira são amparados por meio de encaixe e, por sua vez, unidos aos pilares de 30 cm de altura que a prumo sustentam a estrutura, tornando exequível um pormenor na concedível regulação de diferentes alturas entre andares em passos de 3 cm. O contacto com o solo é assente em spikes, reduzindo, desse modo, as vibrações propagadas pelo soalho que alteram e deterioram o desempenho dos aparelhos quando o assentimento é directamente levado a efeito sem acessórios de desacoplamento.


R.C.I., abreviatura do categórico sistema de isolamento Resonance Controlling Interface. Constituído por dois pares de peças de plástico, assentes por juntura na orla das barras de madeira onde se procede ao fácil manobramento deslizante para tornar seguro e propício o equilíbrio perfeito no ponto de contacto e de apoio aos aparelhos, e consequente demovimento para o chão das indesejáveis vibrações danosas. Enquanto isso, este sistema simplifica a vida dos aparelhos em matéria de manter temperaturas ideais.


Ventilação. Derivado ao distinto ambiente aberto por prescindir das habituais prateleiras em aglomerado de madeira ou vidro, arejamento é um dado adquirido para evitar riscos de sobreaquecimento em aparelhos que aquecem muito (particularmente na amplificação).


Digestão. De vez em quando, na circunstância da aquisição de um equipamento ou de algum novo acessório introduzido no sistema, por ainda não ter atingido o desejável ponto aclimável ou por não se prestar a atenção devida à mesa que acolhe os aparelhos, a digestibilidade auditiva é demorada e laboriosa, como a de alguns pontos considerados pesados na nossa gastronomia (cozido, dobrada, feijoada, etc...). Enquanto ela dura, o equipamento não está à vontade para o cumprimento da interpretação do registo fonográfico, originando uma incómoda sensação no ouvinte. Lentamente, na ocorrência do período desejável de rodagem que assegura o normal funcionamento, suas funções passam por ser executadas cuidadosamente para que a assimilação proveniente da audição deixe de parecer estranha, tornando-se agradável, de modo a acalmar e convencer o ouvinte que o desempenho frígido não passava de uma reforma preliminar para algo melhor, acabando por gerar semblante risonho no feliz proprietário do sistema. Eventualmente, se o acessório em causa for uma superfície para colocação de caixas acústicas ou dos restantes elementos, se os mesmos não estiverem à altura dos pergaminhos de um verdadeiro sistema hi-fi, de nada vale uma mesa como a Spider ou congéneres de outra marca, visto que nessas condições nunca será tal varinha de condão capaz de fazer com que as fontes ou a amplificação passem a dispor de vocação para nos encantar.


Sancho-pança era um homem de bom senso, sem nada de visionário e com muito de prático, contrastando com a exaltação, o idealismo e a loucura do amo. Apesar da hipotética e descabida analogia à personagem da imortal obra de Cervantes, permita o leitor que divague com o pensamento, porque, esta mesa, que não toca música como alguns dão a entender quando se referem a este tipo de acessório, à semelhança do fiel escudeiro de D. Quixote, desperta a nossa atenção para darmos importância ao acto de apreciar e sentir contentamento em ouvir uma obra sem termos a pulga atrás da orelha, já que é prestável em promover, estimular e elevar a capacidade de realização resolutiva do sistema, desde a marcação do ritmo com maior precisão que consente uma sonoridade mais desembaraçada nos intermitentes compassos a fim de conseguir a harmoniosa correlação necessária de tempos fortes e tempos fracos, ao desenhar o palco com maior profundez onde são visíveis transeuntes instrumentistas apresentados através de um esboço que contém uma sucessão de planos horizontais (outrora abstractos, mesmo sabendo que, de modo nenhum, o YBA é parco em tridimensionalidade).
Chegar, entrar e ... Dom-quixote-e-sancho-Panca


Tom. Recusando entrar em particularidades relacionadas à gravidade ou acuidade do som, direi, somente, uma vez que não registei alterações predominantes nos registos agudos, que as notas graves surgiram com maior articulação e perfeitamente delineadas para não dar lugar a perda de detalhes e ao obscurecimento da gama média.


Calcanhar de Aquiles. Em várias ocasiões, verifiquei que proprietários de aparelhagens high-end, por vezes, não dão importância devida à mesa ou ao local onde os aparelhos estão instalados. Talvez por isso, continuam a realizar “excursões” em busca do melhor equipamento. Tais episódios são lamentáveis por não haver senso comum e disponibilidade para a aquisição de uma boa mesa que faça gozar em pleno a performance do sistema. Assim, quiçá, nesta falha, comece a parte vulnerável (da personagem descrita na lenda grega) de qualquer sistema, que pode tornar-se invulnerável com o simples facto de se adquirir uma mesa como esta.
Chegar, entrar e ... Ortosom_tendiniteAquiles


Convencer. Termo que completa o título deste artigo, omitido intencionalmente para não exprimir completamente a opinião fundamentada sobre este acessório. No entanto, longe de mim afirmar que a Spider é a melhor mesa, até porque estou mais velho e tenho, hoje, mais reticências em fazer uma afirmação dessas. Agora, que esta mesa é conveniente a qualquer equipamento de áudio ou multicanal, seja qual for a circunstância derivado à sua facilidade de adaptação, disso não restam dúvidas!




Ir para o topo Ir para baixo
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
Membro AAP



Mensagens : 1377
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 50
Localização : Terra da Capa Rica

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQua Mar 09 2011, 22:07

Meu caro, não tendo referência quanto aos valores praticados e ofertados a tal espécime aracnídeo , pergunto se a dita fica mais cara que uma Grammostola rosea.

Chegar, entrar e ... Grammostola_rosea_adult_m%C3%A4nnlich

Excelente artigo
Chegar, entrar e ... 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQui Mar 10 2011, 00:10

Prezado *©uℓto do Ʋıƞıℓ ®,

Informo que a Spider, é mais dispendiosa do que a tarântula referenciada, mais conhecida por Rosa Chilena.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQui Mar 10 2011, 00:23

Agora uma pergunta de curioso. Estás a pensar adquirir uma tarântula dessas, ou quiçá, já és dono de uma?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Chegar, entrar e ... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQui Mar 10 2011, 09:37

Prezado António José da Silva,

Respondo com uma questão: porventura, os analistas de automóveis, cujos testes publicados em revistas ou visionados na caixinha mágica, são proprietários dos modelos analisados?

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... EmptyQui Mar 10 2011, 09:40

Ghost4u escreveu:
Prezado António José da Silva,

Respondo com uma questão: porventura, os analistas de automóveis, cujos testes publicados em revistas ou visionados na caixinha mágica, são proprietários dos modelos analisados?

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u



Nem sempre.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Chegar, entrar e ... 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chegar, entrar e ... Empty
MensagemAssunto: Re: Chegar, entrar e ...   Chegar, entrar e ... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chegar, entrar e ...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Para entrar no mundo da Fita
» Dynavox TPR 1 a chegar
» As minhas comprinhas
» Novas aquisições (Samuel Resendes)
» Acabado de chegar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa :: Fantasmas à solta-
Ir para: