Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Agulha torta: muito grave, normal?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 10:00

Boas,

Pois é meus amigos, só a mim! Agora fui olhar com atenção para a minha agulha que nem 50 horas de uso tem e já está torta e o pior é que nem me lembre se ela foi sempre assim! Será que é muito grave e pode danificar os discos? A leitura, tirando as espiras mais interiores, até me parece normal... Alguém me ajuda?   

Não sei se a imagem vai aparecer...

António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 11:05

Está sempre torta, no disco e no descanso?

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 11:10

António José da Silva escreveu:

No disco parece estar menos... mas está! Li num forum, pareceu-me brasileiro, um forista a queixar-se de uma DENON! E disseram-lhe que se está tudo afinado e n ouvisse danificação nos discos, pelo preço que ela custou, continuar a usar. Também disseram para não tentar endireitá-la à mão que podia ser pior!   
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 11:22

cabb escreveu:

No disco parece estar menos... mas está! Li num forum, pareceu-me brasileiro, um forista a queixar-se de uma DENON! E disseram-lhe que se está tudo afinado e n ouvisse danificação nos discos, pelo preço que ela custou, continuar a usar. Também disseram para não tentar endireitá-la à mão que podia ser pior!   

Endireitar à mão dá normalmente mau resultado. Tira uma foto para se ver a gravidade da situação. Provavelmente foi a borracha da suspensão que se deslocou do sitio.

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 11:42

No meu primeiro post, faz copy -> past do link que lá está se faz favor.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 11:50

cabb escreveu:

Já lá coloquei a foto. Basta copiares diretamente o link "IMG Code for Forums & Message Boards" e colocas aqui.

A foto deveria de estar tirada mais de frente. Assim nem parece muito torta.

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 12:51

cabb escreveu:

Já lá coloquei a foto. Basta copiares diretamente o link "IMG Code for Forums & Message Boards" e colocas aqui.

A foto deveria de estar tirada mais de frente. Assim nem parece muito torta.

Obrigado,

Quando chegar a casa tiro. Mas acho que de lado está boa, só quem olha de frente, é que se vê que a agulha deveria estar apontar para as 6:00 e está a apontar para as 5:00 ou 4:30 (olhando para ela como o ponteiro de um relógio)

Aqui no móvel ainda tenho esta:
Milton
Membro AAP

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 13:06

epah, isso está mesmo torto ! Shocked 
Atenção Antonio, dizes que não parece estar muito torta porque talvez estejas à espera de ver o cantilever com desvio, e não é isso.
É o azimute do diamante/cantilever que parece que foi torcido.
Eu não tocava os meus discos com isso assim...

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 13:16

Milton escreveu:
Atenção Antonio, dizes que não parece estar muito torta porque talvez estejas à espera de ver o cantilever com desvio, e não é isso.

Então volto a comprar outra?  
Samuel Resendes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 13:21

Que remédio...
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 14:07

Samuel Resendes escreveu:
Que remédio...

Mas o maior problema, é que começa-me aparecer que estas agulhas são muito frágeis ou serei eu muito brutinho? Já é a terceira agulha....  
Samuel Resendes
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 14:49

Não dá para mudar de marca ou modelo?
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 15:04

Pois n sei! O modelo do gira é o Sl-BD22
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 15:04

Technics
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 15:29

cabb escreveu:
Milton escreveu:

Então volto a comprar outra?  

O Milton acertou em cheio, eu estava a olhar para o "empeno" mais tradicional que é o lateral, esse nunca tinha visto e é muito estranho.

Bom, podes fazer duas coisas, se quiseres. Ou afinas o azimute do braço ou headshell para o estilete e diamante ficarem certos, ou tentas endireitar o filha da mãe.

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 16:04

Talvez c uma pinça e rodar no sentido horario...
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 16:09

cabb escreveu:

Podes tentar. A maneira mais segura será ajustar o azimute. Se tentares endireitar, convêm que seja debaixo de uma lente de aumentar para veres bem o que estás a fazer e onde vais segurar o estilete.

Mas tens alguma ideia de como isso poderá ter acontecido?

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 16:45

cabb escreveu:

Podes tentar. A maneira mais segura será ajustar o azimute. Se tentares endireitar, convêm que seja debaixo de uma lente de aumentar para veres bem o que estás a fazer e onde vais segurar o estilete.

Mas tens alguma ideia de como isso poderá ter acontecido?

Não, só se foi uma vez que a agulha tenha saído do descanço do braço sem o elevador estar activo, mas uma queda de 2 ou 3cms... dar este problema, esta agulha é uma substituta da technics, que me foi recomendada na casa em frente ao Coliseu e acho que é um modelo que todos costumam utilizar, caramba, sempre que me aproximo do grall do som, há asneira! Nem 50 horas de som tem!
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 17:06

cabb escreveu:

Não, só se foi uma vez que a agulha tenha saído do descanço do braço sem o elevador estar activo, mas uma queda de 2 ou 3cms...

Podes estar descansado. As células são muito resistentes ás forças verticais, dai não é de certeza.

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 17:42

Será k a celula é fraca de construção? Custa a volta de 16€. Riam.se! desculpem lá este meu humor, mas o vinil deve ser do mais difícil das fontes sonoras.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qua Jun 11 2014, 19:00

cabb escreveu:
Será k a celula é fraca de construção? Custa a volta de 16€. Riam.se! desculpem lá este meu humor, mas o vinil deve ser do mais difícil das fontes sonoras.

Visto que se trata de um MM, basta comprar a agulha nova que não há-de ser grande prejuízo.

Joseph Le Conte
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 00:02

Já pensei se n valeria a pena saltar para um conjunto celula+agulha até 80€. Sugestões para a tp4 em especial? Algo que dê um som maior, mais pormenores e consiga ler as espiras interiores do disco c mais qualidade...
nbunuel
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 06:20

cabb escreveu:
Já pensei se n valeria a pena saltar para um conjunto celula+agulha até 80€. Sugestões para a tp4 em especial? Algo que dê um som maior, mais pormenores e consiga ler as espiras interiores do disco c mais qualidade...
Sinceramente acho que ficarias mais bem servido se apostasses em comprar outro gira discos em vez de gastares 80 euros numa célula...
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 11:12

nbunuel escreveu:
cabb escreveu:
Sinceramente acho que ficarias mais bem servido se apostasses em comprar outro gira discos em vez de gastares 80 euros numa célula...

Semi-auto / automático (só n quero ir-me embora e o disco ficar lá a rodar eternamente). Há sugestões?
Milton
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 12:31

Eu acho que deves manter esse gira-discos. Acho que é um gira-discos despretensioso mas competente.
Acho é que deves ter mais cuidado e sobretudo verificar muito bem todos os ajustes e afinações ( VTF, antiskating e alinhamento da cabeça ) possíveis para que fique no seu melhor.
Sobretudo nunca cedas à tentação de levantar ou poisar a agulha com o dedo, deves usar SEMPRE o elevador.

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 12:47

Milton escreveu:
Eu acho que deves manter esse gira-discos. Acho que é um gira-discos despretensioso mas competente.
Acho é que deves ter mais cuidado e sobretudo verificar muito bem todos os ajustes e afinações ( VTF, antiskating e alinhamento da cabeça ) possíveis para que fique no seu melhor.
Sobretudo nunca cedas à tentação de levantar ou poisar a agulha com o dedo, deves usar SEMPRE o elevador.

O problema é que ele só tem um pequeno ajuste do peso atrás e a velocidade... de resto não tem nada para ajustar. Para mim ele só tem um problema: nos 5 minutos finais, começa a haver distorção do som (som enovoado e a criar uma zona de estridência na frequência média alta). Mas agora quando o disco está em boas condições e o lemos até 3/4 do todo... ainda ontem o LP dos Roxy Music, os sons da percussão na primeira faixa do lado B, até parece que eles flutuavam no ar, não era no sítio das colunas, era mais à frente ou atrás... difícil obter essa resolução com o cd5 da naim mais a sua flatcap. Como é que um gira-discos pode dar tareia num leitor de cds que custa novo quase 10 vezes mais... eu n entendo!  

P.S.: Não haverá melhores agulhas que esta huco 211132, que possa expremer mais som nas espiras mais interiores?
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 12:55

Vou tentar comprar outra, mas depois de usar uma pinça e um alfinete, para empurrar a agulha um pouco mais para fora (acho que melhorou, comparem com o meu primeiro post, pf):

Milton
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 13:46

A agulha agora parece-me bem...
Dizes que o gira-discos só tem o peso(VTF) para ajustar mas não é assim.
Já agora pergunto se sabes qual é o peso recomendado para essa agulha e qual é o peso que estás a usar.
Julgo que essa distorção do som nas ultimas faixas seja por causa do alinhamento deficiente da agulha. Tens que a alinhar com um protactor que podes descarregar da net.
Tens que verificar , com a agulha a ler um disco, se a cabeça está paralela ao disco, verifica isso de frente e de lado.
E também deves ver se perto da base do braço não tens o ajuste de antiskating, julgo que nesse braço deve ser uma roda marcada com -2 0 +2 . O antiskating deve ser idêntico ao peso de VTF na agulha.

Logo que possas mete aqui uma foto do gira-discos e outra da base do braço.
Depois de buscas acerca desse modelo, estou com duvidas e posso estar a pensar que é outro gira-discos bem diferente desse.

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 15:26

Milton escreveu:
A agulha agora parece-me bem...
Dizes que o gira-discos só tem o peso(VTF) para ajustar mas não é assim.
Já agora pergunto se sabes qual é o peso recomendado para essa agulha e qual é o peso que estás a usar.
Julgo que essa distorção do som nas ultimas faixas seja por causa do alinhamento deficiente da agulha. Tens que a alinhar com um protactor que podes descarregar da net.
Tens que verificar , com a agulha a ler um disco, se a cabeça está paralela ao disco, verifica isso de frente e de lado.
E também deves ver se perto da base do braço não tens o ajuste de antiskating, julgo que nesse braço deve ser uma roda marcada com -2 0 +2 . O antiskating deve ser idêntico ao peso de VTF na agulha.

Logo que possas mete aqui uma foto do gira-discos e outra da base do braço.
Depois de buscas acerca desse modelo, estou com duvidas e posso estar a pensar que é outro gira-discos bem diferente desse.

Eu acho que o indicado era 1,25g+-0,25g e eu estou a usar 1,24g (força vertical de apoio) o peso da célula é 6g.

O modelo é o Technics SL-BD22 com uma agulha EPS-24CS (neste caso é a Huco compatível com o num 211132)

Eu até levava ao Rui Borges, ou até lhe perguntava se se podia fazer algum upgrade, mas acho que era um atentado ao génio.
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 15:45

Olá
manda vir uma agulha destas... ESN718E $32.95 do EdSaunders...
http://www.edsaunders.com/elliptical.htm

tenho 3 agulhas do EdSaundres em 3 cabeças diferentes e acho-as muito boas e atendendo ao preço são mesmo muito boas.

Agora não existem é milagres... ou o gira não está afinado a 100% ou então tens de partir para outro.  
os gira discos para darem o seu melhor têm que estar afinados a 100%. 

Fredie
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 15:50

fredy escreveu:
Olá
manda vir uma agulha destas... ESN718E $32.95 do EdSaunders...
http://www.edsaunders.com/elliptical.htm

tenho 3 agulhas do EdSaundres em 3 cabeças diferentes e acho-as muito boas e atendendo ao preço são mesmo muito boas.

Agora não existem é milagres... ou o gira não está afinado a 100% ou então tens de partir para outro.  
os gira discos para darem o seu melhor têm que estar afinados a 100%. 

Fredie

e aqui em lx, onde mandar afinar?
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Agulha torta: muito grave, normal?   Qui Jun 12 2014, 15:58

Olá

Rui Borges
Rui Pinho
AudioTeam

Agulha torta: muito grave, normal?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Agulha torta: muito grave, normal?
» Cordas graves com som mais alto?!?!
» Grave Digger
» Grave Digger em Corroios 17-04-2011
» ESPECIAL I - Hoje é um dia muito Especial, então venho trazer um Presente para vocês Gostem e Curtam também...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Células e Agulhas-
Ir para: