Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Viagem a Lisboa

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQua maio 15 2013, 21:54

Viagem a Lisboa 041bst

Olà,

Hà uma semana e meia, tive o prazer de passar uma semana em Portugal com a familia. Durante essa estadia pude fazer conhecimento com alguns membros do Forum, o que foi um grande prazer para mim, assim como, viver algumas experienças humanas e audiofilas de grande qualidade. Esta pequena cronica é então, a pequena homenagem que deixo a essas pessoas, em câmbio do prazer que me proporcionaram...

O Cneves vai ser o primeiro encontro e a constante desta estadia, pois de uma certa maneira este nosso amigo, é o anfitrião deste vosso TD124 et famille. O homém que descubro desde a minha chegada a Lisboa, apareçe desde o primeiro contacto como pudico mas jovial, discreto e brincalhão, directo nas convições, humilde nas duvidas, elegante nas escolhas, esteta e delicado nos gostos. Não é de estranhar então, que nos tenha recebido com a mitica qualidade de acolho portuguesa, a qual é muito respeitada pelo mundo fora. Desde o primeiro contacto com o sistema, que digo sistema..., diga-mos então um sistema/coleção, foi o choque! Não estou habituado a frequentar colecionadores, então para mim um sistema é feito de uma ou duas fontes, um grupo de amplificação, um par de colunas e os acessorios necessarios. Ora aqui, a quantidade de giras, braços, células, gravadores a fita, tuner's e outras coisas é impressionante. O mais chocante não é a quantidade, mas a qualidade e a pertinência dos aparelhos escolhidos. Sendo eu um apaixonado de giras a roda, não pude deixar de constatar que (quase) todos os grandes classicos a estavam presentes, como o EMT930, os Garrard 301/401, Os Lenco's 70/75 e 80, TD124 e mesmo um Russco que estava guardado e um mitico Goldring 88 prestes a chegar! Evidentemente o exercito de braços e agulhas é em proporção deste arsenal de giras, e prova a pertinência e o gosto da coleção. Os poucos colecionadores que conheço vivem como num museu, sem escutar os produtos que possedem, ora que o Cneves tém-os todos ligados e prontos a disparar notas, desde a ordem de fogo/musica do comandante!!! Tão chocante quanto os giras classicos, para mim evidentemente, foi de ver as paredes cobertas de obras contemporaneas, o que confirma sem equivoco, a natureza profundamente esteta, sensivel e hedonista do meu anfitrião. Na realidade o nosso amigo Cneves é um Pigmaleão moderno, evidência que se confirma, na permanência do contacto e na observação dos factos. Mas a historia não se acaba aqui, e mesmo se o sistema coleção do Cneves, foi a minha entrada e prato de resistência durante a minha estadia, em grande (imenso) anfitrião este nosso amigo reservou-me lindas sobremesas para o fim.
Viagem a Lisboa 70663328

O Rui Borges vou conhecê-lo graças à intervenção do Cneves que organisou um encontro. Desde o aperto de mão, algo de inesperado se produz. Este homém é um criador!, no sentido mais nobre que se possa dar a esta expressão, então està partilhado entre a desinteressante realidade e a aspiração elevadora da obra. A nossa discussão foi rica, forte e técnica, como cada vez que dois profissionais se encontram no plano do respeito e da paixão. Com grande veemência, o Rui explicou-me a origem da sua paixão pelos giras, as duvidas e enfim as soluções (muito originais) que tinha encontrado. Explicou-me com fervor e densidade a sua maneira de trabalhar, e apresentou-me com detalho o seu novo prototipo de gira-discos, prestes a nascer. Por detràs das palavras e da argumentação, tornou-se evidente, que este homém posséde uma paixão sem limites pelo que faz, assim que uma grande admiração pelos grandes "Tourne disques". Foram duas horas de prazer, que passaram a grande velocidade, pois o Cneves tinha-me preparado um dia de sensações fortes, e alguém nos esperava para almoçar-mos juntos...

O Mattos com quém almoçà-mos foi mais um choque. Colecionador como o Cneves mas diferentemente, pois algo os reune, e que finalmente os separa também. O Cneves vive a paixão dele em diletante e na busca do resultado final, ora que o Mattos é a restauração e a posseção que o guiam, aparentemente. Apaixonado desde novo pelos aparelhos antigos, ele construiu uma coleção (importante) enviàvel de aparelhos miticos, como os amplificadores e colunas da Western Electric, Siemens Klangfilm, Gaumont, braços e células Ortofon, EMT's Etc, etc... mas algo o singularisa, que é a paixão de os restaurar, afim de lhes ofereçer a magia do passado. O Mattos é un antão do material professional das origens do audio, que os reabilita com a paixão e a delicateza, com que se restaura um instrumento de musica. Ora sendo este o seu trabalho..., torna-se evidente a singular relação, que ele criou entre os pioneiros aparelhos de audio, e os antigos pianos ou pianolas. Tendo eu trabalhado na restauração de pianos quando era estudante aqui, é evidente que a nossa discussão não cessou de alternar, entre respeito do material antigo e alusão aos instrumentos do passado. Apreciei muito esta discussão, com um homém brilhante e sensivel, que me fez compreender pela primeira vez, a relação seminal e fusional, que os colecionadores téem em relação ao material deles, que são (quase) como filhos!
Viagem a Lisboa 88236238

O Jorge Ferreira da vinylfarm, fechou os encontros deste dia memoràvel. Infelismente por causa do jogo do Benfica, não podémos discutir muito tempo. Teria sido um prazer para mim, de falar de Jazz, com alguém que posséde um gosto tão apurado e esclarecido na matéria. Mas serà para uma outra vez, e recomendo-o a todos, os que, desejam se constituir uma vinilotéca de qualidade!...

Agradeço então ao meu refinado anfitrião Cneves, por me ter proporcionado todos estes encontros memoràveis, pois apesar de tudo o que disse e escrevi, a sensação predominante apòs isto tudo... é que me sabeu a pouco!!! Então digo a todas estas pessoas... À bientôt !!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQua maio 15 2013, 23:19

Amigo Paulo, maravilha é a palavra que descreve a tua crónica e as sensações nela descritas. Viagem a Lisboa 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Viagem a Lisboa 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQua maio 15 2013, 23:33

O principal mérito disto tudo é o autor da crónica: o amigo TD 124: na presença dele tudo ganha uma luz difernte, e muito mais intensa.

Obrigado por tudo. Viagem a Lisboa 22692

Um abraço

César
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQua maio 15 2013, 23:38

CNeves escreveu:
O principal mérito disto tudo é o autor da crónica: o amigo TD 124: na presença dele tudo ganha uma luz difernte, e muito mais intensa.

Obrigado por tudo. Viagem a Lisboa 22692

Um abraço

César


É realmente uma pessoa muito especial.

Um obrigado a todos vocês. São estas experiências que dão cor á vida. A ver se organizas novo encontro para também ficar a conhecer o Matos. Pode ser que goste de cabeça de peixe. Viagem a Lisboa 936335

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Viagem a Lisboa 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mattos
Membro AAP
Mattos


Mensagens : 68
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 54
Localização : MUNDO

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQui maio 16 2013, 03:58

ESTOU SEM PALAVRAS!!!

PAULO,CNeves,
O que puderá haver de mais positivo na vida do que falar com alguém que entende meticulosa e prefeitamente do que estás a falar? e que depois de uma fantástica conversa,e já passados dias,ainda ecoam novidades,partilhas,ensinamentos e novas experiências na nossa mente? isso é simplesmente extraordinário! Sendo o mundo de uma deversidade espantosa,e como não nascemos ensinados (e porque infelizmente não existe nenhum curso superior de HI-FI,que eu faria logo,com variante em vintage HI-FI 40's/60's : ))))))) ) quando alguém me adiciona uma nova experiência,informação ou simplesmente uma dica é como que mais um vazio da minha ignorancia se preenchesse...O regresso ao passado da parte dos Japoneses para puderem entender o que estava a perder a alta fidelidade nos anos 70,a relação de Charles de Gaulle com com sistemas de broadcast Franceses,valvulas e mais valvulas...entre tantos outros tópicos e historias de inquestionável interesse que os três tivemos nesse almoço e que foram simplesmente enriquecedores!

Mais uma vez agradeço,e desta publicamente,ao CNeves pelo altruísmo desta tertúlia,e espero de muitas outras...Se existe alguém pronto a reúnir,apresentar e a motivar encontros este é o homem!
Este é o Homem que tem o dom das descubertas de peças de audio de inequestinavel alta-fidelidade que ninguém presta a devida atenção...entre tantas,não posso esqueçer da Pickering "pé-de-galo",que quando a ouvi em tua casa nem queria acreditar no que estava a ouvir,á minha mente só veio a pregunta:mas como é que este homem se lembrou disto???realmente andamos á procura dos oculos com eles na cara! Só mesmo tu! claro está,fui logo á procura da minha e monta-la : ))))))))))))))))
São estas partilhas que além de enrequecedoras são simplesmente "priceless"...

Grandes Abraços


Última edição por Mattos em Qui maio 16 2013, 04:03, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mattos
Membro AAP
Mattos


Mensagens : 68
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 54
Localização : MUNDO

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQui maio 16 2013, 04:01

Um obrigado a todos vocês. São estas experiências que dão cor á vida. A ver se organizas novo encontro para também ficar a conhecer o Matos. Pode ser que goste de cabeça de peixe. Viagem a Lisboa 936335



Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 874774
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyQui maio 16 2013, 04:13

Mattos escreveu:
Um obrigado a todos vocês. São estas experiências que dão cor á vida. A ver se organizas novo encontro para também ficar a conhecer o Matos. Pode ser que goste de cabeça de peixe. Viagem a Lisboa 936335



Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 758687 Viagem a Lisboa 874774


A cabeça de peixe é uma certeza, só falta saber se vens ou não. Viagem a Lisboa 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Viagem a Lisboa 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyTer Jun 04 2013, 16:14

Um enorme pedido de desculpas aos amigos do fórum pela minha longa ausência. Viagem a Lisboa 317942

Há períodos assim: no presente um amigo pediu-me para o ajudar nuns negócios, e eu lá tive de abandonar as “sopas e descanso”, Viagem a Lisboa 707387 para me pôr a “fuçar”. Viagem a Lisboa 693932

Tive oportunidade de conhecer indivíduos de todas as nacionalidades: brasileiros, angolanos; (que são agora os que têm “massa”); indianos, chineses; até um individuo do Tonga: não estou a brincar: conheci mesmo um individuo do Tonga: e isto, a maioria das vezes, ao pequeno almoço, ao almoço, ao lanche, ao jantar, á ceia, e demais refeições intermédias. Viagem a Lisboa 438006128

Agora vejam lá o suplicio: eu que estou a dieta. Viagem a Lisboa 317942

Mas não foi só ás refeições: também, para cativar os brasileiros e os angolanos tive de andar pelas “altas variedades”: mais suplicio, pois a idade não permite grandes aventuras e veleidades. Viagem a Lisboa 843159

Tudo isto ainda não terminou, mas quase.

Um enorme agradecimento ao amigo Paulo, TD124. Todos nós conhecemos a sabedoria das suas intervenções: acreditem: ao vivo, é tudo isso elevado a um expoente muito alto: e faz tudo com uma modéstia que impressiona quem o vê e escuta.

Á parte isso, a sua dimensão humana e da sua família proporcionou convívios dos mais agradáveis.

Ao amigo Mattos, de quem eu já conhecia todas as suas qualidades e conhecimentos, e que tive o prazer de juntar com o TD124, proporcionaram resultados muito acima da soma das partes.

Permitam-me apenas uma pequena correção ao seu texto: diz o Mattos que eu lhe proporcionei novos conhecimentos; e dá como exemplo a célula bico de papagaio que é a Stanton 380.

A verdade obriga-me a corrigir, e a dizer, que esse exemplo foi de certeza a única novidade de conhecimento que lhe proporcionei: não creio ter havido mais nada.

Por sua vez, tudo o que sei de alto vintage foi através do Mattos: foi ele que me deu a conhecer os Western Electric, os Westrax os Goumont e por aí fora.

Mais, quando tinha uma dúvida, era sempre a ele que recorria: agora passei a ter mais uma fonte que é o TD124.


Tivemos também oportunidade de visitar o Rui Borges e o amigo Jorge.

É difícil não ficar impressionado com o Rui; e o Paulo não foi exceção: saímos de lá de “boca aberta” e a sonhar com o futuro.

Sobre o Jorge digo: para alguém que vive em França, que conhece os meios audiófilos e discográficos de toda a Europa, vir comprar discos ao Jorge, diz tudo da variedade que ele tem para proporcionar aos clientes.

Também um enorme obrigado aos três.



Boas audições

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa EmptyTer Jun 04 2013, 17:33

CNeves escreveu:


Há períodos assim: no presente um amigo pediu-me para o ajudar nuns negócios, e eu lá tive de abandonar as “sopas e descanso”, Viagem a Lisboa 707387 para me pôr a “fuçar”. Viagem a Lisboa 693932




Por acaso tinhas um aspeto abatido no dia da nossa tertúlia com o Rui Borges.

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t5567-rui-borges-um-serao-fantastico

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Viagem a Lisboa 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Viagem a Lisboa Empty
MensagemAssunto: Re: Viagem a Lisboa   Viagem a Lisboa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Viagem a Lisboa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Feira de Discos de Vinil de Lisboa · Taberna Das Almas · Lisboa
» Lisboa - Porto - Lisboa
» Viagem a Budapeste!
» Viagem a Lanhelas
» Sala do Luke

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa :: Tertúlias * Encontros * Gastronomia-
Ir para: