Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Tapete de gira discos

Ir para baixo 
+10
ViciAudio
ricardo onga-ku
ducar
diplomata
MikeF
lpg
GALVEIAS
fredy
António José da Silva
Fernando Mota
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyTer Nov 18 2014, 22:59

Olá amigos, cá ando eu com experiências no gira discos, antes de fazer o up grade do Kit para o Rumble do Pro-Ject, hoje no trabalho andei à procura de uma espuma que aparece de vez em quando a envolver peças mais sensíveis, daquelas que têm à volta de 2 mm de espessura encontrei três diferentes. Recortei-as com o diâmetro de um disco de vinil e fui ouvir uma música com cada um deles, conclusão o mais espesso tem uma sonoridade melhor e também melhor do que o feltro que vem de origem, essa música sou-a-me melhor agora do que antes. Hoje não tirei fotos mas amanhã já as ponho cá.
Fredy cuidado que vais ficar surpreendido smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 00:44

fernando3728 escreveu:
Olá amigos, cá ando eu com experiências no gira discos, antes de fazer o up grade do Kit para o Rumble do Pro-Ject, hoje no trabalho andei à procura de uma espuma que aparece de vez em quando a envolver peças mais sensíveis, daquelas que têm à volta de 2 mm de espessura encontrei três diferentes. Recortei-as com o diâmetro de um disco de vinil e fui ouvir uma música com cada um deles, conclusão o mais espesso tem uma sonoridade melhor e também melhor do que o feltro que vem de origem, essa música sou-a-me melhor agora do que antes. Hoje não tirei fotos mas amanhã já as ponho cá.
Fredy cuidado que vais ficar surpreendido smedley  


Conclusão, esse gira nem um tapete de jeito trás de origem. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 08:25

António José da Silva escreveu:
fernando3728 escreveu:
Olá amigos, cá ando eu com experiências no gira discos, antes de fazer o up grade do Kit para o Rumble do Pro-Ject, hoje no trabalho andei à procura de uma espuma que aparece de vez em quando a envolver peças mais sensíveis, daquelas que têm à volta de 2 mm de espessura encontrei três diferentes. Recortei-as com o diâmetro de um disco de vinil e fui ouvir uma música com cada um deles, conclusão o mais espesso tem uma sonoridade melhor e também melhor do que o feltro que vem de origem, essa música sou-a-me melhor agora do que antes. Hoje não tirei fotos mas amanhã já as ponho cá.
Fredy cuidado que vais ficar surpreendido smedley  


Conclusão, esse gira nem um tapete de jeito trás de origem. lol!

Já o ouviste Question
Então não no insultes Tapete de gira discos 43034
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 09:45

Olá

No meu Panasonic fiz algumas experiências mas acabei sempre por manter o tapete original.
Inclusive comprei um Absormat...
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t1795-tapete-absormat
Se no teu resulta... melhor.  Tapete de gira discos 22692
Depois direi de minha justiça...  dvil
Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 13:04

Tenho cá um absormat do Ferpina e não posso fazer a experiência com ele devido à sua espessura ser maior do que 2 mm, e eu não posso levantar o braço, eu acho que não se pode???
Ir para o topo Ir para baixo
GALVEIAS
Membro AAP
GALVEIAS


Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 57

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 13:52

Tenho um Rega P3/24 e acho tal como no Project que os tapetes que trazem têm uma filosofia própria... nunca experimentei outro.
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 13:58

Fernando,
Podes "levantar" o braço colocando anilhas na base deste mas terás de desmontar o braço e as anilhas vão certamente alterar o som do gira, provavelmente para pior...

No que respeita a tapetes, já testaste o maravilhoso mundo da cortiça e da pele?

Cortiça:
http://www.provoca-arte.pt/products/17641
ou
http://www.aki.pt/madeiras-e-construcao/mosaico-laminas-vinil-cortica/mosaico-vinil-e-cortica/mosaico-cortica-e-complementos/ROLOCORTI%C3%87AMULTIUSOS-P13732.aspx

Pele: Passa por um estofador e pede um resto da mais macia e de superfície regular.
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 14:32

GALVEIAS escreveu:
Tenho um Rega P3/24 e acho tal como no Project que os tapetes que trazem têm uma filosofia própria... nunca experimentei outro.

Os tapetes de feltro têm uma filosofia muito própria para quem os oferece e resume-se da seguinte forma: Redução de Custo de Produção!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 15:26

lpg escreveu:

Redução de Custo de Produção!


Que grande maldade que está para ai a dizer. dvil


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
GALVEIAS
Membro AAP
GALVEIAS


Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 57

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 17:08


Citação :
lpg escreveu...
Os tapetes de feltro têm uma filosofia muito própria para quem os oferece e resume-se da seguinte forma: Redução de Custo de Produção!

mas isso é um facto inerente a tudo na vida actual seja em que ramo for...
um colega tem um Clio novo e aqui à dias teve um acidente e descobriu que nalgumas partes do carro em vez de chapa é plástico... acrilico sei lá aquilo que lhe quiserem chamar... cortes nos custos de produção sem duvida... e não é exclusivo da Renault.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 18:35

lpg escreveu:
GALVEIAS escreveu:
Tenho um Rega P3/24 e acho tal como no Project que os tapetes que trazem têm uma filosofia própria... nunca experimentei outro.

Os tapetes de feltro têm uma filosofia muito própria para quem os oferece e resume-se da seguinte forma: Redução de Custo de Produção!

Amigo Galveias, já vi que tem um Rega P3, era o Gira que eu comprava se não comprasse o Pro-Ject, eu ouvi a tocar na AudioTeam e gostei bastante, só que o preço falou mais alto e como também ouvi o Pro-ject e gostei também bastante optei por ele ser mais em conta a nível de preço. Gostava de saber se poderia responder ao que lhe perguntei no outro tópico sobre o Rumble do Pro-Ject, se tinha ouvido alguma vez o Debut Carbon.
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 20:15

Ora aqui ficam as fotos dos tapetes

Tapete de gira discos 116koeh

a espessura deles, está incluído o de feltro

Tapete de gira discos 2r4jsd2

Se calhar levo ao Portugaudio para ser testado o que eu gosto mais, o que achas António?
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 20:24

fernando3728 escreveu:


Se calhar levo ao Portugaudio para ser testado o que eu gosto mais, o que achas António?
Um abraço


Os mates, no caso de fazerem efeito, é de gira para gira diferente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
GALVEIAS
Membro AAP
GALVEIAS


Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 57

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQua Nov 19 2014, 20:28

Citação :
fernando3728 escreveu...
Gostava de saber se poderia responder ao que lhe perguntei no outro tópico sobre o Rumble do Pro-Ject, se tinha ouvido alguma vez o Debut Carbon.

Nunca ouvi esse modelo...
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 00:05

Fernando,

não queres aparecer na 6ªf à tarde e levas o mat de gel da Gold Note e o de grafite da Boston para experimentares?
Ir para o topo Ir para baixo
diplomata

diplomata


Mensagens : 24
Data de inscrição : 09/01/2014
Idade : 50

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 12:03

GALVEIAS escreveu:



um colega tem um Clio novo e aqui à dias teve um acidente e descobriu que nalgumas partes do carro em vez de chapa é plástico... acrilico sei lá aquilo que lhe quiserem chamar... cortes nos custos de produção sem duvida... e não é exclusivo da Renault.

Viva

Apesar do que diz ser em grande parte verdade, não se pode generalizar, o desenvolvimento da industria de moldes e no que ao plástico diz respeito veio possibilitar à industria automóvel a utilização de peças de grandes dimensões e em formatos que nunca seriam possíveis de produzir em chapa estampada, as abas do pára-lamas de diversos modelos mais "citadinos" são das utilizações mais comuns, por ex: o VW Beetle (carocha) o mais recente, só tem aqueles imensos pára-lamas porque foi possível a sua produção em plástico, no interior existem diversas peças complexas todas de plástico porque a industria de moldes (Portuguesa) as conseguiu produzir.
Um pouco de história: os jipes Range Rover clássicos têm nos cantos traseiros uma peça em plástico a fazer o vértice, isso deve-se a que a chapa naquela zona ficava sempre enrugada, então conseguiram de uma desvantagem fazer duas mais valias, alteraram o desenho na zona e fizeram um recesso que aumentou a rigidez e a peça plástica ao mesmo tempo que tapava a imperfeição da chapa servia de embelezamento da zona e tornou-se um elemento icónico que ainda hoje é imitado.
E não referi a poupança no grande inimigo do automóvel, o peso, mas isso fica para outro dia.
Fiquem bem

carlos barata
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 13:08

MikeF escreveu:
Fernando,

não queres aparecer na 6ªf à tarde e levas o mat de gel da Gold Note e o de grafite da Boston para experimentares?

Pode ser, mas devo chegar por volta das 19H00 Ok?
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 13:19

fernando3728 escreveu:
MikeF escreveu:
Fernando,

não queres aparecer na 6ªf à tarde e levas o mat de gel da Gold Note e o de grafite da Boston para experimentares?

Pode ser, mas devo chegar por volta das 19H00 Ok?

Ok, já vamos é ter ouvido algumas coisas. Lembras-te de como chegas cá?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 13:28

Claro, depois quando tiver à tua porta dou-te uma apitadela Tapete de gira discos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 15:24

António José da Silva escreveu:

Que grande maldade que está para ai a dizer.  dvil


Tapete de gira discos 933723

fernando3728 escreveu:
...

Testa a cortiça e a pele, principalmente a primeira...
Ou, esquece os tapetes e faz um upgrade ao prato substituindo o metálico por um acrílico compatível da marca ou da Acrylteller/TizoAcryl!
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 18:05

diplomata escreveu:
GALVEIAS escreveu:



um colega tem um Clio novo e aqui à dias teve um acidente e descobriu que nalgumas partes do carro em vez de chapa é plástico... acrilico sei lá aquilo que lhe quiserem chamar... cortes nos custos de produção sem duvida... e não é exclusivo da Renault.

Viva

Apesar do que diz ser em grande parte verdade, não se pode generalizar, o desenvolvimento da industria de moldes e no que ao plástico diz respeito veio possibilitar à industria automóvel a utilização de peças de grandes dimensões e em formatos que nunca seriam possíveis de produzir em chapa estampada, as abas do pára-lamas de diversos modelos mais "citadinos" são das utilizações mais comuns, por ex: o VW Beetle (carocha) o mais recente, só tem aqueles imensos pára-lamas porque foi possível a sua produção em plástico, no interior existem diversas peças complexas todas de plástico porque a industria de moldes (Portuguesa) as conseguiu produzir.
Um pouco de história: os jipes Range Rover clássicos têm nos cantos traseiros uma peça em plástico a fazer o vértice, isso deve-se a que a chapa naquela zona ficava sempre enrugada, então conseguiram de uma desvantagem fazer duas mais valias, alteraram o desenho na zona e fizeram um recesso que aumentou a rigidez e a peça plástica ao mesmo tempo que tapava a imperfeição da chapa servia de embelezamento da zona e tornou-se um elemento icónico que ainda hoje é imitado.
E não referi a poupança no grande inimigo do automóvel, o peso, mas isso fica para outro dia.
Fiquem bem

carlos barata

Além das vantagens por aqui mencionadas podem incluir a segurança, visto o plástico ajuda a amortecer a pancada em caso de acidente e em termos de reparação é só substituir por uma nova.

Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 22:18

lpg escreveu:
Testa a cortiça e a pele, principalmente a primeira...
Ou, esquece os tapetes e faz um upgrade ao prato substituindo o metálico por um acrílico compatível da marca ou da Acrylteller/TizoAcryl!

IMO, os mats de cortiça tornam o som muito amortecido, meio maçador...
de acrilico já deve ser o prato do project, não?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 22:20

Não vendias um em grafite?
Ficava bonito sobre o acrílico...ou então em pele.

R
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 22:29

ricardo onga-ku escreveu:
Não vendias um em grafite?
Ficava bonito sobre o acrílico...ou então em pele.

R

Tenho de grafite e de gel. Os de grafite são os da Boston-Audio; não os vendo por serem bonitos... é porque a grafite com a sua estrutura lamelar tem uma optima capacidade de dispersar energia mecânica (microvibrações). Dá belissimos resultados em pratos pouco ressonantes. Nos metálicos, muito ressonantes, resulta melhor o gel.

Na grafite, se bem te lembras, das 4 ligações covalentes entre o carbono, 3 estão no mesmo plano, e isso faz com que os átomos se organizem em lamelas com estruturas de carbono triangulares, e sobra apenas 1 ligação covalente para fazer a ligação entre as lamelas.
Não são do mais barato, os mats de grafite... têm de ser torneados a partir dum clindro de grafite, e o processo é delicado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 23:12

MikeF escreveu:
Os de grafite são os da Boston-Audio


O grafite, a par com o xisto, são dos melhores materiais em áudio.
Um amigo meu, tem todo o parto de um TD-124 feito em grafite e de um gira DIY dele.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 23:46

António José da Silva escreveu:
MikeF escreveu:
Os de grafite são os da Boston-Audio


O grafite, a par com o xisto, são dos melhores materiais em áudio.
Um amigo meu, tem todo o parto de um TD-124 feito em grafite e de um gira DIY dele.

O parto?
Isso deve doer...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyQui Nov 20 2014, 23:47

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
MikeF escreveu:
Os de grafite são os da Boston-Audio


O grafite, a par com o xisto, são dos melhores materiais em áudio.
Um amigo meu, tem todo o parto de um TD-124 feito em grafite e de um gira DIY dele.

O parto?
Isso deve doer...

Prato. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 00:06

MikeF escreveu:

de acrilico já deve ser o prato do project, não?

O meu é de metal, será que se fizesse o upgrade para um de acrílico seria melhor?
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 01:18

fernando3728 escreveu:

O meu é de metal...

mat em gel...
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 01:51

MikeF escreveu:
lpg escreveu:
Testa a cortiça e a pele, principalmente a primeira...
Ou, esquece os tapetes e faz um upgrade ao prato substituindo o metálico por um acrílico compatível da marca ou da Acrylteller/TizoAcryl!

IMO, os mats de cortiça tornam o som muito amortecido, meio maçador...
de acrilico já deve ser o prato do project, não?

Seria bom que enquanto profissional já soubesse que tipo de prato tem o potencial cliente!

fernando3728 escreveu:
MikeF escreveu:

de acrilico já deve ser o prato do project, não?

O meu é de metal, será que se fizesse o upgrade para um de acrílico seria melhor?

Sugiro que fales com o representante, tenta arranjar forma de testar o prato de acrílico..., tem mais massa, muito menor ressonância e dispensa o mat/tapete, eu iria por ai!

MikeF escreveu:
fernando3728 escreveu:

O meu é de metal...

mat em gel...

Ora se diz que a cortiça tem um som amortecido e maçador, pergunto que som tem um gel "autocolante"? Liquido e refrescante? Por favor, mats em borracha tenho vários numa caixa... mas provavelmente o gel é outro...

Sugiro que ouça com mais atenção um mat em cortiça e talvez também alguns giras de topo com prato laminado com acabamento em cortiça..., é uma questão de pesquisar e talvez conclua que de maçador não tem nada!
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 08:54

Olá

Vais gastar uma pipa de massa em upgrades... Tapete de gira discos 936335
o melhor é comprares um prato novo... smedley

Ainda bem que já não praticas tiro com arco... smedley
Senão estava tramado... Tapete de gira discos 265963
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 09:58

lpg escreveu:

Seria bom que enquanto profissional já soubesse que tipo de prato tem o potencial cliente!


Ora se diz que a cortiça tem um som amortecido e maçador, pergunto que som tem um gel "autocolante"? Liquido e refrescante? Por favor, mats em borracha tenho vários numa caixa... mas provavelmente o gel é outro...

Enquanto profissional encontrei o Fernando por acaso na rua, à pressa, e propus-lhe emprestar um mat em gel e um em grafite para ele experimentar e decidir por ele.

Com um gel conseguem-se coeficientes de absorção bem específicos, e diferentes dos da borracha.
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 11:50


Eu gosto muito do mat de feltro do meu Rega P9 (que por sinal não é igual aos mats de feltro usados nos outros Rega, não sei porquê, penso que é mais fininho).

Para não levantar com a estática (algo que era muito irritante), usei 4 tiras de fita, em cruz sobre o prato, muito fininha de material transparente que parece algum tipo de gel mais sólido ou silicone autocolante (TESA 55744-00002) para fixar o tapete ao prato de cerâmica... o resultado foi surpreendentemente bom, não só porque o tapete deixou de levantar... o som melhorou também, ligeiramente... E não faço ideia do motivo que levou a isso hehehehe

Assim já não é um mat de feltro tradicional, porque os discos acentam sobre a cruz do tal material tipo silicone que tem o feltro por cima... é um mat-a-mist-o Very Happy

Desde que as coisas funcionem bem, tudo está bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 14:16

fredy escreveu:
Olá
Vais gastar uma pipa de massa em upgrades...
o melhor é comprares um prato novo...

Pois, normalmente sai caro quando os upgrades começam a ser muitos! Nessa altura deve ser seriamente ponderada a hipótese de troca de gira-discos mas só se essa troca representar um verdadeiro salto em frente do ponto de vista sónico!

ViciAudio escreveu:

Eu gosto muito do mat de feltro do meu Rega P9 (que por sinal não é igual aos mats de feltro usados nos outros Rega, não sei porquê, penso que é mais fininho).

Para não levantar com a estática (algo que era muito irritante), usei 4 tiras de fita, em cruz sobre o prato...

Sérgio, se o teu feltro tem problemas de estática é porque é igual a todos os outros feltros cujos problemas maioritários são estática e acumulação de pó... Também poderás colar o feltro fazendo várias tiras de muito baixa altura (VTA...) com fita cola de electricista (em anéis de dupla face) mas colar o feltro não anula a estática nem o pó...

Por uns trocos testa a cortiça e a pele, ambas com a menor espessura que encontrares... Wink

Abraço,
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 15:09

Os problemas de estática agora estão praticamente eliminados com a utilização da ZeroStat Wink

Os que ainda persistem são apenas com discos de certas fábricas ou de certas épocas, há algumas formulações de vinil que são especialmente sensíveis à estática.

Mas não é nada que me preocupe, agora não causa qualquer transtorno, só era chato quando levantava o tapete Smile

Pó também nem vê-lo... este tapete é bastante diferente dos outros, parece-me bem mais denso/concentrado do que quase todos os felt mats que já vi, talvez seja por isso que agarra menos pó, no meu caso não se vê nem se sente nenhum pó. E de qualquer forma, sempre prefiro que o pó fique agarrado ao tapete do que ao disco Very Happy

Eu não gosto de andar sempre a remexer nas coisas, como estou satisfeito com a solução actual não vou desafzer aquilo para testar outros, depois não gostando dos outros tenho de voltar a "implementar" ali o truque do silicone hehehehe

Esta fita de silicone que usei é mesmo muuuuuito fininha, provavelmente até fica mais fininho do que usar fita de electricista porque sendo de dupla face uma única camada é suficiente, o VTA não foi afectado praticamente nada, é desprezível... afecta mais o VTA quando os próprios discos são muito mais grossos uns do que outros, ou quando o mesmo disco é mais grosso de um lado do que do outro (hehehehe acontece muito isso) mas não é nada de preocupante, desde que dentro de certos limites mínimos, pequeníssimas mariações do VTA não são extremamente importantes (pelo menos com o meu braço/célula).

Eu agora raramente me meto nessas coisas, porque lembro-me bem das muitas horas, semanas... meses a testar coisas, coisonas e coisinhas... epah agora que tenho o sistema todo como sempre quis, a tocar "nas horas", quero é descanso e muita música hehehehe



Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 15:20

Ainda sobre o tapete do P9, aparentemente é feito de um feltro mais denso, e o tapete é mais fininho, porque o prato de cerâmica tem uma frequência de vibração mais alta do que o vidro (usado nos outros pratos Rega). Ou seja, os tapetes de feltro da Rega foram desenhados e pensados para funcionar com o respectivo prato, o material e as dimensões não são por acaso. Eu diria que nos GD's da Rega, para manter o som fiél ao pretendido pelo fabricante, o melhor será mesmo manter o tapete original que é parte integrante do conjunto Wink

E não fazer como eu, que "kitei" aquilo (apesar de ter mantido o tapete original por cima) e agora já não está 100% original! Razz
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 15:23

Mat fabuloso.


http://herbiesaudiolab.net/ttmat.htm

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 16:47

ViciAudio escreveu:
Os problemas de estática agora estão praticamente eliminados com a utilização da ZeroStat Wink ...

... E de qualquer forma, sempre prefiro que o pó fique agarrado ao tapete do que ao disco Very Happy ...


... o VTA não foi afectado praticamente nada, é desprezível... afecta mais o VTA quando os próprios discos são muito mais grossos uns do que outros...


... Eu agora raramente me meto nessas coisas, porque lembro-me bem das muitas horas, semanas... meses a testar coisas, coisonas e coisinhas... epah agora que tenho o sistema todo como sempre quis, a tocar "nas horas", quero é descanso e muita música hehehehe

Existem opiniões diversas sobre a ZeroStat, há quem diga que resolve a estática e há quem diga que piora a coisa..., acho que depende do tipo de carga no disco, da humidade do ar e da forma de utilização, não sei.

Normalmente, o pó que está no mat acaba por ir parar ao disco.

Na maior parte das células um ajuste de VTA para a altura média de uma gramagem normal e as 180g resolve a questão e concordo que essa variação é na maior parte dos casos "desprezível" (mas existe quem, antes de tocar o disco, ajuste o VTA à décima de milímetro para a respectiva altura...). O problema dos tapetes muito altos poderá ser critico quando o braço não permite ajustar o VTA e consequentemente este fica muito baixo...

O teu último parágrafo será o mais importante, estás contente com o teu sistema e portanto toca a ouvir muisica! Wink

ViciAudio escreveu:
...
E não fazer como eu, que "kitei" aquilo (apesar de ter mantido o tapete original por cima) e agora já não está 100% original! Razz

Isso é aquilo a que chamo uma grande não conformidade!  lol!


António José da Silva escreveu:
Mat fabuloso.

http://herbiesaudiolab.net/ttmat.htm

Talvez, com o prato de metal!

Na minha opinião não usar tapete será a melhor opção, mas nem todos os pratos o permitem...

A chatice da maioria dos tapetes em borracha, gel, ou que lhes queiram chamar, é que normalmente proporcionam um sobre amortecimento que nada tem de bom para o som...
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:03

Sobre a zerostat não tenho qualquer dúvida, funciona que é uma maravilha. Nem podia ser de outra forma, é um aparelho usado em ambiente de laboratório profissional e científico há décadas, não é uma "doideira audiófila" hehehehe fiz vários testes, que oscilaram entre não conseguir resultados positivos, e conseguir eliminar completamente a estática (basicamente depende do disco e do clima etc)... mas nunca a vi piorar a situação.

Se o tapete agarra as poeiras, elas ficam lá, não vão parar ao disco Wink Mas a sério, aqui o meu tapete"zinho" não mostra quaisquer sinais de pó... e muito menos os discos, estão sempre tão lavadinhos que até mete nojo (do bom) hehehehehe

Pois isso do VTA não é para mim. Tenho o ajuste médio para 180g, bem feito, e nunca notei a mínima necessidade de alterar para disco nenhum (fiz vários testes com tapetes para alterar o VTA e, dentro de variações pequenas, nunca notei diferença nenhuma que fosse capaz de identificar como claramente melhor). Talvez se note mais noutros giras?

Eu no vinil, no que diz respeito a gira-discos, pertenço ao campo da malta "keep it simple"... bom, simples, sem variações ou afinações constantes, bem feito (uma vez), e depois ... música maestro Very Happy


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:10

Felizmente, não tenho qualquer problema de estática. Sao lavados com o belo do Dr. Wack, goodbye estática forever.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:14

oh António desculpa mas... isso não faz muito sentido... a estática até pode desaparecer, mas não desaparece por causa do Dr Wack, e muito menos para sempre...

Eu esfrego um disco qualquer teu numa camisola de inverno e vais ver se não ganha logo estática Very Happy Ate o Dr Wack ganha estática se for bem esfregado (cruz credo) ehhehehe

O que cria a estática tem a ver com a temperatura/humidade no ambiente onde o disco é manipulado, e como é feita essa manipulação, e com que materiais existe interacção. Os meus discos depois de lavados na "clínica" também não têm estática nenhuma Wink
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:29

Só posso falar da minha experiencia. Antes do Dr.....estática, depois do Dr. nunca mais aconteceu e já lá vao uns anos.
Claro que pode ser coincidencia, mas duvido.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:39

Estou como o Nani... "Não digo que não" Wink
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 17:41

ViciAudio escreveu:
Estou como o Nani... "Não digo que não" Wink


Esse quer é sair de onde está o mais rapidamente possível. Tapete de gira discos 758687


Mas voltando ao Dr., impressiona pelo efeito anti-estático que produz.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Tapete de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
lpg
Membro AAP
lpg


Mensagens : 316
Data de inscrição : 08/09/2011

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptySex Nov 21 2014, 18:07

ViciAudio escreveu:
Sobre a zerostat não tenho qualquer dúvida, funciona que é uma maravilha. ...
hehehehe fiz vários testes, que oscilaram entre não conseguir resultados positivos, e conseguir eliminar completamente a estática (basicamente depende do disco e do clima etc)... mas nunca a vi piorar a situação.

Se o tapete agarra as poeiras, elas ficam lá, não vão parar ao disco Wink Mas a sério, aqui o meu tapete"zinho" não mostra quaisquer sinais de pó... e muito menos os discos, estão sempre tão lavadinhos que até mete nojo (do bom) hehehehehe

Pois isso do VTA ... Talvez se note mais noutros giras?

... pertenço ao campo da malta "keep it simple"...

Nunca testei uma Zerostat pelo que dou o beneficio da dúvida ao aparelhometro.

Normalmente a carga estática inicia-se no disco e é ai que é superior, pelo que o sentido de deslocação do pó é na direcção do disco... Felizmente também já os tenho "quase todos" devidamente lavadinhos e aspiradinhos pelo que o pó é verdadeiramente insignificante...

A percepção das variações de VTA dependem principalmente da célula/perfil de diamante e braço, de seguida a resolução do gira-discos, e do resto da cadeia, pré, amp e colunas. Neste momento, com o que tenho no sistema, a variação do VTA é palpável no resultado final do som  e permite-me equilibrar a meu gosto o balanço da célula  entre as gamas alta e baixa (independentemente da célula em uso). Tenho o VTA fixo, a meu gosto, numa posição média entre a gramagem normal e a alta.

Tb estou na vaga "keep it simple" mas gosto de lhe acrescentar um "S": K.I.S.S. (Keep It Super Simple) Wink

António José da Silva escreveu:
Felizmente, não tenho qualquer problema de estática. Sao lavados com o belo do Dr. Wack, goodbye estática forever.  

Lá terei de testar esse liquido mágico... hehe

ViciAudio escreveu:
... se for bem esfregado (cruz credo) ehhehehe

O que é que andas a fazer com os discos????!!!!! Tapete de gira discos 265963

António José da Silva escreveu:
Só posso falar da minha experiencia. Antes do Dr.....estática, depois do Dr. nunca mais aconteceu e já lá vao uns anos.
Claro que pode ser coincidencia, mas duvido.

Não tenho problemas maiores de estática, acho que tenho a normal ou quase nula, mas depende de disco para disco. Nada de preocupante...

O tipo de veio do prato e tipo de "rolamento" também podem gerar estática e podem fazer toda a diferença...

Em alguns pratos com a chumaceira do veio em metal era possível fazer uma ligação com um pequeno fio de cobre entre o "copo" da chumaceira e a massa/terra do giradiscos, lembro-me que era uma alteração simples que ajudava a dissipar a estática...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyDom Nov 23 2014, 20:12

Já estive a experimentar mais dois tapetes, cedidos pelo Miguel da ZenAudio, o de gel da Goldenote e o de grafit da Boston Audio Design, e pelo pouco tempo que estive a ouvir cada um deles mais os que tenho, cheguei à conclusão que definitivamente os tapetes têm a sua importância para melhorar a captação da informação contida nas espiras dos discos. O de feltro, o som que conheço mais, tem detalhe na gama média e aguda, mas perde nos baixos, que são um pouco exagerados.
O de espuma que trouxe do meu trabalho, tem também detalhe na gama média e aguda, mas quebra nos baixos, fico com baixos pobres e sem alma.
O de gel da Goldenote, mostra melhor detalhe na gama média e aguda do que os anteriores, mais "viva", nos baixos mais controlados e mais "vivos".
O de grafit da Boston Audio Design, além de mostrar muito bom detalhe na gama média e aguda, é bastante espacial, tal como os baixos e controlados também.
Gostava ainda de experimentar um de acrílico, sem ser o absormate da confraria do vinil, que tenho cá em casa, mas que é muito espesso.
Peço desculpa por não aprofundar mais os aspectos da audição pois acho que vai de cada ouvido e experiência de cada um. Gostava de ter alguém comigo a ouvir esta experiência até porque seria interessante trocar impressões sobre a mesma
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyDom Nov 23 2014, 20:39

Convém sempre deixar claro que esses resultados serão válidos para o conjunto de gira-discos, respectiva cabeça/braço e base/suporte no local onde está instalado, bem como para o restante sistema. Eventualmente, e provavelmente (digo eu), os resultados (ou tendências de alterações nas características sonoras) não serão sempre os mesmos para cada um dos materiais em todos os possíveis conjuntos/sistemas...

Para não se cair na tentação das generalizações que, ainda mais no mundo do analógico, são muito dadas a erros e variações profundas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyDom Nov 23 2014, 20:53

Por isso é que eu digo, que as experiências nas audições devem ser feitas e vividas por cada um, a opinião que eu estou a dar é a do meu ouvido e do meu sistema não quer dizer que seja igual para toda a gente, nem quero que tirem partido do meu parecer.
Por isso é que gosto de fazer experiências para ter a minha opinião.
Tapete de gira discos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyDom Nov 23 2014, 21:22

fernando3728 escreveu:
Já estive a experimentar mais dois tapetes, cedidos pelo Miguel da ZenAudio, o de gel da Goldenote e o de grafit da Boston Audio Design, e pelo pouco tempo que estive a ouvir cada um deles mais os que tenho, cheguei à conclusão que definitivamente os tapetes têm a sua importância para melhorar a captação da informação contida nas espiras dos discos. O de feltro, o som que conheço mais, tem detalhe na gama média e aguda, mas perde nos baixos, que são um pouco exagerados.
O de espuma que trouxe do meu trabalho, tem também detalhe na gama média e aguda, mas quebra nos baixos, fico com baixos pobres e sem alma.
O de gel da Goldenote, mostra melhor detalhe na gama média e aguda do que os anteriores, mais "viva", nos baixos mais controlados e mais "vivos".
O de grafit da Boston Audio Design, além de mostrar muito bom detalhe na gama média e aguda, é bastante espacial, tal como os baixos e controlados também.
Gostava ainda de experimentar um de acrílico, sem ser o absormate da confraria do vinil, que tenho cá em casa, mas que é muito espesso.
Peço desculpa por não aprofundar mais os aspectos da audição pois acho que vai de cada ouvido e experiência de cada um. Gostava de ter alguém comigo a ouvir esta experiência até porque seria interessante trocar impressões sobre a mesma

A descrição dos efeitos do tapete de espuma é interessante pois não faz muito sentido que se dê uma atenuação da resposta nas baixas frequências; talvez esteja simplesmente a absorver o rumble... scratch
Qual é o restante equipamento de reprodução de vinil?
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Mota
Membro AAP
Fernando Mota


Mensagens : 2085
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 48
Localização : Lisboa

Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos EmptyDom Nov 23 2014, 22:18

Gira discos Pro-Ject Debut Carbon, Célula Ortofon 2M RED, cabos originais do Gira discos, amplificador Harmon Kardon HK6550 e Pré de phono interno, colunas Xavian XN 125 Junior e cabos de coluna Supra 4 mm.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tapete de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Tapete de gira discos   Tapete de gira discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tapete de gira discos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» tapete de gira discos
» tapete gira discos cortiça
» Gira-Discos
» Tapete para gira discos Denon DP 300F
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: