Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Upgrade de gira discos

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 16:33

Boas

Decidi fazer um upgrade ao gira discos que tinha, um Pioneer PL-990, que apesar de nem dar um som mau não tinha qualquer tipo de controlo/acerto no braço. E como já li em muitos fóruns, este tipo de giras baratuxos podem acabar por "destruir" os dicos que temos.
Optei por andar à procura de um vintage, pois em material antigo encontra-se muita coisa boa e barata, que sem gastar muito se consegue colocar quase como novo. Depois de andar a ver anuncios no OLX, CustoJusto e afins (ebay nem me dei ao trabalho a não ser para comparar preços já que com portes o material acaba por ficar muito caro). O que eu pretendia gastar andava na casa dos 100€ (para um gira funcional sem ter que investir mais).

Acabei por adquirir um Philips GA-437.
Aqui vai uma foto dele:
Upgrade de gira discos 2vi8

O vendedor na altura, disse-me logo que a agulha precisava de ser substituida. Portanto uma das compras imediatas era uma agulha nova. Outra coisa é o cabo audio para ligar ao pre-amp, que tem uma ficha DIN. Também não custa muito, ou se corta a ficha e solda-se/crava-se fichas novas ou então coloco um adaptador.

Como o gira estava a um bom preço, lá o comprei.

Quando cheguei a casa lá começei por inspeccionar melhor o gira, e reparei que tinha um elástico em vez de correia - mas que grande "modificação" lhe tinham feito!!! É claro que desconfiei logo que a velocidade do mesmo não seria a correcta.

Depois de colocar a nova agulha, ligar um adpatador DIN e colocar um disco verifiquei logo que o som "arrastava", portanto o elástico deveria estar a prender a base de mais.

Já encomendei uma correia em condições, e mal ela chegue vou voltar a experimentar.

Agora, o braço, penso que seja alumínio, apresenta alguns vestigios de oxidação! ou será sujo mesmo. Pode-se ver nesta foto:
Upgrade de gira discos Dfiy

Alguem saberá como limpar isto, de modo a ter um aspecto mais apresentável?

Acerca da cabeça ou headshell, alguem sabe se é possivel trocar por uma diferente? Esta é em plástico e um bocado "feia":
Upgrade de gira discos T4hq

Também já andei pela internet à procura de um manual para este modelo e nao encontro (mesmo no VinylEngine). Será que alguem daqui tem por aí um PDF do manual?

Agora, enquanto não vem a correia vou-me divertindo com o Pioneer.

Abraço
José Martins
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 17:00

O parto depois de limpo deve de ficar bem bonito.

Upgrade de gira discos Photo1-2_zps9975fdd0


Quanto a headshell, tenho duvidas que seja universal (ou SME) e portanto, vais ter que conviver com essa se assim for.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Upgrade de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 17:04


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Upgrade de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 18:35

parece que depois de uma limpeza vai ficar bonito Upgrade de gira discos 22692 
eu cá tinha uma conversa com o vendedor á cerca do elastico...... Twisted Evil 
Ir para o topo Ir para baixo
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 18:58

luis lopes escreveu:
parece que depois de uma limpeza vai ficar bonito Upgrade de gira discos 22692 
eu cá tinha uma conversa com o vendedor á cerca do elastico...... Twisted Evil 
Não vale a pena. Também pelo preço que paguei já desconfiava nem tudo era um mar de rosas. Mas não faz mal. A agulha comprei na "só musica" quase em frente ao coliseu dos recreios - não confundir com a loja ao pé da Carbono. Depois descobri que há uma casa de electrónica em Queluz que também vende (e está mesmo perto da minha casa na amadora). Em relação à correia usei o ebay e vem da Alemanha. 24e para a agulha mais 10 da correia e está o assunto arrumado (espero eu). Entretanto comecei a limpar o braço. Usei um spray que normalmente uso no carburador do corolla e esfregue com papel absorvente, e quase que saiu tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 19:00

E para o prato podes usar Duraglit metais que fica um espelho.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Upgrade de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 19:59

António José da Silva escreveu:
E para o prato podes usar Duraglit metais que fica um espelho.
Está a referir o prato em si, por baixo do tapete, correcto? Acho. Que tenho cá disso! Em questão a óleo no motor ou braços, alguém recomenda qualquer coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
enxuto
Membro AAP



Mensagens : 1283
Data de inscrição : 14/05/2011
Idade : 49

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 20:06

fu-leng escreveu:
luis lopes escreveu:
parece que depois de uma limpeza vai ficar bonito Upgrade de gira discos 22692 
eu cá tinha uma conversa com o vendedor á cerca do elastico...... Twisted Evil 
Não vale a pena. Também pelo preço que paguei já desconfiava nem tudo era um mar de rosas. Mas não faz mal. A agulha comprei na "só musica" quase em frente ao coliseu dos recreios - não confundir com a loja ao pé da Carbono. Depois descobri que há uma casa de electrónica em Queluz que também vende (e está mesmo perto da minha casa na amadora). Em relação à correia usei o ebay e vem da Alemanha. 24e para a agulha mais 10 da correia e está o assunto arrumado (espero eu). Entretanto comecei a limpar o braço. Usei um spray que normalmente uso no carburador do corolla e esfregue com papel absorvente, e quase que saiu tudo.
Se pagaste perto de 100€ tinha de vir em condições e tinha de ser referido o elástico. Aliás, mesmo por menos dinheiro isso devia ter sido referido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.abportal.net
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 20:54

fu-leng escreveu:
António José da Silva escreveu:
E para o prato podes usar Duraglit metais que fica um espelho.
Está a referir o prato em si, por baixo do tapete, correcto? Acho. Que tenho cá disso! Em questão a óleo no motor ou braços, alguém recomenda qualquer coisa?
Não, ele refere-se ao bordo do prato.
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptyQui Out 10 2013, 21:06

na só musica têm preços catitas nas agulhas Upgrade de gira discos 22692 
a correia arranjavas por aqui também,... na servelec em queluz.
Ir para o topo Ir para baixo
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptySex Out 11 2013, 10:38

luis lopes escreveu:
na só musica têm preços catitas nas agulhas Upgrade de gira discos 22692 
a correia arranjavas por aqui também,... na servelec em queluz.
Na Só MUsica tambem tinham correias, mas bastante maiores e largas. Para o meu tem que ser fina (tipo 2mm, e com cerca 38mm de comprimento.

Vou experimentar então na Servelec (é só a cerca de 1km da minha casa dou lá um saltinho hoje à tarde).

Em relação a polir o prato, ontem dei-lhe uma vista de olhos, e o prato não é liso, parece um parafuso gigante, e não está manchado nem sujo, na fotografia tinha era pouca luz.

Em relação à tampa do gira vou polir com polish Upgrade de gira discos 317942  Esta está bastante riscada, e se serve para os faróis dos carros também servirá para a tampa do gira discos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
fu-leng
Membro AAP
fu-leng


Mensagens : 333
Data de inscrição : 19/09/2013
Localização : Amadora

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptySeg Out 14 2013, 12:40

6ª feira passada, passei pela Servelec e trouxe uma correia para o GD. Anda um gajo a encomendar pela net porque pensa que sai barato e lá comprei por cerca de 70... cêntimos. Isso mesmo, mais 0,70€ arredondado.
Cheguei a casa, troquei o elástico pela correia, coloquei um disco limpo, regulei o peso da agulha de modo a ficar entre os 1.5g e 2g (o aconselhável da agulha é entre 1.5 e 3) e ouvi uma musiquinha só para ver se funcionava correctamente. Upgrade de gira discos 754215 
Funciona Upgrade de gira discos 2900351820 

Agora vou usar então o duralit para por o prato e o braço a brilhar, e polir a tampa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://rollake35.blogspot.pt/
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptySeg Out 14 2013, 15:26

Upgrade de gira discos 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos EmptySeg Out 14 2013, 19:16

Isso são ótimas noticias. Upgrade de gira discos 754215 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Upgrade de gira discos 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Upgrade de gira discos Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade de gira discos   Upgrade de gira discos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Upgrade de gira discos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Upgrade Gira Discos
» gira discos upgrade
» Upgrade Gira discos e amplificador
» Gira-Discos para idiotas ou... Gira-Discos idiota
» O calhau como upgrade num gira....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: