Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 As Válvulas e os Interruptores

Ir para baixo 
+6
João Henrique
Stereo
Luis Filipe Goios
Milton
lore
MJC
10 participantes
AutorMensagem
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 13:46

Este é um assunto no qual quase todos nós já tropeçámos e que continua a fazer mossa devido ao facto de, sempre que é abordado, »cada cabeça, sua sentença«.

Devo deixar o meu sistema ― pré, integrado ou amp ― de válvulas sempre ligado?

Entenda-se o sempre ligado como ligado o dia inteiro , ou parte do dia, e não 365 dias por ano. Supúnhamos que a malta se levanta numa manhã gloriosa de Sábado às 8:00 h e, tendo o dia todo livre, se prepara para 18 h ― número ao calhas ― de audições. Deve a malta desligar as válvulinhas se parar a música por uma horas para ir castigar o cozido de Sábado, e depois ainda ficar a jiboiar mais umas horas?

A primeira vez que este assunto me intrigou, foi mais ou menos há 34 anos quando comprei um MC240 e tive o meu primeiro contacto com as termiónicas.
Com o passar dos tempos, atrevi-me a fazer a pergunta a vários »experts« e fabricantes de equipamentos.
Tomando o exemplo de dois fabricantes ― melhor dizendo, importadores porque o que faziam era importar carradas de válvulas da ex-URSS, testá-las, medi-las e casar as que beneficiavam desse facto, meter uns logótipos no vidro e comercializar ― e as respostas foram diferentes.
E eu pensei. Se os gajos X dizem que devo ligar e desligar quando não estou a ouvir, e se isso for prejudicial, os tubos vão sofrer e eu vou ter que comprar outros. Os gajos tinham dado um conselho que lhes seria favorável. Mas também poderiam estar a ser honestos.
Por outro lado os tipos Y, ao afirmar que o equipamento deveria estar ligado todo o dia durante o período de escuta, poderiam estar a contribuir para um envelhecimento precoce das válvulinhas e, claro, vai lá comprar umas novas ó Márinho. Não se esqueçam que eu naquela altura sabia muitíssimo menos do pouco que sei hoje.

Não deixo para já a minha opinião para não influenciar os vossos comentários e também porque pode aparecer alguém que saiba a potes disto e ridicularize a minha teoria.

Posso no entanto dar uma pista: entre 1986 e 2000 tive um estúdio a funcionar com o mais diverso tipo de equipamento de válvulas, transístores, petróleo, etc.

Ansiando pelos vosso comentários e experiência,

Mário João Ceia
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 13:50

os meus aparelhos costumam ficar ligados , mesmo que haja um intervalo
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 14:47

Eu nem o gira desligo, fica a rodar...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Filipe Goios
Membro AAP
Luis Filipe Goios


Mensagens : 10506
Data de inscrição : 27/10/2010
Idade : 65
Localização : Lanhelas - Minho

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 14:50

Os meus " quad " pré e amp. costumam ficar ligados desde a 1ª audição ou antes, até decidir que não vou ouvir mais nada, isto normalmente durante um dia.
Gosto deles " quentinhos ", se calhar, não interessa nada, mas gosto de pensar que sim.
SA
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 15:24

Eu cá ligo os aparelhos para ouvir música, não para aquecer a casa. Se por acaso pensar fazer um intervalo nas audições, penso no tipo de entrevalo e aí decido, pois deixar os aparelhos ligados enquanto saio de casa por alguma razão, isso já não faço.
Ir para o topo Ir para baixo
João Henrique
Membro AAP
João Henrique


Mensagens : 1572
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 58
Localização : Lisboa

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 16:16

Sempre ouvi dizer que as válvulas requerem algum tempo de aquecimento para revelarem o seu melhor.
Se já constatei isso? Não. Mas tenho por hábito esperar alguns minutos antes de as por a cantar(mas nem sempre).

No meu caso se me ausentar nem que seja por 1 hora desligo o sistema. Isto por dois motivos:
1.º - Tive um dissabor com um potenciómetro, tendo deixado o sistema ligado fui ao café e quando cheguei as colunas estavam a produzir um som terrivelmente alto e distorcido, tinha o thorens ligado mas sem estar a tocar, o que aconteceu foi que o potenciómetro deu o berro e as colunas não gostaram. Foi um azar que não acontece todos os dias, mas aconteceu e se me demorasse mais algum tempo para além de danificar as colunas, os vizinhos termeiam deixado de cumprimentar de manhã.
2.º - Por economia de electricidade.

Assim, sempre que me ausento, desligo completamente o sistema. Se estiver em casa, aí ele fica a fazer de aquecedor e o Thorens a dissipar o calor produzido.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 16:47

Eu se estiver em casa o dia todo, não é por causa de um pequeno intervalo que desligo o equipamento. Se o intervalo se prolongar, (almoço com amigos que dura sempre umas boas duas horas) desligo (quando me lembro) o JJ mas mantenho o pré de phono ligado.
Como disse o Mário, cada cabeça sua sentença, e deve de depender da prioridade de cada um. Há quem pense mais nas válvulas, outros menos. Provavelmente também depende do amp em si. Uns poderão beneficiar mais do aquecimento, outros talvez menos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  As Válvulas e os Interruptores 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 16:52

António José da Silva escreveu:
(...) não é por causa de um pequeno intervalo que desligo o equipamento. (...)

...idem idem, aspas aspas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 17:25

E eu na mesma, e ao desligar os aparelhos para alêm da economia prolonga-se a vida útil dos aparelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 17:33

Tive um pequeno pré a válvulas da Musical Fidelity que não tinha a hipótese-se de ser desligado, a não ser que se desligasse o cabo de alimentação. Conclusão. Passado alguns anos, aquilo praticamente desintegrou-se por dentro derivado ao constante aquecimento.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  As Válvulas e os Interruptores 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySáb Fev 26 2011, 22:59

As Válvulas e os Interruptores 491368
Ir para o topo Ir para baixo
elso
Membro AAP
elso


Mensagens : 395
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 55
Localização : Barreiro

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptyDom Fev 27 2011, 12:07

António José da Silva escreveu:
Tive um pequeno pré a válvulas da Musical Fidelity que não tinha a hipótese-se de ser desligado, a não ser que se desligasse o cabo de alimentação. Conclusão. Passado alguns anos, aquilo praticamente desintegrou-se por dentro derivado ao constante aquecimento.

Mas para esses arranja-se uma simples tomada com interruptor e já está. Ligado ou desligado conforme o desejo do dono.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptyDom Fev 27 2011, 15:38

elso escreveu:
António José da Silva escreveu:
Tive um pequeno pré a válvulas da Musical Fidelity que não tinha a hipótese-se de ser desligado, a não ser que se desligasse o cabo de alimentação. Conclusão. Passado alguns anos, aquilo praticamente desintegrou-se por dentro derivado ao constante aquecimento.

Mas para esses arranja-se uma simples tomada com interruptor e já está. Ligado ou desligado conforme o desejo do dono.


Pode-se optar por essa situação. Mas neste caso, e como foi comprado em segunda mão, já não vinha grande espingarda, e foi sol de pouca dura.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  As Válvulas e os Interruptores 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores EmptySeg Fev 28 2011, 01:10

É claro que, seja válvulas ou transistores, soam sempre bem melhor que em frio, mas quanto a isto, é uma questão de procurar jogar dentro das possibilidades... O importante é sempre tentar tirar o melhor partido possível do material e do tempo.
É verdade que existem componentes que nem trazem interruptor. Aqui, a situação varia, mas há sempre uma questão comum - o tempo útil dos componentes. Esta situação não me agrada nada. Tanto que acabei por fazer uma caixa para o transformador de alimentação do GD, com um interruptor para maior comudidade. Assim não tenho a SpedBox sempre ligada.
Digo mais: um gravador de video morreu por causa de estar há muito tempo em standby. Agora, quando vejo que não vou ouvir por um tempo um aparelho do gênero - como é o caso do CDP - desligo o interruptor que se encontra na parte de trás. O DAC também só tem o interruptor por trás, o que desligo sempre.

Portanto, seja para evitar algum problema, evitar gastos de energia desnecessários ou mesmo ter em conta a vida dos componentes, o interrupetor é ecenssial. Por isso, parece-me ser mais importante procurar ter conta estas variáveis e jogar com o tempo de escuta e disponibilidade. Ou seja, se não queremos ouvir logo de princípio, devemos procurar ligar os aparelhos a tempo para aquecerem.

Se não se pode ter tudo na vida, podemos procurar ir ao encontro do ideal. Diria que esta é a moral da história. As Válvulas e os Interruptores 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





As Válvulas e os Interruptores Empty
MensagemAssunto: Re: As Válvulas e os Interruptores   As Válvulas e os Interruptores Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As Válvulas e os Interruptores
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Valvulas
» Válvulas 6N30P-DR (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Válvulas 6N30P-EV (SOVTEK), as tais super-válvulas...
» Válvulas II
» Ampli Integrado Digital a Válvulas ou a Válvulas Digital ( ? ? ? )

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "líquido" (válvulas)-
Ir para: