Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Ajuda motor thorens TD 160

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 16:55

Estou a tentar recuperar um TD 160 que um sacana de um alemão me vendeu e me enviou mal acondicionado o que provocou vários problemas entre eles o empeno do veio do motor como tal comprei um mas agora quando o recebi percebi que é de um 147 é completamente igual mas não arranca se eu lhe der umas voltas ele fica a trabalhar mas à mínima prisão pára e não tem força para arrancar sozinho será que está avariado ou a corrente que recebe não é suficiente para o fazer trabalhar porque o restante circuito está preparado para o motor orignal que funcionava normalmente caso seja possível agradecia a vossa ajuda

Frias
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 18:52

frias escreveu:
Estou a tentar recuperar um TD 160 que um sacana de um alemão me vendeu e me enviou mal acondicionado o que provocou vários problemas entre eles o empeno do veio do motor como tal comprei um mas agora quando o recebi percebi que é de um 147 é completamente igual mas não arranca se eu lhe der umas voltas ele fica a trabalhar mas à mínima prisão pára e não tem força para arrancar sozinho será que está avariado ou a corrente que recebe não é suficiente para o fazer trabalhar porque o restante circuito está preparado para o motor orignal que funcionava normalmente caso seja possível agradecia a vossa ajuda

Frias


Boas.

São motores diferentes. O motor do 147 é de 16V e o do 160 é de 110.
Tens que arranjar um para o 160.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda motor  thorens TD 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 20:31

E umas fotos disso (para ver como está a montagem feita).

Sim, pode haver diferenças entre o motor antigo e o novo que impôem que não basta trocar o motor, mas ser também necessário rever a corrente de trabalho, isto é, o valor da resistência em série com o motor.

Problemas no desfasamento interno do motor também podem apresentar o mesmo sintoma que descreves.

Francisco Batista
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 20:38

Se agora tens o motor de um 160, esquece o alimentador que acompanha o 147. Esse alimentador de 16VAC, não chega de maneira nenhuma para alimentar o motor que agora compraste.

O melhor a fazer é seguir o circuito eléctrico do 160 e afinar o torque gerado para a tensão de 230V.

Já agora, o motor que compraste é de 50Hz, correcto?
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 20:56

O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V.


Ajuda motor  thorens TD 160 2rwkv8m


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda motor  thorens TD 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 21:04

António José da Silva escreveu:
O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V.


Ajuda motor  thorens TD 160 2rwkv8m


Isso mesmo! Eu é que me enganei, assumindo o contrário : que o motor posteriormente adquirido era o 160, para instalar no 147.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 21:07

FBatista escreveu:
António José da Silva escreveu:
O que ele tem que comprar, é o motor de um 160, 165 ou 166 que funcionam todos com os 110V.


Ajuda motor  thorens TD 160 2rwkv8m


Isso mesmo! Eu é que me enganei, assumindo o contrário : que o motor posteriormente adquirido era o 160, para instalar no 147.


Pois, eu reparei que estavas a ver ao contrário.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda motor  thorens TD 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptySáb Jan 24 2015, 21:18

Mas agora pergunto : que tal mandar desempenar o veio do motor original ?
Está assim tão mau?

Que me lembre o motor no seu estado original não é nenhum espectacularmente direito.
E depois por muito direito que esteja o veio, o sistema de "embraiagem" de plástico meio ranhoso com a mola no interior volta a gerar o problema do empeno.

Penso ser preferível manter um motor de 16vac do que fazer circular tensões de 110 ou 230 nas imediações do prato e cabeça, etc com o motor do 160.

Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptyDom Jan 25 2015, 09:55

Olá

Pois é isso que eu quero manter o novo motor a 16v do 147 que comprei a pensar que era igual ao que estava no 160 mas para isso segundo o que percebi preciso alterar a corrente que chegava a este motor de 110v original avariado para os 16v deste motor novo como não sei será trocando alguns componentes um transformador é aí que preciso da vossa ajuda.

frias
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptyDom Jan 25 2015, 12:42

Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.

Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptyDom Jan 25 2015, 14:10

frias escreveu:
Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.

Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema?


Desde que as ligações ao motor estejam corretas (e pelos vistos estão), não tens nada a temer. Podes ligar à tomada como quiseres.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Ajuda motor  thorens TD 160 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
frias
Membro AAP
frias


Mensagens : 536
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 68
Localização : Camarate

Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 EmptyDom Jan 25 2015, 14:13

António José da Silva escreveu:
frias escreveu:
Parece que já resolvi o problema não sei se tudo estará bem mas o motor está a funcionar, o que fiz em vez de ligar a 220v liguei o tranformador suplente do 318 que aqui tinha que marca à volta dos 18v e voilá o monstro voltou a rodar pus um disquinho a tocar e nem um ruido faz tudo nos conformes.

Só mais uma pergunta, preciso ter atenção a posição da ficha para não rodar ao contrário isso é um sintoma negativo ou é mesmo assim não à qualquer problema?


Desde que as ligações ao motor estejam corretas (e pelos vistos estão), não tens nada a temer. Podes ligar à tomada como quiseres.

Ok António

Obrigado a todos pela ajuda.

frias
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.franciscofrias.com
Conteúdo patrocinado





Ajuda motor  thorens TD 160 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda motor thorens TD 160   Ajuda motor  thorens TD 160 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda motor thorens TD 160
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: