Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 10:14

Olá

Eu lembro-me e acho que todos passámos por isso de ouvir música em gira discos duvidosos... e que na altura acámos que eram bons, e gravar cassetes em gravadores que quando se ouvia a cassete a qualidade ainda era inferior ao gira duvidoso, claro que isto para os nossos parâmetros actuais, por isso pergunto?
O Cd é superior em qualidade sonora a esses equipamentos que eu me lembro de ouvir, mas toda a gente ouvia... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 10:21

fredy escreveu:
Olá

Eu lembro-me e acho que todos passámos por isso de ouvir música em gira discos duvidosos... e que na altura acámos que eram bons, e gravar cassetes em gravadores que quando se ouvia a cassete a qualidade ainda era inferior ao gira duvidoso, claro que isto para os nossos parâmetros actuais, por isso pergunto?
O Cd é superior em qualidade sonora a esses equipamentos que eu me lembro de ouvir, mas toda a gente ouvia... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie

Estamos num fórum de "fanáticos do vinil"…de que é que estavas à espera? cyclops 

R
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 10:51

fredy escreveu:
... porque razão existe esta aversão ao CD.
Fredie

Não creio que seja aversão, mas sim "opção" a palavra mais correta. O amante do vinil opta por gasta o dinheiro (maioritariamente) em vinil.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 10:58

olá
Eu também sempre que existe a mesma obra quer em CD quer em Vinil com um preço razoável, opto sempre por comprar o vinil, mas se o preço for exorbitante, não tenho qualquer dúvida em comprar o CD.
Acho que está-se a vender vinil a preços exorbitantes e muitas das vezes as reedições são fracas.

Fredie
Mr Bojangles
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 11:07

fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 11:15

Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 11:20

fredy escreveu:
Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou  a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie

Não forçosamente. Primeiro estava em promoção e depois passou ao valor normal. Tens muitos ficheiros de alta resolução e SACD's a esse preço.

Até pode ser caro, como muita coisa que achamos caro, mas não tem que ser forçosamente um "aproveitamento".

Joseph Le Conte
ricardo onga-ku
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 11:34

António José da Silva escreveu:
fredy escreveu:
Olá
Ainda agora na compra conjunta JPC tinha encomendado um disco que custava 19,90, 5 dias depois verifico que passou  a custar 39,90, isto é um claro aproveitamento da procura que o vinil está a ter.
Fredie

Não forçosamente. Primeiro estava em promoção e depois passou ao valor normal. Tens muitos ficheiros de alta resolução e SACD's a esse preço.

Até pode ser caro, como muita coisa que achamos caro, mas não tem que ser forçosamente um "aproveitamento".

Eu concordo com ambos:

- por um lado concordo que se o valor é elevado isso justifica-se com as características do produto — elevada procura, edições reduzidas, custos de produção

- e por outro também acho absurdamente caro pedir 40,00€ por um disco — sim, porque estamos a pagar o preço da edição em vinil já que a música pode ser obtida por 5 ou 10€ em CD
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 11:48

Não estava lá mencionado nenhuma promoção   
Luis Filipe Goios
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 12:16

ricardo onga-ku escreveu:

Estamos num fórum de "fanáticos do vinil"…de que é que estavas à espera? cyclops 

R

Fanáticos??? Quem???? Aonde????
 smedley 
rednef
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 14:56

Vou-me queimar...

Acho que se deveria desmistificar a coisa e falar abertamente assumindo as escolhas de forma clara e sem "tendiciosismos" , a guerra entre formatos não faz nenhum sentido, em todos os formatos existem boas e más edições, quem se torna fundamentalista só vê uma parcela na equação, será que os defensores absolutos do vinil acreditam que um vinil com uma fraca gravação é mesmo superior a um cd com uma grande gravação??? porquê? porque é maior e preto?? (esta frase não foi muito bem conseguida)
Porque é que a grande parte dos amantes de musica na altura da explosão do cd desfez-se das suas coleções de vinil? se tinha qualidade superior e se estavam satisfeitos não faz muito sentido...

O facto de o vinil estar a ganhar alguma força está sem sombra de duvidas associado "à moda" do vintage, ao revivalismo. De todos os amantes de musica que conheço 90% tem discos não pela qualidade dos mesmos mas sim pelo objecto, pelo processo de o colocar a tocar, pelo cuidado a dar ao vinil, estes fatores não o tornam musicalmente superior!

Isto sem falar no equipamento, pergunto se os verdadeiros defensores do vinil chegaram a gastar quantias semelhantes em equipamento de qualidade para reproduzir cds...

Milton
Membro AAP

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 15:04

rednef escreveu:
Vou-me queimar...

Mete Halibut que isso passa... Razz 

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 15:07

Milton escreveu:
rednef escreveu:
Vou-me queimar...

Mete Halibut que isso passa... Razz 

usei joelheiras!
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 16:52

rednef escreveu:
...a um cd com uma grande gravação???

Já encontrastes algum?  smedley 

Joseph Le Conte
CarlosKA32
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 16:52

Sobre o investimento em leitores de CD/Vinil, falando pela parte que me toca e admitindo-me com um preferencial ouvinte de vinil posso dizer que quando recentemente fiz um upgrade ao gira discos fiz também ao leitor de CD's, curiosamente investi exactamente o mesmo.

A diferença é que CD's desde então comprei 3 e vinis comprei...  Embarassed  enfim... bem mais de 3!
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 17:06

CarlosKA32 escreveu:
...e vinis comprei...  Embarassed  enfim... bem mais de 3!

No AAP não há que ter vergonha disso e podemos dar o corpo ás balas.   

Não são meia dúzia de infiéis que nos metem medo.   

Joseph Le Conte
ducar
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 18:53

fredy escreveu:
Olá

Fredie

De facto, eu comprei o meu primeiro leitor de cd da Sony um belo D50, isto no longínquo ano de 1985, claro que o gira-discos passou para segundo plano embora não me desfiz da coleção de discos e sempre que queria ouvir alguma coisa dava uso ao dito, o gira-discos não era nada mau era e é um Technics Sl-5110 com a célula Grado que ainda o conservo, quando ligava o CD ficava surpreendentemente fascinado com o som daquela coisa estranha, o que mais me surpreendeu foi o silêncio nos espaços e a facilidade de utilização corria a informação que o cd era eterno as lojas especializadas só em cd que mais pareciam as lojas Nespresso actuais, enfim.
Quanto as gravações em deck ficavam impecáveis, o restante sistema na altura era composto por um sistema da Aurex da Toshiba com pre-power separados tuner só com FM e deck com supressor de ruídos adress, as colunas eram umas B&W 220i.
Fiquei com a clara impressão que era o fim do gira-discos, mas enganei-me e ainda bem, mas conheci muita boa gente que vendia os discos ao desbarato para comprar os mesmo em formato cd.

António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?   Qua Jun 04 2014, 19:15

Eu também nunca vendi a minha amada colecção, felizmente. Nos anos 80 era pequena (uns 100), mas para mim tinha um valor enorme.

Lá para o fim dos anos 80, decidi-me a comprar um leitor de CD. Os discos começavam a escassear e a ideia era de que o vinil iria acabar por morrer.
Comprei uns CD's iguais a LP's que já tinha, e foi de imediato uma decepção sonora que nunca mais me iria abandonar. Logo ali, eu (e muitos outros), sabíamos que algo estava gravemente errado com o formato "perfeito", como ainda hoje continua a estar. Som velado, pouco natural etc. A mais valia de algum silencio extra nas zonas calmas ou sem musica, não compensavam as zonas sem qualquer musicalidade nas faixas com musica.
Uns eram muito maus, e os considerados mais bem gravados, para tentarem ser excitantes aos ouvidos, são plásticos (pouco naturais) na apresentação musical.
Depois veio o costume, umas trocas, umas baldrocas, uns DAC's, mas.....

Até que voltei em definitivo aquilo que nunca deveria de ter abandonado. E entre gravações boas e más, a vida voltou a ter outro encanto.

E pronto, hoje invisto o dinheiro ganho com sacrifício e privações, numa das grandes paixões da minha vida. E nem quero que seja de outro modo....

This is the story of my life....

Joseph Le Conte

O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» O futuro do vinil está assegurado! O que vem depois?
» Compra em Grupo • AAP • Acessórios para Vinil • Maio de 2012
» imprimir o teu próprio disco de vinil - futuro?????
» Estúdio Ensaio [Procurando]
» Onde Estão os Baixistas de Porto Alegre?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: