Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Essssesss e efffeesss

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
sergiofilipe
Membro AAP

Essssesss e efffeesss - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 13:09

Milton escreveu:
Lá atrás não me chegaste a responder a esta questão :

Milton escreveu:

Só acontece isso com os discos ?

Faço a pergunta porque tive umas colunas da Monitor Audio que tinham esse sintoma...mas fazia-o com qualquer fonte, fosse disco, disquinho ou disquete  Laughing 

Desculpa foi lapso meu. Sim só acontece com vinis. E como disse entretanto, acontece com mais do que um.
Provavelmente o passo seguinte deveria ser, idealmente, testar com um pré dedicado. O problema é que os meus amigos são todos virados para o digital  Essssesss e efffeesss - Página 2 317942 
Se alguma alma caridosa estiver disposta a disponibilizar um pre para teste em troca de um almoço/jantar/cervejolas que o diga  Essssesss e efffeesss - Página 2 310490 
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 13:10

Alexandre Vieira escreveu:
Não estará a célula demasiado apertada????

Muitos quando colocam a célula apertam-na demais à concha ou em outros casoa ao braço. Esse aperto em demasia traduz-sssssssssssssssssssssse muitas vezes nesse fenómeno.

Tenta não se perde nada por isso!

Não me parece. Não tenho a célula demasiado apertada. Apenas o suficiente para ficar imóvel.  Essssesss e efffeesss - Página 2 447836 
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 14:59

sergiofilipe escreveu:
[
Se alguma alma caridosa estiver disposta a disponibilizar um pre para teste em troca de um almoço/jantar/cervejolas que o diga  Essssesss e efffeesss - Página 2 310490 
Onde moras ?
Só vou em regime "tudo incluído".... Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 15:02

Milton escreveu:
sergiofilipe escreveu:
[
Onde moras ?
Só vou em regime "tudo incluído".... Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

Já vi onde moras, esquece, aí não há hotéis com camas King size... Essssesss e efffeesss - Página 2 265963 

A ver há por aqui alguma alminha caridosa para se deslocar até aí...

Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 15:05

Camas também não faltam. Pode vir a família toda  Essssesss e efffeesss - Página 2 491368 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 15:26

sergiofilipe escreveu:
Camas também não faltam. Pode vir a família toda  Essssesss e efffeesss - Página 2 491368 

Cuidado com a oferta. Olha que corres o risco de ter ai uma data de prés de phono e não consegues dar vazão.  lol! 

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 17:48

António José da Silva escreveu:
sergiofilipe escreveu:

Cuidado com a oferta. Olha que corres o risco de ter ai uma data de prés de phono e não consegues dar vazão.  lol! 

Se alguém vier será bem vindo e bem recebido  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692  O problema é que eu não tenho "atracções" para o pessoal. O meu sistema não lav as vistas  Essssesss e efffeesss - Página 2 936335 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 18:17

sergiofilipe escreveu:
O problema é que eu não tenho "atracções" para o pessoal. O meu sistema não lav as vistas  Essssesss e efffeesss - Página 2 936335 

Olha que nas nossas tertúlias (por exemplo), o sistema é para aquilo que menos se olha, e muitas vezes nem se está bem a ouvir musica. É mais tudo na tagarelice. lol! 

Joseph Le Conte
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 19:27

sergiofilipe escreveu:
O problema é que eu não tenho "atracções" para o pessoal. O meu sistema não lav as vistas  Essssesss e efffeesss - Página 2 936335 

Olha que nas nossas tertúlias (por exemplo), o sistema é para aquilo que menos se olha, e muitas vezes nem se está bem a ouvir musica. É mais tudo na tagarelice. lol! 

A minha estratégia é essa. Se alguém vier ter o frigorífico bem apetrechado de loiras e afins. Pode ser que ao fim de umas fresquinhas o meu sistemas pareça melhor do que é  Essssesss e efffeesss - Página 2 693932 
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 19:55

sergiofilipe escreveu:

A minha estratégia é essa. Se alguém vier ter o frigorífico bem apetrechado de loiras e afins. Pode ser que ao fim de umas fresquinhas o meu sistemas pareça melhor do que é  Essssesss e efffeesss - Página 2 693932 

Comigo, uma boa refeição bem regada e um bom digestivo, e não ouvia SSSSSSS nenhum. Saia da tua casa a murmurar cá para os meus botões, "o gajo é maluco".  lol!

Joseph Le Conte
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Maio 20 2014, 20:31

sergiofilipe escreveu:

Comigo, uma boa refeição bem regada e um bom digestivo, e não ouvia SSSSSSS nenhum. Saia da tua casa a murmurar cá para os meus botões, "o gajo é maluco".  lol!

Essssesss e efffeesss - Página 2 758687 

Então se algum dia se organizar tal evento, fica já aqui combinado: as audições fazem-se à chegada  smedley

Já agora aproveito para relatar os testes que estive a fazer hoje. Apesar de ter alinhado a célula com um protractor (gentilmente emprestado pelo CNeves) decidi fazer novo alinhamento. Já agora experimentava-se tudo. Como já o tinha devolvido ao seu legítimo dono e ainda não adquiri nenhum, dei um saltinho ao vinylengine e descarreguei um. Até descarreguei e imprimi dois só para comparação: um "stupid" e um stevenson. A célula estava efectivamente paralela às linha dos null points mas reparei que o cantilever não ficava bem paralelo à linha, ou seja, vendo a célula de frente acabava por ver o fim da linha ao fundo e penso que para estar bem alinhada, esta linha deveria ficar "tapada" pelo cantilever, certo? Assim sendo decidi ajustar novamente a célula de forma a que mantivesse dentro do possível o paralelismo com as as linhas rectas mas que deixasse ao mesmo tempo o cantilever o mais alinhado possível. Pensei que cheguei a um melhor compromísso e decidi testar. Pode ser impressão mas parece que melhorou um pouco as distorções e também creio que melhorou o som no geral um pouco mais. Melhor definição de alguns sons e separação de canais talvez? Talvez seja só sugestão.
Além disto decidi também testar aumentar um pouco o VTF para perto 1,5g. Para finalizar decidi voltar a por um disco velho para fazer altura e simular o ajuste do VTA. Penso que de facto melhorou um pouco e só nalguns sons mais carregados se nota a distorção de forma mais acentuada. Vou fazer mais umas audições e ver se de facto melhorou ou é só sugestão  Essssesss e efffeesss - Página 2 317942 
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 21:25

Milton escreveu:

Milton escreveu:

Faço a pergunta porque tive umas colunas da Monitor Audio que tinham esse sintoma...mas fazia-o com qualquer fonte, fosse disco, disquinho ou disquete  Laughing 

As Monitor Audio lá fariam uma coisa dessas... Essssesss e efffeesss - Página 2 57537 

Não seriam umas réplicas do chinês???  Essssesss e efffeesss - Página 2 265963 
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 21:42

Milton escreveu:

Milton escreveu:

As Monitor Audio lá fariam uma coisa dessas... Essssesss e efffeesss - Página 2 57537 

Ài não que não fazem....mas nem todas...tenho outros dois sistemas com MA que se portam bem...

Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 21:45

Milton escreveu:
Milton escreveu:

Milton escreveu:

Ài não que não fazem....mas nem todas...tenho outros dois sistemas com MA que se portam bem...

As minhas aguentam-se!!! Mas não são certamente as colunas mais fáceis de domesticar!
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 21:46

[

As minhas aguentam-se!!! Mas não são certamente as colunas mais fáceis de domesticar!
Quais são as tuas ?

Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 21:52

Milton escreveu:
[

Quais são as tuas ?

RX6
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 22:19

Milton escreveu:
[

Quais são as tuas ?

RX6
Isso é bom. É desse Castrol que meto no carro ! lol! 

Essas colunas mandam muita "pintarola" !
E já as ouvi numa casa da especialidade e gostei.
As que tive e que não se adaptaram ao meu espaço e sistema foram umas pmc700 gold.

Membro AAP
Alexandre Vieira

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 23:02

Milton escreveu:
Milton escreveu:
[

Quais são as tuas ?

RX6

As que tive e que não se adaptaram ao meu espaço e sistema foram umas pmc700 gold.

A PMC tem normalmente um som muito bom!
Milton
Membro AAP
Milton

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Maio 21 2014, 23:22

Milton escreveu:
Milton escreveu:
[

Quais são as tuas ?

RX6

A PMC tem normalmente um som muito bom!
Sim, e são muito bonitas também !
Mas precisam de estar num espaço pequeno e de ter um amp que lhe puxe o freio nos agudos...

Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQui Jun 12 2014, 17:52

sergiofilipe escreveu:
Bem, hoje lá acabei por fazer uns testes. Usei outro cabo, um de inferior qualidade dos "normais" que vem com os aparelhos todos. Quis testar a questão da capacitancia e também verificar se a questão do tamanho do cabo poderia ter alguma influência notória mas infelizmente (ou felizmente) não notei diferença nenhuma e os ssss e ffff continuaram. Testei também por até dois discos velhos para simular o baixar o braço e ajustar o vta mas também não notei grandes diferenças. Essssesss e efffeesss - Página 2 57537 

Dito isto, fiquei sem ideias do que testar. De referir que coma célula que tinha antes da m75 também notava estas sibilancias.
Alguma ideia?  Essssesss e efffeesss - Página 2 447836 

Desculpa a ousadia, mas a agulha não terá falta de peso?
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQui Jun 12 2014, 18:59

Palmas escreveu:
sergiofilipe escreveu:
Bem, hoje lá acabei por fazer uns testes. Usei outro cabo, um de inferior qualidade dos "normais" que vem com os aparelhos todos. Quis testar a questão da capacitancia e também verificar se a questão do tamanho do cabo poderia ter alguma influência notória mas infelizmente (ou felizmente) não notei diferença nenhuma e os ssss e ffff continuaram. Testei também por até dois discos velhos para simular o baixar o braço e ajustar o vta mas também não notei grandes diferenças. Essssesss e efffeesss - Página 2 57537 

Dito isto, fiquei sem ideias do que testar. De referir que coma célula que tinha antes da m75 também notava estas sibilancias.
Alguma ideia?  Essssesss e efffeesss - Página 2 447836 

Desculpa a ousadia, mas a agulha não terá falta de peso?

Claro que desculpo  Essssesss e efffeesss - Página 2 843159 

Estou a usar o máximo recomendado pela shure para a m75ed que é 1,5gramas. A questão é que a agulha não é shure e não sei qual será. Poderá precisar de mais tracking force por não ser uma agulha de origem?
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySex Jun 13 2014, 09:30

Estou a usar o máximo recomendado pela shure para a m75ed que é 1,5gramas. A questão é que a agulha não é shure e não sei qual será. Poderá precisar de mais tracking force por não ser uma agulha de origem?[/quote]

Já tive um problema semelhante no passado e resolvi com mais 0,5g (tinha ajustado mal o zéro e não forma de medir).
Como não é problemático, pode tentar com 2g, se não for, vote atrás para os 1,5g.

Também pode ser a agulha lascada ou folga no encaixe da agulha na cabeça ou (menos provável) a correção do RIAA ou impedancia de entrada do pré. Os cabos, conforme foi antes sugerido têm apenas uma muito pequena influencia e segundo parece o cso dos ESSSSEEESSS é algo maior...

Se estiver na zona do Porto poderei ajudar com outro prato ou outro pré para testar...

sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySex Jun 13 2014, 10:43

Palmas escreveu:

Estou a usar o máximo recomendado pela shure para a m75ed que é 1,5gramas. A questão é que a agulha não é shure e não sei qual será. Poderá precisar de mais tracking force por não ser uma agulha de origem?

Já tive um problema semelhante no passado e resolvi com mais 0,5g (tinha ajustado mal o zéro e não forma de medir).
Como não é problemático, pode tentar com 2g, se não for, vote atrás para os 1,5g.

Também pode ser a agulha lascada ou folga no encaixe da agulha na cabeça ou (menos provável) a correção do RIAA ou impedancia de entrada do pré. Os cabos, conforme foi antes sugerido têm apenas uma muito pequena influencia e segundo parece o cso dos ESSSSEEESSS é algo maior...

Se estiver na zona do Porto poderei ajudar com outro prato ou outro pré para testar...

[/quote]

Agradeço a disponibilidade mas sendo de Lisboa não será possível aceitar a ajuda  Essssesss e efffeesss - Página 2 424293 

Vou testar com 2g para ver se resulta mas continuo com a sensação que será a qualidade do pré integrado que não será a melhor. De futuro um dos meus primeiros investimentos será um pré dedicado.

Obrigado pela ajuda  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692 
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySex Jun 13 2014, 11:29

[
Agradeço a disponibilidade mas sendo de Lisboa não será possível aceitar a ajuda  Essssesss e efffeesss - Página 2 424293 

Vou testar com 2g para ver se resulta mas continuo com a sensação que será a qualidade do pré integrado que não será a melhor. De futuro um dos meus primeiros investimentos será um pré dedicado.

Obrigado pela ajuda  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692 [/quote]

Deverá haver algum perto com um pre de phono pequeno que possa emprestar para tirar as dúvidas.
O mais que posso fazer é levar um quando aí for.
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySex Jun 13 2014, 14:36

Palmas escreveu:
[

Deverá haver algum perto com um pre de phono pequeno que possa emprestar para tirar as dúvidas.
O mais que posso fazer é levar um quando aí for.[/quote]

Pode ser que alguem se disponibilize. Fica o apelo  Essssesss e efffeesss - Página 2 936335 

Quando vier se ainda precisar claro que fico agradecido. Se já não precisar oferece-lhe uma cervejola na mesma como agradecimento  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692 
FBatista
Membro AAP
FBatista

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySex Jun 13 2014, 15:27

Palmas escreveu:
[

Duvido que seja do pre. Quando tinha esse problema no meu Thorens, experimentei pelo menos 3 amplificadores integrados e 1 pré dedicado. Em qualquer deles pude confirmar o mesmo sintoma em passagens vocais ou musicais mais fortes. Ainda estou a braços com este tormento musical. Consegui atenuá-lo mas oiço-o perfeitamente em certas bolachas.

Por ser um problema de que infelizmente nunca me livrei, tenho-me debruçado com regularidade sobre o assunto.

Mas, pesquisas teóricas à parte, das minhas últimas experiências resulta que :
- células MM com ganho elevado destacam o sintoma;
- é possível atenuar a sibilância mantendo elevado (no limite, claro está) o VTF;
- o valor de VTA também tem grande influência e merece a maior das calmas para ir testando variações muito pequenas. A pessoa deve no entanto estar ciente de que o objectivo é atenuar o problema.

Sobre a VTA a ideia de tentar despistar o problema, tentando colocar 2 bolachas para fazer variar este parâmetro pode ser enganadora. A espessura de um disco adicional - mais a folga imposta porque ambos nunca são perfeitamente achatados e paralelos - é o suficiente na minha opinião, para se ir de um extremo ao outro e na prática obter a mesma distorção, levando a pessoa ao engano de achar que já tentou afinar o VTA)

No meu caso vou tentar encontrar uma cabeça que se ajuste ao que descrevi acima, ou seja : não sendo uma MC e um pré-amplificador dedicado (isto é que era!! Essssesss e efffeesss - Página 2 693932 ) e uma vez que o meu pré não tem problemas com células MM de baixo ganho, vou experimentar precisamente uma MM de baixo ganho e maior limite superior de VTF - algo em torno dos 3 gramas.

Força nisso!
Espero (continuar a) poder ajudar!

FBatista
JPA

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 12:49

Sérgio, se ainda se mantiver o problemas dos esseeeessss, como vivo na Damaia e tenho um pré de phono externo (Trichord Dino) com "quase" todos os tipos de ajustes possiveis, podemos tirar as dúvidas ou arranjar outras

https://illiweb.com/fa/i/smiles/lol.gif
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 14:21

JPA escreveu:
Sérgio, se ainda se mantiver o problemas dos esseeeessss, como vivo na Damaia e tenho um pré de phono externo (Trichord Dino) com "quase" todos os tipos de ajustes possiveis, podemos tirar as dúvidas ou arranjar outras

Isso é que é uma valente ajuda, e ouro sobre.....vermelho.  lol! 

Joseph Le Conte
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 15:31

JPA escreveu:

Azul seu faccioso.

: Essssesss e efffeesss - Página 2 271350 
JPA

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 17:10

Vermelho da Nação, da Ferrari e do Benfas!!!!

https://7img.net/users/1113/17/39/88/smiles/758687.gif
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 19:09

ducar escreveu:
JPA escreveu:

Azul seu faccioso.

Mai nada.... Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

Joseph Le Conte
ViciAudio
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 20:21

Já agora, estamos a falar de sibilância excessiva, certo? Não é realmente distorção "típica" mas sim a sibilância de "sss" ou "fff" carregado, é isso?

É possível dar mais exemplos de discos em que isso aconteça? Acontece com discos novos?

Eu a primeira coisa que faria era levar o gira a um profissional com muita experiência para inspeccionar e afinar a célula, assim ficam esclarecidas e dissipadas quaisquer dúvidas sobre a qualidade técnica da afinação e sobre o estado da célula. Só isso, elimina 75% das possivéis causas...

A partir daí sim é começar a ver phono-stage, cabos, etc. Mas parece-me pertinente saber se o problema está relacionado com certos discos/editoras/prensagens... por experiência própria sei que há editoras e fábricas cujos discos normalmente apresentam maior tendência para sibilância do que outras.

ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyDom Jun 15 2014, 20:22

ducar escreveu:
JPA escreveu:

Azul seu faccioso.

Mai nada.... Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

Por acaso, como diz o outro mais vale perder uma vez de vez em quando do que ganhar de vez em quando.

Essssesss e efffeesss - Página 2 310490 
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Jun 17 2014, 14:11

FBatista escreveu:
Palmas escreveu:
[

Duvido que seja do pre. Quando tinha esse problema no meu Thorens, experimentei pelo menos 3 amplificadores integrados e 1 pré dedicado. Em qualquer deles pude confirmar o mesmo sintoma em passagens vocais ou musicais mais fortes. Ainda estou a braços com este tormento musical. Consegui atenuá-lo mas oiço-o perfeitamente em certas bolachas.

Por ser um problema de que infelizmente nunca me livrei, tenho-me debruçado com regularidade sobre o assunto.

Mas, pesquisas teóricas à parte, das minhas últimas experiências resulta que :
- células MM com ganho elevado destacam o sintoma;
- é possível atenuar a sibilância mantendo elevado (no limite, claro está) o VTF;
- o valor de VTA também tem grande influência e merece a maior das calmas para ir testando variações muito pequenas. A pessoa deve no entanto estar ciente de que o objectivo é atenuar o problema.

Sobre a VTA a ideia de tentar despistar o problema, tentando colocar 2 bolachas para fazer variar este parâmetro pode ser enganadora. A espessura de um disco adicional - mais a folga imposta porque ambos nunca são perfeitamente achatados e paralelos - é o suficiente na minha opinião, para se ir de um extremo ao outro e na prática obter a mesma distorção, levando a pessoa ao engano de achar que já tentou afinar o VTA)

No meu caso vou tentar encontrar uma cabeça que se ajuste ao que descrevi acima, ou seja : não sendo uma MC e um pré-amplificador dedicado (isto é que era!! Essssesss e efffeesss - Página 2 693932 ) e uma vez que o meu pré não tem problemas com células MM de baixo ganho, vou experimentar precisamente uma MM de baixo ganho e maior limite superior de VTF - algo em torno dos 3 gramas.

Força nisso!
Espero (continuar a) poder ajudar!

FBatista

Obrigado pelo comentário  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692 
Testei com 2g mas não me parece que tenha havido diferenças significativas.

JPA escreveu:

Caro JPA obrigado pela oferta que aceitarei com muito gosto  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692 

Aviso é já de antemão que não vale gozar com o meu humilde sistema  Essssesss e efffeesss - Página 2 271350   Essssesss e efffeesss - Página 2 249412 

Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

ViciAudio escreveu:
Já agora, estamos a falar de sibilância excessiva, certo? Não é realmente distorção "típica" mas sim a sibilância de "sss" ou "fff" carregado, é isso?

É possível dar mais exemplos de discos em que isso aconteça? Acontece com discos novos?

Eu a primeira coisa que faria era levar o gira a um profissional com muita experiência para inspeccionar e afinar a célula, assim ficam esclarecidas e dissipadas quaisquer dúvidas sobre a qualidade técnica da afinação e sobre o estado da célula. Só isso, elimina 75% das possivéis causas...

A partir daí sim é começar a ver phono-stage, cabos, etc. Mas parece-me pertinente saber se o problema está relacionado com certos discos/editoras/prensagens... por experiência própria sei que há editoras e fábricas cujos discos normalmente apresentam maior tendência para sibilância do que outras.

Não me parece que tenha a ver directamente com a qualidade das prensagens. Notei o problema tanto em discos "velhos" (dark side of the moon por ex) e em discos novos (reedição MOV do Violator dos Depeche entre outros).
Palmas
Membro AAP
Palmas

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Jun 17 2014, 14:41

https://illiweb.com/fa/i/smiles/lol.gif[/quote]

Aviso é já de antemão que não vale gozar com o meu humilde sistema  Essssesss e efffeesss - Página 2 271350   Essssesss e efffeesss - Página 2 249412 

Só dá para gozar com os sistemas que custam fortunas e não dão satizfação aos donos.
Como dizia o outro sobre o rádio de pilhas?

ViciAudio
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Jun 17 2014, 14:54

Sérgio, a MOV era precisamente a editora a que me estava a referir quando falei de editoras cujas edições têm tendência para agudos sibilantes (eu até nem lhes chamaria sibilantes, diria mais ásperos e irritantes, artificiais, com os efff's e essss's quase fora de fase).

E no que diz respeito a fábricas, as prensagens na GZ Vinyl também costumam ter esse tipo de som...

O Dark Side Of The Moon também é um disco que tem alguma sibilância em praticamente todas as edições em vinil, é assim mesmo, é algo que está na gravação original. Tem de ser corrigido durante a masterização se se quiser eliminar o efeito, nuns casos isso foi feito com mais sucesso do que noutros, mas está sempre lá porque é impossível eliminar completamente.

Por isso é que acho que vale mesmo a pena investigar se existe algum problema real, ou se simplesmente os discos em causa têm a dita sibilância e nesse caso não é um problema técnico propriamente dito do sistema que lê o disco, quando muito será apenas uma questão de gosto Wink
sergiofilipe
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyTer Jun 17 2014, 15:03

Palmas escreveu:

Só dá para gozar com os sistemas que custam fortunas e não dão satizfação aos donos.
Como dizia o outro sobre o rádio de pilhas?

[/quote]

Sendo assim fico mais descansado  Essssesss e efffeesss - Página 2 933723 

ViciAudio escreveu:
Sérgio, a MOV era precisamente a editora a que me estava a referir quando falei de editoras cujas edições têm tendência para agudos sibilantes (eu até nem lhes chamaria sibilantes, diria mais ásperos e irritantes, artificiais, com os efff's e essss's quase fora de fase).

E no que diz respeito a fábricas, as prensagens na GZ Vinyl também costumam ter esse tipo de som...

O Dark Side Of The Moon também é um disco que tem alguma sibilância em praticamente todas as edições em vinil, é assim mesmo, é algo que está na gravação original. Tem de ser corrigido durante a masterização se se quiser eliminar o efeito, nuns casos isso foi feito com mais sucesso do que noutros, mas está sempre lá porque é impossível eliminar completamente.

Por isso é que acho que vale mesmo a pena investigar se existe algum problema real, ou se simplesmente os discos em causa têm a dita sibilância e nesse caso não é um problema técnico propriamente dito do sistema que lê o disco, quando muito será apenas uma questão de gosto Wink

Não digas que não tenhas razão e que não possa de facto ser algo "natural" como no cas do DSOTM mas ainda parecem-me demasiado notórias e nalguns casos roça mesmo a distorção e é isso que me deixa pé atrás: não a sibilância de certa forma exagerada ou demasiado notória mas parecer distorcida  Essssesss e efffeesss - Página 2 447836 
No caso do violator da MOV a qualidade do disco em si parece-me até bastante boa no restante e só pus de parte a questão da edição porque acontece em vários discos
FBatista
Membro AAP
FBatista

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Jun 18 2014, 22:27

ViciAudio escreveu:

Tenho exactamente o mesmo problema com o Dark Side of The Moon (Ed. 2011). E de certa forma fico mais sossegado com o teu post!
Uma pessoa dá em chalupa com as edições e a sibilância "e o vice-versa"...  Essssesss e efffeesss - Página 2 317942 Essssesss e efffeesss - Página 2 754215
FBatista
Membro AAP
FBatista

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQua Jun 18 2014, 22:30

JPA escreveu:

JPA que tal esse Trichord Dino? Vejo que é cheio de ajustes.  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692

Fbatista
JPA

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptyQui Jun 19 2014, 21:18

Nunca o comparei com outros prés externos quer a transístores quer a válvulas.
Na altura em q o adquiri (por conselho do RBorges) comparei-o com as entradas fono que estavam inseridas no meu pré na Naim e no Musical Fidelity A100.
Não é q os outros fossem maus mas, no caso da Naim cada vez q se acendiam as luzes da cozinha (arrancador) tinha cá um ribombar pelas colunas... e com o Trichord silêncio total.
O som é transparente q.b, extenso nos extremos e um pouco seco.
Pode ser melhorado com uma fonte de alimentação melhor da própria marca.

FBatista
Membro AAP
FBatista

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 EmptySab Jun 21 2014, 15:39

JPA escreveu:
Nunca o comparei com outros prés externos quer a transístores quer a válvulas.
Na altura em q o adquiri (por conselho do RBorges) comparei-o com as entradas fono que estavam inseridas no meu pré na Naim e no Musical Fidelity A100.
Não é q os outros fossem maus mas, no caso da Naim cada vez q se acendiam as luzes da cozinha (arrancador) tinha cá um ribombar pelas colunas... e com o Trichord silêncio total.
O som é transparente q.b, extenso nos extremos e um pouco seco.
Pode ser melhorado com uma fonte de alimentação melhor da própria marca.

Agradeço o testemunho  Essssesss e efffeesss - Página 2 22692

Consegui finalmente "martelar" a sibilância do meu 145. Re-instalei esta semana a minha cabeça Goldring 1012GX, desta vez sem as bolachas originais entre a cabeça e a HeadShell.

Verificados VTA e VTF nesta nova configuração a sibilância ficou bastante reduzida, devolvendo o devido brilho nas mesmas passagens de SSSS's e FFFF's.

É como o ViciAudio diz, não sendo problema técnico, é normal que seja problema de alguma prensagem.

FBatista
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Essssesss e efffeesss   Essssesss e efffeesss - Página 2 Empty

Essssesss e efffeesss
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: