Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Transferência de gravações de bobines para digital?

Ir para baixo 
+2
MJC
Valerio
6 participantes
AutorMensagem
Valerio




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : Odivelas

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySeg Fev 07 2011, 00:56

Olá Boa noite

Envio esta mensagem porque tenho um conjunto de bobines que estiveram guardadas durante aproximadamente 20 a 30 anos e que estamos agora a redescobrir. Penso que contêm as gravações das nossa vozes, em crianças, nos anos 60 e 70. Naturalmente, gostaria de as transferir para um formato digital.

A minha história com os gravadores de bobines começou com o meu pai que teve um Telefunken com 4 pistas e com o qual fez algumas gravações de discos de Fado de 78 rpm, por exemplo - e que ainda tenho comigo. Em 2001 consegui encontrar em França um coleccionador que me transferiu uma gravação para CD e conseguimos ouvir as nossas vozes... Hoje, já com quase 50 anos, gostaria de recuperar a totalidade deste registo, tal como tenho estado a fazer com os filmes de 8mm e as fotografias espalhadas por vários albuns de famíia. Quem se lembra de deixar uma bibliografia digital para os filhos nos recordarem?

Estariam interessados em me ajudar?

Cordialmente
José Valerio
Odivelas
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySeg Fev 07 2011, 01:54

Caro José Valério,

Certamente que encontrará no fórum gente capaz de o ajudar. Independentemente de poder recorrer a uma empresa especializada nesse tipo de conversões, existem certos aspectos que deverá ter em conta.

1- Estado das fitas. Depois de tantos anos armazenadas é provável (mas não certo) que as mesmas apresentem alguma degradação. Aconselho-o a ler o nosso tópico relativo à recuperação de fitas onde poderá ter uma ideia de como proceder.

http://audioanalogicodeport.forumeiros.net/t569-a-culinaria-e-as-fitas-magneticas

2- Será necessário determinar qual o tipo de gravação efectuada, número de pistas, norma IEC ou NAB.

3. Uma vez encontrado o gravador apropriado para reproduzir as fitas, a passagem da informação nelas guardada para um suporte digital é relativamente simples.

4- Eventualmente, quererá proceder a uma edição do material gravado. Essa edição deverá ser feita na plataforma digital, através de um editor áudio. Este tipo de software existe em versões freeware.

Vá dando notícias que a rapaziada encontrará forma de o ajudar nesta sua empresa.

Cumprimentos,

Mário João Ceia
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySeg Fev 07 2011, 14:49

Olá Valerio
Presumo que o Telefunken do teu pai, tenha paradeiro incerto, e não tenhas uma destas máquinas, certo ?
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5150
Data de inscrição : 11/11/2010

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySeg Fev 07 2011, 21:08

Boas, eu resolvia o teu problema com um custo 0, mas moro no Norte e a distancia não ajuda.

Mas contudo boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Valerio




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : Odivelas

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Fev 10 2011, 14:41

Caros,

Bem, o gravador foi "perdido" durante um assalto à nossa casa, nos anos 80. Ficaram as bobines, o microfone e as instruções...
No que respeita a distâncias, eu até posso custear o envio de uma bobine e de um CD por Correio Azul, para testar o seu estado e verificar se vale a pena. Eu estou em Odivelas, nos arredores de Lisboa.

Obrigado
José Valério sunny
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Fev 10 2011, 15:27

Caro José Valério,

Ainda não me tinha oferecido pela simples razão de que todos os meus gravadores de fita são de 2 pistas. Acontece que esta semana adquiri um gravador de quatro pistas (finalmente) o qual deverá chegar a Portugal brevemente.

Caso não tenha ainda resolvido a sua questão, quando o gravador estiver 100% funcional eu venho aqui avisar e se o caro amigo ainda precisar de ajuda, combinaremos a melhor forma de fazer a conversão. Entretanto, e caso não venha a utilizar a preciosa ajuda do forista ducar, devo informá-lo que, infelizmente, os meus serviços não são gratuitos. Cobrarei um café e dois dedos de conversa.

SA,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Fev 10 2011, 15:31

MJC escreveu:
. Cobrarei um café e dois dedos de conversa.



Grande explorador.....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Transferência de gravações de bobines para digital? 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Valerio




Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/02/2011
Localização : Odivelas

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Transferência de gravações de bobines para digital   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Fev 10 2011, 16:08

Muito obrigado! Falaremos brevemente.

Um abraço,
José Valério
Ir para o topo Ir para baixo
gb




Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2013

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Mar 14 2013, 18:53

Valerio escreveu:
Muito obrigado! Falaremos brevemente.

Um abraço,
José Valério

Olá

Também preciso passar umas bobines para formato digital. Existe algum serviço comercial que eu possa recorrer para passar estas bobines para digital?

Tenho duas bobines do meu pai 4 faixas gravadas num Grundig TK-145, recentemente adquiri um FIDELITY a válvulas para poder passar o que estava nas bobines para formato digital pois Grundig TK-145 está avariado. O problema é que o FIDELITY tem muito baixa qualidade sonora e as fitas parecem que estão gravadas ao contrário e a velocidade ora é acelerada ou lenta.

Conclusão uma dor de cabeça. Se houvesse um serviço pago eu preferia, pois podiam "limpar" digitalmente o ruído não estragavam (espero eu) as fitas pois eu corro o risco de as estragar pq não percebo nada disto.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptyQui Mar 14 2013, 20:03

Como disse no teu topico de apresentação, o melhor seria arranjares o Grundig.
É um gravador Mono que gravava em 4 pistas (uma de cada vez).
E apenas tinha a velocidade mais baixa.
Será dificil encontrar outro com as mesmas caracteristicas.
As fitas gravadas nele soarão sempre melhor do noutro...
Ir para o topo Ir para baixo
gb




Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2013

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySex Mar 15 2013, 10:27

Milton escreveu:
Como disse no teu topico de apresentação, o melhor seria arranjares o Grundig.
É um gravador Mono que gravava em 4 pistas (uma de cada vez).
E apenas tinha a velocidade mais baixa.
Será dificil encontrar outro com as mesmas caracteristicas.
As fitas gravadas nele soarão sempre melhor do noutro...

Milton escreveu:
Vale mais meteres o Grundig a arranjar, porque as fitas que tens, gravadas nele, vão tocar melhor do que noutro.
OK, então não existe intercompatibilidade entre gravadores.

Milton escreveu:
Há por aqui pessoas capazes de meter isso a funcionar.
Tens alguma dica:
- "user" a quem devo pedir ajuda;
- tópico que apenas aborda os Grundig;
- alguém que tenha um "Grundig TK-145"

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? EmptySex Mar 15 2013, 13:03

gb escreveu:
Milton escreveu:
Como disse no teu topico de apresentação, o melhor seria arranjares o Grundig.
É um gravador Mono que gravava em 4 pistas (uma de cada vez).
E apenas tinha a velocidade mais baixa.
Será dificil encontrar outro com as mesmas caracteristicas.
As fitas gravadas nele soarão sempre melhor do noutro...

Milton escreveu:
Vale mais meteres o Grundig a arranjar, porque as fitas que tens, gravadas nele, vão tocar melhor do que noutro.
OK, então não existe intercompatibilidade entre gravadores.

Milton escreveu:
Há por aqui pessoas capazes de meter isso a funcionar.
Tens alguma dica:
- "user" a quem devo pedir ajuda;
- tópico que apenas aborda os Grundig;
- alguém que tenha um "Grundig TK-145"

Obrigado
-Sim, de facto existem muitos tipos de gravadores de bobines, e não é fácil essa compatibilidade.

-Tens PM com algumas sugestões.

-Não existe, podes criá-lo tu mesmo.

-Esse alguem tem que se "acusar"
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Transferência de gravações de bobines para digital? Empty
MensagemAssunto: Re: Transferência de gravações de bobines para digital?   Transferência de gravações de bobines para digital? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Transferência de gravações de bobines para digital?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fita 1/4 para bobines de "10.5
» fita quantegy nova para 100 bobines de 26"
» Onde adquirir bobines para o AKAI X2000SD
» Balança digital para agulhas de GD
» Passagem direta do som analógico para digital

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: