Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level

Ir em baixo 
AutorMensagem
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Empty
MensagemAssunto: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySex Fev 21 2014, 03:23

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 524928826 
Depois da confusão que lancei sobre o tema da distorção harmónica e atualizações dos níveis de referencia (0db) ao longo de 3 décadas sobre a cassete compacta, no tópico Sony TCK-970ES, resolvi aquecer o CR-4 durante 2 horas e fazê-lo sofrer com uma bateria de testes com duas TDK MA de 90 minutos de séries diferentes.
Uma TDK MA de 1988 e outra TDK MA do meio da década de 90, acho eu.
Os testes são referentes a um tom sinusoidal de 400Hz,  de onde retirei os níveis de amplitude da 3ª.harmónica (distorção) sobre o 0db IEC e o Dolby level (0db do CR-4).
Devido à instabilidade dos níveis de saída da fita e dos vários e inevitáveis "dropout", observamos nos gráficos de resposta de frequência as variações nas aquisições de dados de saída, mas no contexto geral e com a resolução vertical de 5db por separador, acaba por se tornar "académico", observar as diferenças entre os dois níveis de modulação.
Canal esquerdo a azul e canal direito a vermelho.

1º Distorção Harmónica:
Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level U26t

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Gp3x

TDK MA 90 1988 0db IEC 400Hz

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 6c1q

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Y2jn

TDK MA 90 nova 0db IEC 400Hz

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 1p8d

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Tqux

TDK MA 90 1988 Dolby Level 400Hz

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Wm72

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 39lw

TDK MA 90 Nova Dolby Level 400Hz

2º. Resposta em frequência:

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Qlgx

Resposta em frequência da TDK MA 90 de 1988 a 0db IEC e Dolby Level. Cores escuras representam o canal esquerdo e cores vivas o canal direito.Preto e vermelho representam 0db IEC, verde e azul representam Dolby Level.

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 36fu

Resposta em frequência da TDK MA 90 nova a 0db IEC e Dolby Level. Cores escuras representam o canal esquerdo e cores vivas o canal direito. Preto e vermelho representam 0db IEC, verde e azul representam Dolby Level.

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 5yfg

Resposta em frequência da TDK MA 90 nova a 0db IEC com o Dolby C ligado. Cores escuras representam o canal esquerdo e cores vivas o canal direito.

Nota-se que a TDK MA nova estende-se um pouco mais em alta frequência...

Sobre a distorção observa-se que a fita mais antiga tem melhor distorção harmónica a 400Hz, como aconteceu com a That's MRX-Pro...

TDK MA 90 de 1988 400Hz @ 0db=           -40,5db ou 0,94%
                          400hz @ Dolby Level= -41,5db ou 0,84%

TDK MA 90 nova 400Hz @ 0db=          -37,5db ou 1,33%
                      400hz @ Dolby Level= -39db ou 1,12%

Isto é o que se chama "azar do caraças" com as fitas de última geração; fónix, catano...
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 524928826  Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 43034 

No que respeita à diferença dos níveis, não dá grande problema para o "figuraço" das especificações. O que é estranho é a TDK MA das últimas ter "abandalhado" um bocado, confirmando-se com a clivagem existente e consistente com as distorções a 1KHz @ 0db IEC entre as duas fitas.

Inté
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 22692
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Empty
MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySex Fev 21 2014, 08:07

E suspeito que se usares uma TDK-SA do inicio dos anos 80 e uma das de ultima geração, as diferenças serão maiores, digo eu.

E como se comporta isso tudo com o Dolby S? Seria interessante.

Já que estás com a mão na massa, podias ir medindo mais marcas e tipos para acrescentares a este tópico.  Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 754215 

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySex Fev 21 2014, 15:06

António José da Silva escreveu:
E suspeito que se usares uma TDK-SA  do inicio dos anos 80 e uma das de ultima geração, as diferenças serão maiores, digo eu.

Já que estás com a mão na massa, podias ir medindo mais marcas e tipos para acrescentares a este tópico.  Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 754215 

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 693932 
Qual o valor que pagas?
Não gosto de trabalhar de "borla".
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 249412 
Não conheço Nakamichi com Dolby S integrado no deck e/ou Dolby HX-Pro a tratar do BIAS. Um Naka com HX-Pro...devia ser engraçado! lol! 
Que eu saiba só Dolby B e Dolby C.
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 21181 
 lol!

Se tiveres uma unidade externa Dolby S ou SR com 4 vias, pode-se fazer os testes. Não acredito que faça a entrega a alta frequência que faz o Dolby C, mas acho que soa melhor que o Dolby C. 
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 447836 
Inté
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 22692
cabb
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySex Fev 21 2014, 18:32

PALUSE escreveu:
António José da Silva escreveu:
E suspeito que se usares uma TDK-SA  do inicio dos anos 80 e uma das de ultima geração, as diferenças serão maiores, digo eu.

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 693932 
Qual o valor que pagas?
Não gosto de trabalhar de "borla".
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 249412 
Não conheço Nakamichi com Dolby S integrado no deck e/ou Dolby HX-Pro a tratar do BIAS. Um Naka com HX-Pro...devia ser engraçado! lol! 
Que eu saiba só Dolby B e Dolby C.
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 21181 
 lol!

Se tiveres uma unidade externa Dolby S ou SR com 4 vias, pode-se fazer os testes. Não acredito que faça a entrega a alta frequência que faz o Dolby C, mas acho que soa melhor que o Dolby C. 
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 447836 
Inté

VIVA O DOLBY S, YOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!1

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 438006128 

Sinceramente, o deck k tenho com dolby s é tão silencioso que qs sempre nem dolby ligo. às vezes só gravo com dolby para fazer malandrisse de aumentar os agudos no deck do carro, para se a cabeça n tiver bem alinhada com o que gravou a fita....
PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySex Fev 21 2014, 22:40

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 933723 
Cabb, tens uma viatura com leitor de cassetes?
A minha é do tempo da "Fundação" e já tem leitor de CD, nos dias que correm já chegamos à época da "Fundação e Império"; MP3, Bluetooth, ipod dock, etc.
 Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level 271350

Orquestra 
Sobre o Dolby S posso opinar que foi a promessa tardia que devia ter "apagado" o Dolby C rápidamente. Tão rápidamente como a Dolby "estraçalhou" o HighCom II da Telefunken, mas como a m*rda era da Dolby, os tipos não tiveram pressa. Resolveram fazer pensos rápidos no circuito com a tecnologia disponível ao longo de uma década. O chip de Dolby C mais avançado que conheço é da Sony, o CX20188/CXA1098Q (mesmo chip com caixa diferente), que foi utilizado em gravadores mais sérios, inclusive nos primeiros com Dolby S e até aos últimos Nakamichi fabricados.
Considero que trabalha bem, com uma fita adequada ao deck, apesar de mostrar o seu carácter pessoal em andamento. O Dolby S é muito menos problemático com o ajuste de BIAS e de sensibilidade. A banda média e alta respira uma muito boa "transparência" e não sofre do "arrastamento de baixa frequência" que existe no Dolby C.
O Dolby B com uma máquina de topo equipada com HX-Pro e numa fita tipo II de qualidade, chega, sobra e sobeja...além de ser útil para os leitores nos carros.
ducar
Membro AAP
ducar

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptySeg Fev 24 2014, 21:31

Eu de à uns anos para cá gravo sem Dolby as mais antigas estão gravadas com Dolby B ou C.

PALUSE
Membro AAP
PALUSE

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level EmptyQui Fev 27 2014, 23:21

ducar escreveu:
Eu de à uns anos para cá gravo sem Dolby as mais antigas estão gravadas com Dolby B ou C.

...eu também tenho feito umas gravações sem Dolby, a 24 bits e 192Khz.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level   Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level Empty

Resposta em frequencia e distorção harmónica relativo a 0db IEC e Dolby Level
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meu primeiro vídeo solo. [tapping e distorções]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: