Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 VTF e desgaste dos discos

Ir para baixo 
+3
TD124
nbunuel
anibalpmm
7 participantes
AutorMensagem
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptySáb Out 18 2014, 12:26

Pedia ajuda numa pequena reflexão sobre o VTF e o desgaste dos discos - não sei se este assunto já terá sido discutido no AAP
Esta reflexão surge porque consistentemente tenho verificado que no disco de teste da HIFI NEWS na 1ª faixa do lado B - ou seja uma faixa para verificar se a célula está a fazer um bom tracking - verifico que tenho que incrementar o VTF até ao limite do recomendado pelo fabricante para que a célula passe nessa faixa teste. Em algumas células verifico mesmo que tenho que ultrapassar esses limites, pois quer nessa faixa de teste quer utilizando alguns discos mais difíceis verifico algumas dificuldades da célula para fazer um tracking correto e que se manifesta por distorções bem audíveis em alguns instrumentos - o mais comum são o piano e o trompete e ou mesmo na voz humana. É certo que algumas dessas células são bastante antigas e é natural que tenha que aumentar o VTF - nomeadamente senti isso com a Shure N75G2 e agora mais especificamente com uma AT VM8 com uma agulha Shibata ATS 12S em que o VTF recomendado era entre os 1g - 2g e acabei por usar um VTF de 2,75g para conseguir ler todos os discos sem distorção. A minha pergunta e o que me tem preocupado é se estes VTF bem acima do recomendado não provocam estragos irremediáveis nas espiras dos discos?
Apelo aqui aos mais experientes nestas questões para fazerem um pouco de luz sobre este assunto
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptySáb Out 18 2014, 14:39

Não se acerta o tracking apenas o VTF mas também com o anti skating!!quero dizer, para quem tem braços convencionais já que esse problema não me assiste...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptySáb Out 18 2014, 15:15

nbunuel escreveu:
Não se acerta o tracking apenas o VTF mas também com o anti skating!!quero dizer, para quem tem braços convencionais já que esse problema não me assiste...
se calhar não fui claro
o tracking é acertado com o VTF
se não tiver o VTF correto não vai fazer um bom tracking
claro que o problema de antiskating não se aplica aos braços lineares, mas o problema de VTF é igual em ambos os tipos de braços - pelo menos que eu saiba
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 10:01

anibalpmm escreveu:
Pedia ajuda numa pequena reflexão sobre o VTF e o desgaste dos discos - não sei se este assunto já terá sido discutido no AAP
...
A minha pergunta e o que me tem preocupado é se estes VTF bem acima do recomendado não provocam estragos irremediáveis nas espiras dos discos? ...

Antes de mais, hà que ver a razão pela qual o VTF é superior ao recomendado e para compreender aqui vai o corte de uma célula MM.
VTF e desgaste dos discos 33zbc6r

O VTF de uma célula é essencialmente fixado (não é o unico factor) pela elasticidade da suspensão que se vê no desenho e que para resumir, é uma peça em borracha ou produto similar. Ora quando se fala de células ou diamantes NOS, essa peça tém a idade do produto e no caso de um diamante para uma M75, ela pode ter mais de "quarenta anos" !!!... ora passado esse tempo, a borracha endurece e é necessario carregar mais para obter uma flexão idêntica, ou seja é necessario aumentar o VTF!... o fenomeno então é normal...

Mas que ele seja normal, não quer dizer que seja bom evidentemente. Como jà foi dito num outro topico, o desgaste durante a leitura de um vinilo é uma relação entre a superficie de contacto/ a pressão exercida / e a velocidade. Com uma agulha conica, a superficie de contacto é inferior então a pressão superior (VTF) não vai provocar muito mais desgaste. Mas no caso de um profilo Shibata, aonde a superficie de contacto é muito superior, aumentar o VTF é quase proporcionalmente aumentar o desgaste e isso deve ser evitado evidentemente!...

No absoluto e os fabricantes insistem nesse ponto, um VTF superior provoca menos danos do que um VTF inferior, mesmo se esse dano não é ligado ao desgaste mas ao efeito de pinça... que danifica pelos saltos da célula o sucalco !!!, então o desgaste é menos grave no absoluto !!!

A solução é de tentar "amaciar" a suspensão com um velho disco muito empenado e que so serve para isso. Aumentar o VTF ao dobro da valor, e ler o disco duas vezes de cada lado, geralmente funciona !!!

Ver também, que as faixas dos discos de teste, são condições extremas e que muitas vezes não é necessario ler a faixa de teste, para ler a grande maioria dos discos, então utilisar um VTF médio, que num caso extreme pode ser um pouco aumentado, é talvez a solução mais interessante...
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 10:48

Obrigado Paulo pela profundidade e simplicidade da resposta. Parecendo uma contradição, é a verdade... VTF e desgaste dos discos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 12:10

Curiosamente a percepção que tenho é que com as agulhas cónicas o desgaste é mais pronunciado uma vez que o peso da agulha esta menos distribuído pelas espiras do disco! Aliás era habitualmente referido que, por exemplo, a Dl 103 não era muito recomendável para quem amasse muito das sua rodelas negras!Sinceramente acho que é um problema que se põe apenas ao nível teórico!
O mesmo não acontece com a capacidade de tracking.. quanto melhor capacidade de leitura melhor o conjunto braço celula! Isto é fundamental para ler as passagem mais exigentes, sem sibilâncias, distorções e vozes "fanhosas"!
Não é por acaso que a Shure v15 é uma célula excepcional! è que a mesma consegue passar, por exemplo, no teste mais exigente, com um VTF de 1gr e nenhum anti skating!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 13:07

nbunuel escreveu:
Curiosamente a percepção que tenho é que com as agulhas cónicas o desgaste é mais pronunciado uma vez que o peso da agulha esta menos distribuído pelas espiras do disco! Aliás era habitualmente referido que, por exemplo, a Dl 103 não era muito recomendável para quem amasse muito das sua rodelas negras!Sinceramente acho que é um problema que se põe apenas ao nível teórico!
O mesmo não acontece com a capacidade de tracking.. quanto melhor capacidade de leitura melhor o conjunto braço celula! Isto é fundamental para ler as passagem mais exigentes, sem sibilâncias, distorções e vozes "fanhosas"!
Não é por acaso que a Shure v15 é uma célula excepcional! è que a mesma consegue passar, por exemplo, no teste mais exigente, com um VTF de 1gr e nenhum anti skating!

TD124 escreveu:
... Como jà foi dito num outro topico, o desgaste durante a leitura de um vinilo é uma relação entre a superficie de contacto/ a pressão exercida / e a velocidade. Com uma agulha conica, a superficie de contacto é inferior então a pressão superior (VTF) não vai provocar muito mais desgaste. Mas no caso de um profilo Shibata, aonde a superficie de contacto é muito superior, aumentar o VTF é quase proporcionalmente aumentar o desgaste e isso deve ser evitado evidentemente!...

O problema jà foi abordado uma data de vezes, mas pareçe que estamos na mesma !!!...

O problema não é ser conica ou eliptica, mas a relação profilo/VTF/velocidade, o que dà muito simplesmente que uma conica lendo a 4g dà o mesmo desgaste que uma eliptica a ler a 1g (é um exemplo...), ou seja não hà grande desgaste... mas a mesma eliptica a ler a 4g, é então um massacre...

Resultado!!!... uma conica aonde se aumenta muito o VTF é menos agressiva do que uma eliptica à qual se faz a mesma coisa !!!... é tudo...

Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 15:07

TD124 escreveu:


O problema não é ser conica ou eliptica, mas a relação profilo/VTF/velocidade, o que dà muito simplesmente que uma conica lendo a 4g dà o mesmo desgaste que uma eliptica a ler a 1g (é um exemplo...), ou seja não hà grande desgaste... mas a mesma eliptica a ler a 4g, é então um massacre...

Resultado!!!... uma conica aonde se aumenta muito o VTF é menos agressiva do que uma eliptica à qual se faz a mesma coisa !!!... é tudo...


pois é esse o meu grande problema
como disse neste momento tenho uma AT com uma agulha shibata com recomendação para 1-2g de VTF
usando o disco de teste da HFN consigo que ela passe o teste de tracking com 2,4g, mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar
como a agulha é NOS será q terei que esperar ainda umas horitas (50 a 60H)?


Última edição por anibalpmm em Dom Out 19 2014, 20:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 20:28

anibalpmm escreveu:
mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para o tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar



Isso não é um disco, isso é equivalente aos 3000 obstáculos. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  VTF e desgaste dos discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 20:51

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para o tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar



Isso não é um disco, isso é equivalente aos 3000 obstáculos. lol!
temos que o ouvir no teu sistema VTF e desgaste dos discos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 21:18

anibalpmm escreveu:
António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para o tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar



Isso não é um disco, isso é equivalente aos 3000 obstáculos. lol!
temos que o ouvir no teu sistema VTF e desgaste dos discos 22692

Ele há sistemas cujos donos só permitem a entrada de discos suaves!?...

dvil

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 21:51

António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para o tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar



Isso não é um disco, isso é equivalente aos 3000 obstáculos. lol!

A minha DL301 com shibata papou esse disco e ficou a lamber-se por mais...
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Mendes
Membro AAP
Rui Mendes


Mensagens : 3159
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 53
Localização : Alfragide

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 21:56

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:
mas usando o disco do Bill Evans - everibody digs Bill Evans tive que aumentar para 2,75 para o tocar sem distorção no piano
E não passa mesmo depois de 2 horas a tocar



Isso não é um disco, isso é equivalente aos 3000 obstáculos. lol!

A minha DL301 com shibata papou esse disco e ficou a lamber-se por mais...

Tipo, o vinil a escorrer do diamante à conta do aquecimento bom bom


PS. Eu ainda sou do tempo em que o Milton tinha uma placa para os users mais saidinhos da casca... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos EmptyDom Out 19 2014, 23:38

Rui Mendes escreveu:
[


PS. Eu ainda sou do tempo em que o Milton tinha uma placa para os users mais saidinhos da casca... lol!

Não sei do que falas...

VTF e desgaste dos discos Prrr_o10
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





VTF e desgaste dos discos Empty
MensagemAssunto: Re: VTF e desgaste dos discos   VTF e desgaste dos discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
VTF e desgaste dos discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Verificar estado de desgaste da agulha
» Troca de discos que não ouço por discos de Clássica
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» Compra JPC (XVIII)
» É quase Natal - Lista 3-12

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: