Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Altifalantes Peerless vintage

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
andrebispo

MensagemAssunto: Altifalantes Peerless vintage   Qua Jul 16 2014, 22:21

Comprei há dias um amplificador (de guitarra), já com uns aninhos em cima, de origem desconhecida.

É um combo 2x10" e tem dois altifalantes Peerless, ambos 8 Ohm. Os modelos são D100W e o P100FM.

Não encontrei muita informação acerca deles, mas sei que a Peerless faz altifalantes há muitos anos (para sistemas hi-fi, etc).

A pergunta é: isto tem algum valor? Quanto?
Milton
Membro AAP

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qua Jul 16 2014, 22:29

Primeiro:
Boa noite !

Segundo:
Não faço a mínima ideia...

Terceiro:
Faz a tua apresentação à comunidade no local próprio e depois faz todas as perguntas que quiseres.

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 01:09

Milton escreveu:
Primeiro:
Boa noite !

Segundo:
Não faço a mínima ideia...

Terceiro:
Faz a tua apresentação à comunidade no local próprio e depois  faz todas as perguntas que quiseres.

Tu és mau,... muito mau!!!... smedley

Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 09:59

andrebispo escreveu:

A pergunta é: isto tem algum valor? Quanto?

Tentando perceber a questão, a ideia é saber quanto valeriam essas unidades caso fossem colocadas à venda? O aparelho não é recuperável?
andrebispo

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 10:51

O aparelho é recuperável, mas visto que o vou recuperar como amplificador de guitarra, queria usar altifalantes "para guitarra", sendo estes de hi-fi, penso eu.
Ainda para mais se eles valerem alguma coisa (o que duvido), não os quero ter num amplificador de guitarra.
Digital Man
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 11:44

andrebispo escreveu:
O aparelho é recuperável, mas visto que o vou recuperar como amplificador de guitarra, queria usar altifalantes "para guitarra", sendo estes de hi-fi, penso eu.
Ainda para mais se eles valerem alguma coisa (o que duvido), não os quero ter num amplificador de guitarra.

Indo directamente ao assunto, o mais provável é que não tenham qualquer valor ou tenham um valor residual.
Existe logo à partida um problema - não são pares mas unidades únicas (sendo o hi-fi em estéreo), logo só seriam interessantes para quem tivesse uma unidade dessas danificada em colunas hi-fi (menos provável) ou para instalar noutro amplificador de guitarra equivalente. Encontro esse material à venda no ebay por preços muito baixos, mas tentar não custa.

Agora, isto não significa que essas unidades não sejam boas, além de que a sua substituição nesse equipamento vai desvirtuar o projecto original e levar a uma sonoridade radicalmente diferente!  Shocked 

Numa pesquisa rápida consegui descobrir pequenas referências que identificam o P100FM como um altifalante full-range, Alnico, duplo-cone, 40Hz-16KHz, e o D100W seria um altifalante de baixos semelhante com Fr=35Hz. que suponho ter nessa máquina o papel de reforçar o baixo.
O aspecto não andará muito longe deste:

Essas unidades são um pouco antigas, possivelmente da década de 60. Só testando se poderá concluir sobre a sua valia, mas o mais provável é que sejam de excelente qualidade. O factor determinante não é a idade mas o modelo. A peerless é um dos mais conceituados fabricante de unidades, fundada na Dinamarca há mais de 80 anos. Os Peerless dessa era (60's) apareciam por exemplo nas B&O.
Muitas das unidades que se fazem hoje são inferiores às antigas, mesmo dentro do mesmo fabricante. Não é uma regra mas é frequente. Ao tentarem melhorar alguns aspectos pioraram outros. A tecnologia continua a ser a mesma. Podem-se fazer variações mas é um jogo de compromissos e modas.
Depois há a questão do preço. As boas unidades hi-fi fabricadas hoje recorrendo essencialmente à mesma tecnologia podem custar uma pequena fortuna.
Dois exemplos de full-ranges de 8" com íman nessa cara liga Al-Ni-Co:
www.audiohobby.eu/en/fullrange/6830-fullrange-seas-exotic-x1-08-exotic-f8.html
http://www.hifisound.de/en/Do-it-yourself-Products/Speaker-Drivers/Fullrange/FOSTEX-F-200-A-ALNICO-FULLRANGE.html

Há procura para essas unidades antigas dos 50's, 60's para projectos DIY muito sofisticados, mas ainda assim só interessam os pares e os preços praticados são relativamente baixos.

A minha sugestão seria no sentido de recuperar o aparelho mantendo os altifalantes e só depois pensar em mudar se o resultado não fosse satisfatório. Ou seja, começaria pelo amplificador, onde deve haver muito trabalho, determinante para o resultado final. Quais são as válvulas?

Quais são as características que distinguem os altifalantes hi-fi dos de guitarra?
andrebispo

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 12:06

Onde encontraste essas informações?
Procurei por datasheets e catálogos antigos mas não encontrei nada.

A diferença entre os dois tipos de altifalantes está na resposta em frequência. Um full-range terá o mesma resposta ao longo de uma gama de frequências, os de guitarra são mais 'peaked'. Abaixo dos 100Hz têm pouca coisa, e acima dos 5kHz caem a pique, e mesmo nessa gama intermédia não são muito lineares.

O amp em questão é uma incógnita.
Tem componentes da Geloso (o OT, o selector de tensão e a luz on/off). A cabinet do amp parece DIY. O chassis nem por isso, está bem limpo até.
Philips Miniwatt 12at7
Haltron EF86
Haltron EF86
JJ EC883
JJ EC883

Sovtek 6550WE
Sylvania (?) 6550C

Mullard GZ34

O OT é um 5406 da Geloso, indicado para 6L6.

Em termos de esquemáticos do amp não encontro nada minimamente parecido, por isso vou ter de tentar sacar o esquemático "à mão".

Digital Man
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 12:57

As válvulas continuam a ser actuais.  Cool 

Extrair o circuito não será muito difícil mas eu já me enganei algumas vezes... scratch É melhor tentar encontrar o esquemático.

Este site tem a história da Geloso e ainda uma série de links para esquemáticos e 'bollettinos tecnicos' Geloso: http://www.qsl.net/i0jx/geloso.html

Muitos documentos técnicos da Geloso estão acessíveis. Por exemplo:
- n.39 - Inverno 1948-49: http://www.arimi.it/wp-content/Geloso/Bo39.pdf
- n.40 - Primavera 1949: http://www.arimi.it/wp-content/Geloso/Bo40.pdf
Etc. É só ir variando o número.

Ao que parece a Geloso fabricava muitos dos seus próprios componentes.
No bollettino n.40 na página 5 (7 do pdf) creio que estão as características desse transformador.

Esses altifalantes têm estilo! Numa primeira fase eu mantinha os altifalantes para testar o desempenho. Nem que fosse necessário filtrar o sinal. Os 100Hz não serão um problema se estiverem numa caixa fechada com pouco volume. Um atalho pode ser testá-los com um amplificador externo...
andrebispo

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 13:21

Sim, relativamente aos esquemáticos e boletins da Geloso tenho corrido isso tudo, e não tenho encontrado nada igual.
E as specs do OT foi precisamente daí que eu as tirei.

O que eu perguntava há pouco era onde tinha encontrado as informações acerca dos altifalantes. Essas é que me estão a faltar Very Happy

E sim, muito provavelmente irei experimentar os altifalantes como deve de ser num amp "bom".
Digital Man
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Altifalantes Peerless vintage   Qui Jul 17 2014, 13:57

Encontrei muito poucas referências a essas unidades e com escassa informação.
Obtive as características minimalistas do P100FM desta página que tem uma vasta lista de unidades fullrange vintage: http://www.spectrumaudio.de/breit/vintage.html

Entretanto li mais sobre o assunto e descobri que o mercado de amplificadores de guitarra vintage está ao rubro. Não apenas pelo coleccionismo mas pelo som específico de certos amplificadores.
Por exemplo, aqui associam amplificadores a músicas/músicos famosos: http://www.myrareguitars.com/10-classic-guitar-amps

A procura é muito elevada. Até se pode encontrar no ebay um Vintage Guitar Amplifiers Buying Guide http://www.ebay.com/gds/Vintage-Guitar-Amplifiers-Buying-Guide-/10000000177631446/g.html.

Alguns dos amplificadores são considerados únicos pelo seu som e inigualáveis pelos amplificadores actuais.
Quanto aos restauros a ideia é alterar o mínimo - intervenções puristas! - porque qualquer desvio pode comprometer a magia final.
Estou agora convicto que retirar esses peerless alnico será um sacrilégio.  Shocked  tongue

Altifalantes Peerless vintage
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Altifalantes Peerless vintage
» Procuro colunas vintage
» CORAL Beta 8" - Altifalantes Vintage (Full Range)
» Logo da Fender no American Vintage '57 Precision Bass
» Vintage tube monster vt999

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: