Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Pioneer PL-L1000

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 09 2015, 22:22

Olá

Há já alguns meses atrás adquiri um Pioneer PL-L1000...
Depois de muitas experiências com cabos e células... acho que finalmente está de meu agrado...
pois isto do Audio é tramado...
Continuo a ter o meu Panasonic com upgrade do Rui Borges que considero um excelente gira e um Tangengial Technics SL 6 que também considero muito bom, aliás vamos pôr a questão de outra forma...
por ordem de meu gosto pessoal...
3º Panasonic SL H 401
2º Technics SL6
1º Pioneer PL-L1000

O problema que fui tendo desde que adquiri o Pioneer é que por mais células que tenha experimentado... nunca conseguia achá-lo superior ao Technics SL6 e embora o Technics tenha uma célula T4P, o que restringe as opções pois existem menos células deste tipo, neste caso a célula que melhor se dá no Panasonic e no SL6 a Audio Technica AT432...

De início o PL L1000 tinha cabo cativo mas depois alterei para fichas RCA e assim pude alterar os cabos... e depois de diversas configurações não é que voltei à Technics EPC 270 com agulha Jico SAS + cabo Eagle.

Engraçado que era esta configuração que tive durante mais de 20 anos no Panasonic até aparecer a AT 432...

Ainda tenho um Technics Tangencial SL QL 1 parado por não ter mais nenhum sistema onde colocá-lo e não quero mais confusões para já???  

Fredie
luis carrilho
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 09 2015, 23:23

Não tenho obviamente a mesma noção de comparação entre os teus giras do que tu,até pq fora o Pionner sò tinha ouvido o Panasonic,mas òlha que gostei muito de ouvir o Pioneer a tocar na ultima vez que aí estive,um som encorpado,com escala e definição,coisa a que as colunas não são alheias,aliás surpreenderam-me pela positiva.
Já agora numa outra vertente digo que o Pioneer é giro que se farta e faz um vistão,coisa que eu não tenho no rega,que é um gira muito eficaz e que tóca muito bem,mas convenhamos...não se parece esteticamento com nada. No
PedroGV
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 09 2015, 23:44

luis carrilho escreveu:
Não tenho obviamente a mesma noção de comparação entre os teus giras do que tu,até pq fora o Pionner sò tinha ouvido o Panasonic,mas òlha que gostei muito de ouvir o Pioneer a tocar na ultima vez que aí estive,um som encorpado,com escala e definição,coisa a que as colunas não são alheias,aliás surpreenderam-me pela positiva.
Já agora numa outra vertente digo que o Pioneer é giro que se farta e faz um vistão,coisa que eu não tenho no rega,que é um gira muito eficaz e que tóca muito bem,mas convenhamos...não se parece esteticamento com nada. No

Boa noite,

O Pl 1000 é um "maquinão" que impresiona esteticamente e de certeça que bem acompanhado deve ser do melhor, mas o rega rp3, bem acompanhado tambem soa muito bem, e no plano da estetica, o seu minimalismo faz dele uma máquina muito bela, claro isto e uma opinião pessoal e por tanto subjetiva, felizmente á gostos para todo.

Cumprimentos,
luis carrilho
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sab Jan 10 2015, 12:54

PedroGV escreveu:
luis carrilho escreveu:

Boa noite,

O Pl 1000 é um "maquinão" que impresiona esteticamente e de certeça que bem acompanhado deve ser do melhor, mas o rega rp3, bem acompanhado tambem soa muito bem, e no plano da estetica, o seu minimalismo faz dele uma máquina muito bela, claro isto e uma opinião pessoal e por tanto subjetiva, felizmente á gostos para todo.

Cumprimentos,
Eu no rega e falando dessa subjectiva parte estetica,só gosto do braço,aquele RB301 tem muito bom aspecto,já o resto é de um minimalismo atroz que me incomoda um bocado ao olhar pra ele,a sorte é que esse incomodo passa quando deixo de ólhar e começo a ouvir,aí sim,de sorriso na cara percebo que quem projectou o rega estava-se a cag@r prá estetica,o objectivo éra ser o mais simples e eficaz possivel e soar lindamente,prova superada.
On topic digo que vivia feliz com um gira tão bonito e que tóca tão bem como o PL-1000 do Fredy. Wink
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Qui Jan 15 2015, 19:00

luis carrilho escreveu:
PedroGV escreveu:
luis carrilho escreveu:

Boa noite,

Cumprimentos,
Eu no rega e falando dessa subjectiva parte estetica,só gosto do braço,aquele RB301 tem muito bom aspecto,já o resto é de um minimalismo atroz que me incomoda um bocado ao olhar pra ele,a sorte é que esse incomodo passa quando deixo de ólhar e começo a ouvir,aí sim,de sorriso na cara percebo que quem projectou o rega estava-se a cag@r prá estetica,o objectivo éra ser o mais simples e eficaz possivel e soar lindamente,prova superada.
On topic digo que vivia feliz com um gira tão bonito e que tóca tão bem como o PL-1000 do Fredy. Wink

Eu posso dar uma ajudinha: compro o Pioneer ao Freddy, assim ele já não se preocupa mais com as opções a, b ou c.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Qui Jan 15 2015, 20:29

Com isso tudo, quem fica baralhado sou eu.

Pela lógica (materiais, especificações, cuidado de fabrico etc.), o Pioneer tem forçosamente que ser (muito) melhor.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Qui Jan 15 2015, 22:56

Olá

Citação :
AJS escreveu...
Com isso tudo, quem fica baralhado sou eu.  
Pela lógica (materiais, especificações, cuidado de fabrico etc.), o Pioneer tem forçosamente que ser (muito) melhor.

Pois... mas no Audio nem sempre a lógica é uma verdade completamente certa...
Isto é como a questão de termos um determinado aparelho que custa 500€ e trocamos por outro que custa 5000€ mas... não toca 10 vezes melhor.

Posso dizer-te que para mim relação preço qualidade o Technics SL 6 é imbatível de tudo o que tive até hoje.

Fredie
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Qui Jan 15 2015, 23:11

fredy escreveu:

Isto é como a questão de termos um determinado aparelho que custa 500€ e trocamos por outro que custa 5000€ mas... não toca 10 vezes melhor.

O custar 10 vezes mais e não ser 10 vezes melhor, é perfeitamente normal e, diga-se de passagem, que o "melhor" nem sequer tem uma escala de quantificação estabelecida. O que não e normal (ou não deveria), é ser 10 vezes mais caro e soar pior (digo eu).

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 16 2015, 10:52

António José da Silva escreveu:
fredy escreveu:

O custar 10 vezes mais e não ser 10 vezes melhor, é perfeitamente normal e, diga-se de passagem, que o "melhor" nem sequer tem uma escala de quantificação estabelecida. O que não e normal (ou não deveria), é ser 10 vezes mais caro e soar pior (digo eu).

Até acho que a norma é custar 10X, 100X, 1000X e melhora 10% depois 1% e depois 0,1% face ao anterior.

Já agora que falam do SL 6 e o SL 7 alguém já o ouviu e como o definem face ao 6?
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 16 2015, 11:24

Olá

Citação :
AJS escreveu...

Claro que não toca 10 vezes melhor foi apenas uma força de expressão, e o tocar pior e ser mais caro... isso é o que não falta aí, neste caso particular, acho que talvez??? e digo talvez??? o problema tem a ver com a escolha acertada da célula neste braço, e a escolha tem a ver com o meu gosto pessoal, é que no Technics SL6 a AT 432 para mim é perfeita assim como já era no Panasonic, claro que isto vale o que vale, pois sujeitei-me às células que pude experimentar.
A sinergia entre o braço e a célula é deveras importante, neste momento tenho o PL1000 a rodar com 3 células e com bons resultados embora ligeiramente diferentes que me estão a agradar...
Technics EPC 270C + Jico SAS
Shure M95 com agulha cónica
Goldring série 1000 com agulha eliptica da Technics EPC 270

Citação :
cabb escreveu...
Já agora que falam do SL 6 e o SL 7 alguém já o ouviu e como o definem face ao 6?

Nunca ouvi o SL7, pelo que me disseram quem o tem é um bom gira, para mim tem uma desvantagem em relação ao SL6... o cabo de interligação é cativo.
Tem uma vantagem em relação ao SL6... tem logo na tampa um clamp.

Fredie
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 16 2015, 11:27

fredy escreveu:
Olá

Citação :
AJS escreveu...

Claro que não toca 10 vezes melhor foi apenas uma força de expressão, e o tocar pior e ser mais caro... isso é o que não falta aí, neste caso particular, acho que talvez??? e digo talvez??? o problema tem a ver com a escolha acertada da célula neste braço, e a escolha tem a ver com o meu gosto pessoal, é que no Technics SL6 a AT 432 para mim é perfeita assim como já era no Panasonic, claro que isto vale o que vale, pois sujeitei-me às células que pude experimentar.
A sinergia entre o braço e a célula é deveras importante, neste momento tenho o PL1000 a rodar com 3 células e com bons resultados embora ligeiramente diferentes que me estão a agradar...
Technics EPC 270C + Jico SAS
Shure M95 com agulha cónica
Goldring série 1000 com agulha eliptica da Technics EPC 270

Citação :
cabb escreveu...

Nunca ouvi o SL7, pelo que me disseram quem o tem é um bom gira, para mim tem uma desvantagem em relação ao SL6... o cabo de interligação é cativo.
Tem uma vantagem em relação ao SL6... tem logo na tampa um clamp.

Fredie

Sonicamente devem ser parcidos, nop? E o SL 7 por ter o clamp, pode ler discos montado na vertical!!
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 16 2015, 11:29

Olá
Sim pode ler discos na vertical...
Quem tem um é o Nbunuel que te poderá dizer de sua justiça.

Fredie
nbunuel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 16 2015, 15:35

Pessoalmente prefiro o Sl7 pois, teoricamente, acho-o mais compacto...o Clamp deve fazer alguma diferença..adoro este e mais o Pioneer Pl L 1000 sendo que ambos são os meus gira discos de referência...
Tenho a informação que vem mais Pl-l1000 a caminho comprado por um nosso forista bem conhecido...Mais um a libertar-se da distorção de tracking!
Quem vai não volta mais!
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 23 2015, 11:14

Olá

Desde alguns dias que o PL 1000 está a rodar com uma Shure M95 com agulha cónica da Huco com bons resultados, já cá tive a M75 e de facto esta combinação é muito superior à M75... claro que para mim.
Qualquer dia mando vir uma agulha Ed Saunders eliptica para experimentar... embora a minha experiência com diversas agulhas Ed Saunders me diga que embora a cabeça seja diferente o som é mais ou menos igual, no entanto não há nada como experimentar.

Fredie
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jan 23 2015, 12:07

Tu não paras.

Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 19 2015, 19:31

Olá
A titulo de curiosidade...
Nova célula no PL L1000, a que até agora mais me agradou neste gira...  
Technics EPC P23 + agulha cónica Ersatznadel

Fredie
nicodemes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 15:20

A gente mete-se nestas coisas quando já tem idade para ter juízo...

surgiu a possibilidade de comprar de um PL 1000.O preço pareceu-me interessante e avancei.
Agora que o recebi detetei uma serie de defeitos a que o vendedor diz ser normal em todos ,por isso não aceita reclamação .funciona ,diz ele...
O braço ou prende ou anda muito depressa .às vezes não lê o disco e segue até ao fim .Os botões ás vezes não trabalham .A velocidade ás vezes altera-se
Enfim ...mais valia estar quieto.
Mas tenho pena porque me parece ser um bom prato
FBatista
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 15:45

O PL1000 tem de ir à faca!

Estava curioso de me lançar num tangencial, mas neste momento a falta de tempo já é para mim uma aliada.
Doug
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 18:04

nicodemes escreveu:

surgiu a possibilidade de comprar de um PL 1000.O preço pareceu-me interessante e avancei.
Agora que o recebi detetei uma serie de defeitos a que o vendedor diz ser normal em todos ,por isso não aceita reclamação .funciona ,diz ele...
O braço ou prende ou anda muito depressa .às vezes não lê o disco e segue até ao fim .Os botões ás vezes não trabalham .A velocidade ás vezes altera-se

Boas Nicodemes, antes de mais onde compraste o gira? Se foi no ebay tenta abrir um caso. Se não houver volta a dar procura um técnico que certamente que isso resolve!

Diogo
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 19:26

Olá

Nada do que dizes é normal nesse gira.

Fredie
PedroGV
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 19:47

nicodemes escreveu:

Pelos sintomas que descrebe parece que o braço não esta nada calibrado.
Esse braço e extremamemte sensivel a um bom ajuste.

E relativamente simples de afinar.

No meu aconteceu isso quando chegou e resolveu se com facilidade

Bem afinado é um excelente aparelho

Abraço
nbunuel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sex Jun 26 2015, 20:06

nicodemes escreveu:

Tenho o meu há mais de 5 anos de utilização intensa e nunca falhou, Isso ou está mal calibrado ou está com defeito.
Atenção... esse gira tem de estar completamente nivelado e afinado!
nicodemes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sab Jun 27 2015, 15:13

O prato está nivelado, o braço afinado com o vta certo-o peso é de 1.7 g com uma v15.o eixo de leitura também está afinado
Sobre afinações está tudo certo, ainda me lembro de só ouvir lps e eps.
No principio nem havia estes problemas a moeda de 5 coroas resolvia tudo...
Acontece que o braço tem tendência a avançar sozinho e os movimentos não são regulares .às vezes recolhe ,parece um F1
Acho que é um problema de avaria ou afinação mas lá dentro.Ainda não abri o prato
Gostava de mandar fazer uma revisão .Mas quem ? não conheço ninguém para mexer nestes pratos com muita eletrónica

Mas para que é que me meti nisto....
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Sab Jun 27 2015, 20:19

nicodemes escreveu:
O prato está nivelado, o braço afinado com o vta certo-o peso é de 1.7 g com uma v15.o eixo de leitura também está afinado
Sobre afinações está tudo certo, ainda me lembro de só ouvir lps e eps.
No principio nem havia estes problemas a moeda de 5 coroas resolvia tudo...
Acontece que o braço tem tendência a avançar sozinho e os movimentos não são regulares .às vezes recolhe ,parece um F1
Acho que é um problema de avaria ou afinação mas lá dentro.Ainda não abri o prato
Gostava de mandar fazer uma revisão .Mas quem ? não conheço ninguém para mexer nestes pratos com muita eletrónica

Mas para que é que me meti nisto....

Isso até pode nem ser nada de especial, e um bom técnico provavelmente resolve a coisa.

Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Dom Jun 28 2015, 15:33

Olá
Passa com um pano que não largue pelo nos carris...
Esse gira trazia de origem (segundo o que li??? na net) um pano para limpeza desses carris.
Talvez resolva a velocidade irregular desse braço.

Fredie
nicodemes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Seg Jun 29 2015, 10:36

Bom dia

Já limpei os carris.O prato está todo limpo e afinado!

Estou a ficar sem solução .Se arranja-se que alguém de confiança para reparar ainda arriscava. Assim provavelmente vou vende-lo como avariado

É muito bom mas em caso de avaria é mau...

Obrigado pela vossa ajuda

António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Seg Jun 29 2015, 11:05

nicodemes escreveu:
Bom dia

Já limpei os carris.O prato está todo limpo e afinado!

Estou a ficar sem solução .Se arranja-se que alguém de confiança para reparar ainda arriscava. Assim  provavelmente vou vende-lo como avariado

É muito bom mas em caso de avaria é mau...

Obrigado pela vossa ajuda

Pois, em caso de avaria é algo de imprestável, só serve como efeito de mesa.
Onde mora?

Joseph Le Conte
nicodemes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Seg Jun 29 2015, 12:44

Moro em Cascais
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Pioneer PL-L1000   Seg Jun 29 2015, 12:45

nicodemes escreveu:
Moro em Cascais

Dá um pulo ao Joaquim Pinto para ele dar uma vista de olhos.

Joseph Le Conte

Pioneer PL-L1000
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pioneer PL-L1000
» Entrada de um novo brinquedo
» Que andar de phono MC comprar para Pioneer MC6 num Pioneer PL9?
» Pioneer cd player PD-271
» Pioneer SX-1050

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: